Em quase qualquer parque russo no verão, você pode ver belos arbustos floridos pertencentes a várias espécies botânicas. Uma das culturas populares é a hortênsia, cujas belas inflorescências podem ser admiradas durante a maior parte da estação quente. O artigo é dedicado ao representante mais decorativo da família - hortênsia de folhas grandes, descreve as variedades populares e fornece recomendações para plantar e cuidar da planta.
Descrição botânica das espécies
Hortênsia de jardim (Hydrangea macrophylla) refere-se a arbustos decíduos. O berço da cultura é o leste e o sul da Ásia. O macrófilo atinge uma altura de 80 a 150 cm e forma flores colhidas em inflorescências esféricas grandes com diâmetro de 15 a 25 cm.
A cor das pétalas pode ser rosa, azulada, roxa ou branca. Isso depende muito da reação do solo, mas a presença de sulfato de alumínio no substrato é um fator decisivo para a aparência da sombra. Em um ambiente ácido, é azul; em meio alcalino, é rosa. As folhas da hortênsia são grandes, ovais ou redondas, bastante grossas, serrilhadas, verdes. Estação de floração: junho, julho, agosto, às vezes setembro.
Uso em paisagismo
O arbusto é extremamente decorativo, pois possui uma folhagem densa e brilhante e floresce por um longo tempo. Plantou-o em plantações individuais e em grupo ou colocado ao longo de caminhos de jardim, perto do terraço, ao lado de um banco ou mirante. As inflorescências macrófilas são adequadas para o corte, permanecem na água por um longo tempo sem perder a elasticidade e, após a secagem, podem ser usadas para buquês de inverno. Esse tipo de hortênsia também é cultivado como planta de casa, acelerando a abertura de brotos para as férias de primavera (Páscoa ou 8 de março).
Variedades populares
Se o proprietário abordar com responsabilidade a escolha das variedades de hortênsias, o jardim será decorado com grandes inflorescências durante os meses de verão. As variedades podem ser combinadas tanto na altura da planta quanto na cor da pétala. Eles podem contrastar ou se complementam. Arbustos vizinhos com botões brancos e rosa brilhante (azul) parecem muito impressionantes.
Condessa Kossel
Uma das primeiras variedades de folhas grandes, revelando os primeiros brotos no início de julho. Eles são coletados em enormes inflorescências redondas de até 25 cm de diâmetro. No início da estação de crescimento, as pétalas são brancas como a neve, mas gradualmente ficam rosadas ao longo da borda e eventualmente ficam vermelhas.
Ramos de hortênsia crescem abundantemente grandes folhas verdes durante todo o período quente. A variedade floresce em brotos antigos, desenvolve-se bem ao sol e à sombra parcial. Adora umidade e substrato solto. A resistência ao gelo no Grafin Cosel é média, sem prejuízo das partes aéreas (sujeitas a abrigo adicional), pode suportar temperaturas mínimas de -20 ...- 23 ° C.
A altura do arbusto é de 100 a 120 cm, e o tamanho é de 90 a 120 cm.
Ametista Mágica
Uma variedade incomum de hortênsia com uma cor instável de pétalas que gradualmente mudam de limão para rosa e param em um coral com uma borda verde pálida. As inflorescências consistem em 80 a 90 pequenas flores coletadas em enormes bolas redondas e emolduradas por folhas verdes arredondadas. Sua severidade dobra os galhos no chão; portanto, é recomendável cultivar a Ametista Mágica em uma liga para obter um suporte adicional.
Os botões abrem de julho a setembro, inclusive. A resistência ao gelo é fraca, até -23 ° C; portanto, a hortênsia requer abrigo adicional para o inverno. É caracterizada por boa resistência ao oídio, que é freqüentemente encontrado em culturas em períodos chuvosos.
Tamanho de um arbusto adulto: largura - de 90 a 120 cm, diâmetro - de 60 a 90 cm.
