Aloe é uma planta ornamental usada para fins medicinais. Para que as reservas da medicina natural não se esgotem, o criador deve cuidar de sua reprodução. Isso pode ser feito de várias maneiras, discutidas em detalhes no artigo.
Datas e condições ideais para propagação de aloe
O momento ideal para separar o material de plantio da planta-mãe é de fevereiro a março.
Depois de plantar o material resultante, você precisa cuidar de condições confortáveis para acelerar o enraizamento de plantas jovens:
- forneça boa iluminação colocando recipientes com flores nos peitoris da janela sul;
- a temperatura do ar na sala deve ser mantida dentro de + 15–20 ℃;
- a umidade do ar é média ou baixa - 60 a 30%.
As condições e a preparação das plantas variam ligeiramente, dependendo do método de propagação.
Importante! Beber suco de aloe puro pode causar envenenamento e inflamação nos rins.
O período de preparação do material de plantio coincide com uma palheta em grandes tanques. Espécimes jovens, de até 3 anos, são transplantados a cada ano, adultos - a cada 3 anos. No entanto, antes de transplantar plantas, você precisa garantir que esse procedimento seja necessário.
Você pode descobrir pelos seguintes sinais:
- as raízes encheram o vaso inteiro e são visíveis através dos orifícios de drenagem;
- solo acidificado ou infectado por pragas;
- muitos processos basais apareceram ao redor da parte inferior da planta;
- o mato perdeu sua estética e precisa ser atualizado.
Métodos de propagação de aloe em casa
Existem várias maneiras de propagar aloe em casa:
- uma folha;
- estacas;
- o topo;
- sementes.
Folha
A propagação das folhas é realizada da seguinte forma:
- A folha mais grossa, com pelo menos 10 a 15 cm de comprimento, é selecionada e separada da base do caule com uma faca afiada.
- A fatia é tratada com carvão ativado.
- O material de plantio resultante é embrulhado em gaze e deixado secar em local escuro por 1-2 dias.
- Quando a fatia seca, ela é polvilhada com carvão.
O substrato para plantio é preparado a partir de:Você sabe O Aloe inibe o desenvolvimento de organismos patogênicos não apenas quando ingeridos, mas também apenas em ambientes fechados. É especialmente útil durante o período de epidemias de influenza e SARS: a folhagem purifica o ar no processo de sua vida e o enriquece com compostos antioxidantes.
- areia;
- terra de folhas de grama;
- vermiculita.
Estacas
O corte é a técnica de propagação de aloe mais eficaz. É permitido levar material de plantio não apenas na primavera, mas também no verão.
- Ramos laterais contendo 2-3 folhas são separados do caule principal. Eles são cuidadosamente cortados com uma faca o mais próximo possível do caule.
- Fatias na planta mãe são tratadas com carvão.
- As estacas são embrulhadas em gaze e colocadas em um armário apertado por uma semana.
- Durante o tempo especificado, a umidade no gabinete deve ser mantida em 50%.
Quando as estacas estão prontas para o plantio, os pontos de corte são tratados com carvão vegetal. Um solo universal para suculentas é usado como substrato. O desembarque é realizado em cassetes ou pequenos recipientes. Ao plantar em um vaso comum entre as plantas, é mantido um passo de 5-7 cm; estacas são enterradas no solo por 1-2 cm.
Tops
O método é adequado para a variedade - aloe tree. Periodicamente, as plantas requerem uma formação que envolva o corte do ponto de crescimento; enquanto o topo não é jogado fora, mas usado como material de plantio. O procedimento é realizado na primavera:
- Corte parte da haste principal com 5-7 folhas.
- Carvão vegetal cortado na planta mãe.
- O topo é colocado na solução Kornevin por 2 horas e depois transferido para uma jarra de água morna.
- Com o advento das primeiras raízes, as plantas são plantadas em solo constituído por húmus, areia e turfa.
Vídeo: Propagação de aloés
Sementes
A reprodução por sementes é um processo problemático. Aloe raramente floresce em casa, então as sementes são compradas em uma loja. As culturas se desenvolvem bem na mistura do solo, consistindo em areia grossa do rio e folha de húmus.
Para pouso, use cartuchos especiais com um grande número de orifícios de drenagem. As sementes são dispostas em recipientes preparados e polvilhadas com o solo. Em seguida, eles são cobertos com um filme e enviados por cerca de uma semana para uma sala escura, na qual o indicador de temperatura é + 20 ℃, e a umidade é mantida dentro de 40-50%.
Com o advento dos brotos, os cassetes são reorganizados em salas bem iluminadas. O transplante em vasos individuais é realizado com a aparência de pelo menos 2 dessas folhas.
Cuidados de acompanhamento
Durante a fase de desenvolvimento do sistema radicular, com qualquer método de reprodução, a rega é realizada todos os dias. As plantas fortificadas no verão são regadas uma vez por semana, no inverno - uma vez a cada 2 semanas.
Ao umedecer, é inaceitável regar as plantas por cima: você precisa garantir que a umidade não entre nos seios das folhas, pois isso pode levar à deterioração. A água para irrigação usa uma temperatura ambiente regular.
A cada 2 meses, um fertilizante complexo é adicionado ao líquido de irrigação, contendo:
- potássio
- fósforo;
- cálcio
- nitrogênio
Importante! Aloe para o desenvolvimento completo requer muito menos nitrogênio do que outras plantas. Ao escolher um fertilizante complexo, preste atenção à composição. O nitrogênio não deve conter mais que 10%.
No inverno, as plantas não precisam de iluminação adicional. A temperatura do ar na sala pode ser reduzida para + 10–12 ℃. Em fevereiro e outubro, é necessário realizar um tratamento preventivo com Fitoverm - isso permitirá proteger as plantas contra ataques de pragas.
O que fazer se não enraizar
Existem várias razões pelas quais o aloe pode não se enraizar durante a propagação:
- material de plantio de baixa qualidade - estacas ou folhas retiradas de uma planta muito grande;
- substrato com baixo teor de nutrientes - é melhor tirar terras da floresta;
- cuidados inadequados - por exemplo, rega excessiva, o principal erro dos criadores de plantas.
Dicas úteis de cultivo
Alguns segredos para cultivar aloe com sucesso em casa:
- para evitar a cárie radicular, em vez de regar a raiz melhor derramar água na panela;
- em calor extremo, você pode aumentar a umidade do ar pulverização;
- folhas precisa periodicamente limpe com um cotonete molhado;
- no inverno, não perturbe a planta com curativos e sobras;
- nos meses mais quentes, você pode transferir aloe para uma varanda aberta ou transplantar em terreno aberto no jardim - Isso ajudará a aumentar a resistência das plantas e desenvolver uma linda coroa.
Você sabe Apesar da aparência, o aloe não tem afinidade pelos cactos. A botânica classifica a classe suculenta como monocotiledônea, a ordem é espargos.
Assim, o aloe pode ser propagado de várias maneiras. Quando todas as regras de atendimento são seguidas, o material de plantio está bem enraizado e gera novos brotos.