Se você quiser decorar sua casa, dê uma olhada no jasmim interno. Este belo arbusto certamente o deliciará com sua flor perfumada, se você fornecer condições de cultivo adequadas e seguir as simples regras de cuidados. É também uma planta muito útil que o ajudará a cuidar da sua saúde.
Propriedades úteis de jasmim
O jasmim não é apenas uma planta atraente externamente, mas também uma planta muito útil usada na medicina popular e oficial para o tratamento de várias doenças. É verdade que nem todas as suas espécies são adequadas para isso. Apenas jasmim multi-floridos e medicinais têm propriedades curativas.
- Esses tipos de plantas desempenham funções tão importantes:
- ionizar o ar interior;
- melhorar o bem-estar, acalmar, normalizar o sono;
- chá perfumado é preparado a partir de suas flores secas;
- eles são usados para aromatizar banheiras e travesseiros especiais para melhorar o sono;
- deles fazem o óleo essencial, que está incluído na composição de perfumes, cremes diversos, além de produtos de massagem;
- devido à sua composição, apresentam efeitos anti-inflamatórios, anti-sépticos e antibacterianos;
- usado em medicina oficial para a produção de medicamentos para hepatite, cirrose e várias doenças ginecológicas;
- preparações de jasmim são tomadas para hipotensão e alergias;
- são um dos componentes de muitos suplementos alimentares;
- usado para lavar os olhos;
- ajudar a tratar o escorbuto e purificar o sangue;
- a decocção de folhas de flores trata doenças do trato respiratório superior;
- o perfume das flores se anima;
- a decocção de flores de jasmim estimula a lactação e a infusão de folhas a deprime, mas para descobrir sua concentração exata, você deve sempre consultar um médico, caso contrário, o efeito pode ser revertido.
Importante! O jasmim não deve ser colocado no quarto, porque se você inalar o aroma por muito tempo, sua cabeça poderá doer.
O jasmim em casa tem outra propriedade igualmente importante - é uma excelente planta de mel. Ao usar medicamentos e a medicina tradicional à base de jasmim, deve-se ter em mente que é contra-indicado em pacientes hipertensos, bem como naqueles que sofrem de úlcera no estômago.
Além disso, certifique-se de que você não tem intolerância individual a esta planta antes de usar. E, é claro, antes de fazer uma consulta com um médico é necessário. O óleo essencial de jasmim não deve ser consumido na sua forma mais pura.. Deve ser diluído com água numa proporção não inferior a 1: 5.
Quais são os tipos
Existem várias variedades de jasmim interno, e aqui estão as mais famosas delas:
- Jasmine multiflora. É um arbusto altamente ramificado, com até 2 m de altura, cujas folhas são verde-escuras, ovais e com uma ponta pontiaguda. Há muitas flores, elas formam inflorescências soltas de cima nos brotos. As flores têm uma forma tubular, são de cinco lóbulos. Os botões são rosa e, quando florescem, ficam brancos. O cheiro desta espécie é muito forte, é perceptível mesmo à distância. A floração continua de fevereiro a agosto.
- O jasmim mais fino - Uma variedade de multifloros. Esta espécie é representada por arbustos com brotações. Suas folhas são em forma de coração, abaixo - ligeiramente pubescentes e mais leves que acima, tem flores brancas com 8 pétalas. Essa variedade floresce de janeiro a março.
- Jasmim medicinalque é uma trepadeira perene. Possui brotos finos e longos, e as folhas são oblongas-lanceoladas. Acima, eles são um pouco mais escuros do que abaixo. Flores brancas em pedúnculos longos são colhidas em guarda-chuvas.
- Grande florido. É uma videira que cresce na natureza até 10 m. Suas folhas são pinadas, elípticas, ligeiramente pontiagudas. Floresce de junho a outubro com flores brancas.
- Jasmine bis. Esta liana é especial por pertencer às sempre-vivas. Cresce até 2 m. Os rebentos têm ranhuras. As folhas são lanceoladas, ligeiramente pubescentes, verde escuro, brilhantes. Floresce em maio, lindas flores cor-de-rosa brilhantes crescem 3 peças, cada uma em espirais, localizadas no topo dos brotos. Eles têm um aroma muito persistente.
- Blueflower. Este é um arbusto com brotos elegantes e de ramificação baixa e pequenas folhas verdes brilhantes. Ele tem flores amarelas muito brilhantes, localizadas isoladamente em seus seios.
