Tanto o thuja quanto o zimbro são frequentemente usados pelos jardineiros para o paisagismo, embora, ao mesmo tempo, não se possa dizer que as plantas sejam intercambiáveis e absolutamente idênticas. Ambas as culturas têm características próprias, que podem distingui-las de outras variedades semelhantes. No que exatamente você deve prestar atenção ao escolher um thuja ou zimbro, e qual é a diferença entre eles - mais sobre isso mais tarde.
Descrição botânica do parto
Thuja é um representante da família Cypress e tem uma forma predominantemente arbustiva. As variedades de cultura semelhantes a árvores são raras e algumas crescem até 20 m de altura e possuem uma coroa de até 6 m de diâmetro.Em tenra idade, as placas das folhas das plantas são relativamente macias, com pequenas agulhas na superfície, mas quanto mais velho o thuja se torna, maiores são as escamas. aparece neles.
A cultura pertence às plantas monóicas, com cones oblongos ou mais ovais, complementados por dois ou seis pares de escamas (as superiores são sempre estéreis). Nas amostras centrais, três óvulos planos estão ocultos, 1-2 ou menos frequentemente, complementados por crescimentos estreitos em forma de asa (existem apenas dois cotilédones). O amadurecimento das sementes é observado no outono, já no primeiro ano de cultivo e isso é considerado uma das vantagens do thuja.
Você sabe A palavra "thuja" (ou melhor, "thuja") é de origem grega antiga e significa "sacrifício" ou "incenso". A razão para esse nome era que, nos tempos antigos, os padres queimavam os galhos de uma planta, glorificando seus deuses.
O zimbro perene (também conhecido como “urze”) também se relaciona à família Cypress e pode ter formas espessas e lenhosas, mas difere do thuja em várias características básicas. Os brotos da planta estão sempre nus, não escamosos, às vezes emoldurados por folhas encurtadas e pressionadas (por exemplo, no zimbro comum).
Placas de folhas verdes saturadas são colocadas em três pedaços cada, nas espirais, e podem ter uma superfície em forma de agulha e uma escamosa. Geralmente são lineares lanceolados, com uma base descendente e uma faixa estomática na parte superior. No meio da folha, muitas vezes há uma veia mediana longitudinal, mas, em geral, as placas das folhas das plantas jovens são geralmente coníferas e só se tornam menores com a idade e se tornam escamosas, pressionadas firmemente aos rebentos. Nas axilas das folhas ou galhos do ano passado, ocultam-se espiguetas simples ou emparelhadas de um tipo masculino.
Vídeo: Tipos e variedades de zimbros
As mulheres são colocadas em brotos axilares, mais encurtados e podem ter os seguintes recursos:
- formado por uma espiral de carpelos em forma de escamosa e três óvulos retos alternados com eles (em alguns casos, os carpelos são opostos);
- ter uma espigueta com 1-3 pares de espirais de carpelo, cada um dos quais inclui um ou dois óvulos;
- contém um óvulo final cercado por estrato estéril em forma de escamosa.
O cone (o chamado cone em forma de baga) no zimbro não abre, com escamas carnudas firmemente pressionadas na base. Pode ter uma forma esférica e um tanto alongada, com 1-10 sementes dentro. A maturação dos cones ocorre apenas no segundo ano de cultivo.
As principais diferenças entre thuja e zimbro
As plantas descritas têm muitas características semelhantes de aparência, o que não é surpreendente, dado que pertencem à mesma família. Com os devidos cuidados, eles podem crescer em um só lugar por séculos, decorando o jardim por um longo tempo. No entanto, não se esqueça das diferenças entre essas plantas. Então o zimbro é geralmente muito menor que o thuja e não excede três metros de altura (ocasionalmente, existem espécimes de cinco metros ou arbustos muito pequenos que praticamente cobrem a superfície da terra).
Importante! Entre as diferenças das plantas descritas, vale lembrar as condições ideais para o seu crescimento e desenvolvimento. Portanto, se o thuja cresce silenciosamente em um ambiente enfumaçado e poluído, enquanto o zimbro pode matar essas condições, interrompendo quase imediatamente seu desenvolvimento.
