O zimbro chinês sempre decorativo, altamente decorativo, Strikta Variegata, com um incrível aroma de coníferas, é uma das plantas mais amadas e bem-sucedidas usadas no campo do paisagismo. Não impõe altos requisitos à composição do solo, apresenta excelente resistência ao inverno e é bem adaptado às condições urbanas. Quais são as vantagens da cultura descrita e quais regras agrícolas devem ser observadas ao plantá-la? Aprenda com o artigo.
Descrição botânica
O zimbro chinês Stricta Variegata é uma cultura perene perene da forma anã da família Cypress, resultado do trabalho de criação de geneticistas holandeses. Uma variedade do perene descrito na segunda metade do século XX foi desenvolvida.A planta é caracterizada por um pequeno tamanho compacto, baixa taxa de crescimento, aos 10 anos de idade atinge uma altura de 2-3 me até 1,5 m de diâmetro.
O arbusto possui uma coroa densa simétrica de forma cônica, representada por um conjunto de brotos retos, finos e bastante rígidos, crescendo na direção vertical em relação ao tronco. As agulhas da planta são finas, espinhosas, mas ao mesmo tempo, bastante macias. Em um período quente, apresenta uma cor azul esverdeada-azulada; no inverno, torna-se azul acinzentado. Recurso de classificação
Você sabe Nos tempos antigos, os pratos eram feitos de madeira de zimbro. Nesses recipientes, mesmo no calor, o leite não azedava, permanecia doce e fresco.
A estrita de Variegat é a presença de brotos de cor branco e branco, dispostos de maneira caótica, o que confere uma decoração e singularidade perenes. No período de agosto a outubro, pequenas frutas não comestíveis se formam no arbusto - bagas de cone azul escuro, com um diâmetro de cerca de 0,8 cm, na superfície da qual se forma um revestimento ceroso branco. Dentro da fruta existem 3 pequenas sementes.
Recurso
O zimbro da China stricta é apreciado pelos jardineiros por sua falta de capricho no cultivo, pouco exigente para o solo e a umidade e a capacidade de se adaptar ao ar gasoso da cidade.
A variedade possui as seguintes características:
Forma da coroa | Cônico, denso, grosso |
Dimensões | A altura de uma planta adulta raramente excede 2-3 m, em diâmetro 1.5 m |
Taxa de crescimento | Crescimento anual lento em altura de 10 a 15 cm, largura de até 5 cm |
Sistema raiz | Muito forte, poderoso, ramificado, pode ser usado para fortalecer solos erosivos |
Funcionalidades | A planta não exige muito do local de plantio, é capaz de crescer em solos com baixos níveis de umidade, não sofre poluição por gás |
Resistência ao gelo | Alta, que permite o cultivo de plantas em quase todo o território da Federação Russa |
Uma das vantagens de uma planta é sua capacidade de purificar o ar, inibir o crescimento e a reprodução de patógenos. Uma característica similar da cultura é frequentemente usada para fins terapêuticos e profiláticos. O ar enriquecido com fitócitos secretados pela árvore tem um efeito benéfico no sistema nervoso humano, órgãos respiratórios e contribui para a rápida recuperação do corpo após sofrer doenças pulmonares.
Importante! As agulhas de zimbro contêm uma pequena porcentagem de substâncias tóxicas; portanto, com o contato prolongado com a pele, em alguns casos, podem ser observadas reações alérgicas.
Uso em paisagismo
No campo do paisagismo, o zimbro da variedade descrita é considerado um dos mais populares e populares. É ideal para criar composições no estilo chinês ou japonês. Devido ao fato de o arbusto responder bem à tosquia e à modelagem, é frequentemente usado para formar cercas “vivas”, terraços paisagísticos, varandas e lápides.
Strikta Variegata não parece menos bonito como parte de jardins ornamentais, colinas alpinas, jardins rochosos. É combinado com urzes, usadas para decorar lotes pessoais, shoppings e parques. As plantas perenes costumam ser vistas no plantio de tênia ou em uma variedade de plantios em grupo.