Noiva em fuga
Esta variedade pertence aos representantes mais decorativos da cultura. A altura da Noiva Fugitiva não excede 120 cm, a coroa do arbusto cresce para um metro. Diferentemente da maioria das variedades, ela forma não a única inflorescência na ponta da parte aérea, mas várias (até seis peças) se desenvolvendo a partir de cada botão lateral no topo do galho. Pétalas de botões de cor branca, com uma ligeira tonalidade rosa. As folhas são pequenas, verdes, elípticas. Em 2018, a variedade recebeu um prêmio em uma exposição temática em Chelsea (Inglaterra).
A noiva em fuga tem pouca resistência à geada, por isso seria mais prudente cultivar um arbusto em um recipiente e transferi-lo para armazenamento durante o inverno. Adequado para plantio em campo aberto principalmente nas regiões sul.
O segundo nome é Branca de Neve. A floração ocorre em junho e continua até agosto.
Sybil
Pertence a variedades de tamanho médio (50 a 90 cm) com o mesmo diâmetro de arbusto. Sibilla é conhecida entre os conhecedores da cultura por suas grandes inflorescências rosa escuro ou vermelho. Em um ambiente ácido, sua cor muda para azul-violeta. Folhas arredondadas verdes são grandes, com até 10 cm de diâmetro.
Os botões de frutas de Sibylla são formados na temporada anterior. Pode ser cultivado em uma sala ou ao ar livre em recipientes e vasos. Ele ama o sol e a sombra parcial, bem como o solo úmido e bem drenado. Sem abrigo de inverno, a parte aérea da planta congela, o que elimina a aparência de brotos no próximo ano. A variedade possui resistência média ao gelo (até -23 ° C).
A floração ocorre em julho e dura até setembro.
Torção e grito
A altura e a largura da coroa de um arbusto adulto Twist and Shout são sempre aproximadamente iguais, seus tamanhos são 90-120 cm. Os brotos são decorados com grandes lâminas ovais de folhas com uma borda serrilhada, no verão uma cor verde escura, com o advento do outono mudando-o para Borgonha.
Numerosos botões azuis ou rosa são coletados em grupos esféricos. Sua sombra depende do pH do solo do canteiro. As inflorescências são médias, com diâmetro de 100 a 160 mm, florescendo no verão, de junho a agosto. Twist and Shout tem baixa resistência ao gelo, portanto, requer abrigo de inverno.
Forma ativamente brotos de frutas, tanto nas filiais do ano passado quanto nos processos desta temporada.
Hamburgo
Um arbusto extenso com galhos verticais densamente cobertos por folhas verdes redondas, cuja largura e altura são aproximadamente equivalentes, de 60 a 100 cm. A planta agrupa formações esféricas que consistem em muitas flores pequenas com pétalas de tonalidade azul ou rosa. Crescer uma variedade em um ambiente neutro dá a eles uma cor coral, mas se as raízes estiverem em solo ácido - azul ou azul escuro. A colocação de brotos de frutas ocorre na temporada anterior.
A parte acima do solo requer abrigo adicional para o inverno.
Marmelada
Uma grande variedade de hortênsias, geralmente atinge 150 cm de altura. Folhas verdes saturadas e arredondadas são pontiagudas. As inflorescências esféricas (até 25 cm de diâmetro) consistem em várias dúzias de botões grandes com pétalas rosa brilhantes que não desaparecem ao sol. Eles florescem gradualmente, a partir de meados de junho. Este período continua até o início de setembro.
A geléia tem boa resistência ao inverno (até -25 ° C), portanto não precisa de abrigo.
U & mi Tughese
You are Me Together florescerá durante os meses de verão, às vezes na primeira década de setembro. Ele não gosta de poda radical das partes aéreas, pois os brotos de frutas são formados em galhos antigos no ano anterior da vegetação. O arbusto tem uma forma esférica na idade adulta (3 anos após o plantio), atingindo uma altura de 80 cm.
As pétalas dos brotos de Yu e mi Tughese são muito bonitas, terry, coletadas em inflorescências arredondadas (até 20 cm de diâmetro). O arbusto é bastante resistente ao gelo e pode suportar o frio até -25 ° C; portanto, no meio da Rússia e no sul, é cultivado sem aquecimento durante o inverno.
