A farinha de cedro é um produto produzido por prensagem a frio de bagaço e óleo obtido a partir de grãos de cedro. A massa homogênea da consistência em pó tem um aroma agradável e se distingue pelo sabor delicado. A farinha de cedro é calórica do que outros tipos, mas muito mais útil. É amplamente utilizado em vários campos. Leia sobre quais substâncias estão contidas em uma massa amarelada solta, como é benéfico para o organismo, quais contra-indicações existem e onde o produto é usado, leia abaixo.
A composição da farinha de cedro
A composição química da farinha, obtida a partir dos frutos de um cedro, é rica. O produto é saturado com vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras alimentares e outros elementos úteis. No entanto, é importante lembrar que a farinha é rica em calorias. 100 g contém cerca de 432 kcal.No mesmo volume de massa em pó - 31 g de proteína, 19 g de gordura e 33 g de carboidratos. O conteúdo de todo um espectro de vitaminas valiosas (A, E, K, C, PP, D, grupo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9)) no produto é alto. As vitaminas A, C e E são antioxidantes naturais.
- Eles têm várias propriedades úteis:
- cicatrização de feridas;
- anti-inflamatório;
- imunoestimulador;
- antimicrobiano, etc.
Além disso, as vitaminas A e E fazem parte de produtos preventivos e medicinais, prescritos para o câncer.
Importante! Em caso de indigestão e outros distúrbios gastrointestinais, é proibido comer pratos de farinha de cedro. Comer alto teor calórico, pesado, portanto, pode afetar negativamente o estado de saúde.
- Um papel importante é desempenhado pelas vitaminas B1, B2 e B3, que:
- normalizar o funcionamento do sistema digestivo, nervos, músculos e coração;
- participar na formação de células sanguíneas;
- trocar proteínas, gorduras, carboidratos, água, sal;
- aumentar a imunidade;
- fortalecer unhas e estrutura capilar;
- ajudar a lidar com problemas de pele.
A massa amarelada friável contém proteínas únicas, saturadas com aminoácidos, principalmente insubstituíveis. Existe uma alta concentração de arginina, triptofano, lisina e metionina.
Dados da substância:
- participar de vários processos que apóiam a viabilidade do corpo (metabolismo, hematopoiese);
- afetar favoravelmente a glândula tireóide;
- efeito positivo nos nervos, vasos sanguíneos, coração, órgãos digestivos, sistema reprodutivo;
- reforçar a imunidade.
Um alto conteúdo de micro e macro elementos é observado. O produto é rico em fósforo (P), potássio (K), magnésio (Mg), cálcio (Ca), sódio (Na), ferro (Fe), iodo (I), cobre (Cu), zinco (Zn), manganês (Mn) ), boro (B), molibdênio (Mo), silício (Si) e outros minerais. O fósforo, por exemplo, acelera os processos metabólicos e tem um efeito positivo nos dentes.
Você sabe O cedro, semelhante a uma pirâmide verde, está representado no emblema nacional do Líbano. A árvore também está presente na bandeira, moedas e notas do país, pois simboliza prosperidade e imortalidade.
O sódio regula as contrações musculares, normaliza o equilíbrio água-sal e está envolvido na produção de suco gástrico. O manganês sintetiza hormônios, reduz a inflamação e desempenha um papel importante na regulação do açúcar no sangue. O cálcio fortalece os ossos, ajuda a se livrar do excesso de peso, normaliza a pressão sanguínea, etc.O ferro em combinação com outros elementos sintetiza a hemoglobina. Por esse motivo, a farinha de cedro é considerada um excelente agente profilático e terapêutico para anemia (anemia). O produto contém uma grande quantidade de iodo, necessária para o funcionamento do sistema endócrino. Para 100 g de farinha de cedro, são 0,1-0,2 mg de iodo.
Esta é a taxa diária que uma pessoa precisa. A composição química da farinha é equilibrada e variada. Os elementos com os quais a massa friável é saturada afetam positivamente o corpo, trazendo grandes benefícios à saúde. A este respeito, a farinha é um produto alimentar completo.
Onde a farinha é usada?
