Thuja é uma planta perene altamente decorativa que tem grande demanda e sucesso no campo do paisagismo. A cultura é despretensiosa na partida, não é caprichosa no cultivo, possui excelente resistência a doenças e parasitas. No entanto, em alguns casos, sob más condições climáticas e não observância das principais regras da tecnologia agrícola, os rebentos e agulhas da planta começam a escurecer. O que causa o escurecimento dos thuja e como evitar esse fenômeno - descubra no artigo.
O que fazer se galhos e agulhas ficarem pretos
Muitas vezes, os jardineiros com o início da primavera podem notar no thuja o aparecimento de manchas pretas nos galhos e agulhas. É muito importante perceber o problema a tempo e tomar imediatamente um conjunto de medidas para salvar a planta perene.
As causas do escurecimento da planta na maioria dos casos são:
- doenças fúngicas;
- fezes de animais.
Para determinar a razão pela qual os rebentos e agulhas estão escurecendo, é necessário examinar cuidadosamente os arbustos, prestar atenção especial aos locais de localização de manchas escuras. Se eles estão concentrados principalmente abaixo da planta perene, têm uma ordem caótica, isso indica que a planta foi "marcada" com um cachorro ou gato.
Importante! Pode levar muito tempo até que o jardineiro descubra a verdadeira causa do aparecimento de escuridão nos thuja. É por isso que os especialistas aconselham, ao primeiro sinal, pulverizar o arbusto com drogas fungicidas e antifúngicas.
Além disso, se o impacto negativo durar muito tempo, o local da lesão será bastante extenso. Uma grande zona de infecção pode ser prejudicial à cultura: os galhos danificados ficam pretos, as agulhas perdem o brilho, escurecem, secam e, como resultado, caem.
Como regra, as partes infectadas da planta não podem mais ser restauradas. Na melhor das hipóteses, o mato perde seus galhos, na pior das hipóteses, morre completamente.
Se a lesão for pequena, os especialistas aconselham a corrigir a situação liberando substâncias tóxicas. Para fazer isso, os brotos são abundantemente regados com água limpa e as agulhas danificadas são removidas manualmente. Além disso, recomenda-se pulverizar os galhos com qualquer estimulador de crescimento, por exemplo, Megafol.
Você sabe O thuja ocidental tem um aroma delicado agradável. Sua madeira e suas folhas contêm óleos essenciais únicos, utilizados com sucesso em cosmetologia e perfumaria.
A causa mais comum de escurecimento do thuja é considerada infecção por fungos. Eles podem ser reconhecidos não apenas pelo escurecimento dos galhos e agulhas, mas também pela formação de esporos de fungos nos brotos, que parecem gotículas negras. Ao mesmo tempo, a doença não aparece imediatamente - a princípio, as agulhas mudam de cor de vermelho escuro para vermelho saturado, após o que ficam pretas.
A presença de uma espessa camada escura nos brotos de uma planta pode indicar uma derrota pela doença de Schütte.
No estágio inicial da doença, as agulhas ficam amarelas, depois ficam mais escuras, quase marrom-pretas. No meio da temporada de verão, os corpos frutíferos do fungo podem ser facilmente vistos a olho nu. Sintomas semelhantes se manifestam na ferrugem: as agulhas primeiro escurecem e depois caem.
Lute contra qualquer doença fúngica imediatamente, praticando o tratamento de arbustos com produtos biológicos e fungicidas especiais - Fundazol, HOM, Epin, oxicloreto de cobre. Por via de regra, a pulverização é realizada duas vezes, com um intervalo de 1-2 semanas.
Às vezes, o processamento triplo pode ser necessário. Galhos completamente infectados, secos e mortos devem ser removidos e destruídos pela queima. Os mesmos eventos são realizados com o arbusto morto.
Como salvar um degelo com raízes escuras
Solo encharcado demais, falta de drenagem ou ocorrência próxima de água subterrânea podem provocar o desenvolvimento de doenças que afetam o sistema radicular da planta. Um perigo particular para o thuja é a peste tardia - uma doença fúngica que "se instala" nas raízes, depois se espalha gradualmente ao longo do tronco e atira.