As folhas são verde-escuras, ovóides, grandes, com uma borda serrilhada.
Plantando hortênsias de folhas grandes
Para que uma muda pequena se desenvolva rapidamente e se transforme em um belo arbusto, o proprietário do canteiro deve plantá-la corretamente. É aconselhável executar o procedimento levando em consideração todos os requisitos da cultura. Se você escolher o local errado - a planta não poderá revelar completamente todas as qualidades decorativas. Também é muito importante fornecer às hortênsias um solo adequado em que suas raízes estejam localizadas por muitos anos.
Seleção de assento
A hortênsia de folhas grandes cresce em solos férteis, úmidos e levemente ácidos. Atraso significativo no crescimento se plantado em solo seco e arenoso. A reação alcalina do substrato pode causar uma doença grave - clorose. Como todas as outras hortênsias, não tolera solo frio, pesado e argiloso. Gosta de estar localizado ao sol ou em sombra parcial clara.
Preparação do solo
Poucos dias antes do plantio, o local selecionado é desenterrado. Se houver necessidade de combater rizomas perenes de ervas daninhas, vale a pena 2 semanas antes da data do trabalho para tratar a superfície do canteiro com herbicidas ("Hurricane", "Roundup"). No caso de o solo no local não atender aos requisitos da hortênsia, é recomendável comprar várias embalagens de um substrato adequado com antecedência na loja de jardinagem.
Quando várias plantas devem ser plantadas, o solo adequado pode ser preparado de forma independente. Hortênsias amam luz, solo ácido, rico em húmus. O substrato pode ser obtido misturando turfa moída, relvado triturado, húmus, chernozem e areia grossa do rio em partes iguais.
Processo de pouso
Para que a planta cresça sem dor e rapidamente se adapte, uma pessoa precisa plantar um arbusto corretamente. Quando for tomada a decisão de criar um beco de hortênsias, não as coloque a menos de 100-120 cm uma da outra. Uma distância considerável se deve ao fato de as hortênsias adultas terem uma vasta parte aérea.
Importante! No ano de plantio, a planta jovem precisa ser umedecida uma vez a cada 7–12 dias, dependendo do clima.
Aterragem:
- Antes de tudo, é necessário preparar um poço de aterrissagem com largura e profundidade suficientes, onde o sistema radicular das mudas deva se encaixar livremente, sem compressão e aperto. Recomenda-se que o recesso seja 20 a 30 cm mais largo em todas as direções que o necessário. Como as lacunas serão preenchidas com solo fértil solto, no futuro o mato será capaz de cultivar raízes jovens sem interferência. O fundo do recesso é coberto com turfa moída.
- Se a muda tiver um sistema radicular fechado e estiver no vaso, ela é removida cuidadosamente, depois de bater nas paredes e no fundo do recipiente.
- Quando a hortênsia com raízes abertas é comprada, o proprietário deve examiná-las cuidadosamente e remover fragmentos velhos e doentes usando uma podadora de jardim.
- O arbusto movido é instalado no meio da cova de plantio, as raízes são espalhadas uniformemente e são cobertas com solo especialmente preparado. Regue abundantemente, usando pelo menos um balde de água, e aguarde até que a umidade seja completamente absorvida pelo solo.
- O solo úmido geralmente assenta significativamente, então você precisa adicionar mais solo ao poço.
- Além disso, a superfície na zona do tronco próximo é compactada, tentando formar simultaneamente um pequeno recesso do tronco próximo para atrasar a água de irrigação.
- No final do plantio, as mudas são regadas novamente, mas com moderação, usando 3-5 litros de água.
Cuidado
Um arbusto ornamental adorna anualmente o jardim com inúmeras inflorescências, mas sujeito a cuidados completos e oportunos. A planta precisa de aquecimento oportuno no inverno. Se durante o abrigo você não cumprir os prazos recomendados, ele morrerá de congelamento ou de mofo e podridão. Os erros de poda resultam na perda de rins de frutificação.
