Por mais de uma década, o cogumelo ostra é considerado um dos principais produtos de cogumelos. Essa aparência despretensiosa conquistou o coração da maioria dos amantes de presentes da floresta com seu sabor rico e polpa delicada. No entanto, mesmo os catadores de cogumelos experientes não estão cientes da variedade existente de cogumelos ostra. O artigo descreve em detalhes os principais híbridos do fungo, bem como sua descrição detalhada com uma foto.
Ostra em família
Ostra em famíliaPleurotaceae) é um grupo bastante grande de cogumelos basidióticos, cujo habitat natural é considerado uma zona climática moderada. Consiste em um único gênero Oyster (Pleurotus), que inclui variedades do fungo, valiosas para a indústria de alimentos.
Costuma-se atribuir grandes formas de frutas aos cogumelos da família mencionada, com um diâmetro médio de 4-15 cm. No entanto, em alguns cogumelos ostra pode crescer até 30 cm.A forma da tampa no cogumelo jovem é geralmente plana, com uma borda fina, mas pode ser equipada com uma pequena formação convexa. À medida que cresce e se desenvolve, o chapéu se torna em forma de funil ou em forma de orelha.
O cogumelo ostra é sólido, lamelar. As placas são raramente ou de espessura média, finas, com uma largura de 3-5 a 15 mm. Cada placa começa na borda da tampa e depois se move gradualmente para a base da perna. A perna dos cogumelos ostra é pequena, em forma de cone, fina no micélio e espessada na área da tampa.
Você sabe Os cogumelos são considerados os organismos mais numerosos do planeta. Hoje, são conhecidas cerca de 100 mil de suas variedades, enquanto o número total é de 2 milhões de espécies.
A casca dos cogumelos é fina, cobre uniformemente todo o corpo de frutificação. A cor dos cogumelos jovens de ostra é levemente acinzentada ou creme, enquanto a perna é mais clara. À medida que cresce, a cor da tampa muda para cinza, ligeiramente rosada ou azulada, e a perna pode ficar amarela. A polpa do cogumelo é densa, carnuda, moderadamente aquosa. A perna é mais seca, forte e densa. Flocos e outras formações não se formam na superfície do fungo; é uma espécie com corpo de frutificação perfeitamente liso.
O cogumelo ostra cresce em um pequeno grupo, muitas vezes numerando até 30 corpos frutíferos, a maioria deles cresce juntos, formando um único ponto de crescimento.
Tipos de cogumelos ostra
Hoje, os micologistas conhecem cerca de 4 dúzias de híbridos e variedades deste fungo. A maioria é um produto do desenvolvimento natural da natureza e não apenas é comestível, mas também possui excelentes características de produção. Nem toda variedade consegue agradar a um sabor realmente delicado e refinado; portanto, apenas alguns ganharam popularidade particular.
O híbrido mais popular é o cogumelo ostra (Pleurotus ostreatus) É despretensioso e também é capaz de suportar virtualmente qualquer mudança repentina nas condições climáticas. Trata-se de um cogumelo grande, com um chapéu de até 15 cm de diâmetro, de forma redonda, em forma de funil, com as bordas sempre viradas para dentro. A pele é opaca, tons de cinza, até cinza.Também entre os amantes do produto, a estepe de cogumelo ostra é frequentemente popular (Pleurotus eryngii). Este é um troféu favorito de todos os amantes da “caça silenciosa”, que se desenvolve nas raízes ou perto da zona das raízes das plantas de guarda-chuva. Um cogumelo cresce até 25 cm de diâmetro e difere em um chapéu em forma de funil com uma coloração amarela.
Muitas vezes há a chamada aparência pulmonar (Pleurotus pulmonarius). Este cogumelo ostra cresce em quase todos os detritos de árvores na zona da floresta e produz frutos do meio da primavera a setembro. Você pode determiná-lo com um pequeno chapéu com um diâmetro de até 12 cm, em forma de leque. O fungo é predominantemente cinza, mas pode se tornar amarelo à medida que amadurece.
