Os jardineiros adoram o zimbro por sua cor verde consistente durante todo o ano e uma boa combinação com outras culturas de jardim. Mas, para poder criar belas composições com a participação desta planta conífera, você precisa conhecer as sutilezas de sua reprodução e as características de cuidar dela. Isso será discutido mais adiante.
Como o zimbro se reproduz na natureza
Na natureza, o zimbro se propaga por sementes. Os cones aparecem na planta como um tipo feminino, que lembra bagas e masculino. Primeiro, ocorre o amadurecimento das sementes - elas são pequenas e apresentam boa volatilidade. Os cones amadurecidos estalam, as sementes são apanhadas pelo vento ou os pássaros se acumulam e se espalham por longas distâncias.
Quando é melhor cortar: verão, primavera ou outono
As estacas são a maneira mais prática de propagar zimbro. Esse procedimento pode ser realizado da primavera ao outono, embora os jardineiros com experiência notem que é melhor colher mudas no início do verão ou mesmo no final da temporada - no inverno.
Assim, o momento das estacas depende do tempo planejado para plantar as estacas em um local constante:
- verão - se você deseja plantar no outono (a colheita deve ser feita antes de junho, para que se enraízem antes do frio);
- meio do inverno - trabalho de desembarque na primavera;
- final do outono, fim do inverno - plantio de primavera.
Importante! É aconselhável plantar na primavera imediatamente após a neve derreter, para que a planta se enraíze antes dos dias quentes.
Como propagar estacas de zimbro
Cortar uma planta não é difícil, o principal é conhecer e observar todos os detalhes para que o processo de enraizamento seja bem-sucedido e rápido. As instruções do processo passo a passo estão descritas abaixo.
Preparando o material de plantio
Primeiro você precisa escolher o material de plantio certo. Existem várias regras:
- É desejável colher mudas de arbustos com mais de 8 anos - então o crescimento jovem manterá todas as características da planta mãe.
- Quando for necessário cultivar um arbusto, o talo deve ser cortado da parte central do arbusto. Se você precisar de uma vertical, de cima. Um arbusto-mãe será suficiente para atualizar o plantio.
- A fuga deve ser verde. Corte de manhã cedo.
- Ao cortar, você deve agarrar parte do galho em que a parte aérea cresceu, para que fique com o chamado calcanhar. Isso irá acelerar o processo de enraizamento.
- Você precisa dividir o ramo em espaços em branco de 12 cm de comprimento, que pode ser maior, mas não superior a 25 cm.
- É necessário produzir estacas apenas com uma ferramenta afiada e estéril.
Como preparar o caule
As etapas preparatórias são as seguintes:
- Retire as agulhas da parte aérea com uma faca afiada, sem ferir a casca. As agulhas devem permanecer apenas no topo.
- A parte inferior da alça deve ser tratada com um estimulador de crescimento ou outro meio - é necessário diluir o açúcar em água morna na proporção de 1 para 2.
- Após um dia, brotam brotos em um substrato nutritivo pré-preparado.
Como fazer root em um talo
O substrato nutriente para a propagação do zimbro deve ser solto, respirável e absorvente de umidade. Tais características correspondem a uma mistura de turfa e areia, em proporções iguais. Para uma boa troca de ar, adicione um pouco de carvão e perlita.
Importante! Se várias estacas são plantadas, então entre elas deve haver 6–8 cm
O processo de root fica assim:
- O tanque é preenchido com uma mistura de solo, na qual um buraco é formado com 30 a 40 mm de profundidade e 10 mm de diâmetro.
- Um talo é colocado no buraco, o solo ao seu redor é compactado, abundantemente irrigado.
- O período de formação de raízes viáveis é de no mínimo 25 dias.
Cuidados adicionais com as mudas
O crescimento jovem requer cuidados rápidos para a formação rápida das raízes. Em casa, não é difícil criá-lo.
Rega adequada
Um rebento precisa ser regado somente quando você descobrir que o solo começa a secar intensivamente. Caso contrário, a umidade que você derramou durante o plantio será suficiente para ele. Um arbusto da floresta plantado em um local permanente pode ficar sem umidade por um longo tempo. Somente na estação quente e seca deve ser irrigado pelo menos uma vez por mês. Além disso, você deve pulverizar os arbustos do frasco de spray semanalmente de manhã cedo ou tarde da noite.
Fertilizantes e fertilizantes
Mudas que crescem em campo aberto na primavera precisam ser alimentadas com nitroammofos (45 g / m²). No verão, fertilizantes orgânicos e minerais devem ser aplicados uma vez por mês. Mas exagerar não é aconselhável. Na alimentação de verão, os arbustos que crescem fracamente geralmente precisam. O resto pode ficar sem eles.
