As violetas internas são famosas por um grande número de espécies e variedades. Para acomodar todas as variedades que você gosta, os produtores equipam prateleiras. Como fazer um design faça você mesmo, onde colocá-lo: mais sobre isso no artigo abaixo.
O que você precisa saber sobre violetas?
Violeta, ou Saintpaulia (nome botânico) é uma herbácea anual ou perene. A planta forma um arbusto de rosetas de folhas de 7 a 40 cm de diâmetro (dependendo da variedade). Folhas ovais, redondas ou em forma de coração são pubescentes com uma pilha macia. As chapas podem ser verde escuro, verde claro, com uma variação de amarelo ou branco. Pecíolos são longos, densos, verde claro.
O período de floração pode durar o ano todo, tudo depende das condições de detenção e do tipo de planta. Um pedúnculo pode levar de 3 a 5 flores na forma de uma estrela ou cesta. As pétalas podem ser simples e felpudas, de várias cores.Violet precisa de certas condições:
- temperatura - + 18 ... + 25 ° С (para proteger de correntes de ar);
- umidade do ar - 50% (a proximidade de aparelhos de aquecimento não é desejável). É impossível pulverizar a planta, as folhas felpudas retêm gotas por causa das quais é possível apodrecer;
- rega moderada - no verão 2 vezes por semana, no inverno uma vez por semana. O método de rega é por pavio ou através de um palete (rega mais baixa). Água assentada, temperatura ambiente (+ 20 ... + 24 ° C).
Quanta luz um violeta precisa?
Quase todas as espécies preferem luz brilhante, mas difusa, pequenas diferenças podem ocorrer na intensidade e duração das horas do dia. Por exemplo:
- variedades com folhas variegadas ou verde-escuras precisam de iluminação mais brilhante e mais longa;
- folhagem verde clara precisa de mais sombreamento, o horário de verão é duas horas mais curto.
Luz de fundo para violetas: o que usar?
Produtores profissionais que cultivam violetas preferem lâmpadas LED. O espectro de luz dos dispositivos é o mais próximo possível da luz solar, as lâmpadas não superaquecem o solo e não evaporam a umidade, o que os torna seguros para as flores.
Você sabe O primeiro LED foi introduzido no mundo em 1962 pela General Electric.
Na floricultura amadora, as lâmpadas fluorescentes que podem ser conectadas a um cartucho convencional são usadas com mais frequência. A vantagem dos dispositivos está no preço baixo e em uma variedade de modelos: lâmpadas compactas ou longas. A iluminação luminescente também não afeta a temperatura do solo e do ar, pode ser usado um longo período.
Dicas para colocar violetas nas prateleiras das lâmpadas
Para que as plantas formem uma roseta da forma correta e não percam as características das variedades, elas devem ser posicionadas corretamente sob as luminárias.Regras para organizar as cores sob a lâmpada:
- A altura ideal da lâmpada acima do vaso é de 15 a 25 cm.
- Instale a lâmpada diretamente acima das plantas.
- Para que a luz caia nos vasos de flores e não se espalhe pela sala, é aconselhável instalar espelhos nas bordas da prateleira ou fazer um refletor de papel alumínio.
- Senpolia com folhas escuras está localizado no centro da prateleira, sob a lâmpada.
- Flores com folhagem verde clara são colocadas ao longo da borda da prateleira, a alguma distância da lâmpada.
- É aconselhável equipar os dispositivos de iluminação com temporizadores, permitindo que você acenda a iluminação pelo período necessário.
Importante! Lâmpadas localizadas muito baixas podem queimar folhagem e pedúnculos. A luz lateral fará com que a flor alcance a fonte, deformando os brotos, esticando a flor para o lado.
Prateleiras
A colocação de um suporte para vasos de flores é possível contra uma parede perto de uma janela ou no peitoril da janela. Para violetas, recomenda-se a direção sudoeste ou sudeste das janelas. Cada produtor escolhe um local, concentrando-se nas dimensões do espaço vital e no número de vasos de flores.A vantagem de organizar prateleiras nos peitoris das janelas é que as flores recebem iluminação combinada: natural e artificial. Nesse caso, a planta revela ao máximo características varietais. Além disso, o rack, localizado no peitoril da janela, permite economizar o espaço de um pequeno apartamento. Essa colocação pode ser problemática para flores no calor do verão devido à atividade solar. O problema pode ser resolvido com a ajuda de persianas.
