A maioria dos especialistas considera o incenso grosso como uma excelente profilática que pode impedir o desenvolvimento de um grande número de doenças. Ao mesmo tempo, folhas e brotos de raiz da planta são frequentemente usados como matéria-prima. Depois de ler este artigo, você pode descobrir exatamente quais doenças podem ser curadas com a ajuda de decocções e tinturas baseadas em incenso.
Descrição do incenso
Segundo a classificação internacional, o incenso é chamado Bergenia crassifolia. Pertence às espécies de plantas herbáceas perenes e é um representante da família Kamchatka. Como gênero separado, foi isolado em 1760, quando uma amostra de plantas de incenso foi enviada para estudo e análise completa a Karl Linney.
Já no início do século XIX, um grande número de expedições foi organizado em Transbaikalia e Altai, a fim de detectar plantios dessa planta e coletá-la em grande número. Naqueles dias, o incenso era usado para bronzear a pele devido ao alto teor de substâncias relevantes em sua composição.
Possui um rizoma longo e rastejante, do qual a haste vertical principal se ramifica. O caule do incenso tem uma cor vermelha rica e atinge uma altura de 50 cm, a planta pertence à sempre-verde, enquanto as brotações formam uma pequena roseta basal.
Você sabe Em 2007, a Universidade Médica da Sibéria conduziu uma série de estudos para estabelecer as propriedades medicinais do incenso. Descobriu-se que a planta é um hepatoprotetor muito poderoso, capaz de restaurar a função hepática em 5-15%.
Em junho, começa o seu período de floração.quando pequenos sinos roxos coletados em inflorescências em panículas aparecem nas hastes. Quando esse estágio termina, pequenas caixas com sementes aparecem no incenso.
A zona natural para o crescimento de badiana espessa são as regiões centrais da Ásia, Coréia, China e Tibete. Esta planta é freqüentemente encontrada na República da Bielorrússia e na Sibéria. Esse representante da flora prefere regiões rochosas com uma espessa cobertura de neve, além de uma zona de floresta de coníferas.
Aterragem e cuidados
Como a planta é bastante despretensiosa, pode ser cultivada em qualquer solo. As únicas exceções são solos excessivamente úmidos e pantanosos. Para evitar o problema de deterioração do sistema radicular, basta derramar uma pequena quantidade de argila expandida na cova para o plantio para criar uma camada de drenagem.
Você sabe As folhas de incenso do ano passado quase nunca apodrecem sob a neve! Já no meio da primavera, eles secam e podem ser coletados para decocções e tinturas.
A planta se desenvolve melhor na sombra parcial, embora na natureza tolere a seca e longos períodos de calor. Uma condição importante nessas situações é a rega frequente, uma vez que as raízes do frangipani se aproximam da superfície do solo.
Por esse motivo, não solte o solo com muita intensidade antes ou após a umedecimento, pois pode danificar pequenos processos jovens do sistema radicular.
Esta planta pode ser propagada por brotos de raiz e sementes. O último método é menos eficaz, pois o incenso precisa constantemente de condições confortáveis: altas temperaturas, umidade, sombra parcial. Em um local, uma planta pode se desenvolver até 10 anos sem transplantar para um novo local.
Fertilizante
Para o desenvolvimento confortável desse representante da flora, é necessário aplicar fertilizantes minerais no solo a tempo. Em meados de abril, antes do início do fluxo de seiva, é necessário o uso da droga "Gumi-OMI spring".
Confira
Para fazer isso, o solo é afrouxado a uma profundidade não superior a 5 cm, para não tocar o sistema radicular, e 100 g do produto são aplicados em cada planta.
O segundo curativo por um ano é realizado 14 dias após o final do período de floração. Quando novas folhas e flores começam a aparecer, a preparação de Kemira-Kombi pode ser adicionada com segurança à zona do círculo basal. Basta dissolver 15 g em um balde de água para processar uma área de 2 m².
Ao transplantar uma planta para um novo local, é aconselhável usar um produto chamado "Bionex" (50 g por 10 litros de água). Ajuda o incenso a se adaptar rapidamente a novas condições.
Rega
Para que a planta de folhas largas não seque durante a fase ativa do crescimento, é necessário regá-la regularmente.
A tecnologia de umectação do solo também possui características próprias:
- a primeira rega deve ser feita durante a formação dos gomos;
- a segunda vez que o solo é umedecido após 10 dias (durante a floração);
- depois disso, a rega é realizada regularmente, a cada 15-18 dias.
Vale a pena adicionar água ao solo uma vez a cada duas semanas apenas se a estação estiver muito seca e o círculo do tronco estiver realmente seco. Se a fase de floração coincidir com o período chuvoso, não é necessário realizar rega adicional para não provocar apodrecimento do sistema radicular.
Poda
Esse procedimento não causa problemas para os jardineiros, pois envolve a remoção padrão de peças e galhos danificados após o inverno. Você também pode cortar com cuidado os brotos, que cresceram muito. Além disso, a presença de grandes placas em forma de folha na zona basal é característica do incenso.
