O tipo de flor (ou espeto) pode ser encontrado em muitas hortas. Ele não apenas adorna os canteiros com flores luxuriantes, mas também possui uma composição valiosa, trazendo grandes benefícios para o corpo humano. Todas as partes da planta são usadas na medicina popular, contribuindo para o tratamento de várias doenças. As características botânicas do gladíolo, os benefícios e malefícios de uma flor, bem como os métodos para seu uso como medicamento, são descritos mais detalhadamente no artigo.
Descrição do gladíolo
O berço do gladíolo (latim: gladíolo) é a África, e na Europa essa flor começou a crescer apenas no século XVI. Hoje, muitas variedades de plantas que são cultivadas em todo o mundo são criadas.
Você sabe O nome científico da flor vem da palavra latina "gladius", que significava uma espada romana curta.
Descrição botânica do tipo de flor:
- A flor pertence a plantas ornamentais perenes da família Iris.
- Na parte inferior do caule, há um ramo, formado pelo espessamento das folhas inferiores da planta. Tem uma forma redonda e o exterior é coberto por escamas finas de cor branca ou escura. O diâmetro do diâmetro é de até 15 cm.
- O sistema radicular da flor consiste em duas camadas. O primeiro está localizado na parte inferior do cortiço e é um processo filiforme de até 30 cm de comprimento.O segundo nível está localizado na fase da terceira folha, contém raízes de diferentes comprimentos e espessuras.
- O caule é reto, forte devido às bases das folhas que se fecham ao seu redor. Sua altura é de até 1,5 m.
- As placas de folhas de uma planta podem atingir 80 cm de comprimento e sua largura é de 2 a 7 cm, são retas e em forma lembram a ponta de uma espada. Em cada gladíolo cresce cerca de 7 a 12 folhas verdes com um tom azulado.
- O pedúnculo é uma seção do caule localizada acima da última folha. Nele está uma inflorescência na forma de uma orelha, composta por 16 a 24 flores.
- O comprimento da inflorescência pode chegar a 80 cm e as flores podem ser dispostas em fileiras, em espiral ou nos dois lados (dependendo da variedade).
- A floração dura de 3 a 7 dias. As primeiras variedades de plantas florescem no final de julho e depois em meados de setembro.
- A flor consiste em pétalas grandes. Sua forma, densidade e cor dependem da variedade da planta. As pétalas podem ser simples, irregulares, em dois tons, com uma borda e traços.
- As flores de gladíolo são bissexuais, contêm 3 estames e 1 pilão, que tem um estigma de três lâminas. Polinizadores são insetos - abelhas.
- Após a floração, uma fruta é formada na planta - uma pequena caixa tricúspide. Contém até 200 sementes marrons redondas com tamanho de até 2 mm.
Os benefícios e malefícios das plantas
Além de sua aparência atraente, o gladíolo tem muitas propriedades úteis que são devidas à rica composição química da flor. A planta contém uma grande quantidade de vitamina C, curando óleos essenciais, amido e açúcar.
- O uso de espeto tem um efeito tão positivo em uma pessoa:
- alivia a inflamação;
- destrói micróbios;
- estimula a cicatrização de feridas;
- ajuda a eliminar a dor;
- fortalece o sistema imunológico;
- impede o desenvolvimento de tumores malignos;
- melhora o funcionamento do sistema digestivo;
- aumenta o desejo sexual em homens;
- elimina problemas com a micção;
- ajuda a limpar os vasos sanguíneos;
- fortalece o sistema imunológico;
- estimula a produção de leite materno durante a lactação;
- Tem um efeito rejuvenescedor na pele.
Apesar do grande número de propriedades úteis, os bulbos e as folhas do gladíolo são um alérgeno forte, portanto devem ser usados com cautela. Se você tiver alguma doença, é recomendável consultar seu médico primeiro.
Importante! Você precisa começar a usar o gladíolo com uma pequena dose, observando a reação do corpo ao produto.
Aplicação na medicina tradicional
Propriedades úteis de defensas eram conhecidas pelos curandeiros tradicionais no século XVII. Desde então, a planta tem sido amplamente utilizada para a preparação de medicamentos de acordo com as receitas da medicina tradicional.Hoje eles podem ser usados como análogos naturais de comprimidos e xaropes de farmácia, portanto, são usados para tratar resfriados, aliviar dores de dente, aumentar a lactação em mulheres que amamentam e fortalecer a força masculina.
