Cabelos bonitos, grossos e saudáveis sempre foram considerados a decoração principal de uma mulher. Mas, sob a influência de fatores ambientais agressivos, o couro cabeludo se torna opaco e quebradiço. Os óleos essenciais podem ajudar a restaurar sua saúde. Informações detalhadas sobre como usar o óleo de abeto e suas propriedades benéficas para o cabelo podem ser encontradas no artigo.
A composição do óleo essencial cosmético
Desde os tempos antigos, as pessoas notaram que o ar das florestas de coníferas tem um efeito benéfico na saúde. Veados que vivem na floresta gostam de comer agulhas e pássaros - nozes de cones. Portanto, cones, resina, pólen e agulhas estão firmemente incluídos nas receitas da medicina tradicional.
Se falamos de óleo de abeto, entendemos o produto obtido por destilação - destilação de matérias-primas coníferas usando vapor. Quando os vapores são resfriados, eles se decompõem em duas frações - água e óleo.
Tecnicamente, o óleo farmacêutico não é produzido a partir do abeto (lat. Abies), mas do pseudotug (lat. Pseudotsuga menziesii). O nome sinônimo da árvore é Douglas fir. Dependendo da matéria-prima, a composição dos ingredientes no frasco da farmácia pode mudar, assim como a concentração. Portanto, na natureza, o óleo essencial deve proteger a árvore das pragas: afugentá-las ou destruí-las. Portanto, a concentração de ésteres durante a estação de crescimento ativo será muito maior do que durante a dormência.Você sabe Os nativos americanos usavam agulhas de abeto para fazer travesseiros perfumados para uma noite de sono repousante.
Óleo de abeto é útil. É composto por 17 componentes químicos que fornecem seu aroma e propriedades terapêuticas.
Na sua composição:
- acetato de bornilo;
- canfeno;
- alfa pineno;
- delta-3-karen;
- limoneno;
- beta pineno;
- beta-fellandren;
- tricicleno.
O acetato de bornila, que é 34% no óleo, é usado em perfumes e na produção de detergentes aromáticos. A substância especificada também possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, sendo usada como analgésico.
O canfeno é monoterpen. É uma matéria-prima intermediária na produção de cânfora e é caracterizada pelo mesmo aroma pronunciado. Entre as propriedades predominantes dos hidrocarbonetos estão antifúngicos e antibióticos. Os monoterpenos são responsáveis pelo tratamento de infecções bacterianas, fúngicas e virais e são utilizados no tratamento de doenças respiratórias graves, como bronquite. Pode ser usado para tratar pulmões danificados pelo fumo ou tuberculose. Em combinação com a vitamina C, o canfeno atua como antioxidante e também tem um efeito calmante no sistema nervoso, reduzindo a pressão sanguínea, a inflamação e, por fim, o estresse.O α-pineno possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas e atua como um antibiótico de amplo espectro. Em combinação com a cera de abelha, esta substância pode ser usada para tratar infecções parasitárias externa e internamente. A substância foi estudada pela primeira vez em casca de zimbro em 1600. Em seguida, foi usado como uma pomada para o tratamento de eczema e feridas abertas, além de infecções por fungos nas pernas.Você sabe Combinar o óleo começou na antiguidade. Na Grécia, essa era a regra da boa forma. Belezas acreditavam que as mãos deviam cheirar a menta e o rosto — palmeira
O limoneno é um hidrocarboneto líquido neutro que pertence aos terpenos cíclicos.. É útil porque participa do metabolismo, age como um meio moderado para suprimir o apetite e promove a perda de excesso de peso. Ele também tem as propriedades de um probiótico.
- Podemos dizer que o óleo de abeto tem as seguintes propriedades:
- anti-inflamatório;
- antibacteriano;
- antifúngico;
- antiviral;
- estimulante;
- analgésicos;
- antitussígeno;
- diurético;
- antioxidante;
- adstringente;
- aromático;
- expectorante;
- desodorizante;
- tônico.
Propriedades úteis para cabelos
As substâncias ativas do óleo de abeto afetam os cabelos. Em primeiro lugar, as substâncias etéreas são capazes de combater doenças fúngicas da pele, caspa e minimizar processos inflamatórios.
