Thuja Hoseri (oeste) é uma das plantas mais procuradas pelos jardineiros que decoram suas parcelas. Para uma descrição das características da cultura, bem como como cuidar dela, continue lendo.
Descrição da nota
Thuja Khoseri - arbusto de coníferas, que à medida que cresce pode atingir de 80 a 100 cm de altura. O diâmetro de sua coroa é de até 100 cm. Nos primeiros anos de crescimento, a forma do ápice se assemelha a uma bola, mas, à medida que se desenvolve, pode mudar para ovóide. O tronco é marrom, fino, tem vários ramos.
As agulhas são escamosas, verde escuro, com um tom de cinza, no outono muda para cor bronze.
Uso em paisagismo
Usando o thuja no paisagismo, você pode facilmente transformar não apenas a vista para o jardim, mas também enobrecer uma área de relaxamento em um parque ou parque. O plantio no local dessa planta é uma tendência do estilo ocidental que chegou aos países da CEI da América do Norte cerca de duzentos anos atrás.
Muitos jardineiros preferem essa variedade por causa de sua despretensão no cultivo e cuidado. Esta planta também é usada na paisagem por causa de sua coroa de luxo, que é fácil de se transformar em uma figura interessante.
Importante! Thuja é um excelente meio de isolamento de ruído em um quintal vazio e também recebe o sopro de massas empoeiradas transportadas pelo vento. A planta também enche o ar com um aroma agradável que pode neutralizar patógenos.
Pouso único
A variedade Khosery é ótima mesmo para plantios individuais. Com a ajuda da poda adequada, a planta pode ter qualquer forma, batendo-a vantajosamente no fundo de outras plantas. Desembarques únicos são usados para enfatizar, por exemplo, esses canteiros de flores que podem ser encontrados na entrada do edifício ou nas fontes. O thuja parece ter muito sucesso na composição com flores, que será descrita abaixo.
Fronteiras vivas
As plantas ornamentais são frequentemente usadas como cobertura. Esse plantio permitirá que o jardineiro observe plantas verdes frescas durante todo o ano e também pode ser usado para fortalecer as encostas. Esse tipo de plantio não só parece esteticamente agradável, mas é mais seguro, por exemplo, do que uma árvore de Natal com agulhas espinhosas.
Músicas
Thuja parece ótimo em composições, é combinado com várias flores e arbustos.
- O mais benéfico pode ser chamado de tais combinações com a variedade Khosery:
- bérberis;
- wigel híbrido;
- Spirea
- roseiras de qualquer cor;
- abeto vermelho e abeto decorativos.
As composições nos canteiros de flores podem ter variações e esquemas de cores, cada jardineiro pode combinar o arranjo das plantas a seu critério. O principal é que eles não interferem no desenvolvimento um do outro.
1. Thuja ocidental Smaragd (Smaragd); 2. Hortênsia em panícula Vanille Fraise (Vanilla Frise); 3. Thuja, oeste de Hoseri (Khoseri); 4. 4. Juniper Nana (Nana).
Em vasos
Thuja Khoseri é uma excelente opção para propagação e cultivo em vasos. Uma sempre-viva será a melhor decoração em qualquer varanda ou terraço. A vantagem de seu cultivo em vasos é a sua alta resistência ao gelo, o que permitirá que a planta seja mantida na varanda o ano todo, mesmo a temperaturas relativamente baixas.
Essa variedade se encaixa perfeitamente em qualquer interior e é combinada com outras cores internas.
Aterragem
A principal condição para uma boa sobrevivência das mudas será o tempo de plantio corretamente selecionado. É necessário plantar thuja em campo aberto na primavera, no final de abril ou no outono, de meados de setembro a meados de outubro. As características climáticas da região também devem ser consideradas. Assim, por exemplo, nas regiões do norte, é melhor plantar plantas na primavera, para que o sistema radicular tenha tempo de crescer mais forte no período de inverno.
Requisitos de crescimento
Para que o thuja se desenvolva bem, é melhor plantá-lo em uma área com boa iluminação ou sombra parcial. A escolha da composição do solo não é fundamental. Esta cultura cresce bem em solos férteis e arenosos com um pH ligeiramente ácido. Para cultivar a variedade Khosery, é melhor evitar parcelas com terras baixas e o risco de inundações, a fim de evitar o apodrecimento do rizoma.
Instruções passo a passo
Para plantar uma muda de thuja, você precisa cavar um buraco com 50 cm de profundidade e 70 cm de largura.
Também é necessário preparar um substrato para encher os poços misturando esses componentes (nas proporções de 2: 1: 1, respectivamente):
- solo fértil;
- areia;
- turfa.
Importante! Se você plantar um thuja na sombra, ele se desenvolverá mal e perderá seu apelo visual devido ao desbotamento da cor.
Instruções passo a passo para pouso:
- No fundo do poço escavado, despeje uma base de drenagem de argila expandida ou areia a uma altura de 3-4 cm.
- Despeje um substrato de terra, areia e turfa no meio do buraco e forme-o na forma de uma colina.
