O representante de flores tuberosas perenes do tipo de flor da família Iris, ou erva-doce, tem sido uma flor popular em jardins e chalés de verão. O gênero inclui cerca de 280 espécies. Subtrópicos e trópicos são considerados a terra natal: África, Ásia e até Madagascar. Os ancestrais das variedades modernas chegaram à Europa no século XVII. A seleção dessas plantas começou a ser ativamente engajada no século anterior ao passado. No artigo, você aprenderá como cuidar de gladíolos e como prepará-los para o inverno.
Preparando gladíolos para o inverno
A principal razão para a abordagem especial dos espetos no outono é considerada proteção contra infecções e geadas; portanto, é correto fazer isso com estas plantas:
- Apare as flores.
- Desenterrar as lâmpadas.
- Guarde-os até o plantio.
Em boas condições (se os gladíolos são saudáveis), as folhas mantêm sua cor por mais um mês após a floração, exceto pelas variedades precoces. Você não precisa esperar o amarelecimento; pelo contrário, deve cavar antes que a cor comece a mudar. Caso contrário, as plantas com folhas desbotadas precisam não apenas ser desenterradas, mas também destruídas.
Você sabe Trezentos anos antes da nossa era, o espeto foi comido: assado ou feito bolos com ele.
As primeiras variedades são colhidas primeiro, depois as variedades posteriores. Um horário adequado na faixa do meio é o início de outubro, o principal é monitorar a temperatura (que começa a tender a zero ou menos). Mas primeiro, a poda deve ser feita para evitar infecções por tripes ou outras pragas e doenças. O truncamento é feito antes do início do gelo.
Corte os talos de flores até 2-4 cm da lâmpada com uma faca limpa ou tesouras de podar em tempo ensolarado e seco - é recomendável fazer isso de manhã ou à noite. O restante da folhagem, que não precisa ser removida, cobrirá as fatias.
Pontos importantes relacionados à poda:
- Não colha folhas ao escolher buquês;
- uma semana antes do processo, interrompa a rega e a cobertura;
- Melhor de tudo, comece a podar os caules das flores assim que as flores murcharem completamente.
Cuidado de outono
No outono, os gladíolos precisam de cuidados especiais, que consistem em rega moderada e cobertura de bulbos. Deve ser regada variedades tardias em clima quente e claro uma vez por semana. O enriquecimento com a umidade das primeiras variedades cessa no outono.
Lembre-se que:
- a água para irrigação deve ser depositada e aquecida;
- é necessário regar até 1/4 metro de profundidade no solo;
- São utilizados 1,5 a 2 baldes de água por 1 m².
Soltar, capinar e amontoar são as ações necessárias após a rega. No final de setembro, você pode terminar de regar o gladíolo - aguarde até a hora da escavação.
Importante! Se você aumentar desnecessariamente o tempo gasto com as lâmpadas aparadas no chão, haverá o risco de infecção por esporos de fungos.
É importante alimentar o espeto na estação de crescimento e floração; no outono, um único fertilizante é administrado. Para isso, o permanganato de potássio é utilizado na proporção de 5 g por 1 balde de água por 1 m² de plantio.
O sentido em tal alimentação é grande, é realizado por duas razões:
- saturar nutrientes;
- para desinfecção.
Como cavar gladíolos no outono
O processo de escavação é realizado um mês ou meio após o final da floração. Nas regiões mais frias (banda do meio), esse tempo cai em setembro, nas regiões mais quentes (sul do país) - no início de outubro. Cavar lâmpadas apenas em dias ensolarados e secos.
Importante! Certifique-se de destruir os bulbos de gladíolos infectados ou danificados, não permita que sejam armazenados junto com os saudáveis.
Regras do procedimento:
- Uma pá corta o solo ao redor da lâmpada a uma distância de cerca de 7 cm dela.
- Em seguida, uma camada de terra se eleva, se você pressionar a alça da ferramenta.
- Em seguida, você precisa escolher cormos com "crianças" do solo e colocá-los em cestas ou peneiras.
Agora você precisa se livrar das folhas que cobriam o corte do caule e processar a lâmpada da seguinte maneira:
- cortar ainda mais a haste do pedúnculo;
- separar lâmpadas velhas das novas;
- podar as raízes ligeiramente.
É necessário separar os cormos jovens e velhos quando eles são retirados da terra seca e, caso contrário, espere até secar.Quando todas as partes subterrâneas da planta forem removidas do solo, é importante lavá-las.
Processamento de Bulbos
Cormos escavados e lavados requerem mais cuidados antes do armazenamento, que é a desinfecção e a secagem. Primeiro, escolha as lâmpadas e as "crianças".