Também cones de culturas também têm suas diferenças: no thuja, são ovais ou ligeiramente oblongos, com dois ou três pares de escamas, mas no zimbro esses frutos são chamados de bagas de cone e são caracterizados por uma forma oval (no interior, dependendo da espécie, estão escondidas uma a dez sementes). Quanto às agulhas de zimbro e thuja, no último caso, torna-se escamosa ao longo dos anos, enquanto em muitas variedades de zimbro permanece sempre em forma de agulha. Para alguns jardineiros, esse recurso específico ajuda a distinguir uma planta da outra.
O que é melhor plantar
O thuja e o zimbro podem ser um ótimo complemento para qualquer chalé de verão ou parque da cidade, portanto escolhendo o que plantar no território, vale a pena considerar não apenas a aparência das plantas, mas também leve em consideração suas outras características.
Por exemplo, não é segredo que os thuja crescem rapidamente e vivem cerca de 100 anos, enquanto os zimbros crescem muito mais devagar, mas isso não os impede de sobreviver a 500 anos. Simplificando, se houver uma chance de você ficar entediado com o projeto paisagístico existente e o território ser pequeno, dê preferência ao zimbro (levando em consideração o tamanho médio de uma planta adulta).
Vídeo: O que é melhor: zimbro ou thuja
Se durante o plantio você estiver interessado nos frutos comestíveis de uma determinada planta, também vale a pena interromper sua escolha no zimbro, que é considerado uma boa frutificação. Ao mesmo tempo, do ponto de vista econômico, um thuja cujas mudas são mais baratas que o zimbro, que é benéfico ao usar a planta apenas como cobertura, será uma solução mais rentável. Em uma palavra, escolhendo o que é melhor acessar no site, vale a pena partir dos objetivos específicos do plantio, não deixe de considerar todos os prós e contras de cada planta descrita.
Vantagens e desvantagens do thuja
- As principais vantagens do thuja, que geralmente se tornam as razões para a escolha desse arbusto em particular, são as seguintes características da planta:
- despretensiosidade à partida e um alto nível de resistência ao gelo;
- universalidade de aplicação (adequada para aterrissar em áreas abertas, independentemente da poluição do ar no local de aterrissagem);
- baixa suscetibilidade a doenças e pragas;
- alta resistência a mudanças climáticas severas;
- a disponibilidade de mudas (são relativamente baratas).
Das deficiências da planta, as mais notáveis serão aumento da demanda por umidade do solo no local de crescimento e necessidade de luz solar (na sombra das agulhas de thuja perde sua decoratividade).
Todos os anos, a popularidade desta planta no paisagismo só aumenta, porque vai bem com outras culturas decorativas e uns com os outrosEle limpa bem o ar e está disponível para uma ampla gama de cidadãos. Se desejar, você também pode propagar plantas em casa.
Você sabe No Canadá, os galhos frescos de thuja servem as donas de casa como vassouras para o lar, deixando um aroma agradável nos quartos após a limpeza.
Vantagens e desvantagens do zimbro
- O zimbro é encontrado em áreas privadas não muito menos que o thuja, devido aos seguintes pontos fortes:
- boa resistência e capacidade de pousar mesmo nas regiões do norte sem a construção de um abrigo para o período de inverno;
- imunidade à poda, que permite criar as figuras mais incomuns (às vezes até esculturas esféricas) da copa da planta sem prejudicar a cultura;
- resistência de plantas adultas a fatores externos adversos, devido aos quais é necessária maior atenção apenas no primeiro ano de cultivo;
- tolerância à sombra (diferentemente do thuja, o cultivo contínuo em áreas sombreadas não levará à perda de arbustos decorativos);
- longevidade (fornecendo à planta condições adequadas para o cultivo, você pode desfrutar de sua aparência atraente a vida toda, sem se preocupar com transplantes).
Quanto às deficiências de cultivar essas coníferas, elas incluem crescimento lento da cultura e substâncias tóxicas em algumas variedades de plantas, por serem perigosos para muitas pessoas (especialmente pessoas que sofrem de alergias).
Importante! Devido à causticidade do óleo secretado pelos galhos e agulhas do zimbro, vale a pena proteger as mãos com luvas durante a poda ou outros cuidados.
Qualquer que seja a planta que você escolher para cultivar em seu local, você pode obter alta decoratividade de thuja ou zimbro apenas observando todos os requisitos para o plantio e cuidados adicionais, portanto, tendo decidido por uma variedade específica de árvores coníferas, não se esqueça de prestar atenção a esse problema também.