O cogumelo ostra é um dos alimentos mais simples, puros e ricos em proteínas da nossa mesa. Apesar da constante disponibilidade deste produto nas prateleiras das lojas, muitas pessoas preferem cultivar cogumelos ostra por conta própria em casa, especialmente porque habilidades especiais não são absolutamente necessárias para obter uma boa colheita. Tudo o que é necessário é uma sala escura e fresca, com um nível suficiente de umidade e um substrato adequadamente preparado para cogumelos ostra.
A composição desejada do substrato
O substrato no qual esses cogumelos saborosos e saudáveis são cultivados pode ser comprado pronto ou fabricado de forma independente. Existem várias opções para preparar um meio nutritivo para o micélio. Tudo depende de quanta colheita a pessoa que cultiva cogumelos quer chegar em casa.
A mistura desejada é bastante simples de fazer em casa, isso não requer equipamento especial.
Na maioria das vezes, um meio fúngico nutritivo é feito dos seguintes componentes:
- palha;
- lascas e serragem de árvores de folha caduca;
- Casca de sementes de girassol;
- talos de milho.
Preparação do substrato
Para todos esses componentes, existe apenas um requisito único e categórico: os derivados do meio de propagação de micélio devem ser frescos e completamente desinfetados. Caso contrário, o cogumelo ostra crescerá mal ou até morrerá.
Para o cultivo de cogumelos ostra, adegas caseiras, armários ou poços de garagem são adequados. Alguns amantes cultivam cogumelos mesmo em tocos velhos - isso é bastante problemático, mas não requer a preparação de um substrato especial.Importante! Ao cultivar cogumelos ostra, em nenhum caso você pode usar água da torneira, pois as impurezas contidas nele podem simplesmente matar o micélio. A água deve ser purificada e de boa qualidade.
Onde mais frequentemente o micélio é colocado em grandes sacos plásticos com uma mistura de nutrientes e pendurado em ganchos. Tudo o que é necessário para o processo de frutificação adicional é manter uma certa temperatura na sala, que não exceda + 24 ° C, e um nível de umidade suficiente, que não deve ser inferior a 75%. Além disso, o cogumelo-ostra não gosta de luz e é muito temperamental aos rascunhos.1 - hidratação e mistura do substrato; 2 - mistura de substrato pasteurizado com micélio; 3 - desenhar cortes em uma bolsa cheia de substrato semeado; 4 - colocação de blocos para cultivo de cogumelos nas prateleiras com suspensão vertical
Das cascas de girassol
Para aqueles que preferem cultivar cogumelos ostra exclusivamente para uso próprio, é mais conveniente usar a casca de girassol como substrato. Pode ser comprado em qualquer creche ou obtido de forma elementar - descascando sementes e coletando limpezas.
Importante! Antes de limpar as sementes, elas devem ser bem fritas para evitar a propagação de bactérias nocivas e mofo nos resíduos. No entanto, a casca das sementes queimadas não é adequada para a preparação do substrato, pois contém muito poucos nutrientes.
Uma quantidade suficiente de casca de girassol deve ser pré-processada na seguinte ordem:
- Cascas completamente secas são socadas com um pilão de madeira para obter uma estrutura mais densa.
- A casca compactada é vertida em latas e vertida com água, cuja temperatura é de + 25 ° C, misturada e deixada por 20 minutos.
- Após esse período, o líquido é drenado e a casca é cuidadosamente espremida.
- O substrato é vertido com água quente, cuja temperatura deve ser de pelo menos + 70 ... + 80 ° C e deixada por 6-8 horas.
- A água é completamente drenada da lata. Para fazer isso, envolva o pescoço com várias camadas de gaze, vire o frasco e deixe-o nessa posição por 1,5 a 2 horas.
- O substrato é enriquecido (este procedimento é descrito em mais detalhes abaixo) e é transferido para sacos plásticos junto com o micélio.
De palha
Entre os residentes de verão envolvidos no cultivo de cogumelos ostra, o uso de palha para a preparação do substrato é popular. Devo dizer que esta é uma opção mais barata, mas mais perigosa, do que uma casca de girassol, já que um grande número de representantes da microflora patogênica está presente na palha.
Antes do uso, o canudo deve ser triturado em frações de 2 a 4 cm. Além disso, o substrato é submetido aos seguintes procedimentos:- A palha picada é derramada em sacos de polipropileno, que são completamente imersos em água fervente em fogo baixo por 2 horas.
- Retire as sacolas e deixe-as escorrer completamente.