- Os racks colocados ao longo da parede têm as seguintes vantagens:
- a capacidade de ajustar a largura das prateleiras, respectivamente, para colocar mais cores;
- a distância dos radiadores ajudará a evitar problemas com superaquecimento do solo e ar seco;
- a estrutura pode ser móvel e movida em diferentes lados da janela para evitar puxar a saída.
Dimensões
As dimensões do rack dependerão do número de plantas que serão posteriormente colocadas nas prateleiras e da localização.
No parapeito da janela, a altura da estrutura corresponderá à altura da abertura da janela, o mesmo deve ser dito sobre o comprimento das prateleiras e sua largura. A altura e a largura do rack montado na parede podem ser ajustadas conforme desejado. O design pode ter a altura do teto, mas lembre-se do momento dos cuidados com as flores: como será conveniente realizar os procedimentos de rega e de vestir.A distância entre as prateleiras varia de 40 a 50 cm Ao medir o tamanho desejado, é necessário levar em consideração a altura dos crescentes arbustos violetas e a altura da lâmpada artificial acima deles.
Você sabe Os romanos consideravam violeta um símbolo de inocência. Grinaldas de flores eram usadas por noivas e vestais (sacerdotisas virgens da deusa Vesta).
Que material pode ser usado para fazer prateleiras para plantas?
Ao escolher o material para as prateleiras e a própria estrutura, considere sua segurança, resistência, peso e durabilidade, bem como a facilidade de instalação e manutenção da estrutura.
De madeira
A vantagem das prateleiras de madeira é que, com um conjunto mínimo de ferramentas em casa, você pode cortar prateleiras de qualquer formato e tamanho. O design pode ser encaracolado, de forma geométrica ou clássica.
Confira as características do cultivo de tais variedades de violetas:
Ferramentas e materiais que você pode precisar:
- pranchas;
- prateleiras e fixadores de metal;
- serra e plaina;
- broca;
- fita métrica e lápis;
- martelo e chave de fenda;
- papel de areia;
- verniz na madeira, tinta.
Como fazer prateleiras de plástico?
O plástico é um material prático e barato, fácil de cuidar. Um ponto negativo significativo do material é que ele tende a superaquecer, perdendo forma e cor. Portanto, não é recomendável que um rack com prateleiras de plástico seja colocado no parapeito da janela.
Para o processamento em prateleira, é mais fácil entrar em contato com uma empresa de plástico. O comprimento e a largura das prateleiras são selecionados conforme necessário, recomenda-se uma espessura de pelo menos 50 mm.
As prateleiras prontas permanecerão para montar e anexar às prateleiras. Os furos para fixadores podem ser perfurados com uma broca.
Vídeo: 5 segredos das prateleiras certas
Estantes em metal
A estrutura é feita de metal para a estrutura e as prateleiras podem ser de qualquer material que você quiser. A vantagem do metal na durabilidade também é fácil ocultar os fios da luz de fundo ou de outros eletrodomésticos nas prateleiras ocas da estrutura.
Para trabalhar com metal, você precisará de:
- um moedor ou serra para metal;
- máquina de solda.
Importante! É desejável equipar a parte inferior das estantes com botões de plástico para que não haja arranhões e amolgadelas no chão.
Instruções de montagem
A segurança da instalação depende da confiabilidade das montagens e da estabilidade do suporte. Não é difícil montar a estrutura:
- Nas estantes de uma estrutura metálica, com a ajuda de uma máquina de solda, são fixados perfis ou cantos laterais de metal nas quais as prateleiras são instaladas.
- Para os postes do perfil de metal, os jumpers laterais são parafusados. Após a montagem, as prateleiras são instaladas nelas.
- A estrutura de madeira é montada e presa com cavilhas ou parafusos. Como fixadores, cantos de metal podem ser usados. As prateleiras também são montadas em jumpers pré-montados em racks.
- A estrutura montada é fixada com suportes, fixando um lado na parede e o outro na prateleira. Faça o número necessário de furos com uma broca (geralmente dois para cada acessório).
- As lâmpadas são instaladas na estrutura montada - o rack está pronto.
Armação de metal:Armação em perfil de metal:O suporte para violetas internas facilitará muito sua colocação e manutenção. Para a fabricação da estrutura não precisa ter habilidades especiais. O principal é pensar antecipadamente sobre a forma, escolher o material de fabricação, preparar as ferramentas necessárias, levar em conta o tamanho das plantas e a disponibilidade de cuidados para elas no futuro rack.