Eles protegem a parte subterrânea da planta da secagem e também permitem mais tempo reter a umidade no solo. Com o tempo, eles secam e começam a cair. A fim de manter o arbusto decorativo por um período máximo, os jardineiros quebram as placas aos primeiros sinais externos de murcha, substituindo-as por uma densa camada de cobertura vegetal na zona da raiz.
Prevenção de Doenças e Pragas
Badan é uma planta ornamental que é muito resistente a doenças e pragas de vários tipos. Começa a desaparecer apenas sob a influência de condições climáticas prolongadas ou cuidados inadequados. Nesses casos, o incenso afeta a ramulariose. Esta infecção fúngica é caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons na superfície das folhas. Na parte de trás eles são cobertos com um revestimento esbranquiçado quase imperceptível.
À medida que a doença se desenvolve, o incenso murcha e depois seca completamente. Para eliminar a doença, é necessário tratar a planta com Fundazolum (10 g por 10 l) ou sulfato de cobre (300 g da droga, 400 g de limão, 10 l de água).
Quanto às pragas, dois tipos de parasitas são os mais comuns no incenso:
- Moedas de um centavo - pragas que mais frequentemente afetam plantas que estão constantemente à sombra. Para exterminá-los, é necessário tratar o incenso com a preparação Aktara (8 g de substância ativa por 10 litros de água) a uma temperatura de + 21 ° C a + 27 ° C.
- Nematóides - insetos, para o extermínio completo dos quais você precisará cavar um arbusto, decore-o em uma solução leve de permanganato de potássio e transplante para um novo local. A área afetada deve ser tratada com Actellicum (2 ml por 1 litro de água). Você pode plantar flores ou árvores neste local somente após um ano.
Composição quimica
A composição do badan é dominada por taninos, que respondem por até 30%. A maioria deles são taninos, que são usados para parar o sangramento, têm um efeito antibacteriano e também inibem a secreção de glândulas. O ácido gálico (até 23%) é secretado em segundo lugar por porcentagem na composição do badan.
Outras substâncias, como arbutina, ácido ascórbico e hidroquinona, podem ser encontradas na planta em uma proporção não superior a 10%.
Badan é considerado um representante muito útil da flora., já que sua composição inclui adicionalmente um grande número de elementos voláteis, micro e macro, além de vitaminas A, C e grupo B.
Curiosamente, com o tempo, a quantidade de taninos nas folhas diminui e no rizoma aumenta. É útil conhecer os jardineiros que decidem cultivar incenso para a prevenção e tratamento de várias doenças.
Propriedades úteis de chá da Mongólia
Na Mongólia, o chá de badan é considerado uma bebida nacional. As folhas são colhidas no início da primavera e depois secas por um ano. Depois disso, eles podem ser armazenados por vários anos sem medo de que se deteriorem. Uma decocção deles é uma fonte de vitaminas e muitas substâncias benéficas.
É especialmente útil usá-lo no inverno para pessoas propensas a resfriados frequentes., uma vez que a composição do chá inclui vitaminas C e P, que podem aumentar a imunidade. Entre outros componentes da bebida mongol, destacam-se a cafeína, a catequina e a teobromina, que ajudam a manter o corpo em boa forma e a nutri-lo com energia.
Em doses moderadas, o chá lida bem com a sede, melhora o funcionamento dos sistemas geniturinário e cardiovascular e também evita o desenvolvimento de bronquite. É por isso que geralmente é prescrito para resfriados ou amigdalite. É indesejável beber essa bebida para pessoas que sofrem de hipertensão, taquicardia e alergias.
A aplicação do incenso
Esta planta foi usada para tratar várias doenças na China antiga.
- Decocções e tinturas baseadas em incenso ajudam a lidar com os seguintes sintomas:
- febre;
- feridas e inflamações não cicatrizantes;
- estomatite e dor de dente aguda;
- inflamação do trato geniturinário;
- colite;
- enxaqueca
- hemorróidas;
- muito sangramento durante a menstruação.
Antes de usar as folhas e as raízes do incenso, elas são preparadas de maneira especial. Isso ajuda a preservar as propriedades curativas das matérias-primas. As hastes devem ser lavadas, cortadas e secas por um mês a uma temperatura de + 45 ° C (por exemplo, 3-4 horas por dia em forno aberto).
Depois disso, o incenso seco pode ser armazenado em sacos de tecido por até 5 anos.
Tintura cosmética
A planta também é frequentemente usada para fins cosméticos, ajudando a reduzir a pele oleosa, remover a acne e vasos estreitos.
Para preparar uma tintura para combater a acne, vale a pena aderir ao seguinte algoritmo:
- Tome 45 g de rizomas esmagados da planta.
- Despeje-os com 110 ml de álcool medicinal.
- Insista o líquido por 5 dias, depois coe.
- Use no sentido horário (para cuidar das áreas mais problemáticas).