Como plantar zimbro
Como já foi observado, o zimbro não é muito exigente quanto ao local, composição do solo e condições climáticas da região. No entanto, para cultivar um arbusto decorativo esteticamente atraente, é recomendável observar algumas regras básicas ao plantá-lo.
Preparação do local
Stricta prefere crescer em locais ensolarados bem iluminados ou em pequena sombra parcial. Note-se que as agulhas de uma planta jovem são bastante sensíveis à luz solar direta, portanto, as mudas devem ser sombreadas. O ideal para a planta é um solo leve, nutritivo, permeável ao ar e à umidade, com um nível de acidez neutro ou fraco.
No entanto, a cultura pode tolerar o solo seco, calcário e arenoso normalmente.É importante garantir que o local seja protegido contra correntes de ar e ventos frios, que afetam negativamente a condição do mato e podem provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Recomendações para escolher mudas
Os especialistas recomendam a compra de mudas em viveiros especiais ou mercados especializados.
Ao escolher o material de plantio, é necessário prestar atenção a esses aspectos:
- plantas com sistema radicular fechado ou mudas em recipientes devem ser preferidas;
- o material deve ter brotos jovens;
- os ramos de zimbro devem ser resilientes, frescos, sem sinais de ressecamento e fragilidade;
- a coroa do arbusto deve ser de cor brilhante saturada, sem áreas secas, sinais de doença ou parasitas.
Regras de desembarque
O plantio é permitido na primavera - em abril, quando a probabilidade de geada noturna desaparecer, ou no outono - em outubro, algumas semanas antes do tempo frio esperado.
Importante! O plantio de uma muda com raízes abertas deve ser realizado imediatamente após a compra.
A tecnologia de plantio é simples e baseia-se nas seguintes etapas:
- Cavar um recesso 2-3 vezes o tamanho do sistema radicular.
- Cubra o fundo do poço com uma camada de 20 cm de drenagem feita de argila expandida ou seixos.
- Misture parte da terra apreendida em proporções iguais com turfa e adicione à mistura uma complexa preparação mineral destinada às coníferas.
- Complete a camada de drenagem com uma camada de solo fértil.
- Coloque as mudas na cova, encha-a com terra para que o colo da raiz permaneça na superfície.
- Bata levemente no solo com as mãos, regue abundantemente as mudas com água não fria.
- Cubra o círculo do tronco com uma camada de cobertura morta da casca ou lascas.
Se a planta estiver localizada em um local ensolarado, é recomendável cobri-la do sol nas primeiras semanas. Ao plantar várias amostras, um intervalo de 0,5 a 2 m deve ser mantido entre elas, dependendo do tamanho das mudas.
Cuidado ao ar livre
É fácil cuidar do zimbro em campo aberto. A planta responde bem às práticas agrícolas básicas, como rega, cobertura, poda, no entanto, o procedimento deve ser realizado regularmente.
Rega e fertilizantes
A cultivar Stricta Variegata não possui requisitos especiais para a umidade do solo, é capaz de tolerar a seca de curto prazo normalmente. Mas, para que o mato mantenha altas qualidades estéticas, no período quente de verão, deve ser regada 2-3 vezes por semana, usando pelo menos 30 litros de água. Além disso, uma boa hidratação deve ser organizada para a planta poucas semanas após o plantio.
Nesse caso, a rega é realizada, com foco na secagem da camada superior do solo. Após os procedimentos de irrigação, é ideal realizar o afrouxamento do solo, o que permite enriquecer o solo com oxigênio e nutrientes, ativando o crescimento do sistema radicular. Mas o ar seco pode ser prejudicial para a planta, por isso os especialistas aconselham pulverizar regularmente a coroa. As atividades devem ser realizadas de manhã ou à noite para evitar queimaduras de agulhas.
Quanto à alimentação de arbustos, é aconselhável fazê-lo uma vez durante a estação de crescimento. Na primavera, é melhor no final de abril ou no início de maio, Os zimbros são alimentados com preparações minerais complexas, especialmente projetadas para as culturas de coníferas.