A massa solta de pinhões é amplamente utilizada, pois possui muitas propriedades úteis. Com base neste produto único, são preparados pratos deliciosos que não deixam ninguém indiferente. O bolo de cedro também é usado para a fabricação de medicamentos eficazes em várias doenças. A farinha é um componente importante dos cosméticos que lidam com muitos problemas de pele.
Métodos de aplicação
Um produto delicioso e perfumado encontrou aplicação em vários campos.
Importante! O uso de farinha de cedro, que expirou, não é recomendado. Praticamente não há elementos úteis, e o produto acrescenta amargura ao sabor dos pratos.
É usado ativamente:
- Na cozinha. A partir da farinha obtida como resultado do processamento do bolo de óleo e óleo de cedro, são preparados pratos que atingem um sabor incrível e um aroma agradável. As gorduras estão contidas em pequenas quantidades no produto, de modo que até alimentos adequados para nutrição dietética podem ser produzidos a partir dele. Sobremesas e doces feitos com farinha de cedro têm um sabor delicado e refinado. Para este produto é muito apreciado por chefs de todo o mundo. É adicionado ao pão e à massa de panqueca para que os doces adquiram um sabor incomum. Várias sobremesas de queijo cottage, batidos e sorvetes também são preparados com base na massa em pó.
- Em cosmetologia. A farinha é utilizada na fabricação de cosméticos para rosto e corpo. As loções têm um efeito hidratante e, portanto, são ideais para os tipos de pele seca. O leite é produzido a partir da massa friável, recomendada para limpar regularmente o rosto. Este procedimento enriquece a pele com vitaminas e elementos benéficos. Com a ajuda do leite, você pode se livrar da acne, acne, manchas vermelhas após elas e curar a acne. Eles também fazem máscaras e cascas, cujo objetivo é rejuvenescimento, restauração, hidratação e tonificação. Graças a esses meios, a pele fica macia e flexível.
- Em medicina. Como a farinha de cedro tem muitas propriedades úteis, é usada ativamente na medicina tradicional. O componente tradicional também é usado para a fabricação de medicamentos. Bolo de cedro é usado para fortalecer o sistema imunológico e o corpo como um todo. Devido à sua rica composição vitamínica, o produto ajuda durante o tratamento e ajuda a recuperar rapidamente de doenças. Com base na massa de pó, o cedro é feito de compressas aplicadas nas áreas afetadas da pele e feridas de natureza diferente.
É necessário usar os fundos da farinha de cedro corretamente, seguindo as instruções, aderindo à dosagem. Comer um produto como alimento, é necessário comer com moderação, pois os pratos são bastante calóricos.
Vídeo: farinha de cedro e espinheiro
Propriedades úteis
A farinha de cedro tem muitas propriedades úteis. Tem um efeito benéfico no corpo feminino, masculino e infantil. Isto é devido à composição química do produto.
Portanto, os benefícios da massa de pó são os seguintes:
- Para homens. O produto é útil para disfunção erétil. É recomendado para uso com problemas de potência e fraqueza sexual. Devido à composição saturada de aminoácidos e vitaminas, representantes do sexo mais forte despertam desejo, atração e força masculina. Isso ocorre sob a influência de vitamina E, zinco e arginina. Essas substâncias afetam o plasma seminal - melhoram a composição do líquido, o que afeta positivamente o processo de fertilização. O produto é um bom medicamento profilático e para doenças da próstata e infertilidade masculina. A farinha dos atletas é altamente valorizada pelo conteúdo de componentes (lisina, arginina) que ajudam a construir músculos. As substâncias também ajudam a perder peso.
- Para mulheres durante a gravidez e lactação. Graças à composição vitamina-aminoácido, a imunidade da mãe e do bebê é fortalecida. A vitamina E contribui para o desenvolvimento normal do feto e do bebê após o nascimento, reduzindo o risco da possibilidade de distúrbios genéticos. Graças a um elemento em uma mãe que amamenta, a lactação é aumentada. O triptofano, a arginina, em combinação com a vitamina A, estão envolvidos na síntese dos hormônios do crescimento e formam os órgãos de visão da criança. Devido à concentração de vitaminas do complexo B, o sistema nervoso das crianças se desenvolve normalmente e funciona corretamente. O zinco e o iodo estimulam a atividade mental, contribuindo para o desenvolvimento do cérebro no feto.
