Nas últimas décadas, o zimbro chinês foi cultivado em todas as regiões do país e do mundo. Devido à sua resistência à geada e à seca, bem como à despretensão dos cuidados, essa espécie está ganhando popularidade cada vez mais. Neste artigo, você pode ler uma descrição dos representantes mais importantes do zimbro chinês, além de aprender sobre as características de seu cultivo.
Descrição do zimbro chinês
O nome latino para o zimbro chinês é Juniperus chinensis. A cultura pertence à família Cypress. As plantas podem ser monóicas e dióicas, dependendo da variedade. A altura dos arbustos adultos é de cerca de 20 M. As árvores têm uma coroa estreita cônica ou colunar; variedades de arbustos têm uma forma arredondada ou piramidal. Dispara em verde escuro saturado de diâmetro de cerca de 2 mm. A casca é cinza-avermelhada, descascando um pouco.
Você sabe Segundo a crença popular, se você sonhava com zimbro, significa que são esperadas mudanças agradáveis na vida (riqueza e sorte).
Dependendo da variedade, as agulhas podem ser em forma de agulha ou escamosas. Os cones, nas primeiras semanas após o amadurecimento, são cobertos com uma densa camada branca. Com o tempo, eles escurecem, ficando marrons ou pretos. Cada cone do zimbro chinês contém 2 a 4 sementes alongadas com uma superfície brilhante. As sementes amadurecem no segundo ano após o plantio.
A cultura ganhou esse nome devido ao seu habitat. Esta planta é mais frequentemente encontrada na China, Coréia do Norte e Japão. Na Europa, o zimbro chinês começou a crescer apenas no século XIX.
As plantas jovens têm uma baixa taxa de crescimento - o crescimento anual é de apenas 5-6 cm Com a idade, arbustos e árvores aceleram a taxa de crescimento para 10-12 cm
Variedades populares
Existem várias variedades comuns de zimbro chinês. Todos eles têm uma certa semelhança entre si. Cada variedade é capaz de suportar fortes geadas (até -25 ° C).
Antes de escolher a variedade certa, tente estudar a descrição de cada uma delas com antecedência. Graças a isso, você pode escolher uma planta que se encaixe perfeitamente na composição da sua horta.
Obelisco
A altura do zimbro da variedade chinesa Obelisk é de cerca de 3 M. O diâmetro da coroa cônica estreita não é superior a 1,5 M. As agulhas são de cor verde escuro, com um leve revestimento prateado. O crescimento anual da planta é de cerca de 25 cm. Os brotos jovens são caracterizados por uma cor verde clara e, eventualmente, ficam marrom-avermelhados.
O obelisco é grau resistente. É capaz de crescer, sem consequências negativas, a temperaturas até -24 ° C. Além disso, o Obelisco pode tolerar a seca.
Azul
Este arbusto perene tem uma altura de 4 me um diâmetro de copa de 2 M. O formato da copa é largo piramidal. As agulhas pontiagudas são verde-azuladas com um revestimento de prata azulada.
O Blue Juniper possui um sistema radicular desenvolvido, que permite que a planta endureça no solo. A peculiaridade dessa variedade é que você pode plantar um arbusto na cidade. Não responde ao aumento dos níveis de poeira no ar ou à falta de oxigênio.
Goldfern
A cultivar Juniper Chinese Goldfern tem uma taxa de crescimento moderada. Uma característica distintiva é que as agulhas são formadas por agulhas verde-douradas incomuns. Com o início da primavera, suas cores se tornam mais brilhantes, o que só aumenta a beleza do jardim.
A altura da planta é de cerca de 2 M. A coroa oval atinge um diâmetro de 1,5 M. Esta variedade possui alta resistência ao gelo. Utilizado frequentemente para cultivo em jardins de casas e jardins de rochas.
Monarca
Juniper Monarch é um belo arbusto com uma coroa colunar irregular. A altura de uma planta adulta atinge 2 me uma largura de cerca de 1 M. A taxa de crescimento é lenta, portanto o crescimento anual é de apenas 3-5 cm.
As agulhas são espinhosas, verde-azuladas. Muitas vezes plantadas em jardins de urze. Ideal para aterrissagem única e aterrissagem em grupo.
Aterragem e cuidados
Antes de iniciar o plantio, você deve selecionar mudas de alta qualidade. A compra é feita em viveiros especializados ou o material é cultivado por conta própria. As plantas devem ter um sistema radicular fechado, porque ao ar livre os arbustos podem secar e morrer.
Importante! A acidez do solo para o plantio deve ser de 4-7 pH.