Formação
A planta perene chinesa responde bem ao corte de cabelo, que é realizado regularmente no plantio da paisagem, dando à planta a forma desejada. Fora isso, a cada primavera é aconselhável realizar poda sanitária, removendo brotos secos, doentes, muito finos ou quebrados após o inverno.
Na poda, os especialistas não recomendam a remoção de mais de um terço dos galhos; caso contrário, a probabilidade de infecção da planta devido ao enfraquecimento de sua imunidade é alta. Após o evento, a coroa deve ser pulverizada com soluções fungicidas para evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Invernada
O zimbro da variedade descrita é caracterizado por excelente resistência ao gelo, no entanto, quando cultivado em condições climáticas frias e rigorosas, deve ser preparado para o inverno.
Para fazer isso:
- no outono, o círculo do tronco é coberto com uma camada de cobertura natural, por exemplo, turfa;
- mudas jovens são completamente cobertas com ramos de abeto;
- os galhos das plantas adultas são cuidadosamente amarrados ao tronco para não danificá-los, cobertos com qualquer material "respiratório", por exemplo, estopa ou agrofibra.
Na primavera, aproximadamente no mês de abril, o abrigo pode ser removido. Para fazer isso, é recomendável escolher um dia nublado para que o arbusto possa se adaptar à luz solar.
Doenças e Pragas
Na maioria das vezes, o zimbro chinês é afetado por doenças fúngicas, que podem ser causadas por condições climáticas adversas ou por maus cuidados. A Perennial é capaz de se tornar uma “vítima” de mais de 40 espécies de fungos que infectam as raízes da planta, que posteriormente afetam brotos e agulhas.
Você sabe Surpreendentemente, os matagais naturais de zimbro estão localizados perto de costuras de carvão. Essa propriedade é usada pelos geólogos para procurar depósitos de carvão. Foi assim que a bacia de carvão foi aberta nos subúrbios.
Sinais comuns de danos por fungos são:
- amarelecimento e posterior deterioração das agulhas;
- amarelecimento e secagem de brotos;
- a aparência nas agulhas e brotos de manchas de várias cores: marrom, escuro, amarelo.
As doenças mais comuns do zimbro são fusarium, shute marrom, ferrugem. Em caso de infecção perene, todas as partes doentes devem ser cuidadosamente cortadas e destruídas. As árvores precisam ser pulverizadas com preparações fungicidas, por exemplo, Fundazolom.
Das pragas, o maior dano à cultura é causado por: mosca, carrapato de agulha, pulgão. As pragas se alimentam da seiva da planta, devido à qual gradualmente desaparece, brota e as agulhas secam. Um método eficaz de controle de parasitas é a pulverização de arbustos com inseticidas de amplo espectro de ação, por exemplo, Aktara ou Aktellik.
Prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas e o aparecimento de pragas de insetos tratamento preventivo de árvores com inseticidas e fungicidas.
Métodos de criação
Para o cultivo da zimbro Stricta Variegata, use o método de estacas ou propagação por camadas. É quase impossível cultivar uma planta pelo método de sementes em casa. Essa tecnologia de reprodução só é possível para jardineiros e criadores profissionais. Quando as mudas criam raízes, elas são plantadas no chão.
Ao criar estacas:
- na primavera, brotos de um ano são cortados do mato do tronco;
- as estacas são plantadas numa mistura constituída por partes iguais de areia e turfa;
- o recipiente com mudas é coberto com um filme plástico para criar um efeito estufa;
- Os desembarques fornecem ventilação e rega regulares.
O zimbro é perfeitamente propagado por camadas: galhos que se espalham pelo chão são colocados em recuos feitos anteriormente, preenchidos com uma mistura de turfa e areia, polvilhados com o solo, beliscando o topo. As raízes assim enraizadas tornam-se plantas individuais de pleno direito.
O Juniper Chinese Stricta Variegata não é por acaso um "favorito" no campo do paisagismo. A negligência da planta, as altas qualidades estéticas e a capacidade de se adaptar às condições ambientais tornam possível usá-la para criar uma grande variedade de composições originais em pequenas parcelas de jardins ou em grandes parques da cidade.