Molhar e mulching
Durante a estação de crescimento, as hortênsias de folhas grandes devem ser regadas regularmente. Durante os períodos de seca, a água deve ser suprida em abundância, pois sua escassez se torna rapidamente visível a olho nu - o mato desaparece.
Importante! Um jardineiro pode dar às pétalas da hortênsia um tom azul se a cada 7–10 dias regarão a planta com uma solução de alúmen ou polvilhem-na de forma seca nas raízes. Nesse caso, raramente ocorre coloração uniforme, como resultado do arbusto decorado simultaneamente com inflorescências rosa, azul e roxa, que são muito bonitas.
Para que a umidade permaneça na zona da raiz e não se evapore rapidamente sob a influência de altas temperaturas, os jardineiros são aconselhados a usar a cobertura morta do espaço do tronco. Essa técnica aceita substâncias orgânicas que se decompõem gradualmente no solo e materiais artificiais que não permitem a luz solar.
Opções de cobertura:
- serradura ou aparas de coníferas;
- folhas do ano passado;
- palha picada;
- grama seca
- spanbond;
- agrofibra.
Uma condição importante é a permeabilidade completa do revestimento à umidade e ao ar. A cobertura morta não deve, em caso algum, interferir na rega do mato e na penetração de oxigênio nas raízes.
Você sabe O nome genérico de hortênsia vem de duas palavras gregas hydor - água e aggeion - vaso. Simboliza o apetite extraordinário da hortênsia por umidade.
Top vestir
Se o jardineiro preferir usar matéria orgânica, no outono, no final da estação quente, é necessário decompor o composto ou o húmus bem amadurecido em torno da zona próxima do tronco da planta. 10 kg de fertilizante são suficientes para 1 m². Você pode comprar preparações prontas para nutrição de hortênsias em lojas especializadas, criadas tendo em conta todos os requisitos da cultura para minerais e acidez.
Fertilizantes para hortênsia:
- Concentrado líquido de fertilizantes minerais "Agrecol Biohumus" fornecerá nutrientes para as partes raiz e aérea da planta. A cada duas semanas, o arbusto é regado com a solução preparada: despeje 10 ml do medicamento em 1 litro de água e misture bem. Use da primavera a outubro, inclusive. Cobertura superior dará uma sombra rica para as pétalas e folhas, proporcionando um longo período de floração.
- Molho granular mineral "Aqua Agricola" é adequado para uso em todas as variedades de cultura. Contém elementos como 20% de potássio, 12% de nitrogênio e 6% de fósforo, que afetam positivamente a aparência dos arbustos e a formação de inúmeros botões de frutas. A droga acidifica o solo, o que cria condições favoráveis adicionais para o desenvolvimento da hortênsia. O fertilizante é espalhado na zona das raízes e misturado com o solo superficial. O primeiro procedimento é realizado na primavera, em março, todos os subsequentes com um intervalo de 30 a 60 dias. É aconselhável interromper a introdução de grânulos na primeira década de agosto.
- Géis nutricionais ("Royal mix", "Agrecol hortensji") permitem fornecer uma porção aumentada de fertilizante em um volume limitado de líquido para a alimentação das folhas do mato. Isto é especialmente verdade para plantas doentes e enfraquecidas que precisam de estímulo ao crescimento. Eles são usados, começando na primavera e durante toda a estação de crescimento. O uso dessa forma de cobertura é muito mais eficaz em comparação com outros medicamentos, uma vez que 1 litro de gel pode ser dissolvido em 1 litro de água para irrigação. No início do verão, a substância é fornecida às raízes na forma de uma mistura de nutrientes. Durante a abertura dos botões, isso é feito uma vez a cada duas semanas e, em seguida, um procedimento por mês. Seu uso regular proporciona a formação de inúmeras inflorescências com cores vivas.