Para fazer isso, eles precisam ser classificados e processados de uma das seguintes maneiras:
- coloque em uma solução de permanganato de potássio a 1-2% por 30 a 40 minutos;
- você pode usar a ampola "Maxima", dissolvida em 2 litros de água, o tempo de exposição é de 30 minutos;
- ou dissolva a ampola da preparação de Decis em 5 l de água e trate com este agente por 40 minutos. lâmpadas;
- ou use a solução "Fundazole" por meia hora e trate o material com soluções de permanganato de potássio ou ácido bórico.
Existem outras opções para desinfecção: 20 g de clorofos por 10 litros de água e 10 g de permanganato de potássio pela mesma quantidade de líquido. Mergulhe em cada solução por 20 minutos, enxágue e depois abaixe primeiro em água aquecida a + 50 ° C e depois em frio.
Você sabe Os guerreiros antigos usavam lâmpadas em volta do pescoço como amuletos que os protegiam da morte.
A secagem é importante - evita a deterioração. A uma temperatura de cerca de + 30 ° C, os bulbos são secos por uma semana e, em seguida, a + 20 ° C, são secos por um mês. Antes do processo, é necessário cobrir os gomos com gaze, importante para secar para que não se toquem.
A propósito, você precisa descascar o material de plantio adulto da casca, e as crianças não devem, porque a casca as protege.Se o jardineiro não tiver um local onde seja possível controlar o regime de temperatura, ele deve secar o material por 2 meses em uma sala ventilada ou ao sol, mas evite raios diretos.
Classificação
Esta etapa pode ser realizada antes e depois do processamento e secagem. A localização separada de adultos e lâmpadas jovens ajuda a realizar adequadamente os cuidados preparatórios antes do armazenamento. O material danificado pode ser tratado com parafina, mas, para evitar doenças e danos no futuro material de plantio, ainda é melhor queimar esses roletes, nas boas condições de que o jardineiro não tem certeza.
A propósito, quando as cebolas secas estão prontas para armazenamento, é útil preparar dentes de alho e trocá-los quando começarem a secar. Fatias devem ser dispostas misturadas com o material de plantio de gladíolos. Esse método evita a infecção por pragas.Um ponto importante na classificação é a classificação por variedade. Cada um deles é útil para assinar e armazenar separadamente.
Regras de armazenamento
Existem três lugares disponíveis para um jardineiro moderno para armazenar os gladíolos:
- apartamento;
- adega;
- a geladeira.
As lâmpadas devem ser mantidas em casa a uma temperatura de +8 ... + 10 ° C, por exemplo, em uma galeria envidraçada, colocando várias camadas de jornal entre os gladíolos. O material de plantio é bem armazenado na adega, pois são adequadas condições (temperatura de até + 7 ° C e umidade de cerca de 60%).
Importante! Após o término do período de armazenamento no inverno, as lâmpadas podem secar muito, ficando embebidas por várias horas antes do próximo plantio.
Nesse local, são utilizadas caixas ventiladas (com fendas, malha) e espetos juntamente com frutas não devem ser armazenados para o inverno para evitar apodrecer. A geladeira possui compartimentos para verduras e legumes - estes compartimentos são recomendados para economizar tubérculos no inverno. Também é importante embrulhar as lâmpadas com papel ou jornal.
Ideal para preservar o material de plantio são:
- Caixas de cartão com ranhuras para ventilação;
- caixas de madeira;
- recipientes com fundo de malha;
- Sacos de material natural;
- meias de nylon.
Cultivo de outono necessário para gladíolos
Além de processar o material de plantio, é necessário realizar ações especiais para o cuidado adequado do solo para o plantio futuro de bulbos.
O solo deve ser preparado da seguinte forma:
- Limpe a erva.
- Cavar uma pá até a profundidade de duas pás de baioneta.
- Fertilize (aqui tudo depende do solo em uma única área).
A farinha de dolomita ou cal é adicionada ao solo ácido, húmus ou composto ao solo rico em areia.
É útil fertilizar com misturas de fósforo ou potássio, para as quais se utiliza:
- Superfosfato de 1/2 xícara por 1 m² de terreno;
- ou 1/4 de xícara de cloreto de potássio ou sal de potássio por metragem especificada.
É importante e benéfico processar bulbos de gladíolos inteiros saudáveis antes da secagem e armazenamento. Isso ajuda a evitar cáries e infecções, mantendo o material de plantio até a primavera. Os principais princípios: umidade não superior a 70%, boa ventilação da sala, exclusão de temperaturas baixas (especialmente abaixo de 0 ° C).