Hortênsia refere-se às plantas que raramente ficam doentes. No entanto, isso não significa que não há perigo. Existem doenças que podem afetar até as plantas mais resistentes. É esta doença que é a clorose de ferro.
Causas e sintomas da clorose
Nas hortênsias, a clorose ocorre quando há um mau funcionamento na produção de clorofila. A causa desses distúrbios é a falta de ferro na planta. Muitas vezes, isso ocorre devido a uma deficiência desse elemento no solo.
Você sabe Quem leva a sério o simbolismo deve saber o que significa hortênsia. Essa razão é frequentemente usada em buquês de casamento, pois significa carinho e gratidão cordiais.
Para determinar a presença de uma doença em uma planta, você precisa prestar atenção nas folhas. É com eles que tudo começa - eles adquirem uma tonalidade amarela doentia. Já nos estágios iniciais é necessário começar a agir e prosseguir com o tratamento.
- Caso contrário, a lista de sintomas será gradualmente reabastecida:
- as folhas diminuirão de tamanho e começarão a enrolar.
- depois de torcer, eles começam a cair.
- botões e flores serão deformados.
- os brotos começarão a secar.
- morte gradual do sistema radicular.
Eventualmente, a flor morre. No entanto, para que isso aconteça, levará mais de um mês para progredir a doença. Isso significa que o jardineiro tem tempo mais que suficiente para aprender métodos eficazes de lidar com ele e começar a curar a flor.
Como e como tratar a clorose
Muitos métodos foram inventados para combater a clorose. Mas a maioria deles é melhor eliminar e deixar apenas o melhor. É sobre os métodos mais eficazes que serão discutidos.
Como tratar o sulfato de ferro
Para esse método, você precisará apenas de duas substâncias baratas: ácido cítrico e sulfato de ferro. O sulfato pode ser comprado em qualquer loja para jardineiros, seu preço é uma média de 30-200 rublos. dependendo do fabricante.
Para preparar a solução, você também precisará de 1 litro de água resfriada fervida. É necessário adicionar 0,5 colher de chá. ácido cítrico e 1/3 horas de sulfato de ferro. A mistura resultante deve ser bem misturada.
O método de uso depende do grau de dano à flor. Se a doença estiver em um estágio inicial, será suficiente apenas para pulverizar as folhas. Em casos avançados, você também precisa regar as raízes. A solução é armazenada na geladeira por 2 semanas.
Importante! Muitos podem ter dificuldade para decidir quanta substância fazer. Considere o seguinte: 2 litros de solução por 1 m² ao regar, 1 litro por 10 m² ao pulverizar.
Como tratar o sulfato de cobre
O cobre é mais adequado como fertilizante, pois contém muitos microelementos úteis para a planta e protege contra fungos, bactérias e pragas. Ou seja, o sulfato de cobre é melhor usado para fins preventivos.
Para criar uma solução, você precisa diluir 1 hora de sulfato de cobre com água fervida em um volume de 2 litros. A mistura resultante pode ser processada tanto nas folhas quanto nas raízes. Se, para toda a área da doença afetada, a solução resultante não for suficiente, você poderá aumentar ainda mais o seu volume simplesmente seguindo as proporções indicadas acima. O prazo de validade da substância acabada é de apenas 10 dias quando armazenado na geladeira.
Você sabe Como regra, eles jogam fora flores secas, mas no caso de hortênsia é melhor desacelerar com isso. Afinal, ela permanece bonita mesmo após a secagem e pode deliciar seus olhos por vários meses.
Como fazer quelato de ferro em casa
De jardineiros experientes, você pode ouvir que o quelato de ferro ajuda na clorose. Mas nem todo mundo sabe o que é. Para iniciantes - não confunda com um chilak, são substâncias diferentes. Quelato de ferro é qualquer solução usando vitriol como substância principal.
Uma das receitas já foi indicada acima, mas existem outras. Por exemplo, em vez de ácido cítrico, você pode tomar ácido ascórbico. Nesse caso, as proporções serão as seguintes: 10 g de sulfato de ferro e 20 g de ácido ascórbico. Todas estas substâncias devem ser diluídas com 1 litro de água fervida e resfriada, misturando bem.
Vídeo: preparação de quelatos para plantas de processamento
Como guardar
A substância é armazenada em um recipiente fechado, longe da luz solar. Em local frio, ideal para geladeira, mas o mais importante é que a temperatura não deve ser inferior a 0 ° C. O prazo de validade máximo é de 2 semanas, mas é aconselhável não adiar o uso. Isso fornecerá o tratamento mais eficaz. Substâncias teimosas devem ser descartadas sem hesitação, pois agravam tudo.
Importante! Não se esqueça das medidas de segurança ao usar quelato de ferro. Use óculos, luvas, chapéu, roupas substituíveis, um curativo de gaze ou um respirador.
Quando e como se inscrever
Para prevenção, o medicamento é melhor aplicado no outono e na primavera. Ou seja, neste caso, apenas algumas pulverizações ou regas serão suficientes. Para o tratamento, são necessários 3-4 tratamentos. O intervalo entre eles é de 2 a 3 semanas.
Você precisa fazer imediatamente, ao notar o aparecimento dos primeiros sintomas da clorose.
O que fazer se a flor foi queimada com um quelato de ferro
Para começar, deve-se notar que essa é uma ocorrência extremamente rara. Dosagens incorretas queimam a flor. Se o quelato foi feito manualmente, significa que foi adicionado um excesso de ácido cítrico ou ascórbico. Se uma substância comprada foi usada, ela foi adicionada além da taxa requerida.
O quelato de ferro atua na parte externa da planta sem penetrar no interior, portanto, para não agravar a situação e impedir a propagação de queimaduras, é necessário lavar a substância. Isso deve ser feito com rega abundante. O principal é não regar intensamente para não ferir uma planta já ferida.
A clorose da hortênsia é uma doença desagradável, mas em geral não é tão perigosa. O principal é não começar com o tratamento. E como ela tem sintomas muito claros e óbvios, não será difícil fazer isso. Usando qualquer um dos métodos acima, você derrotará essa doença.