Aparar e modelar
Essa cultura é facilmente propagada por estacas gramadas, ou seja, brotos não lignificados. Seu enraizamento completo leva cerca de 6-8 semanas. O período mais favorável para a realização dessas obras será junho.
Um macrófilo geralmente forma botões de frutas um ano antes da formação de inflorescências; assim, na primavera, o jardineiro deve limitar-se a podar fragmentos secos e galhos mortos. Um corte de cabelo na parte aérea também é realizado se forem observados sinais do desenvolvimento de doenças fúngicas, por exemplo, mofo, nos brotos. Ao mesmo tempo, galhos doentes são cortados completamente do próprio solo.
Se a coroa precisar ser formada, você precisará sacrificar parcialmente o florescimento do ano atual ou do próximo. Afinal, quando os galhos são cortados, os brotos, que devem formar as flores nesta ou na próxima estação, também são removidos. As consequências dependerão do tempo da operação (antes ou depois da floração).
Preparações de inverno
Como a maioria dos brotos de frutas formados no verão passado está na parte superior dos brotos, pode acontecer que um arbusto congelado cresça folhas e galhos jovens com segurança na primavera, mas não floresça. Dada essa característica, antes da chegada do inverno, vale a pena cobrir a parte aérea da hortênsia com ramos de abetos coníferos, várias camadas de agrofibras ou esteiras de palha. Antes de iniciar o isolamento, recomenda-se dobrar os galhos do arbusto no chão e fixar nessa posição com tijolos ou pinos de metal.
Importante! A hidratação do verão da zona das raízes das hortênsias deve ser gradualmente reduzida e concluída no início de agosto. Assim, a planta será auxiliada na preparação para o inverno e na transição para um estado inativo.
As raízes das hortênsias podem ser protegidas do congelamento, preenchendo a superfície do solo no círculo próximo ao tronco com uma espessa camada (10-15 cm) de cobertura morta de serragem ou turfa. Com o advento da primavera, o aquecimento do solo deve ser removido, pois interferirá no aquecimento do sistema radicular.
Características de crescer em casa
A planta se sente bastante bem em condições internas, mas somente se a hortênsia for fornecida com boa iluminação, temperatura do ar adequada (acima de + 20 ° C) e umidade. Se for mal cuidado, podem ocorrer doenças. Secura excessiva leva à população do arbusto com um ácaro. A escuridão e a alta umidade no cultivo em casa levam ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
Métodos de criação
Hortênsia é uma cultura fácil de propagar. Existem várias tecnologias projetadas para jardineiros experientes e iniciantes. Mas imediatamente obter uma planta jovem não funciona, vai demorar um período bastante longo. A exceção é apenas a divisão do rizoma materno.
Estacas
Para uma propagação bem-sucedida por esse método, o jardineiro precisa preparar um substrato que consiste em partes iguais de solo para hortênsia e areia. Um viveiro com solo a granel é colocado em sombra parcial, por exemplo, sob a copa de uma árvore. As estacas são cortadas em junho, cada uma deve ter pelo menos três rins. O corte superior nelas é feito horizontalmente e a parte inferior - em um ângulo de 45 graus, as folhas são total ou parcialmente removidas. As mudas são plantadas na escola, abundantemente regadas e cobertas do sol com papel alumínio ou fibra densa.
Para o enraizamento completo, levará de dois a três meses, período durante o qual a terra na zona das raízes das plantas jovens deve sempre permanecer levemente úmida. Como o viveiro é estacionário e localizado na rua, as mudas crescentes precisam ser cobertas com segurança durante o inverno. Um transplante de novas hortênsias deve ser realizado na próxima primavera.
Você sabe As primeiras amostras de hortênsias vivas foram trazidas para a Grã-Bretanha da China pelo famoso naturalista inglês Sir Joseph Banks em 1789. Arbustos pitorescos rapidamente ganharam popularidade e se enraizaram nos jardins e parques do país.
