Os açafrões (açafrão) são extraordinariamente lindas flores da família da íris. Eles crescem nas estepes, nos prados (mesmo nas altas montanhas) e são encontrados nas florestas. De seus estigmas secos, fazem o popular tempero de açafrão. As espécies que florescem no início da primavera são mais comuns, mas há aquelas que se deliciam com cores brilhantes no final do outono. Os açafrões não requerem cuidados especiais e se espalham por conta própria, preferindo lugares ensolarados. O artigo abaixo descreve como transplantar adequadamente os açafrões.
Preciso cavar açafrões após a floração
Não há consenso sobre isso. Cavar bulbos para destilação, crescendo em vasos no inverno ou para propagação. Em outros casos, desenterrá-los todos os anos não é necessário.
Se menos de 3 anos se passaram desde o plantio ou o último transplante, e a terra parece entre as plantas, o solo é simplesmente coberto com turfa ou folhas secas. Se houver muitas lâmpadas filhas (elas podem formar de 1 a 10 em um ano), elas começam a interferir no desenvolvimento umas das outras, as flores são esmagadas. Agora o açafrão só precisa ser plantado.
Você sabe Açafrão — o tempero mais caro do mundo. Para obter 1 kg de açafrão, é necessário coletar manualmente estigmas vermelhos com 200.000 flores de um tipo especial de açafrão no primeiro dia de abertura do broto antes do amanhecer.
Quando você pode transplantar açafrão de um lugar para outro
Os açafrões são efemeroides com uma estação de crescimento curta. Eles são desenterrados durante o período de latência, que ocorre aproximadamente em meados de junho e dura até meados de setembro. As espécies que florescem no início da primavera são escavadas de julho a setembro e no outono, de junho a agosto. Imediatamente após a murcha dos brotos, recomenda-se remover apenas os pedúnculos.
A planta em si é deixada no lugar até que as folhas fiquem amarelas e desbotam. Depois disso, as lâmpadas da mãe são cuidadosamente desenterradas, pequenas cebolas jovens são separadas, lavadas em água corrente, cuidadosamente examinadas e descartadas pelos doentes e feridos.
As raízes mortas são removidas, os flocos velhos são limpos. O material de plantio preparado é bem seco na sombra por vários dias - isso protege os açafrões do mofo e reduz a probabilidade de infecção por fungos.
Para armazenamento, as lâmpadas são colocadas em uma única camada em madeira ou plástico com orifícios em caixas, caixas de papelão. Para evitar a secagem, o material de plantio é derramado com turfa seca. Até agosto, eles podem suportar temperaturas não inferiores a + 22 ° C em locais de armazenamento. Em agosto, a temperatura é gradualmente reduzida para + 15 ° C. Se não houver como diminuir gradualmente a temperatura, as lâmpadas serão armazenadas à temperatura ambiente em um local bem ventilado, escuro e seco.Importante! Para uma boa floração, é necessário que as lâmpadas tenham um período de resfriamento de 15 a 16 semanas.
Vídeo: Como cavar e armazenar açafrões
Transplante de açafrão
Para o transplante de açafrão, são escolhidos locais ensolarados com solo argiloso e arenoso. Se você pretende plantar bulbos em solo argiloso, deve-se adicionar cascalho ou argila expandida a uma profundidade de cerca de 20 cm, formando uma camada de drenagem. Se o solo for denso, areia grossa é espalhada sobre a superfície e escavada.
Ao plantar em casa, use vasos amplos, solo neutro e leve, forme uma camada de drenagem de argila expandida.Antes de plantar, as lâmpadas são cuidadosamente inspecionadas. Se houver dúvida sobre a qualidade do material de plantio, as lâmpadas serão rejeitadas.
Ao transplantar, eles tentam organizar o material de plantio com um intervalo de pelo menos 7 cm a uma profundidade igual a dois diâmetros de um bulbo adulto. Em solos leves, eles são enterrados em cerca de 8 a 10 cm, em solos pesados, em 7 a 9 cm, o que possibilita que as lâmpadas da mãe cresçam ativamente com novas escamas.
Datas de transplante
Açafrão plantado para destilação no início de outubro. As variedades de flores de outono são plantadas no solo no verão na segunda quinzena de julho, e as variedades de flores de primavera são plantadas na segunda quinzena de setembro.
Processamento de Bulbos
Antes do plantio, os jardineiros recomendam manter os bulbos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Também são utilizados fungicidas (por exemplo, Fundazole, Vitaros, Skor, etc.). Este procedimento aumentará a resistência das plantas à podridão cinzenta e doenças. O tratamento de jacintos com estimulantes do crescimento também fornece bons resultados: Epin, Kornevin, Heteroauxin, etc.
