Schlumbergera, zygocactus, epiphyllum são os nomes científicos da planta, popularmente chamada de Decembrista, Decembrina e Árvore de Natal. Os floristas adoram a floração de inverno, cujo pico cai nos feriados de Ano Novo. O artigo enfocará as características desta flor e os cuidados adequados para ela.
Descrição e características do dezembrista
A Schlumberger foi trazida do Brasil no início do século XIX. e atribuiu a ela o nome do colecionador francês de cactos F. Schlumberger. Do nome "zigocactus" fica claro que pertence à família dos cactos, embora não tenha espinhos. E é chamado epifilo, pois é um epífito e não cresce no chão, mas em outras plantas. Ele não parasita das árvores, mas simplesmente vive nelas, anexando suas raízes ao tronco e às raízes.
Recebe umidade e nutrientes da precipitação (chuva, neblina). O Natal em casa é baixo (30-50 cm de altura) e muito ramificado. Inúmeros ramos de caule pendem de segmentos que crescem entre si. Os segmentos são planos e carnudos, lembrando folhas com nervuras. A raiz é pequena e bastante fraca. As flores são tubulares, zigomórficas (de forma irregular).
Os botões são formados nas extremidades dos últimos segmentos. Os tubos de flores são multicamadas, dos quais espreitam graciosos estames longos. Pétalas de várias formas: redondas e pontiagudas, lisas e felpudas, com costas fortemente curvadas e não muito. Nas variedades híbridas, as cores são muito vivas: simples, com tonalidades diferentes, com bordas de cores. Durante o período de floração, Decembrine parece um fogo de artifício colorido congelado.Recursos distintos incluem:
- presença de raízes aéreas, exceto as principais, que se desenvolvem em condições de alta umidade;
- flor de inverno, o que é explicado pelo fato de que, nesse período do verão, é nativo do zigocacto do Brasil;
- viva por muito tempo: 15 a 20 anos.
As melhores variedades de Schlumberger
De todos os tipos existentes de epifillllum, apenas três florescem no parapeito da janela:
- Schlumbergera buckley (Schlumberger boucle, ou Buckley) - o "morador" mais velho dos peitoris das janelas, chamado "decembrista". Planta Ampel. O comprimento dos rebentos curvos da flor é de 40 a 50 cm e os segmentos são alongados, com saliências arredondadas de cor verde brilhante. Os tubos de flores são simétricos, com várias camadas, com até 8 cm de comprimento. A cor é brilhante, rosa framboesa;
- Schlumbergera trunkatus (schlumbergera truncado ou truncado) é distinguido por flores e galhos maiores. A altura da flor atinge 50 cm e as hastes são menos caídas, de cor verde claro. Os segmentos são grandes: 5 a 6 cm de comprimento e 2,5 a 3,5 cm de largura. Os segmentos têm uma forma cortada e saliências acentuadas nas bordas. O tubo da flor não é simétrico, mas chanfrado (truncado). As pétalas são grandes, curvas. As cores são muito diferentes, geralmente com uma borda. Os botões floridos têm uma forma bizarra que se assemelha a um pássaro em voo;
- Schlumbergera russeliana (Schlumbergera russeliana) baixa, até 30 cm.Os ramos são brilhantes, com uma veia pronunciada no centro de cada segmento. Os segmentos são pequenos (3,5 cm de comprimento e 2 cm de largura), não possuem espinhos e cônicos. Pedúnculo longo e esverdeado. Flores com pétalas pontiagudas de diferentes tons de rosa, vermelho e roxo.
Com base nesses três tipos de Natal, os criadores criaram muitas variedades híbridas que diferem em formas e cores. Os cientistas ainda não são capazes de obter um zigocacto com flores azuis.
Aqui estão algumas das variedades populares:
- Dança do anjo Admira as deslumbrantes flores brancas. Ao contrário de outras pessoas brancas do Natal, ele tem branco como a neve, não apenas pétalas, mas também um longo pistilo. De uma mudança de temperatura, a cor não muda;
- Malissa tem um arbusto curto com pequenos segmentos brilhantes. As flores são bastante grandes, as pétalas são arredondadas, brancas como cristal e o pilão pendurado é rosa pálido;
- Ascot floresce em cores vermelhas brilhantes. São grandes, felpudos, com pétalas com franjas;
- Samba brasil - uma flor brilhante que lembra um vestido colorido de uma dançarina de samba. As pétalas são largas, arredondadas, de três cores. A garganta branca entra no centro amarelo da pétala e termina com uma orla vermelho-cereja;
- Alegria de Natal - Decembrista com delicadas flores de laranja. Pétalas arredondadas com pontas pontiagudas são coletadas em uma bela cesta elegante;
- Ara brazil - Natal heterogêneo e inteligente. As pétalas são vermelhas ardentes, brilhando em direção ao centro. A flor realmente se parece com um papagaio de arara vermelha voando entre folhas verdes;
- Cambridge - Decembrine com flores amarelas brilhantes e pétalas curvadas para trás. Hastes articuladas crescem verticalmente;
- Dançarina de polca se assemelha a uma chama lilás ardente. As pétalas são redondas, de cor fúcsia brilhante, têm uma faixa brilhante nas costas e não se dobram para trás.
Regras básicas para crescer e cuidar do Natal
Schlumberger pode ser chamado de uma flor despretensiosa. Mas como sua terra natal é os trópicos brasileiros, apenas em condições semelhantes, a planta florescerá profusamente a cada inverno.
Importante! Os "fogos de artifício" multicoloridos parecem muito impressionantes. Esse resultado pode ser obtido se vários zigocatos de cores diferentes forem plantados em um vaso.
