Íris são perenes. Eles precisam de cuidadoso cuidado, o que é necessário não apenas antes da floração, mas também depois dela. Se todas as ações forem executadas corretamente, os jardineiros serão capazes de evitar conseqüências desagradáveis na forma de pequenas inflorescências na primavera e no verão. O cuidado adequado também é a prevenção de doenças e parasitas. Este artigo discutirá os procedimentos básicos para cuidar dessas flores e como implementá-las.
O cuidado da íris é necessário após a floração
Se você quiser apreciar o belo e abundante florescimento das íris no período primavera-verão, precisará cuidar delas adequadamente.
Você sabe Na constelação de Cepheus há uma nebulosa chamada "Iris". Está associado à semelhança com essas flores.
As principais etapas do atendimento são as seguintes:
- poda - pode ser realizada no momento da floração, bem como após o final do período;
- arbustos fertilizantes - é necessário tornar as plantas mais exuberantes e protegidas de doenças;
- rega de alta qualidade - tente fazer isso para que a água não caia nas folhas dos arbustos, caso contrário eles poderão congelar, o que afetará negativamente o desenvolvimento de toda a planta;
- proteção contra doenças e pragas;
- afrouxando o solo;
- aquecimento para o inverno;
- camas mulching.
Regras de cuidados básicos
As principais regras de tratamento estão geralmente relacionadas à irrigação do solo, poda e irrigação. Também é necessário afrouxar cuidadosa e qualitativamente a camada superior do solo e remover as ervas daninhas.Para preservar a beleza e a saturação do florescimento da íris, é necessário tratar os arbustos de parasitas e doenças.
Se estiver incorreto preparar as plantas para o inverno, isso poderá resultar na morte do local. Tente ajudar no desenvolvimento das flores em tempo hábil. Mantenha o controle de sua condição, pois é capaz de indicar exatamente o que a íris precisa.
Rega e alimentação
Se você cultivar íris em camas abertas ou em estufas, elas precisam de nutrição de alta qualidade. Tente usar fertilizantes nitrogenados com fósforo que ajudarão a saturar o solo e o sistema radicular com elementos úteis. Os componentes devem ser misturados na proporção de 1: 1. Sob cada arbusto, recomenda-se fazer no máximo 15 g da substância.Se você exceder essa norma, poderá queimar a planta. A primeira vez que você precisa fertilizar as plantas algumas semanas após a floração. Essas datas são no final do outono (final de outubro - início de novembro). Se necessário, você pode aumentar o espaçamento do fertilizante em até 1 mês. O principal é fazer o procedimento 2 a 2,5 semanas antes da primeira geada.
Importante! Fertilizantes orgânicos (esterco ou húmus) não podem ser usados para alimentar íris. Isso pode levar a doenças e danos ao parasita.
No outono, as íris não precisam de muita água, portanto é recomendável que a rega seja minimizada. Basta derramar 3 litros de água sob cada arbusto, não mais que uma vez por mês. Se você não seguir esta recomendação, poderá aumentar a probabilidade de apodrecer o sistema raiz. Se o outono deve estar chuvoso ou se há uma grande quantidade de chuva, o jardineiro não precisa regar as plantas da íris.
Cultivo da terra
O afrouxamento do solo deve ser raso: de 3 a 5 cm. Não se esqueça também da colheita de ervas daninhas, que não apenas atrasam o desenvolvimento do mato, mas também provocam o desenvolvimento de doenças. Não use ferramentas de jardim durante a operação. É melhor soltar o solo com a ajuda das mãos. Isto é devido ao fato de que as raízes da planta estão localizadas perto da superfície da terra.Se você usar ferramentas de jardim, corre o risco de danificar o sistema radicular e arruinar todo o arbusto. O afrouxamento é realizado alguns dias antes da fertilização e da água. Neste ponto, o solo deve estar bastante seco.
Poda
Corte os brotos à medida que secam. Recomenda-se inspecionar as plantas a cada 2 semanas e remover as flores que têm tempo para florescer. Tais manipulações contribuem para uma melhor floração e proteção contra a auto-semeadura.
Importante! A necessidade de remover a haste é que ela pode apodrecer. Se você não quiser jogar fora as hastes, use-o como composto para fertilizante.
O corte consiste nas seguintes ações:
- Pegue tesouras ou tesouras afiadas. As ferramentas de jardim devem ser desinfetadas com álcool com antecedência, para não trazer bactérias para as plantas.
- Corte o botão completamente. É importante removê-lo para que o receptáculo verde seja cortado. As sementes amadurecem, que após algum tempo podem ser distribuídas de forma independente em todo o local.