Os amantes de cogumelos incomuns podem ficar satisfeitos com um cogumelo ostra (Pleurotus cornucopiae). Ele vive principalmente no ambiente natural, sobre os restos de madeira e dá uma colheita da primavera à primeira metade do outono. Este é um cogumelo pequeno, de até 10 cm de diâmetro, com uma estrutura do tipo chifre (as bordas estão claramente dobradas para cima). Sua cor é variável, os corpos de frutificação jovens são cinza claro, os adultos adquirem tons ocres.
A variedade mais exótica de cogumelo ostra é limão (Pleurotus citrinopileatus), que é frequentemente usado em adição a alimentos e para fins decorativos. O cogumelo se distingue por sua forma em miniatura, o diâmetro médio do corpo de frutificação não excede 6 cm.A forma da tampa em amostras jovens da forma da tireóide, mas à medida que cresce, muda para uma forma de funil. A cor do chapéu é rica em limão, enquanto a perna é branca ou cinza claro. Está crescendo a vista sobre os restos de árvores de folha caduca, em uma área com clima temperado de monções.
Quando e onde na natureza você encontra cogumelos ostra?
Todos os cogumelos ostra são considerados organismos saprófitos. Isso significa que o principal papel do fungo na biocenose é a destruição do tecido morto. O melhor substrato para o fungo é a madeira fumegante, razão pela qual pode ser encontrada exclusivamente na floresta, em troncos de árvores caídas, tocos e árvores velhas. Nesse caso, o fungo costuma desempenhar o papel do parasita, ingerindo os sucos de uma planta que murcha lentamente.
Na maioria das vezes, os cogumelos ostra podem ser vistos em troncos de madeira. Entre eles, as espécies favoritas são carvalho, bétula, álamo tremedor, salgueiro e cinza de montanha. Ao mesmo tempo, o tipo de terreno não desempenha um papel fundamental para o fungo, portanto, pode ser encontrado tanto na floresta, entre plantações decíduas e decíduas, quanto em parques, jardins e parcelas pessoais.
O período tradicional de coleta de cogumelos ostra "selvagens" é o outono. A cultura principal é observada desde a primeira quinzena de setembro até o início de outubro. Ao mesmo tempo, a espécie tolera até quedas prolongadas de temperatura para 0 ° C. Isso permite observar in vivo até meados de dezembro (sujeito à temperatura apropriada). No entanto, algumas variedades produzem culturas na primavera ou no verão (cogumelo-ostra, estepe).Importante! Cogumelos ostra raramente crescem em coníferas. Ao coletar na floresta, esses cogumelos devem ser descartados, caso contrário, há uma alta probabilidade de colidir com um duplo inseguro.
Gosto e aplicação na culinária
Cogumelo ostra é um cogumelo comestível, caracterizado por características especiais de sabor. Esse recurso se tornou a principal condição para sua popularização não apenas entre os catadores de cogumelos, mas também entre os habitantes comuns. Apesar da forma exótica do mato, cada corpo frutífero tem um sabor de cogumelo moderadamente rico e delicado, além de aroma. Com os tratamentos culinários, intensifica-se, o que dá um sabor especial a qualquer prato.
Você sabe O cogumelo ostra se tornou popular durante a Primeira Guerra Mundial, quando, devido à falta de comida, um cogumelo despretensioso se tornou a base de alimentos para a população faminta. Seu cultivo industrial começou apenas nos anos 60. Século XX
Além disso, a polpa tratada termicamente não perde elasticidade, enquanto os tecidos se tornam especialmente sensíveis. É por isso que o cogumelo ostra pode facilmente competir por um lugar na dieta diária, não apenas com outros tipos de cogumelos, mas também com carne. Na maioria das vezes, é usado como ingrediente principal para cozinhar cozidos (incluindo sopas), ensopados e frituras.