- O substrato úmido é enriquecido e reunido com micélio em sacos transparentes.
Para preparar palha, você pode usar o método de limpeza por fermentação. Nesse caso, faça o seguinte:
- Mergulhe a palha picada em água fervente e mantenha-a até esfriar completamente.
- Despeje água fervente sobre a mistura novamente e deixe por 8-9 horas.
- Retire o canudo, espalhe-o em uma fina camada sobre uma superfície limpa em uma área bem ventilada.
- Secar por 72 horas.
- Leve ao nível de umidade necessário e preencha os cogumelos ostra com esporos.
O método de purificação por fermentação permite remover quase completamente organismos patogênicos do substrato de maneira natural.
Vídeo: Preparação de um substrato de palha para o cultivo de cogumelos ostra
De serragem
Uma boa colheita de cogumelos ostra também é obtida em um substrato de serragem. Porém, deve-se prestar especial atenção à escolha dos componentes para essa mistura de nutrientes: para a fabricação do substrato, devem ser selecionados os resíduos de madeira de árvores de folha caduca, como bétula, freixo, álamo tremedor e álamo. É indesejável permitir que os resíduos de coníferas moídos entrem na mistura de nutrientes.
Você sabe A Dra. Aletia Vasquez-Morillas, da Universidade da Cidade do México, criou uma maneira incomum de produzir cogumelos ostra. Em 2011, ela cultivou cogumelos em um substrato de fraldas usadas e desinfetadas.
A serragem deve ser leve, de cor levemente amarelada, com um aroma brilhante de madeira.Uma sombra cinza alerta para a presença de mofo na superfície, o que é prejudicial para os cogumelos ostra. Como outros ingredientes, a serragem precisa de tratamento térmico preliminar, consistindo de várias etapas:
- A serragem é vertida firmemente em um recipiente grande, vertida com água e fervida por 2 horas.
- Após 60 minutos depois de ferver o líquido, adicione a limão aos pratos à taxa de 1 colher de sopa. eu para uma capacidade de 20 litros.
- Após o tempo de ebulição, a água é drenada, deixando a serragem sob opressão.
- Arrefecer o substrato a + 25 ° C.
- Aperte a serragem adequadamente, atingindo um nível de umidade de 70 a 75%.
- Enriqueça a mistura de nutrientes.
- Coloque o substrato junto com o micélio de cogumelo em sacos transparentes.
Processando o substrato antes do plantio
Os fãs de experimentos costumam misturar componentes do substrato, obtendo sua proporção ideal, o que possibilita a obtenção de uma colheita generosa de cogumelos, mas independentemente do tipo de mistura usada, ela precisa ser enriquecida após o procedimento de limpeza.
Para aumentar a produtividade no ambiente úmido como uma porcentagem da quantidade do ingrediente principal, faça os seguintes aditivos:- gesso: 2%;
- superfosfato: 0,5%;
- uréia: 0,5%;
- calcário moído: 2%.
Além disso, algumas impurezas são adicionadas ao ingrediente principal:
- malte;
- farinha de soja;
- farelo;
- grãos de cerveja.
Frequentemente, ao cultivar cogumelos ostra, os iniciantes cometem um erro comum ao preencher incorretamente o micélio em um local permanente. O coletor de cogumelos geralmente é armazenado na geladeira a uma temperatura de 0 ... + 2 ° C. Então, ela mantém suas propriedades vitais.
Se o material de plantio resfriado não for capaz de suportar várias horas à temperatura ambiente antes de ser descarregado na mistura de nutrientes, o micélio receberá um choque, o que afetará negativamente sua vida útil. E a razão para a má colheita neste caso não será um substrato ruim, mas uma violação da tecnologia de produção do produto.
Existe muita controvérsia sobre o método de plantar cogumelos em um meio nutritivo. Assim, alguns criadores preferem semear micélio em camadas, enquanto outros acreditam que é melhor misturar esporos com a mistura. Mas isso é apenas uma questão de gosto.Importante! Um excesso de micronutrientes na mistura é prejudicial para os cogumelos ostra - ele tem a capacidade de aquecer o substrato, o que, por sua vez, leva à destruição do micélio.
O cogumelo ostra é um excelente produto; por que não aproveitar a oportunidade para cultivá-lo em sua própria casa de campo no porão? Além de obter uma colheita saborosa e ecológica, essa também é uma atividade emocionante. De fato, através da parede transparente de um saco plástico, pode-se observar como um novo cogumelo se desenvolve e cresce a partir de um pequeno esporo.