- Para o coração e vasos sanguíneos. Substâncias úteis normalizam a pressão sanguínea e removem o colesterol "ruim" do corpo. Além disso, o magnésio e o potássio melhoram o funcionamento do músculo cardíaco. Os vasos se tornam mais elásticos e o risco de trombose é reduzido pelo conteúdo de vitamina E e ácidos graxos poliinsaturados no produto. A farinha de cedro é uma boa profilática contra derrames e ataques cardíacos.
- Para o sistema nervoso. A composição da massa solta de nozes de cedro inclui substâncias que acalmam os nervos. Contribuem para isso o triptofano, a metionina, o magnésio e as vitaminas do complexo B. O produto ajuda a estabelecer o sono, eliminando a insônia. Neuroses, dor na cabeça, irritabilidade, temperamento curto, passe de estado depressivo. Os pratos da farinha de cedro são carregados com vigor, força e energia. O produto é considerado um agente terapêutico e profilático eficaz para distúrbios nervosos e doenças do sistema nervoso como um todo, pois contém triptofano, um aminoácido que é um antidepressivo natural e possui propriedades calmantes.
- Para o sistema digestivo. O produto é recomendado para doenças do estômago, pâncreas, intestinos. Graças a substâncias úteis, o trabalho desses órgãos volta ao normal, a dor e as cólicas diminuem. A acidez do suco gástrico volta ao normal graças ao magnésio e vitamina B1. Por esses motivos, as indicações para o uso de refeições com farinha são úlcera estomacal e úlcera duodenal, gastrite com alta acidez. O produto também tem um efeito positivo no fígado e ajuda a se livrar da obesidade corporal causada pela dependência do álcool.
- Além do acima, as indicações para a introdução de farinha de cedro na dieta são as seguintes:
- doenças dos ossos, coluna vertebral e articulações (osteocondrose, osteoporose, artrite, artrose, etc.);
- doenças respiratórias (bronquite, tuberculose, etc.);
- distúrbios do sistema geniturinário (pedras na bexiga, etc.);
- doenças de pele (dermatite, acne, acne, etc.);
- deficiência de vitaminas (falta de vitaminas nos alimentos);
- perturbação do sistema endócrino;
- doenças do sistema cardiovascular (arritmias cardíacas, aterosclerose, doença cardíaca coronária, varizes).
Você sabe Comcasca de pinhões é usada ativamente como cobertura morta. Tem uma aparência bonita e protege perfeitamente as plantas de ervas daninhas e pragas.
Portanto, a farinha de cedro deve fazer parte da dieta:
- mulheres grávidas e lactantes;
- crianças de três meses;
- adolescentes quando começam a puberdade;
- vegetarianos, pessoas em dietas ou nutrição adequada, jejum;
- pessoas com sobrepeso;
- pessoas que estão constantemente experimentando estresse;
- atletas e aqueles que levam um estilo de vida saudável, mantendo-se em boa forma física.
O consumo regular de farinha de pinhão tem um efeito positivo nos órgãos e sistemas do corpo humano como um todo, portanto, o produto deve ser inserido na dieta.
Contra-indicações
A farinha de cedro é um produto natural que não contém conservantes ou impurezas. O produto é quase inofensivo, mas algumas pessoas devem ser cuidadosas.
- As contra-indicações são as seguintes:
- reações alérgicas e intolerância individual a pinhões, glúten;
- exacerbação de doenças crônicas do trato gastrointestinal.
Apesar de o produto trazer grandes benefícios para o corpo, vale a pena consumir com moderação. Comer demais afeta negativamente a saúde. A farinha de cedro é um produto alimentar saturado com substâncias úteis.A massa solta é amplamente utilizada e tem um efeito positivo na saúde humana. No entanto, não devemos esquecer as contra-indicações. A alimentação moderada e o uso adequado de cosméticos e medicamentos trarão apenas ao corpo benefícios.