Muitas vezes, para isso, é combinado com todos os tipos de vegetais, carne ou queijos duros. O produto também é usado ativamente na fabricação de tarugos secos e congelados, bem como em picles, tanto para cozimento a frio quanto a quente.
Benefício e possível dano
Variedades de cogumelos ostra são úteis para a saúde humana, são uma fonte valiosa de vitaminas e minerais. Além disso, o cogumelo não é inferior aos produtos à base de carne em termos de nutrição e quantidade de proteína. Ao mesmo tempo, os aminoácidos contidos nele são absorvidos em cerca de 80%, o que é um indicador recorde, e a quantidade de gordura é mínima.
- Quando você inclui cogumelos ostra na dieta, a oportunidade aparece:
- manter um ótimo peso corporal e boa forma;
- melhorar a imunidade;
- proteger o coração e os rins de patologias;
- normalizar digestão e microflora intestinal;
- remover naturalmente toxinas do corpo;
- menor açúcar no sangue (com diabetes);
- proteja-se do colesterol alto e da aterosclerose.
No entanto, em algumas situações, o produto pode ser prejudicial. Não é recomendado abusar do fungo, comer em excesso ameaça com peso no estômago, flatulência, diarréia e outras manifestações de distúrbios do trato gastrointestinal. Pessoas que sofrem de alergias também podem causar cogumelos ostra, causando as manifestações correspondentes da doença (asfixia, urticária, vermelhidão da pele, coriza).
Importante! Nas patologias crônicas do coração e dos rins, os cogumelos ostra podem provocar uma exacerbação da doença. Nesse caso, eles são incluídos nos alimentos somente após consulta com os médicos.
Os cogumelos também são proibidos na dieta de crianças menores de 12 anos e idosos. Eles podem afetar negativamente a digestão e causar indigestão.
Crescendo em casa
Para muitos, a descoberta será o fato de que o cogumelo ostra é líder no cultivo doméstico. Seu cultivo não requer todo um complexo de habilidades e conhecimentos específicos; portanto, mesmo um cultivador iniciante de cogumelos pode fazê-lo. No entanto, isso exigirá a simulação de condições da floresta selvagem.A maneira mais fácil de cultivar uma colheita de cogumelos ostra em um tronco velho ou bloco de madeira, ao mesmo tempo, é melhor que o álamo, o carvalho, a bétula ou as cinzas da montanha se tornem a base dos canteiros de ostras.
Para fazer isso, você precisa:
- Em um local úmido e sombreado, faça um buraco no tamanho do tronco para que ele possa ser aprofundado no solo em 10 a 15 cm Se vários substratos de madeira forem usados ao mesmo tempo, a distância entre os furos deve ser de pelo menos 30 a 50 cm.
- No fundo da fossa, um inoculante de uma loja especial ou tampas trituradas de corpos de frutas maduras deve ser colocado.
- A árvore deve ser bem limpa de casca e, em seguida, colocada em um pequeno buraco, coberto com terra e regado.
Realize o procedimento na primeira quinzena de maio, as primeiras colheitas são observadas no início de setembro. Até esse momento, os canteiros devem ser regados periodicamente, cerca de 1 vez por semana, com vazão de 10 litros por 1 m² de solo. As camas produzem frutos 2-3 vezes ao longo de 50 dias, após o que o micélio entra em animação suspensa até a próxima temporada. Após a colheita, a base de madeira pode ser deixada no chão; esse substrato permitirá leitos de frutificação por 3-5 anos.
Cogumelo ostra é uma opção ideal para enriquecer a dieta. Este cogumelo é despretensioso e também é capaz de cultivar e dar frutos em quase todas as condições, mesmo em uma casa de verão. Hoje, sabe-se um grande número de variedades, no entanto, apenas algumas são as mais comuns e demandadas, entre as quais os cogumelos ostra, estepe, pulmonar, alfarroba e limão.