Encontrar uma planta conífera em jardins privados não é um problema hoje, porque o mercado oferece uma variedade de variedades dessas culturas, sem mencionar a variedade de suas variedades. Para verdadeiros conhecedores de coníferas, o Tsuga canadensis Jeddeloh, que é Se assimila perfeitamente em várias regiões da Federação Russa, é apenas necessário fornecer à mata condições adequadas para o cultivo. O que exatamente vale a pena saber sobre a descrição e os recursos do cultivo de uma planta na sua região e como evitar a ocorrência de problemas - leia este artigo.
Descrição botânica
Anão Tsuga Canadian Jeddeloch Foi criado nos anos 50 do século passado no viveiro alemão da cidade de Oldenburg e ainda não perde popularidade entre jardineiros russos e estrangeiros. É melhor usado em um clima úmido e moderadamente fresco, especialmente se plantado em barrancos sombreados ou em solos férteis bem drenados.
As plantas de dez anos atingem apenas meio metro de altura, com o mesmo diâmetro de uma coroa semicircular, com galhos em espiral que geralmente criam uma depressão em forma de funil no centro. As taxas máximas de crescimento de uma cultura adulta atingem 5 m de altura, mas com o cultivo em casa raramente é permitido atingir esses valores.
Você sabe Na natureza, os tsugs são encontrados não apenas na forma de arbustos, mas também na forma de árvores altas, muitas das quais, após um exame mais detalhado, acabam se tornando pseudo-servidores. O maior número de espécimes abatidos desta planta atingiu 133 m de altura, com um diâmetro de copa de cerca de 4 m.
As agulhas são macias ao toque, de cor verde claro, localizadas em espiral ao longo das hastes. No período de outono-inverno, sua cor muda para vermelho, mas as agulhas permanecem curtas (até 1-1,5 cm de comprimento) e brilhantes. Os brotos da planta são finos, pendurados, afastando-se radiantemente do tronco.
O crescimento anual dos galhos não é superior a 5 cm, portanto a planta não precisa de poda frequente. A frutificação do mato já começa no primeiro ano de cultivo no local, e os frutos são apresentados na forma de pequenos cones em um pecíolo curto, cujo comprimento não excede 2 cm.
Aplicação de desenho paisagístico
Muitas variedades de Tsugi são usadas há muito tempo no paisagismo para casas de campo paisagísticas e territórios de propriedades particulares, portanto, não é surpreendente que a atraente variedade anã Jeddeloch também tenha sido aplicada nessa área.
Normalmente, a cultura é plantada como parte de plantios individuais e em grupo, complementados por jardins de pedras e jardins ornamentais, e até plantada em reservatórios artificiais.
A planta se encaixa perfeitamente em qualquer composição de territórios pequenos e bastante vastos, em boa harmonia com outras variedades de coníferas. Às vezes, Tsugu são combinados com culturas decíduas, colocando-as ao longo de cercas ou em escorregadores rochosos.
Com os devidos cuidados, na maior parte do ano você pode apreciar a cor verde brilhante do arbusto, que pode ser facilmente um pano de fundo para a vegetação colorida em sua área.
Requisitos de local
Tsugi Jeddeloh é resistente à geada, mas é mais difícil tolerar a seca e o tempo quente prolongado.. O melhor lugar para plantar um arbusto são áreas pequenas e bem umedecidas, com solo nutritivo e não calcário de acidez neutra. Além disso, é bom que o local selecionado não seja constantemente iluminado pelos raios do sol, porque a planta é muito sensível à exposição prolongada ao sol e pode ficar coberta de manchas escuras.
Em áreas abertas, vale a pena cuidar do arbusto das rajadas de vento frias, porque, apesar do amor pela umidade e da tolerância à sombra, ele não tolera os efeitos dos fluxos de vento frio. Isso também se aplica ao ar poluído da cidade; portanto, se possível, é aconselhável afastar as estradas e empresas movimentadas com alto nível de emissões químicas no meio ambiente.
Importante! Se for planejado um plantio em grupo de mudas de Tsugi canadense, então, ao escolher um local de cultivo, vale a pena considerar a distância entre as mudas vizinhas, que devem ter pelo menos 1,5 m, e mesmo levando em consideração o pequeno tamanho da variedade varietal descrita.
Seleção e preparação de mudas
A maioria das mudas de Tsugi Jeddeloh é vendida em contêineres separados, então tudo o que você pode fazer ao comprar para garantir que a qualidade da planta seja inspecionar sua parte acima do solo. A cor das agulhas deve ser sólida, sem sinais de amarelecimento ou murcha, caso contrário, vale a pena suspeitar da presença de doenças ou pragas, que no futuro ameaçam com problemas consideráveis de cultivo.
A casca dos rebentos de uma planta saudável será sempre elástica, marrom-acinzentadasem lugares podres suaves ou rachaduras profundas. Se possível, vale a pena examinar as raízes da muda selecionada, que também deve ser elástica e sem áreas danificadas.
