Brilho, despretensiosidade e uma grande variedade de botões multicoloridos - uma descrição adequada para íris, amplamente utilizada no projeto paisagístico. Eles crescem em canteiros, campos, prados e condições internas.
Estar em um vaso com água, permanecer bonito por um longo tempo. Este artigo descreve a classificação e regras básicas para plantar e cuidar de íris, adequadas para a maioria das espécies e variedades. Seguir algumas regras simples descritas no artigo proporcionará ao seu jardim uma incrível beleza multicolorida.
Íris ou planta de íris
A íris é uma flor comum e popular, representada por inúmeras espécies e variedades. Seu cheiro doce é semelhante a uma mistura de baunilha e leite assado para muitas pessoas, e a parte subterrânea é usada para produzir manteiga aromática para confeitaria.
As folhas são duras, como espadas, verdes, não caem no inverno. A íris possui pedúnculos altos, que podem ser únicos ou organizados em grupos de várias peças (até 10).
Cheira bem. O aroma difere dependendo da cor da planta. Em várias espécies, as pétalas são brancas, amarelas, rosadas, azuladas e até roxas. Além disso, sua sombra é diferente e, em um pedúnculo, forma uma espécie de arco-íris. Pétalas de veludo com pontas onduladas.
O crescimento e a floração da íris bulbosa começam muito cedo: assim que a neve derrete. Durante esse período, um acúmulo ativo de nutrientes do solo começa. Íris rizoma florescem de maio a junho, bem como no final do verão e outono.Entre as íris, distinguem-se espécies com barba (composta de pêlos finos em cada pétala) ou sem ela. A flor é grande o suficiente (até 15 cm de diâmetro), floresce na primavera ou no verão.
Espécies de plantas
Além de classificar essas plantas em bulbosa e rizoma, elas também são divididas condicionalmente em barbadas e não barbudas. Foi indicado acima que a presença de cabelos especiais nas pétalas classifica a planta como barbada. As segundas farpas não, mas existem manchas amarelas muito brilhantes de várias formas.
Íris farpadas
Este grupo é representado pelas variedades mais numerosas criadas pelos criadores ao longo dos anos.
Importante! Se você colocar as íris barbudas na área onde o espinheiro marítimo cresceu, elas crescem muito, tornam-se enormes e congelam meio no inverno.
Os representantes barbudos são convencionalmente divididos em três subgrupos:
- anão (até 40 centímetros);
- médio (de 40 a 70 centímetros);
- alto (acima de 70 cm).
As íris anãs amarelas introduzidas em nossa região no século 8 não se tornaram interessantes para os jardineiros. Variedades de floração precoce com coloração incomum e faltas paralelas ao solo são agora criadas. A presença no local das três variedades de íris pode proporcionar uma constante beleza florida e encantar os olhos durante todo o período quente. O anão floresce em maio, precedendo médio e alto.
Você sabe O nome "íris" está associado ao nome da deusa-guia grega antiga das mulheres falecidas na vida após a morte. Eles também são chamados de "baleias assassinas" (folhas semelhantes a uma foice) e "galos".
As raízes dessas belezas são anuais. O sistema subterrâneo não tem medo de secar, até o fortalece, e o excesso de umidade pode levar a microflora indesejável e até apodrecer.
Entre a variedade de íris, existem variedades que diferem na cor das pétalas: Pinnacle (amarelo), Tool Gate (parte das pétalas é branca e parte é azul), Helen Collingwood (parte é branca e parte é roxa), estrela da Broadway ou estrela da Broadway (metade das pétalas são brancas e amarelas e a segunda parte é violeta-framboesa) , Aurelio (Borgonha), Suaíli (Violeta), Harmonia Roxa (Azul), Grandes Lagos (Azul Claro), bem como a requintada variedade Symphony (Azul-Amarelo). Também se distinguem outras variedades menos populares, com diferentes cores de pétalas e seu formato.
