As propriedades curativas do mel com goma de cedro são conhecidas pela medicina popular há muito tempo, porque a composição dessa droga inclui dois componentes naturais, cuja importância para a saúde é conhecida há muitos séculos. No artigo, você aprenderá sobre as propriedades deste tratamento raro de cura e seu uso em medicamentos e cosmetologia.
Propriedades do mel com resina de cedro
Por vários milênios, a resina de cedro e o mel foram usados como remédio. As propriedades terapêuticas do produto não são canceladas pela medicina tradicional moderna e são amplamente promovidas pela literatura científica popular.
A singularidade do mel resinoso incomum reside no fato de que sua composição não pode ser reproduzida em volumes industriais, porque o mel é coletado pelas abelhas e a goma é colhida manualmente nas florestas de cedro de taiga e depois completamente limpa de pedaços de casca.
Você sabe Os eslavos antigos chamavam a resina de resina de resina de coníferas por suas propriedades curativas, principalmente por sua capacidade de curar feridas.
O mel com resina é o resultado da combinação de um produto apícola natural e alcatrão alimentar secretado por cedros. O produto resinoso é chamado popularmente de resina e, na literatura científica, é referido como aguarrás, uma substância viscosa incolor com um cheiro característico de coníferas.
A maior parte do produto exclusivo é a cura do mel, que é coletado pelas abelhas de diferentes plantas de mel. Sua qualidade e propriedades medicinais dependem da geografia e topografia, condições climáticas, estação do ano, raça das abelhas, características florais.
Outro componente é a resina de cedro. Qualquer pessoa que tenha visitado a floresta de cedros pelo menos uma vez lembrará por muito tempo a sensação de limpeza, frescura e saúde, porque o ar saturado com aroma resinoso é praticamente estéril e protege contra infecções, e a resina emitida serve as plantas como antibiótico natural.
Os moradores das regiões florestais onde os cedros cresceram conheciam as propriedades curativas dessa árvore e, durante séculos, usaram as matérias-primas obtidas para curar muitas doenças. Essas propriedades são totalmente transmitidas por resina de cedro, e o mel apenas melhora as propriedades curativas e bactericidas, reabastece a composição com vitaminas e aumenta o valor nutricional.
A porção de mel do produto contém carboidratos (frutose, glicose, maltose, melesitose), proteínas, enzimas, antioxidantes, aminoácidos, componentes minerais e vitaminas (grupos B, C, A, E, PP e K).
O óleo de resina de goma enriquece a composição com terpenos, ácidos succínicos e gordurosos, ésteres de resinas e álcoois. O conteúdo de vitaminas C e D na resina natural é de cerca de 70%.
Propriedades e benefícios medicinais
O mel combinado com a resina é uma excelente cura para muitas doenças. Eficaz para doenças cardíacas, artrite, reduz o colesterol. Mel e aguarrás aliviam dores abdominais e inchaço, facilitam a digestão. Você pode dar para resfriados e gripes. Curiosamente, o consumo moderado e regular de água com um produto de mel pela manhã e à noite causa perda de peso, mesmo em pessoas muito obesas.
As substâncias contidas nos componentes da planta e transferidas para o produto final podem restaurar a saúde e o equilíbrio dos elementos químicos, afetando positivamente o funcionamento das células vivas e fortalecendo os tecidos de todo o corpo humano. Eles fornecem um equilíbrio harmonioso de todos os processos comuns e o funcionamento de cada célula individual.