Dor de dente
As lâmpadas no espeto contêm substâncias que ajudam a aliviar a dor de dente. Eles fazem cataplasmas de curaque são aplicados na área afetada da cavidade oral e mantidos até que o desconforto seja eliminado. Nesse caso, a cebola deve ser lavada e picada ao estado de mingau e, em seguida, despeje água fervente por 1-2 horas (cerca de 1 ml de água exigirá cerca de 200 ml de água por 1 colher de sopa). A mistura resultante é impregnada com um cotonete ou gaze e aplicada a um dente doente.
Importante! Com dores de dente severas, você pode mudar o emplastro, aplicando fresco a cada 20 a 30 minutos.
De um resfriado
Durante os resfriados, que são acompanhados de corrimento nasal, o suco das folhas do espeto é frequentemente usado. Facilita a respiração e estimula a saída de muco da cavidade nasal.
Para tratar um corrimento nasal com gladíolo, você precisa:
- Enxágüe várias folhas da planta, triture-as até um estado de mingau.
- Adicione a massa resultante na gaze e esprema o suco.
- Prepare pequenos pedaços de gaze ou algodão. Torça-os na forma de um torniquete (em tamanho, deve caber na narina).
- Mergulhe cada torniquete obtido no suco de gladíolo e insira-os um de cada vez em cada narina.
- Segure até a descarga abundante de muco do nariz começar e remova-a.
Repita o procedimento conforme necessário até que o resfriado comum desapareça.
Para potência masculina
No segundo ano de cultivo de gladíolo, formam-se bulbos de filha pequena em cima do tubérculo-mãe. Eles têm sido utilizados como afrodisíaco natural para homens. Para aumentar a potência, basta comer uma cebola filha e beber com uma pequena quantidade de vinho tinto.
O uso de espigas maternas no espeto tem o efeito oposto e leva a uma diminuição do desejo sexual nos homens. Para reduzir a potência, você pode preparar uma salada a partir desta parte da planta ou comê-la separadamente com chá.
Para ganho de peso
Muitas mulheres usam dietas especiais, não apenas para perder peso, mas também para ganhar os quilos perdidos. Este objetivo pode ser alcançado com a ajuda de uma lâmpada de erva-doce.
Você pode aumentar o peso corporal e melhorar a aparência usando esta receita:
- Lave o bulbo da planta, moa até obter uma consistência de polpa.
- Coloque 3 g da massa resultante em um copo, despeje uma pequena quantidade de água da fruta (você não pode usar suco).
- Insista remédio por uma hora. Use a quantidade resultante do medicamento 1 vez por dia até que o resultado desejado seja alcançado.
Mulheres em lactação
Um caldo de cura é preparado a partir das lâmpadas de erva-doce, o que ajuda a estabelecer a produção de leite materno em mulheres que amamentam.
Você sabe Na Grécia antiga, o gladíolo era considerado uma erva daninha e suas cebolas moídas foram adicionadas à massa, da qual os bolos foram assados.
A receita para a sua preparação é apresentada abaixo:
- Lave os bulbos de gladíolo, pique-os finamente com uma faca.
- Em uma panela, coloque 2 horas da matéria-prima resultante e despeje 2 colheres de sopa. água pura.
- Coloque o recipiente em fogo médio, deixe ferver.
- Ferva a mistura por cerca de 7 minutos e deixe fermentar em uma garrafa térmica por 2 horas.
Caldo de bebida 2 colheres de sopa. 4 vezes ao dia antes das refeições até que seja estabelecida a produção regular de leite materno.
Contra-indicações
A medicina moderna reconhece o gladíolo como uma planta absolutamente segura. A única contra-indicação para o uso de bolbos e folhas é a intolerância individual ao produto, bem como o aumento da tendência a alergias. Se você se sentir pior como resultado do uso de gladíolo, é recomendável parar imediatamente de usar a planta e consultar um médico.
Medicamentos a partir de bulbos e folhas de gladíolo ajudam a melhorar o bem-estar de uma pessoa e o estado geral do corpo em várias doenças. Usando as receitas listadas, você pode cozinhá-las facilmente em casa. Mas, para evitar a ocorrência de alergias, é melhor consultar primeiro um médico.