- Seu uso tem um efeito positivo, a saber:
- melhora o crescimento do cabelo devido à estimulação das células da pele e folículos capilares;
- acalma a pele;
- cura acne, úlceras, feridas na pele;
- hidrata, nutre e tem um efeito antioxidante;
- previne o envelhecimento prematuro das células.
Métodos para fazer máscaras capilares
Os produtos de cuidado aplicados ao cabelo e ao couro cabeludo são chamados de máscaras. Sua tarefa é fortalecer o folículo piloso, restaurar a estrutura capilar ou melhorar o couro cabeludo. Obviamente, a composição e as propriedades das máscaras variam.
Máscaras podem ser:
- hidratante - são utilizados uma vez e destinam-se à nutrição de cabelos secos;
- protetora - deve reduzir a fragilidade e proteger os cabelos da influência de fatores ambientais negativos.
Os óleos essenciais são muito concentrados. E eles são usados em uma mistura de 2-3 gotas. Um ingrediente adicional é um óleo base. Pode ser coco, uva, etc. Vai levar uma colher de chá ou uma colher de sopa, dependendo da receita. Moa a mistura resultante nas palmas das mãos e passe-as pelos cabelos, fornecendo nutrientes, suavizando as pontas e reduzindo a fragilidade.
A tecnologia de trabalhar com uma máscara clássica sempre consiste nas seguintes etapas:
- Lavar e enxaguar os cabelos.
- Aplicação de máscara.
- Aguardando 5 minutos ou outro tempo recomendado.
- Lavando a composição do tratamento.
- Toalha de secagem e secagem.
A frequência de uso pode ser uma vez por semana - para prevenção e cuidados regulares. Para fins medicinais, é possível aumentar o número de vezes até 2-3. Quanto à duração, o tempo mínimo de exposição da composição no cabelo é de 5 minutos e o máximo é de meia hora.
Importante! A máscara não é recomendada para sair por um longo tempo. Um eixo de cabelo molhado tem uma estrutura porosa. Pode absorver muita umidade, esticar, enfraquecer e quebrar. Portanto, não exponha demais os cabelos em estado úmido.
A maioria das máscaras consiste em vários componentes. Eles são misturados e a massa resultante é aplicada ao cabelo. Para melhorar o efeito, a composição pode ser pré-aquecida e o cabelo com o produto é enrolado em uma toalha. Isso permite que os componentes entrem nas células da pele mais rapidamente.
De caspa com argila
Essa máscara pertence ao multicomponente. A argila é fornecida para armazenar prateleiras na forma de pó seco. Ele vem em cores diferentes: azul, branco, rosa, etc. O verde restaura o equilíbrio de umidade da pele, além de nutrir, secar e eliminar a descamação. O óleo essencial de abeto ajudará a limpar a pele e contribuirá para a sua recuperação.
Argila seca é diluída com água morna. A proporção de componentes é 1: 2. Na mistura resultante, você precisa pingar algumas gotas de óleo essencial de abeto. A mistura é aplicada à zona da raiz. Em seguida, enrole a cabeça com filme plástico, enrole com uma toalha e deixe repousar por cerca de 20 minutos. Após o procedimento, lave bem os cabelos e aplique qualquer bálsamo condicionador.
De cair com cebola
Suco de cebola é um estimulante para o crescimento. Fortalece os folículos capilares e reduz a fragilidade. Para uso, você precisa cortar 1-2 lâmpadas para fazer mingau. Coloque 2 gotas de óleo de abeto nele. Aplique a mistura resultante nas raízes com movimentos de massagem.
Deixe por 30 minutos. A cabeça também é enrolada com um filme e enrolada em uma toalha de banho. Se a frequência de uso for cerca de 2 vezes por semana, o efeito deverá ser notado após um mês.
Importante! Nem todo mundo gosta do cheiro de cebola. E se lhe parecer que ele ficou no cabelo, lave-o apenas com água e vinagre de mesa.
De gordura com conhaque
Máscaras com bebidas que contêm álcool, incluindo conhaque ou conhaque, são populares e frequentemente usadas devido ao seu efeito estimulante. Esta é a mistura mais eficaz contra a queda de cabelo. Com o uso regular, o cabelo fica macio e macio. O álcool na composição também estimulará a circulação sanguínea no couro cabeludo.
Os principais recursos que você precisa lembrar sobre a máscara "conhaque":
- Use conhaque exclusivamente de alta qualidade e caro.