- Além disso, o mel com resina de cedro é apreciado pelo fato de:
- facilita o fluxo de infecções respiratórias e inflamação do trato respiratório superior, bronquite, pneumonia, impede o desenvolvimento de tuberculose e anemia devido a taninos, alcalóides, antioxidantes, terpenos e antibióticos naturais;
- Possui efeito terapêutico em doenças do trato gastrointestinal, melhora a regeneração da membrana mucosa do estômago e esôfago após inflamação e complicações após tratamento com produtos farmacêuticos, regula a função intestinal, alivia a azia e restaura o equilíbrio ácido-básico;
- em caso de doenças do sangue e problemas circulatórios, limpa os vasos sanguíneos dos depósitos, aumenta sua elasticidade, remove substâncias tóxicas do corpo, aumenta o número de leucócitos;
- enriquece o corpo com vitaminas B, B1, B2, B3 (PP) e B4, ácido ascórbico e provitamina A (beta-caroteno);
- possui propriedades bactericidas - são proporcionadas por compostos voláteis de fitonídeos da goma e mel;
- tem um efeito benéfico em distúrbios do sistema nervoso, vários tipos de neurose e insônia;
- protege feridas de supuração e infecções em caso de doenças de pele; trata queimaduras e inflamações, como eczema, furúnculos, dermatite alérgica e leva a uma rápida recuperação;
- com doenças nas articulações, remove depósitos de sal; recomendado para pessoas com reumatismo e gota;
- melhora as defesas do corpo, fortalece os sistemas nervoso, imunológico e circulatório, aumenta a vitalidade e o bem-estar geral;
- restaura a função normal do sistema imunológico em doenças agudas e crônicas, combate vírus, parasitas e patógenos;
- útil para crianças que sofrem de raquitismo - dão-lhes uma bebida de mel para reabastecer o corpo com vitamina D e mineralização óssea, durante o período de perda de dentes de leite e crescimento constante. Também é indicado para dermatite purulenta, aumenta as forças protetoras das crianças e fortalece o sistema imunológico;
- possui atividade antitumoral contra culturas de células cancerígenas do epitélio do nariz e da garganta.
Danos e contra-indicações
- Para evitar efeitos negativos no corpo de uma mistura benéfica de mel e goma, deve-se observar moderação no uso e estar ciente das contra-indicações, a saber:
- intolerância individual a componentes biológicos ativos;
- reações alérgicas e cruzadas a produtos da apicultura;
- hipersensibilidade do sistema nervoso autônomo a certos irritantes alimentares;
- gravidez e amamentação;
- hepatite aguda e pancreatite;
- obesidade ou diabetes.
Qualquer adoçante é contra-indicado para pessoas com excesso de peso, diabetes e problemas no fígado, pois o mel contém muita frutose, à qual o corpo reage com uma grande liberação de insulina. Danifica o pâncreas e sobrecarrega o fígado.
Importante! O uso descontrolado pode causar efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, distúrbios do sono, tosse.
Como distinguir real de falso
O mel com chiclete pode ser comprado na rede de distribuição, mas é importante saber distinguir um produto natural de um falso. Aqui vale a pena recorrer aos vendedores que provaram seu valor e às marcas registradas que possuem um certificado para os produtos.
Às vezes, a infusão de agulhas ou pinhões é adicionada ao mel. Esses produtos não oferecem o mesmo tratamento eficaz que em uma mistura com resina medicinal, são menos perfumados e não deixam um sabor picante, levemente amargo e azedo, inerente ao mel e à resina.
Mas falar sobre falsificação nesses casos não deve ser - você só precisa estudar cuidadosamente a composição do rótulo. Um falso só pode ser classificado se o mel artificial for usado em vez do mel natural.
Um produto de alta qualidade com resina deve sempre ser viscoso e espesso, independentemente do período de produção, ter uma cor âmbar (às vezes tons mais escuros ou esverdeados de palha a marrom claro), sabor e cheiro de coníferas picantes. A cristalização do produto ocorre lentamente, dependendo do tipo de planta da qual o néctar é coletado, e pode durar um ano.
Aplicação
Antes de usar, teste a mistura esfregando uma pequena quantidade na pele do antebraço e segure-a durante a noite. Se não houver vermelhidão pela manhã, você poderá usar com segurança este produto extremamente útil. Ingestão recomendada - diariamente com o estômago vazio 1-2 colheres de chá da mistura.