Seleção de iluminação e assento. Sob condições naturais, o epifilo cresce à sombra de enormes árvores tropicais; portanto, no apartamento ele também prefere lugares claros, mas longe do sol brilhante. Caso contrário, seus brotos ficam amarelos e as folhas articuladas extremas morrem e caem. Por esse motivo, a floração será atrasada ou não ocorrerá. Não precisa de iluminação artificial no inverno.Diante disso, a flor pode ser colocada em qualquer parapeito da janela, exceto no sul. Mas se no apartamento todas as janelas estão voltadas para o sul, no verão elas devem ser sombreadas ou removidas da janela (em um armário ou estante). No inverno, pelo contrário, seria bom colocar a planta em um brilhante peitoril da janela sul. De tempos em tempos, ele precisa ser girado para que o casquilho seja formado uniformemente. No verão, é aconselhável levar a panela para a rua ou varanda para atender à necessidade de ar fresco.
Importante! Em nenhum caso você pode girar ou reorganizar a decabrina com flores para outro local. Ela responderá ao estresse deixando cair os brotos.
Temperatura. O Zygocactus suporta calmamente temperaturas extremamente baixas (mais) e extremamente altas. Mas são confortáveis + 20 ... + 24 ° C no verão e + 14 ... + 16 ° C no inverno. Durante a estação de aquecimento, a panela deve ser mantida em local fresco e longe das baterias.
Humidade do ar deve ser alto o suficiente, porque, na natureza, a Schlumbergera cresce em florestas tropicais. O ar seco pode fazer com que os botões caiam. A pulverização é uma medida necessária, especialmente no verão. A flor é umedecida frequentemente, várias vezes por semana. No inverno, ele também precisa ser pulverizado se a temperatura na sala não for menor que + 16 ° C.A água para pulverização deve ser macia e quente, em pé adequado, à temperatura ambiente. Um banho quente pode substituir a pulverização de tempos em tempos. Líquido não deve entrar em brotos. Alguns jardineiros umedecem o ar colocando a panela em uma panela com turfa molhada, esfagno ou drenagem.
Rega deve ser moderado. O Natal não gosta de seca, mas o excesso de água na panela é ainda pior, porque pode levar ao apodrecimento das raízes e doenças. A rega é necessária quando o solo superficial seca, o que deve permanecer levemente úmido. Este regime deve ser respeitado o tempo todo, exceto no outono, quando a planta está descansando antes da floração. Durante a dormência, a rega, como a pulverização, deve ser rara, após cerca de 7 dias. Para a irrigação, apenas água com temperatura ambiente é usada.
Solo para zigocactus deve ser muito solto, leve e arejado. Isto é devido ao fato de que, como uma planta epifítica na natureza cresce sem nenhum solo. O substrato pode ser preparado de acordo com as seguintes receitas:
- terra de turfa ou grama misturada com vermiculita ou areia grossa (1: 1);
- turfa, areia, grama e solo frondoso são misturados na proporção de 2: 1: 1: 1.
O carvão pode ser adicionado ao solo preparado.
Pote você precisa escolher um largo, mas baixo (1/3 da altura da planta). Uma panela alta não é adequada para raízes pequenas. O excesso de espaço no tanque pode causar o desenvolvimento de doenças. Um pré-requisito para a panela é a presença de orifícios de drenagem. O fundo deve ser coberto com uma espessa camada de argila expandida ou outra substância de drenagem.
Top vestir simplesmente necessário para o crescimento e floração normais de Schlumbergera. Qualquer fertilizante complexo para cactos é adequado, apenas com uma dosagem mais baixa. É necessário alimentar no seguinte modo:
- durante o período de crescimento (primavera - verão) - 2 vezes por mês com fertilizante contendo nitrogênio;
- durante o sono (outono) - a alimentação para;
- durante a colocação de botões e floração (inverno) - alimente fósforo e potássio uma vez por mês.
Importante! As juntas não podem ser cortadas com uma faca. Eles precisam ser cuidadosamente interrompidos e, ainda melhor, "desaparafusados" pelos movimentos rotacionais.
É um procedimento útil que atinge os seguintes objetivos:
- coroa pura é formada pela redução de brotos longos;
- uma floração mais abundante é estimulada;
- o arbusto está ganhando força e aumenta a idade da floração para 20 anos.
Vídeo: Corte de Natal
Transplante realizada anualmente para plantas jovens, a cada 2-3 anos - para adultos, após 5 anos - para arbustos grandes.
É necessário:
- mude a panela para um recipiente maior;
- mudar o solo para um novo, mais solto;
- limpe o sistema radicular de raízes secas, podres e danificadas.
Doenças de plantas e pragas
Epiphyllum pode sofrer de doenças fúngicas e bacterianas. Também é suscetível a ataques de pragas. Para salvar a flor, são necessárias medidas urgentes.
Das doenças fúngicas, as mais comuns são:
- fusarium - afeta a parte do solo do mato, ocorre devido a danos mecânicos nas hastes, o método de controle é o fungicida;
- ferrugem tardia, fitium - afetam o colo da raiz, a causa é solo contaminado, os sinais murcham e assentam nas articulações, os métodos de controle são os preparados Topázio, Maxim, Skor e Vitaroz.
Pragas:
- ácaro - um inseto pequeno, semelhante a manchas marrom-avermelhadas, é caracterizado pelo aparecimento de um revestimento enferrujado. Métodos de luta - meios contra carrapatos ("Fitoverm");
- mealybug - pequenos pedaços brancos nas folhas. Métodos de controle - qualquer inseticida ("Aktara");
- escudo de escala - manchas marrons pegajosas nas folhas. Métodos de controle - pulverização com água e sabão e inseticidas.