Se você decidir se envolver na produção de material de plantio, faça-o melhor com as sementes. O cultivo do zimbro chinês dessa maneira permite obter as primeiras mudas apenas 2 anos após o plantio. Antes de plantar as sementes, é necessário que elas passem pela estratificação. Primeiro, a semente é armazenada a uma temperatura de + 25 ° C a + 30 ° C por um mês. Depois disso, eles devem ser armazenados por 4 meses em condições mais frias (de + 13 ° C a + 15 ° C). As sementes que passaram pela estratificação são semeadas em contêineres, aprofundando em 3 cm. No solo fértil, cheio de contêineres, é necessário adicionar um pouco de solo sob as plantações de zimbro para que a micorriza do fungo, que está em simbiose com as raízes, se espalhe mais rapidamente.
Vídeo: Plantando e cuidando de zimbro
O cuidado no plantio consiste na irrigação realizada em intervalos de 2 dias. Após 2 anos, quando os primeiros brotos aparecerem, você poderá plantar em campo aberto.
Antes de plantar (no outono), você precisa fazer a preparação do solo. Misture a turfa, o solo do relvado e a areia (na proporção de 2: 1: 1). Você precisa plantar plantas para que os raios do sol caiam nos arbustos somente antes do almoço. A profundidade do poço de aterrissagem deve ser de pelo menos 60 cm.
Importante! O plantio de mudas é realizado a uma distância de 1 m um do outro. Graças a isso, o desenvolvimento correto do sistema raiz é garantido.
Tecnologia de plantio adicional é a seguinte:
- Despeje uma camada de 15 cm de drenagem (tijolo quebrado) no buraco para proteger o rizoma da inundação.
- Encha a camada de drenagem com o solo e coloque as mudas dentro.
- Deixe o pescoço da raiz acima do solo.
- Espalhe o sistema radicular e preencha o buraco com o solo.
- Faça uma cobertura do círculo do tronco usando um galho de palha ou abeto. A altura da cobertura deve ser de 25 cm.
O zimbro chinês é despretensioso nos cuidados, mas não aceita solo seco; portanto, você precisa regar as plantas toda semana, usando 10 litros de água limpa para cada arbusto. Nos verões quentes, não se esqueça de borrifar a coroa com água limpa. É melhor realizar o trabalho de manhã ou à noite, para que sob a influência da luz solar direta na coroa não apareça queimaduras.
A colheita não precisa de alimentação abundante; só é necessário na primavera, antes do início de abril, fazer 200 g de nitroammophoski sob cada arbusto. Esses curativos superiores tornam a coroa exuberante e também ajudam o zimbro a formar belas agulhas e cones de coníferas.
A formação de poda não é necessária para arbustos. Basta remover galhos secos, doentes e danificados apenas na primavera.
Você sabe Na Rússia, a casca de zimbro era usada para fazer pratos. Sua peculiaridade era que, em jarros desse material, os produtos não se deterioravam, o leite nem azedava.
Como proteção contra geadas, os seguintes procedimentos são realizados:
- empurre os galhos para o tronco e amarre os arbustos para que os brotos não quebrem sob o peso de uma camada de neve;
- cubra a parte basal com ramos de abeto;
- cubra a planta com estopa ou papel ofício, prendendo as bordas com um grampeador.
Doenças e Pragas
O zimbro chinês é afetado pelas seguintes doenças:
- Fusarium. As raízes da planta ficam marrons e as agulhas secam e caem. O tratamento da doença consiste em pulverizar com “Fundazol” (40 g por 10 l de água) ou “Champion” (30 g em 6 l de água).
- Secagem de galhos. Os sintomas da doença incluem: secagem do córtex, aparecimento de manchas marrons na superfície do tronco. Para se livrar da doença, é realizada a pulverização com a solução Skor (20 g por 5 l de água).
- Alternariosis. A doença se manifesta na forma de manchas marrons nas agulhas e revestimento preto em toda a superfície da planta. A pulverização é realizada com sulfato de cobre (10 g por 10 l de água).
Na superfície dos arbustos, pode haver pragas que contribuem para a deformação do mato e sua morte:
- Traça de carbono - uma pequena borboleta cujas lagartas comem agulhas. Contra a mariposa com asas de carbono, recomenda-se tratar o zimbro com solução Decis (30 g por 6 l de água).
- Escala de zimbro - pequenos insetos sugando suco de agulhas de pinheiro. No combate aos insetos escamados, use "Ekgio" (20 g por 10 litros de água).
- Gallitsa - larvas de insetos que afetam agulhas. Para destruir a crista da vesícula, é necessário processar a coroa com a solução Aktellika (30 g por 5 l de água).
Toda a pulverização é realizada 2 vezes por mês, de preferência em tempo nublado.
Então agora você sabe que o zimbro chinês inclui várias variedades e pode escolher aquele que se encaixa perfeitamente em seu jardim. Monitore cuidadosamente os recursos de plantio e cuidados, para não danificar o sistema radicular, e a planta irá deliciá-lo por um longo tempo.