Importante! Esta mistura pode ser tomada regularmente, mas não mais de um mês, após o que o curso pode ser retomado após 2-3 semanas.
Esse uso fortalecerá o sistema imunológico, melhorará o bem-estar geral e evitará resfriados sazonais. O uso regular de uma mistura de resina de mel pode limpar o corpo de metais pesados e toxinas. Mas lembre-se de que um produto curativo tem maior probabilidade de ser um remédio do que uma sobremesa após concluir uma refeição.
Para preservar todas as qualidades curativas, o produto deve ser armazenado em um recipiente bem fechado, em um local escuro e fresco. O efeito conservador da resina de cedro e a presença de própolis no mel não só proporcionam seu melhor armazenamento, mas também salvam propriedades terapêuticas em geral em até 5 anos.
Na medicina popular
Apicultores e herbalistas usam uma mistura de mel com goma para curar doenças respiratórias, inflamação do trato respiratório superior, bronquite. Quando tomado por via oral como bebida quente, o produto dissolve secreções espessas, facilita a expectoração e limpa o sistema respiratório e, como enxágüe, é eficaz na amigdalite folicular, faringite, estomatite e inflamação da gengiva.
Confira
Médicos populares preparam uma pomada quente de mel com resina (mostarda pode ser adicionada) e recomenda-se massagear o corpo sobre as costelas ou aplicar um curativo embebido na mistura para aliviar a dor causada por pneumonia.
Na estação da gripe e resfriados, esse remédio será uma excelente profilaxia caseira de doenças e, em caso de infecção, facilitará o curso da doença.
Uma mistura de mel com chiclete com a adição de óleo de cânfora em quantidades iguais é considerada um remédio antigo para entorses. A mistura é esfregada com movimentos de massagem na área afetada. A mistura pode ser colocada em água quente e fumaça inalada para eliminar a congestão nasal ou instilada nas narinas com uma composição quente.
Para tratar pequenos cortes e abrasões, uma pequena quantidade de mel com resina deve ser aplicada ao tecido e enfaixada na ferida.
Em cosmetologia
O efeito cosmético surpreendente que a goma de mel proporciona ao limpar a pele e o rejuvenescimento visível após o tratamento com a mistura são bem conhecidos.
Para uso externo como máscaras, a composição é um anti-inflamatório eficaz e descongestionante no tratamento da acne, acalma a pele irritada e suaviza as rugas. Efeito positivo na epidermeSaturando-o com vitaminas e minerais naturais, mantém um equilíbrio ácido-base e torna a pele macia e suave ao toque.
Você sabe As tábuas de argila suméria encontradas durante escavações arqueológicas confirmam o uso de matérias-primas de coníferas até 5 mil anos aC. e
Como agente terapêutico externo, a composição é usada para melhorar a condição das unhas. (elimina sua fragilidade) e máscaras capilares dão esplendor e densidade. Os envoltórios de mel ajudam a eliminar a celulite, eliminam estrias, melhoram a qualidade da pele e ajudam a retardar o processo de envelhecimento. A técnica de massagem com mel no estômago, costas e pernas ajuda a perder peso, e a adição de sal é um excelente peeling para remover partículas mortas da pele e tem um efeito calmante local.
O uso de mel com resina melhora a condição da pele e dos cabelos das pessoas que trabalham em condições climáticas difíceis, ambiente poluído ou que levam um estilo de vida intensivo, têm um efeito suavizante, alivia o ressecamento e descamação, tonifica a pele.
O produto promove melhor absorção e consumo de componentes ativos nos tecidos profundos e subcutâneos, proporcionando estabilização do metabolismo e expansão dos capilares, o que ativa a circulação muscular.
Assim, apesar da possibilidade de reações alérgicas e algumas contra-indicações, o uso de mel com goma pode ter um efeito benéfico em todo o corpo e na aparência em particular. Siga apenas as medidas e indicações de uso e, se necessário, consulte um médico.