A poda final é recomendada no final do verão ou no início do outono. Depois disso, nenhum novo botão será formado. Durante esse período, é necessário podar as hastes nas quais as flores estavam. Encurte-os para que fiquem perto do rizoma (não mais que 4 cm). Dado que o caule das íris é denso e carnudo, o procedimento é realizado com uma faca afiada ou podador.Ao remover os brotos e as hastes, não toque nas folhas até que fiquem amarelas. Normalmente, você só precisa removê-los em meados de outubro. As folhas são cortadas a uma distância de 15 cm da superfície do solo, criando uma forma cônica. A remoção parcial das folhas promove o acúmulo e a transferência de energia para o sistema radicular. Isso melhora significativamente a qualidade das plantas de inverno.
Prevenção de doenças
As doenças que afetam a íris incluem:
- Podridão bacteriana. A doença se manifesta no fato de que primeiro as folhas do mato começam a apodrecer e emitem um cheiro desagradável. Depois de algum tempo, o vírus é distribuído pelas raízes, o que leva à morte de toda a planta. O tratamento da doença consiste na pulverização com uma solução de doxiciclina (30 mg por 5 litros de água) e prevenção - no tratamento com Linkomicina (50 g por 10 litros de água).
- Podridão seca, ou Fusarium. A doença se manifesta na forma de manchas marrom-acinzentadas na superfície do sistema radicular. Com o tempo, as raízes secam. Você pode tratar os arbustos pulverizando-os com solução de formalina (30 g por 5 l de água). A prevenção é que você precisa preparar uma solução de “Fundazol” (20 g por 10 litros de água) e tratá-los com plantas.
- Podridão cinzenta. Os sintomas da doença incluem crescimento lento do mato e mofo nas raízes. Você precisa tratar as plantas pulverizando-as com uma solução de Topázio (50 g por 10 litros de água) e, para a prevenção da doença, use Oksikhom (10 g por 10 litros de água).
Preparações de inverno
Se você cultivar variedades de íris resistentes ao gelo (japoneses e siberianas), não precisará abrigá-las durante o inverno. Será o suficiente para aquecer a parte basal. Tais variedades podem tolerar geadas a -30 ° C. É necessário aquecer completamente os arbustos da íris se eles ainda não hibernaram e foram plantados apenas este ano.. Todas as outras íris precisam de preparação para o inverno. Eles precisam ser cobertos com cobertura morta. O procedimento é realizado no inverno, no início de dezembro. A camada de cobertura morta deve ter de 15 a 20 cm.
Você sabe Sobre. Em Creta, foi encontrado um mural que mostrava um padre cercado por íris. Idade deste desenho — mais de 4 mil anos.
Como os principais materiais usam:
- turfa;
- folhas secas e caídas de árvores;
- serragem.
Tente escolher o momento certo para a cobertura do solo. Se você fizer isso muito cedo no outono, o sistema raiz poderá bloquear. Na primavera, em meados de março, raspe uma camada de cobertura morta ao redor da planta. Isso evitará a estagnação da umidade e o apodrecimento do sistema radicular.
Vídeo: preparando íris para o inverno
Transplante e divisão
Para que as íris preservem a beleza e a densidade da floração, elas devem ser transplantadas adequadamente. É melhor executar esse procedimento 14 a 20 dias após a secagem das flores (no final de agosto ou no início de setembro). Se você não cumprir os prazos, no próximo ano as plantas não florescerão. O transplante de outono deve começar somente após a divisão das raízes.
Você pode fazer isso da seguinte maneira:
- Use o forcado para desenterrar as raízes da íris.
- Retire o sistema radicular de um coma de terra.
- Divida em partes. Eles são chamados de dividendos. O diâmetro do dividendo não deve ser superior a 3 cm e o comprimento deve ser de cerca de 10 cm.
Cada elemento deve ter um sistema raiz longo (10 cm). As seções selecionadas devem ser desinfetadas (1 colher de chá. Manganês por 10 l de água). Eles precisam ficar encharcados por pelo menos 2 horas e depois secos ao sol. O plantio deve ser realizado em áreas ensolaradas do jardim. A distância entre os arbustos deve ser de 30 cm. Em um buraco com cerca de 20 cm de profundidade, uma pequena colina é feita de solo.
É necessário colocar um dividendo, nivelar suas raízes, cobri-lo com terra e despejar 5 l de água em cada novo arbusto. No inverno, será necessário cobrir a parte da raiz. Então, agora você sabe como cuidar adequadamente das íris depois que elas florescem. É importante executar todos os procedimentos dentro do prazo e monitorar a limpeza das ferramentas utilizadas. Se todas as ações forem realizadas corretamente, na primavera e no verão você poderá ver botões bonitos e grossos que atraem a atenção.