Confusas em um nódulo, as raízes fracamente germinadas indicam cuidados insuficientes e uma idade considerável da planta, por causa da qual podem surgir problemas com a sua sobrevivência em uma nova área. É melhor evitar essas mudas, dando preferência a variedades jovens de meio metro com raízes germinadas em uma panela.
Instruções passo a passo
O desembarque do canadense Tsugi Jeddeloh pode ser planejado para o final de abril ou meados de maio, embora não seja descartada a possibilidade de realizar atividades de desembarque de agosto a setembro.
Importante! Após o pouso, o colo da raiz do Tsugi Jeddeloh deve estar em 1–2 cm acima da superfície do solo, caso contrário, é impossível garantir a sobrevivência rápida e o pleno desenvolvimento do mato em um novo local.
O processo de plantio das mudas adquiridas envolve a implementação de várias ações seqüenciais:
- Primeiro, faça um buraco adequado no tamanho do rizoma, com uma profundidade de pelo menos 70 cm.
- Encha o fundo com uma camada de 15 cm de areia ou seixos pequenos que desempenharão uma função de drenagem.
- Despeje no buraco uma mistura de solo de relva e solo de folhas, bem como areia peneirada, na proporção de 2: 1: 2. Se necessário, pode ser substituído por uma mistura de composto e solo de jardim, combinada em proporções iguais.
- Pelo método de transbordo, mova as mudas do contêiner de remessa para o poço preparado e encha-o com o solo restante, compactando densamente todo o volume do poço.
- Depois de formar um círculo próximo ao tronco, regue abundantemente o Tsugu, gastando pelo menos 10 litros de água em uma planta e depois preencha a superfície da terra com uma camada de 5 centímetros de casca de pinheiro, cascalho ou lascas de madeira, o que permitirá por muito tempo manter a umidade na raiz da planta.
Recursos de Cuidados
Assim como no cultivo de outras coníferas, a rega, a cobertura, o afrouxamento e a cobertura do substrato, que também afetam a taxa de crescimento e o desenvolvimento do representante das coníferas, serão especialmente importantes ao cuidar da tsuga canadense. Obviamente, cada uma dessas ações terá características próprias, importantes a serem lembradas na fase de plantio.
Rega e aspersão
Desde Tsuga Canadian Jeddeloh refere-se a culturas que adoram a água, então, na estação quente, ele deverá ser umedecido regularmente, derramando pelo menos 1 balde de água aquecida ao sol sob cada arbusto. A regularidade de tal procedimento é, em média, de 1 a 2 vezes por semana, mas para não errar nos cálculos, é melhor monitorar o estado da camada superior do solo do círculo do tronco próximo.
Assim que a terra parar de se fechar, é um sinal para a próxima rega, possivelmente não programada das plantas. A aspersão também será um procedimento não menos útil no calor do verão, mas é aconselhável realizar a irrigação das agulhas somente após o pôr do sol, a fim de evitar o aparecimento de queimaduras e lugares secos na coroa do mato.
Você sabe A classificação do Tsugi canadense apareceu pela primeira vez na literatura científica em 1763, na segunda edição do Species plantarum. Karl Linnaeus descreveu a planta, chamando-a de "Pinus canadensis", mas o "nome" mais moderno que recebeu apenas em 1855, graças ao botânico francês Ely-Abel Carrier.
Alimentação e cobertura morta
Quando cultivado em solos inicialmente nutritivos, Tsuga Jeddelokh não precisa de fertilização regular, especialmente se composto ou algum outro fertilizante foi usado durante o plantio.
Após vários anos de cultivo, o solo na zona do caule próximo pode ser enriquecido pela alimentação de outono com uma solução de composto (200 g por balde de água) ou com compostos de fósforo-potássio preparados, que também são dissolvidos em água e, em seguida, os arbustos de coníferas são adicionados à solução preparada.
Ao cultivar Tsugi, é melhor não usar preparações contendo nitrogênio ou limitá-las a uma quantidade mínima de uma vez a cada 2-3 anos (por exemplo, no outono na zona próxima ao tronco, uma camada espessa de húmus pode ser decomposta, cujos nutrientes entrarão nas camadas profundas da terra durante a próxima rega).
Para preservar a quantidade máxima de umidade e nutrientes no sistema radicular da planta, você pode cobrir a superfície da zona do tronco com uma camada de 5 cm de turfa, casca de pinheiro ou serragem. Se possível, às vezes use palha, mudando esse abrigo várias vezes durante a estação.
É melhor fazer uma cobertura do solo logo após a próxima rega e afrouxamento do substrato, quando a umidade for completamente absorvida pelo solo, mas ela ainda permanecer solta e respirável.
Em geral, o cultivo do canadense Tsugi Jeddeloch não pode ser chamado de uma tarefa muito difícil, e se o jardineiro já tiver experiência em plantar e cuidar de coníferas, ele certamente irá lidar com isso. No entanto, tendo estudado cuidadosamente todas as características e requisitos deste arbusto para plantio e cuidados adicionais, mesmo os iniciantes poderão evitar problemas sérios apenas aproveitando o cultivo do representante conífero descrito.