Se houver feridas inflamadas no rosto, você pode embeber gaze ou uma almofada de algodão com esta solução e aplicar nas áreas afetadas. Se você diluir a mesma tintura com água na proporção de 1: 6, poderá usá-la como enxágue. Isso lhes dará brilho e aliviar a caspa.
Importante! Não use tintura cosmética à base de álcool para esfregar a pele diariamente. O efeito agressivo da alta porcentagem de álcool no rosto regularmente leva a uma excreção ainda maior de gordura subcutânea e piora a situação.
Decocção para disenteria
Com a ajuda de uma decocção saudável preparada com base nas folhas de badiana, você pode se livrar de problemas como metabolismo prejudicado, flatulência ou diarréia.
A receita da bebida é a seguinte:
- Moer 30 g de folhas e 30 g de rizomas de plantas. Misture-os.
- Despeje as matérias-primas secas com água fervente e deixe ferver até que a água evapore completamente.
- Esprema o mingau resultante e coe em um recipiente de vidro.
- O medicamento resultante é tomado 3 vezes ao dia, 25 gotas.
Também é bom para indigestão curar o chá à base de incenso. Ao mesmo tempo, você não deve combiná-lo com outras ervas, porque isso reduz significativamente o efeito da planta medicinal no corpo.
Você pode fazer chá desta maneira:
- Tome 20 g de folhas secas de incenso e despeje água fervente.
- Ferva em fogo baixo por meia hora.
- Coe o líquido e beba 40 ml antes das refeições, três vezes ao dia.
Extrato de cicatrização de feridas
O caldo, produzido a partir dos rizomas desta planta medicinal, tem um efeito adstringente e hemostático. Por isso muitos médicos recomendam que, além do tratamento principal, use infusões à base de incensopara eliminar dor de garganta, estomatite, infecções intestinais e doenças gastrointestinais. Freqüentemente, o extrato dessa planta também é usado internamente para sangramentos de natureza ginecológica.
A preparação do extrato de cicatrização é a seguinte:
- Moer 30 g de rizomas de incenso.
- Para construir um banho de água: pegue dois vasos (um diâmetro maior e o segundo menor) e coloque um no outro. Despeje tanta água em um recipiente grande para que seu nível chegue ao meio da panela interna, no qual você precisa derramar o incenso e despejar 250 ml de água quente.
- Cubra o recipiente menor com uma tampa e cozinhe as matérias-primas em banho-maria por pelo menos meia hora.
- Depois, retire a panela e deixe repousar por mais 1 hora (não abra a tampa até que esteja pronta).
- Coe o extrato acabado, esfrie, despeje em um recipiente de vidro e guarde na geladeira.
- Tome remédio 40 g 3 vezes ao dia.
Infusão hipotônica
Essa decocção ajuda a baixar a pressão sanguínea e melhorar a condição do sistema cardiovascular como um todo.
A preparação da tintura deve ser realizada de acordo com esta receita:
- Moer 25 g de rizomas de incenso.
- Despeje-os com água fervente (250 ml) e deixe fermentar por 1,5 horas.
- Depois disso, o caldo precisa ser filtrado e derramado em um recipiente de vidro.
- Pode ser armazenado na geladeira por no máximo 3 dias.
- Tome a infusão 4 vezes ao dia antes das refeições, 30 ml.
Há outra descrição da preparação de um medicamento hipotônico:
- Pegue cerca de 30 a 35 g de folhas secas de incenso e misture-as com 7 g de casca de limão e 10 g de raiz-forte ralada.
- Adicione 110 g de mel à porção seca.
- Despeje os componentes de 0,5 litros de vodka.
- Mexa os ingredientes e deixe por 15 minutos. Depois disso, você pode coar a mistura e despejar em um recipiente de vidro. Guarde os medicamentos apenas na geladeira.
- Tome-o após as refeições 3 vezes ao dia (não mais que 1 colher de chá. Uma vez).
- O curso do tratamento é de um mês e meio.
Importante! Esse medicamento não é adequado para uso hipertensivo, pois provocará um aumento excessivo da pressão arterial.
A tintura terapêutica de cranberry é recomendada para pacientes hipotensos:
- Misture 250 ml de beterraba, amora e suco de cenoura.
- Adicione 15 ml de folhas de incenso espremido e 15 g de mel à mistura.
- Em seguida, dilua a bebida resultante com 150 g de álcool medicinal.
- Todos os componentes devem ser bem misturados (é melhor usar um misturador para isso).
- A mistura deve ser infundida por 72 horas, após o que pode ser colocada na geladeira e usada conforme o planejado.
- Recomenda-se usar tintura 3 vezes ao dia antes das refeições (não mais que 1 colher de sopa. Por recepção).
- O curso do tratamento dura 2 meses.
Badan é uma planta medicinal que, se usada corretamente, pode ajudar a curar muitas doenças diferentes, como indigestão, problemas de pele e até mau funcionamento do sistema cardiovascular. Com a preparação correta das decocções, a respectiva aplicação e as orientações médicas preliminares, você pode melhorar significativamente sua saúde.