Íris não barbudas
Entre as íris sem barba, destacam-se várias espécies, das quais são conhecidas: siberiana, crisógrafos, japonesa e californiana. As pessoas sem barba se distinguem pela presença de um rizoma perene espesso, que pode ser facilmente cortado em partes para fins de reprodução. Eles estão bem adaptados ao solo levemente ácido, de modo que durante o inverno são cobertos com agulhas, garantindo a manutenção da acidez no nível adequado.
Você sabe Algumas espécies barbadas podem atingir o auge do crescimento humano e, portanto, tornaram-se populares para decorar as margens de vários reservatórios.
Este grupo também possui um grande número de variedades que diferem na cor das pétalas. Então, entre as variedades japonesas são populares: Edmonton (azul com linhas pretas), Marmoura (branco azulado com veias azuis escuras), Azure (azul na parte principal da pétala e amarelo na base), Senhora Branca (branco, amarelo na base), etc.
Plantando e cuidando da íris
O plantio é realizado por rizomas ou bulbos. É necessário levar em consideração a época do início das geadas do outono: as plantas devem permanecer por cerca de um mês nas condições do verão indiano, a fim de se acostumar com as condições do solo e do ambiente.
Importante! Plantas com flores (não apenas íris) não devem ser transplantadas - você deve esperar até o final da floração.
A seguir, descrevemos como preparar adequadamente plantas de rizoma para o plantio, instruções para sua implementação, transplante e cuidados.
- Para plantar plantas de rizoma, você precisa escolher um local ensolarado e seco. Solo temperado é ótimo para esse fim. Mas o pântano e as espécies da Sibéria crescem bem em um local úmido e escuro. Se o solo for muito argiloso, é recomendável adicionar areia para remover melhor a umidade.
- Recomenda-se colocar uma camada especial de drenagem no fundo dos orifícios para o plantio de variedades barbadas, o que você pode fazer por si mesmo (por exemplo, tijolos quebrados, restos de produtos de argila ou areia do rio). Para os siberianos, é proibido o uso de limão, que deve ser substituído por farinha de ossos. Não plante em solo muito ácido, caso contrário, a planta se dividirá ativamente e você não a verá florescendo.
- Rizomas antes do plantio, livrar-se de raízes velhas e podres, tratar com um agente fungicida (pode ser substituído por imersão em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora).
- Se houver raízes muito longas, é necessário encurtá-las para 8 a 10 cm (no plantio na primavera) ou 2/3 do comprimento (no outono).
- Em cada buraco, é necessário adicionar um pouco de terra de plantio e colocar o rizoma, espalhando cuidadosamente o sistema radicular. Para espécies barbadas, é melhor fazer um deslize na areia do rio. Polvilhe o fundo com terra e tampe. Regue e cubra bem a área de plantio com ervas frescas, palha ou serragem para proteger contra a rápida evaporação da água e inibir o crescimento de ervas daninhas.
- Posteriormente, é necessário afrouxar regularmente o solo e se livrar das ervas daninhas. A temperatura da água deve corresponder à temperatura do ar. É necessário alimentar apenas no início e no final da temporada, após as flores caírem.
- Antes de fortes geadas, bata rizomas. Se as condições climáticas no inverno forem bastante severas e com pouca neve, também é aconselhável cortar a parte aérea a uma altura de 10 cm e cobrir o rizoma com uma bola de folhas e neve. No final da proteção é removida após a neve derreter. As variedades siberianas toleram facilmente o frio intenso em espaço aberto, mas os japoneses podem não sobreviver. Este último deve ser levado para casa durante o inverno, após ser transplantado em vasos.
- Você pode dividir e transplantar na primavera antes que os brotos apareçam, ou depois que eles florescem no outono.