- Antes de usar, deve ser aquecido a + 30 ° C.
- Você não pode aplicá-lo na cabeça da garrafa "como está", pois causa irritação na pele.
- Para aqueles com pele sensível, essa máscara não é adequada.
O volume de ingredientes mascarados pode variar. Para cabelos longos, a quantidade é dobrada. Se o cabelo for muito oleoso, adicione uma dose adicional de conhaque e, se seca - reduza. Não tenha medo de mudar os ingredientes, escolhendo a composição que será mais eficaz para você.
Componentes
- conhaque: 3 colheres de sopa. colheres;
- mel: 2 colheres de sopa. colheres;
- óleo de base (azeitona, uva): 2 colheres de sopa. colheres;
- gema de ovo: 1 pc .;
- óleo essencial de abeto: 2-3 gotas.
Cozinhar:
- A gema é agitada com conhaque até ficar homogênea. Para cabelos longos, use 2 gemas.
- Os ingredientes restantes são adicionados. Amasse por cerca de 5 minutos.
- Em seguida, esfregue a composição nas raízes. Mas não esfregue com muita força, principalmente se o cabelo estiver quebradiço.
- Quando terminar, distribua o restante da massa ao longo do comprimento do cabelo.
- Enrole a cabeça em papel alumínio e uma toalha. Deixe por 20 minutos.
- Lave a máscara com água e lave o cabelo com shampoo. Não use água muito quente - não é bom para a pele.
Importante! Você pode usar máscaras de álcool não mais que uma vez por semana. Caso contrário, há uma alta probabilidade de queimaduras na pele.
Para um crescimento rápido
Quando se trata de crescimento capilar, é necessário considerar componentes que melhoram a circulação sanguínea e despertam os folículos capilares. Mostarda é um desses ingredientes. É vendido em farmácia sob a forma de mostarda em pó. Deve ser diluído com água morna na proporção de 1: 1, adicione 2 gotas de óleo de abeto e aplique nas raízes por 30 minutos. Após 1-2 meses, o tempo de exposição é reduzido em 5 a 10 minutos. Sob a influência da máscara, o cabelo deve se fortalecer primeiro, depois o desenvolvimento das lâmpadas melhorará e o crescimento começará.
Contra-indicações
Recomenda-se evitar o uso de óleos essenciais e misturas à base deles durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre. Crianças menores de 8 anos também não devem receber.
Além disso, existem várias outras regras que devem ser seguidas para não prejudicar o corpo:
- Sempre misture o óleo essencial de abeto com o óleo de base, se você pretende aplicá-lo à sua pele. Produtos concentrados podem causar irritação e queimaduras.
- Certifique-se de fazer um teste de alergia antes de usá-lo. Isso é feito diluindo 1 gota de óleo essencial em 4 gotas de óleo base e aplicando essa mistura em uma pequena área da pele. Se ficar vermelho e você sentir uma sensação de queimação, é melhor não usar um remédio preparado.
- Evite o contato direto da mistura com os olhos ou outras membranas mucosas. Não use em outras áreas particularmente sensíveis da pele.
- Não engula o óleo essencial de abeto na sua forma mais pura.
- Use com cuidado se houver pessoas com epilepsia, asma ou pressão alta na sala.
As pessoas que tomam medicamentos prescritos realizam uma operação importante ou há risco de desenvolver derrames, ataques cardíacos, aterosclerose, também é recomendável consultar um médico. Essas não são contra-indicações, mas é necessário ponderar os riscos e determinar se os danos causados pelo uso do óleo excedem os possíveis benefícios.Em caso de reação alérgica, pare de usar o medicamento, consulte imediatamente um médico para avaliar sua condição de saúde e tomar as medidas médicas apropriadas.
Você sabe As taxas de crescimento do cabelo variam ao longo da vida. Dos 18 aos 24 anos, eles crescem mais rapidamente. E durante o dia, os folículos capilares são mais ativos à noite do que durante o dia.
Usando óleos essenciais, tente aderir às regras gerais de uso. Se você tiver sérios problemas capilares, ofereça cuidados regulares e monitore a reação do corpo. A ausência de resultados visíveis do uso de óleos por 1 a 1,5 meses é um sinal para substituir os meios utilizados.