Boletus e boletus boletus pertencem a cogumelos esponjosos e, juntamente com os brancos, são de elite. Eles são usados ativamente na forma seca, cozida e em conserva, e são usados para preparar vários pratos. Porém, antes de processar a colheita, você deve saber como limpar os boletos e os boletos e se vale a pena.
Preciso limpar o boleto e o boleto?
Recomenda-se que os colhedores de cogumelos experientes limpem sempre essas variedades de cogumelos. Além disso, a limpeza inicial é realizada durante a colheita.
Importante! Os boletos e boletos frescos não podem ser armazenados sem acesso a ar fresco; portanto, as embalagens e recipientes com eles devem ser deixados abertos.
Chapéus
Os chapéus devem ser removidos com um pano sem fiapos ou esponja. E também remova a esponja prejudicada por pragas. A pele dos cogumelos geralmente não é removida. A única exceção é se o boleto for frito, porque com este tratamento a pele fica muito dura.
Pernas
As pernas do boleto também devem ser limpas do chão, lixo e outras lixo. Além disso, no processo de desenvolvimento, os fungos acumulam ativamente várias substâncias nocivas do meio ambiente. Além disso, devido a pernas sujas, a água de cozimento pode ficar muito escura e nublada.
Como processar após a coleta
Tendo arrancado um cogumelo, é necessário retirar dele os restos de terra, folhas aderentes e pedaços de galhos, e só então colocá-lo em uma cesta. Além disso, as áreas de vermes devem ser cortadas para que as pragas não estraguem as amostras saudáveis vizinhas. Além disso, você precisa separar imediatamente a colheita, descartando espécimes maduros e podres que podem se transformar em uma única massa escorregadia na estrada.
A limpeza principal das frutas já é realizada em casa por não mais de 6 horas após a colheita. Se eles forem cozidos um pouco mais tarde, você precisará enviar os cogumelos para uma geladeira ou uma sala com temperatura não superior a + 4 ° C.
Como limpar boletos
Os boletos e os boletos são limpos de maneira seca ou úmida. A escolha depende de como eles serão processados posteriormente. Assim, para cogumelos cozidos e fritos, é usado o método úmido e, para secagem ou congelamento, secar é mais adequado. No entanto, se as frutas cozidas forem enviadas para o freezer, elas também serão limpas de maneira úmida.
Para começar, a colheita deve ser classificada, separando os espécimes jovens dos antigos. Em seguida, corte as pernas, enquanto verifica se há danos e buracos de minhoca. Em seguida, apare a base, remova a sujeira e corte as áreas danificadas. O próximo passo é remover a camada superior da perna com uma faca ou pincel. Muitos catadores de cogumelos preferem não descascar as pernas, especialmente se houver muitos cogumelos. Nesse caso, eles são processados, lavando bem e cortando os danos.
Vídeo: como limpar boletos
Chapéus de boletos e boletos são limpos com um pano seco e sem fiapos, a pele não é removida. Durante a colheita, a camada esponjosa solta sob o chapéu é removida dos cogumelos maduros. Isso é necessário para que, no futuro, não contamine os demais fungos. Além disso, a esponja é frequentemente danificada por insetos e contém esporos difíceis de digerir. Amostras grandes devem ser cortadas em duas partes e avaliar o tipo de polpa. Frutas vermes devem ser jogadas fora imediatamente.
Você sabe Em meados do século XIX, foi encontrado um cogumelo fóssil, localizado em rochas com mais de 400 milhões de anos. Isso prova que os cogumelos apareceram na Terra muito mais cedo do que, por exemplo, os dinossauros.
Método molhado
Processo passo a passo para limpar cogumelos, se você planeja cozinhar e fritar:
- Separe os cogumelos, separe as pernas e os chapéus e deixe de molho as amostras levemente vermes por 1 hora (2 colheres de sopa. L. Sal em 1 l de água).
- Raspe as pernas com uma faca, removendo as fibras externas.
- Corte áreas danificadas e escuras da polpa.
- Use uma esponja ou um pano úmido para remover a sujeira dos chapéus.
- Corte a camada esponjosa de espécimes maduros.
- Corte os boletos limpos em pedaços e enxágue com água corrente.
- As frutas estão prontas para cozinhar ou fritar.
Durante a coleta dos cogumelos, eles devem ser cuidadosamente examinados e amostras duvidosas devem ser jogadas fora. É melhor perder acidentalmente um cogumelo bom do que cozinhar e comer um cogumelo ruim.
Maneira seca
Processo de limpeza passo a passo se os cogumelos estiverem secos ou congelados:
- Selecione cogumelos jovens de alta qualidade com carne elástica.
- Com uma esponja ou escova seca, limpe qualquer sujeira aderente - terra, folhas, paus, etc.
- Remova a sujeira restante com uma faca.
- Raspe a camada superior da perna de cogumelo.
- Corte áreas danificadas.
- Frutas muito grandes cortadas em pedaços.
- Os cogumelos estão prontos para processamento adicional.
Você precisa embeber o boleto
Para que os cogumelos não escureçam, você pode colocá-los em água e sal. Os boletos e boletos ligeiramente vermes são frequentemente impregnados. Para fazer isso, dissolva 50 g de sal de mesa em 1 litro de água, despeje as frutas descascadas na salmoura e deixe descansar por 1 hora. Este tempo é suficiente para que as pragas deixem a polpa do cogumelo.
Além disso, antes da limpeza úmida, as amostras jovens podem ser embebidas em água fria por 30-60 minutos, após o que a sujeira as deixará facilmente. É melhor não fazer isso com os antigos, porque eles estão muito saturados com água e ficam azedos.Você sabe Cada cogumelo contém milhões de esporos que voam a velocidades de até 100 km / h. E algumas espécies também jogam gotas de vapor de água que ajudam os esporos a viajar longas distâncias.
Note-se que você só pode embeber os cogumelos que não serão secos e congelados crus. Caso contrário, nem lave o boleto, pois eles podem deteriorar-se rapidamente e apodrecer. Como a polpa dessas variedades de cogumelos não é amarga, jovens, sem danos e colhidos em um local limpo, as frutas não podem ser embebidas.
Possíveis danos devido a limpeza e manuseio inadequados
Para o processamento adequado dos cogumelos, recomenda-se:
- remover áreas de vermes, mesmo durante a colheita, para que as pragas não infectem fungos saudáveis;
- processar a colheita a tempo de modo que os cogumelos escuros e estragados não causem intoxicação;
- limpe as tampas dos cogumelos antes de fritar, porque durante o processamento a casca fica muito dura;
- não limpe os cogumelos molhados antes de secá-los ou congelá-los frescos, para que não fiquem saturados com água e estragados;
- Não embeba os frutos por um longo tempo, porque devido à estrutura esponjosa eles perdem sua densidade e seu alto sabor.