A progressão da doença leva ao fato de que os processos radiculares e o tronco na base se soltam, as cascas e agulhas mudam de cor para cinza. Para combater a doença, todas as áreas afetadas da planta são destruídas e o arbusto é tratado com uma solução de qualquer fungicida, por exemplo, o Fundazol. Eles também desinfetam a área com cinzas de madeira, pois os esporos de fungos podem viver no solo durante todo o inverno.
Fusarium pode ser a causa do escurecimento das raízes das raízes, nas quais as raízes são infectadas primeiro, depois os brotos secam, as agulhas ficam amarelas e caem. Nesse caso, para salvar a árvore, suas raízes e casca são regadas com preparações fungicidas sistêmicas.
Como regra, arbustos com um sistema imunológico enfraquecido são afetados pelo fusarium, de modo que essas plantas são fertilizadas com agentes com alto teor de ferro e cobre, por exemplo, Fundazole ou Kartotsidom.
Por que o thuja escurece após o pouso
Em algumas situações, você pode notar o escurecimento do thuja sempre-verde após o plantio.
O enfraquecimento da cultura e a mudança de cor das agulhas podem causar os seguintes fatores:
- A composição do solo. Um solo arenoso inadequado pode fazer com que o sistema radicular da planta não receba oxigênio e nutrientes suficientes, o que pode fazer com que ela seque. Ao mesmo tempo, o plantio em terras argilosas e pouco drenadas também pode causar cáries, escurecimento das folhas e agulhas. Nesses casos, a planta deve escolher um solo leve, nutritivo, permeável ao ar e à umidade.
- Aprofundamento do pescoço da raiz. Ao plantar uma muda, é necessário garantir que o colo da raiz esteja localizado 4-6 cm acima da superfície. Caso contrário, a planta não será capaz de criar raízes, perder força e sofrer várias doenças fúngicas.
- Plantio frequente de arbustos. Ao plantar vários thuja, deve-se manter uma distância entre eles, que é igual à metade da largura máxima da coroa de um arbusto adulto. Um pouso muito próximo pode causar a transferência de infecções e parasitas de uma árvore para outra. Além disso, se o perene estiver lotado, seu sistema radicular começará a sofrer simultaneamente com a falta de oxigênio e o excesso de umidade, o que levará a um enfraquecimento da imunidade.
Importante! Ao plantar o thuja Smaragd decorativo mais popular entre os arbustos, deve-se manter um intervalo de pelo menos 4 m.
Princípios de cuidados adequados para Thuja
Obviamente, para evitar danos às arborvitas, incluindo o escurecimento de brotos e agulhas, as regras básicas da tecnologia agrícola devem ser seguidas durante o seu cultivo. A planta em si é despretensiosa em manutenção, possui excelente resistência ao gelo, não muito temperamental à composição do solo.
No entanto, enquanto a cultura é jovem e está apenas começando a se desenvolver, seu crescimento completo deve:
- organizar rega e alimentação regulares;
- monitorar cuidadosamente o controle da umidade do solo, evitar o excesso de água;
- realizar sistematicamente o afrouxamento do solo e a remoção de ervas daninhas no local;
- na primavera, sem falhar, para realizar a poda e modelagem sanitárias;
- realizar a pulverização preventiva do mato com preparações inseticidas e fungicidas.
A violação das principais regras para o tratamento do mato, a inundação excessiva de água, a estagnação prolongada da umidade podem causar o desenvolvimento de várias doenças, bem como a derrota do thuja por pragas.
Deve-se lembrar que, para curar a cultura, escolher o tratamento certo e eficaz está ao alcance de qualquer pessoa, mesmo um jardineiro iniciante. O principal é perceber o problema a tempo e tomar todas as ações possíveis para eliminá-lo.
Thuja, como uma planta altamente ornamental, é amplamente usada para decorar jardins e parques, como um sotaque principal nas composições da paisagem. A cultura não é caprichosa, não requer esforços especiais no cultivo, no entanto, para manter suas qualidades estéticas, precisa de cuidados adequados, tratamento oportuno de parasitas e doenças.Você sabe A madeira de Thuja, devido à sua composição única, praticamente não apodrece. Há um caso conhecido em que a madeira caída no solo por mil e quinhentos anos de árvores mortas foi perfeitamente preservada e adequada para o corte.