Iluminação
Mudas jovens, como arbustos maduros, não gostam da luz solar direta. Suas agulhas macias queimam muito rapidamente e perdem sua atratividade, portanto, elas precisam fornecer sombra parcial. Os arbustos devem ser sombreados com estopa ou com a melhor fibra de fibra.
Você sabe Nas áreas rurais, os galhos de zimbro são usados em vassouras de banho e também são usados para esterilizar recipientes de madeira nos quais os tarugos são armazenados.
Temperatura e umidade
Para que os processos de formação do sistema radicular prossigam rapidamente, as mudas precisam estar equipadas com uma temperatura de + 18 ... + 23 ° С. Para isso, os recipientes devem ser colocados em estufa ou cobertos com um filme de vidro. Um zimbro comum adora umidade, mas não sua quantidade excessiva; caso contrário, as raízes começam a apodrecer. Por esse motivo, é necessário ventilar regularmente a estufa e remover o excesso de umidade do filme.
Preparações de inverno
Nos primeiros dois anos, os arbustos jovens plantados em um local permanente devem ser cobertos com lutrasil ou spanbond para o inverno. Um zimbro adulto com uma coroa que se espalha deve ser enfaixado com uma corda ou barbante para que os galhos não se quebrem sob o peso da neve. Também é aconselhável sacudir periodicamente o arbusto da neve.
Como propagar uma haste em casa em uma jarra de água
Você pode tentar enraizar a parte aérea na água, mas será extremamente difícil obter resultados positivos. O fato é que, devido à longa presença na água, a casca de zimbro esfolia. Como resultado, a viabilidade de tal fuga é significativamente reduzida. Mesmo que ele crie raízes, ele não tem força suficiente para criar raízes no solo.
Outros métodos de propagação do zimbro
O zimbro pode ser propagado não apenas por estacas, mas também por camadas, sementes. Esses métodos são menos eficazes, mas para algumas espécies são mais adequados.
Sementes
Como a planta é polinizada pelo vento, há muito poucas sementes que podem produzir descendentes. A coleta de sementes deve ser realizada em arbustos bienais, quando as bagas estão começando a escurecer. Se eles mudaram completamente de cor, as sementes hibernaram e elas brotam por muito tempo.
O material de plantio coletado deve ser estratificado:
- A colheita é feita em uma caixa cheia de uma mistura úmida de turfa, areia e musgo.
- O material é polvilhado com o mesmo substrato.
- No inverno, o tanque é levado para fora e deixado sob a neve até o final do tempo frio (aproximadamente 150 dias).
Esse processo acelera a germinação das sementes.. Se você não executar o procedimento especificado, poderá esperar mudas durante um ano inteiro. Com a chegada do calor estável (maio), o material de plantio deve ser removido do solo e plantado no jardim. Quando brotos aparecem e as mudas ficam um pouco mais fortes, elas podem ser plantadas em locais permanentes.
Camadas
A criação por camadas é possível para espécies rastejantes. Os galhos, com mais de um ano de idade, precisam ser presos ao chão, previamente colocados em ranhuras horizontais e escavados com terra nutritiva. Na primavera, esse ramo deve se enraizar.
Você sabe Juniperus — Nome latino para zimbro. Vem de "joini-parus", que literalmente significa "dar galhos adequados para tecer".
Essas camadas podem ser cuidadosamente separadas e plantadas em um local permanente.. Pequenos processos precisam ser transplantados para um leito separado, para que possam crescer melhor e se enraizar. No outono, eles são movidos para um local ensolarado.
Quais são os problemas com a reprodução do zimbro
O zimbro, adequadamente plantado em campo aberto com os devidos cuidados, não causa problemas especiais ao crescer. A planta tem boa imunidade a várias doenças e pragas. Para fins preventivos, ainda é necessário realizar tratamento antifúngico com fungicidas. Os inseticidas são eficazes contra pulgões, ácaros e insetos.
Ocorre que o plantio é realizado corretamente, a planta é bem mantida, mas nas profundezas da coroa são encontradas agulhas amarelas. Estes são geralmente sinais de coníferas causados pela falta de umidade. Este é um processo completamente natural. Se as agulhas jovens que apareceram este ano permanecerem verdes, não será necessário se preocupar.
Acontece que, sob a pressão da neve, o arbusto se divide em duas partes. Para restaurá-lo, é necessário manchar os locais da divisão com um bálsamo especial de feridas. No ponto de interrupção, todas as partes dos galhos devem ser pressionadas firmemente e travadas. Após a fusão, a trava pode ser removida.
Juniper não é difícil de propagar. Para converter uma cabana de verão, alguns arbustos de coníferas são suficientes. Sujeitos a todas as regras de pouso, serão agradáveis aos olhos por um longo tempo.