Para variedades bulbosas, existem suas próprias nuances de plantio e transplante, que diferem do grupo rizoma anterior:
- a estratificação preliminar é realizada em condições frias por 2 meses, após o qual as lâmpadas são colocadas no solo de plantio em pequenos recipientes com grandes orifícios de drenagem;
- os bulbos devem estar meio no chão e a parte da superfície deve ser polvilhada com o solo e depois bem regada até que a umidade do solo seja atingida;
- após o transplante, a segunda e subsequente irrigação é realizada após o despertar da parte aérea;
- plantas bulbosas após a queda de flores e metade de todas as folhas são desenterradas, pois o excesso de umidade não é permitido durante a dormência.
Em condições internas, essas plantas requerem cuidados especiais:
- folhas velhas e amarelas são cortadas com uma faca afiada e limpa ou outra ferramenta;
- as inflorescências com brotos secos são removidas - assim as sementes não são formadas e a planta permanece atraente;
- caules de flores são melhores para fortalecer com a ajuda de adereços, porque eles podem quebrar sob o peso de flores grandes.
É necessário alimentar-se com fertilizantes minerais todos os meses, a partir do período de despertar dos brotos e até o aparecimento das flores (se o solo é pobre em nutrientes). No caso de a terra ser bem fertilizada, a introdução de substâncias adicionais durante os primeiros 3-4 anos não pode ser realizada.
A fertilização com nutrientes também é necessária após a floração. Não use misturas com alto teor de nitrogênio, como estrume podre. Antes de aplicar fertilizantes, é necessário umedecer bem o solo para não causar queimaduras químicas nas raízes. Os fertilizantes nitrogenados tendem a reduzir a resistência do inverno, e os fertilizantes potássicos aumentam. Portanto, o primeiro definitivamente deve ser feito na primavera.
O solo para cultivo deve ser bem drenado, com uma reação neutra. Um ambiente levemente alcalino ou levemente ácido também é permitido. As plantas se sentem bem em más condições nutricionais, mas ainda é necessária uma quantidade adequada de elementos úteis para toda a estrutura de todos os sistemas vegetais. Para o cultivo interno, você pode usar o solo do jardim misturado com grama e folhas leves, turfa.
Íris de reprodução
As íris são propagadas por rizomas, bulbos, sementes ou plantas filhas. É aconselhável fazer isso no final do período de verão após a cor.
As etapas para dividir as espécies de rizoma são descritas abaixo.
- Durante o transplante, as íris são retiradas do solo e o solo restante é removido das raízes.
- Os rizomas são cortados com uma faca afiada limpa ou quebrados.
- Uma seção da ferida é polvilhada com carvão picado e seca.
As espécies japonesas e siberianas são propagadas por sementes; elas começam a germinar somente após 1,5 anos e florescem após 2. Para acelerar o aparecimento de brotos, as mudas podem ser colocadas em uma estufa em um local bem iluminado.
Importante! O transplante de plantas deve ser realizado de acordo com este princípio: se a cor da primavera for em agosto, a cor do verão (segunda metade) em maio, a cor no meio do verão poderá ser tanto em agosto quanto em maio.
Doenças de plantas
Na ausência de condições adequadas para o tratamento das íris, elas podem adoecer. Em condições muito úmidas e frias, as plantas apodrecem. Nesse caso, é necessário cavar, separar, deixar partes saudáveis e tratar os fungicidas restantes.
A íris pode desenvolver podridão bacteriana, fusarium, heterosporiose, podridão cinza do caule e rizoma, além de ferrugem. As áreas infectadas são secas por cerca de 24 horas ao ar livre. Re-plantado apenas em solo fresco, uma vez que bactérias ou fungos estão presentes no antigo.
Se você deseja ver íris bonitas e despretensiosas em seu terreno, lembre-se das regras básicas de plantio e cuidado: época, tipo de solo, fertilizante, umidade, temperatura e outras nuances. Com um pouco de esforço, você pode obter uma aparência espetacular de longas plantas perfumadas em casa.