- Insira as mudas na cova para que a raiz do pescoço fique 1-2 cm acima do buraco.
- Encha a fossa com o substrato até o topo e pressione com cuidado.
- Regue a planta com 5 litros de água.
Cuidado
O cuidado oportuno da planta salvará o jardineiro de problemas com doenças e pragas.
Essa variedade requer os seguintes procedimentos de atendimento:
- rega;
- cobertura superior;
- mulching;
- poda
- nas regiões do norte - abrigo para o inverno.
Se você não negligenciar os procedimentos acima, a planta encantará os olhos com belas agulhas durante todo o ano.
Rega e alimentação
O rebento de Thuja precisa de irrigação constante até que novos galhos cresçam nele; portanto, a rega deve ser realizada durante os primeiros 2 meses enquanto o coma de terra seca. Irrigação adicional é realizada à taxa de 8 litros por arbusto a cada 7-10 dias.
Para que a coroa mantenha sua aparência bonita, a aspersão pode ser realizada a cada semana.
Para tornar a planta de coníferas bonita e saudável durante todo o período quente, a fertilização com zircão é realizada com um intervalo de 10 a 14 dias. Para preparar a solução, tome 1 ampola do medicamento em 10 litros de água. Durante o processamento, é necessário umedecer cada planta profusamente.
Esta solução também é eficaz não apenas para preservar a beleza da coroa, mas também como curativo de raiz. Estimula o crescimento das raízes e também é eficaz no combate a muitas cepas do fungo.
O uso da preparação de zircão para a rega implica a mesma dosagem da irrigação da coroa (1 ampola por 10 litros de água). A solução preparada é utilizada na proporção de 10 litros por 1 m².
Poda
Para executar o procedimento de poda, você precisará de ferramentas de jardim bem afiadas: uma podadora, uma tesoura com lâminas alongadas e um par de luvas para proteger suas mãos. Thuja Khosery é uma variedade decorativa, portanto, ele não precisa de poda, exceto nos casos em que o jardineiro deseja cortar uma determinada figura do arbusto.
Todos os anos, na primavera, a planta precisa de poda sanitária, que consiste em remover galhos secos, doentes ou danificados por insetos.Você sabe As agulhas e galhos de thuja são ricos em ácido ascórbico; portanto, na Idade Média, os marinheiros os usavam para combater o escorbuto..
Vídeo: corte de cabelo topiário de Thuja Khozeri
Mulching e preparação para o inverno
No outono, a planta precisa estar preparada para o próximo frio. Após a rega, o solo próximo ao arbusto é coberto com turfa a uma profundidade de 5 a 7 cm. Este procedimento permitirá por muito tempo manter a umidade e o calor no sistema radicular.
A área perto das plantas é limpa de folhas caídas e outros detritos, todas as flores desbotadas que foram plantadas nas proximidades para a composição são removidas. O Thuja Khosery é resistente ao gelo e não precisa de abrigo para o inverno. Mas se o cultivo for realizado nas regiões do norte com uma diminuição da temperatura inferior a -30 ° C, é melhor cobrir as plantas com estopa ou cavar na neve.
Prevenção de Doenças e Pragas
As coníferas têm uma imunidade estável a doenças e pragas.
Porém, com cuidados inadequados e condições climáticas ruins, a planta pode ser afetada por várias infecções por fungos, por exemplo, como:
- Necrose do citósporo - manifesta-se na forma de uma mudança na cor das agulhas de verde para marrom. No tronco do arbusto afetado, podem ser vistos tubérculos com gotas douradas proeminentes.
- Diplodiose - bate nas agulhas, adquire uma tonalidade avermelhada e pequenas saliências negras se formam nos locais de partículas mortas no tronco e nos galhos.
- Shute marrom - é uma doença que se desenvolve no inverno. Em partes da coroa sob a neve, forma-se uma camada marrom de mofo, que cola as agulhas e leva à sua morte, deixando restos no arbusto.
Entre os insetos, os mais perigosos para os thuja são os pulgões e os escamas, que sugam o suco de agulhas e cones, o que leva a uma desaceleração da planta e afeta significativamente sua aparência.
- Para evitar a invasão de pragas e prevenir doenças fúngicas, várias medidas preventivas devem ser tomadas:
- limpar a área de folhas caídas e resíduos de vegetação;
- realizar poda sanitária anual de arbustos;
- afrouxe o solo perto do tronco após cada rega;
- aplique o curativo estritamente de acordo com as instruções;
- na primavera, pulverize o arbusto com uma solução de cobre a 1% (100 g por 10 l de água).
Você sabe Em 2002, um grupo de biólogos alemães descobriu que uma mistura de água, álcool e extrato de thuja era capaz de resistir ao vírus da influenza tipo A.
Thuja Khozeri é excelente para o cultivo, com o objetivo de melhorar a área perto da casa. Muitos jardineiros escolhem esta planta porque é cuidadosa e despretensiosa e praticamente não requer poda.