Na fazenda de aves de capoeira Ladyzhinsky, na região de Vinnitsa, a construção do primeiro estágio de uma planta de biogás de 12 MW está quase concluída.
É relatado que uma instalação de alta tecnologia transforma gado e resíduos agrícolas em energia limpa e lixo orgânico. O biogás na fazenda de aves de capoeira de Vinnitsa é produzido a partir de fezes de frango - um método anaeróbico de fermentação é usado: as bactérias decompõem proteínas, gorduras e carboidratos em biogás.
O complexo de biogás consiste em três seções, cada uma com uma unidade de carregamento, uma unidade de hidrólise e fermentadores - tanques onde o metano é formado. O gás resultante é purificado a partir de sulfeto de hidrogênio, drenado e transportado para uma usina de cogeração para combustão.
Esta é a maior planta de biogás da Europa que processa excrementos de frango, disse Ivan Traxler, diretor da MHP Eco Energy.
O esterco de galinha e os resíduos orgânicos do complexo de processamento vão para uma estação de biogás - ocorre um processamento 100% do esterco de galinha, usamos apenas uma pequena quantidade de esterco de gado como uma enzima adicional, diz ele. - Além disso, neste complexo o biogás pode ser 100% purificado a partir de sulfeto de hidrogênio.
A singularidade da usina de biogás também está no fato de que, pela primeira vez na Ucrânia, um gasoduto de 10 km foi construído para transportar biogás, acrescenta Ivan Traxler.
Os investimentos em primeiro lugar do complexo totalizaram cerca de 25 milhões de euros. No futuro, a capacidade da usina de biogás está planejada para ser aumentada para 24 MW.