Camadas
Para obter uma muda usando esse método, um dos ramos da hortênsia crescente é dobrado no chão e fixado nessa posição (com uma pedra, tijolo, cravo de metal). Em um local onde a parte aérea está em contato com o solo, cerca de um balde é derramado para que a parte aérea fique bem coberta. Após cerca de um ano, estará bem enraizado e será adequado para crescimento independente. O jardineiro só terá que cortar o arbusto jovem do "cordão umbilical" da mãe e movê-lo para um local permanente.
Dividindo o mato
Esta é a maneira mais rápida de obter algumas plantas adultas.. Recomenda-se escolher um arbusto uterino altamente coberto de vegetação com menos de 5 anos de idade. Usando uma pá de jardinagem afiada, as partes laterais do rizoma são separadas e recolhidas, inspecionando e removendo cuidadosamente raízes podres ou muito velhas e depois transplantadas para novos lugares.
Doenças e seu tratamento
Sob condições inadequadas, a hortênsia pode ficar embolorada. A doença é causada por esporos de fungos. Se o arbusto é adequadamente plantado e bem suprido com nutrientes, as doenças fúngicas podem ser encontradas muito raramente. O molde se desenvolve rapidamente sob a influência de fortes flutuações de temperatura em uma direção ou outra. Nesse caso, você deve agir rapidamente: remova as partes afetadas da planta e queime, depois trate os galhos e folhas com preparações contendo fungicida. Se o tratamento for negligenciado, a hortênsia morrerá.
Você sabe O gênero Hydrangea inclui cerca de oitenta espécies que deixam cair as folhas para o inverno. Este grupo possui arbustos ornamentais, bem como árvores e trepadeiras.
A clorose também é comum na cultura. As veias das folhas do arbusto doente permanecem verdes e o prato fica amarelo. O motivo é a deficiência de ferro ou a composição alcalina do meio nutriente.
Para tornar o solo mais ácido, recomenda-se adicionar um pouco de turfa ou substrato para rododendros ao círculo do tronco. Os fertilizantes com quelato de ferro são muito úteis e, após algumas semanas, a planta recupera a cor original das folhas.
Pragas e a luta contra eles
Para que o arbusto permaneça uma decoração de um jardim ou canteiro de flores, não devem ser permitidas pragas ou o desenvolvimento de doenças. Ao primeiro sinal de infecção, o proprietário precisa agir rapidamente. A velocidade das medidas adotadas impedirá a propagação da infecção nas plantas vizinhas.
Insetos parasitas encontrados em hortênsias:
- Ácaros. Estas são as pragas de colheita mais comuns. Eles são invisíveis a olho nu, apenas a teia de aranha nos garfos do tronco e pontos pretos na superfície das folhas relatam infecção, que um pouco mais tarde seca e derrama, formando buracos. Os carrapatos se reproduzem rapidamente quando o arbusto está localizado em um local ensolarado e aberto, e o solo está muito seco. Para se livrar deles, às vezes basta um banho de água. Se este método não produzir resultados, é recomendável tratar a hortênsia com um spray contendo óleo de colza. Da mesma forma, a reinfecção pode ser evitada repetindo periodicamente o procedimento para fins preventivos.
- Pulgões. Aparece em um arbusto na primavera, com clima muito quente e seco. Insetos pretos são claramente visíveis em um fundo verde-claro. Suas colônias são ocupadas por brotos jovens, não-lignificados, e a parte inferior das lâminas, cobrindo-as com orvalho do mel (resultado de funções vitais), o que contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas. Parasitas se alimentam de células e suco de hortênsia, que diminui o seu desenvolvimento e piora a aparência decorativa. Na maioria dos casos, basta lavar os arbustos com um jato de água sob pressão de uma mangueira. Se as medidas tomadas não levaram à expulsão das pragas, a parte aérea é pulverizada com um inseticida ("Karatê", "Aktara").
Apesar dos altos requisitos de cuidados e pouca resistência do inverno, os jardineiros ainda devem se dedicar ao cultivo de hortênsias de folhas largas. Este arbusto perene tem uma alta decoratividade e decora o local não apenas com inflorescências elegantes de vários tons, mas também com uma massa verde de galhos e folhas grandes.