O fabricante indica o tempo de processamento e a dosagem nas instruções. Normalmente, basta suportar as lâmpadas em uma solução preparada à taxa de 2 ml do medicamento por 1 litro de água por 20 a 30 minutos.
Rega e fertilizantes
Os açafrões plantados novamente são levemente regados. As plantações são cobertas com uma espessa camada de lixo conífero. Posteriormente, a quantidade de umidade afeta a altura das flores. No entanto, eles não gostam de inundação e estagnação da água. Eles são regados na primavera somente se o inverno não estiver nevando e o clima estiver árido.
Especialmente, você precisa ter cuidado ao regar as flores de uma mangueira - você não pode apenas derramar açafrões, mas com uma forte pressão, há uma alta probabilidade de lixiviação de bulbos do solo. É mais seguro usar um regador comum de jardim com um bico de spray.
Você sabe Os cientistas descobriram pigmento de açafrão em pinturas rupestres feitas há mais de 50.000 anos atrás.
Durante o período de destilação, os açafrões raramente são regados em casa. As plantas não pulverizam. Durante a floração, o açafrão precisa ser regado depois que o solo secar completamente. A água é despejada na panela. Depois de amarelar os brotos, a rega é reduzida e, após a morte da parte superior, eles param completamente.
O primeiro curativo é realizado no início da primavera, na última neve. Durante o período de crescimento ativo, as flores devem ser alimentadas com fertilizantes minerais. O fósforo e o potássio são especialmente úteis para eles; além disso, o potássio deve ser 2 vezes mais que o fósforo. Isso ajudará as lâmpadas a crescer saudáveis. Os fertilizantes são aplicados na proporção de 30 a 40 g por 1 m². Um excesso de fertilizantes nitrogenados, especialmente em tempo chuvoso, pode causar doenças fúngicas.
Importante! Durante o plantio no outono, os fertilizantes não são aplicados.
Durante a colocação dos brotos, o potássio e o fósforo são adicionados em quantidades iguais, o que contribui para a formação dos brotos e prolonga a floração. Na terceira e última alimentação antes do período adormecido, os açafrões são alimentados de maneira semelhante. Bons resultados são obtidos com o uso do fertilizante Agrecol.
Doenças e Pragas
Os açafrões são bastante resistentes a doenças. E das pragas, roedores que comem bulbos causam mais danos. Camundongos e toupeiras podem mordê-los, o que leva à deterioração e morte da planta. Se a flor tiver uma aparência deprimida, vale a pena desenterrá-la e inspecionar cuidadosamente a lâmpada. Se forem encontrados danos, eles são polvilhados com cinzas ou carvão ativado triturado e deixados por 2-3 horas.
Se forem encontrados pontos apodrecidos, eles são cortados e o mesmo procedimento é realizado. Para evitar danos causados por roedores, as lâmpadas são plantadas em cestas plásticas especiais, repelentes ultrassônicos são instalados no jardim, “toca-discos” mecânicos, etc.As larvas do besouro quebra-nozes (wireworms) também gostam de se deliciar com açafrões, comendo buracos nos bulbos. A melhor maneira de se livrar deles é fazer armadilhas. No final da primavera, cachos de grama não madura, palha ou feno são dispostos sobre o local, umedecidos e cobertos com tábuas. Larvas rastejam para eles. Após 2-3 dias, as armadilhas são coletadas e queimadas juntamente com pragas na estaca.
Se forem encontradas lesmas no açafrão, elas serão coletadas manualmente. Para prevenção, durante o plantio, o bulbo é cercado por uma camada de areia grossa. Manchas cinzentas nas pétalas planas incompletamente abertas indicam uma doença viral. Assim que possível, essas amostras devem ser recolhidas e destruídas. O solo é desinfetado com uma solução quente de permanganato de potássio.
Um clima quente e úmido pode provocar o aparecimento de podridão cinzenta e fusarium, penetrando através das feridas nas lâmpadas. Para impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas, bulbos saudáveis sem danos são escolhidos para o plantio. Se durante o plantio, o bulbo é arranhado ou danificado de outra maneira, a ferida é polvilhada com cinza ou carvão ativado triturado e seca.
Assim, os açafrões são lindas flores de primavera que não requerem atenção especial. Tudo o que é necessário é deixá-los em um local ensolarado, protegido dos ventos. E com o mínimo cuidado, eles florescerão sem transplante por 3-5 anos.