- Jasmine sambac. Os galhos desta espécie são lignificados, pubescentes, na natureza podem atingir 6 m. As folhas são ovóides, às vezes coletadas em espirais de 3 peças. As escovas de inflorescência são formadas por 3-5 flores brancas. São levemente felpudos, como rosas ou camélias, com um aroma muito brilhante. Sambak pode florescer por algum tempo, de março a outubro.
Como cuidar de jasmim indoor
O jasmim caseiro não é muito caprichoso para cuidar, mas você ainda precisa conhecer as principais regras para cuidar dele, porque a sua não observação leva ao amarelecimento e à deterioração de partes da planta e, às vezes, à sua morte completa.
Importante! Você precisa ter cuidado ao comprar flores em um local não verificado, pois pode haver pragas nelas que se instalam em todas as suas plantas domésticas.
Temperatura
O interior de jasmim adora aquecer; portanto, a temperatura mais adequada para ele no verão e na primavera, ajudando a garantir o crescimento adequado e a abundante floração, é de +17 ... + 25 ° C. Em princípio, é o mesmo que na rua, portanto, o aquecimento adicional da sala em que o jasmim cresce não é necessário no momento.
No inverno, é desejável manter a temperatura no nível de +15 ... + 20 ° C. Você pode abaixá-lo um pouco mais, se necessário, mas não muito, porque, a partir do frio, os lençóis podem ficar amarelados e desintegrar-se.
Vídeo: Jasmine Sambac em casa
Iluminação
Um bom crescimento e floração do jasmim é impossível sem iluminação normal. Nos meses mais quentes, a luz natural será suficiente. Para isso, é aconselhável colocar a flor no parapeito da janela ou retirar na varanda. O principal é que os raios do sol não caem diretamente sobre ele, mas são levemente dispersos.
Nas épocas do ano em que o horário de verão é relativamente curto, você precisa cuidar da iluminação artificial. No verão, o jasmim deve estar exposto ao sol por cerca de 12 horas por dia, no inverno 8 será suficiente.
Solo
O solo de jasmim é melhor comprar em lojas especializadas. O substrato que eles vendem já contém todos os nutrientes necessários. Você pode, é claro, montar o cenário por conta própria. Para fazer isso, turfa, areia, grama e solo de folha são tomados em proporções iguais.
Esta mistura deve ser descontaminada para que não haja bactérias patogênicas e larvas de pragas de insetos. Para isso, é calcinada ou regada com uma solução de permanganato de potássio.
Periodicamente, o solo deve ser acidificado com ácido cítrico ou vinagre e evitar a entrada de cal, o que é muito prejudicial ao jasmim. O solo mais adequado para a flor é fracamente ácido ou neutro; em alcalino demais, não pode crescer.
Rega e alimentação
Esta flor precisa ser regada regularmente, mas a estagnação da água não deve ser permitida. Para fazer isso, drene e drene a água da panela em que permanece após a irrigação. Em dias quentes, a flor é regada quando o solo seca, no outono - um pouco menos. No inverno, é necessário produzir não mais que uma ou duas regas por semana, porque o excesso de umidade a baixas temperaturas geralmente leva a doenças.
A água para irrigação é adequada apenas para repousar, porque a torneira flui com muita força. Uma vez por mês, ele precisa ser acidificado com 1 colher de chá. vinagre por 1 litro, e se você deseja obter uma boa floração longa, é necessário diluir 3 grãos de ácido cítrico em 1 litro de água e regar a planta com esta solução.
A alimentação do jasmim interno deve começar após o aparecimento dos primeiros brotos e continuar durante a floração. Para isso, é aconselhável escolher fertilizantes líquidos projetados especificamente para plantas com flores. A cobertura é realizada uma vez por semana e para imediatamente após o florescimento do jasmim.
Corte de cabelo
Como o jasmim interno é uma videira sinuosa, pode ser dada qualquer aparência com a ajuda da formação de restos. Pequenos arbustos, cuja altura não exceda 50 cm, podem ser cortados. Basta apertar os topos dos brotos para que eles se ramifiquem melhor.
As plantas adultas são podadas todos os anos antes do início do crescimento ativo. Os rebentos são encurtados em um terço ou metade do comprimento e também removem todos os galhos muito alongados, secos e aqueles em que as folhas são pequenas, esparsas e com aparência de insalubre. Quanto mais frequentemente e ativamente podar o jasmim, melhor ele floresce e parece mais saudável.
Controle de Pragas e Doenças
Doenças e pragas aparecem apenas nos casos em que a flor é mal cuidada. As menores violações do regime de temperatura, o cronograma de irrigação e cobertura, bem como a falta ou excesso de iluminação podem levar a esses problemas.
O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível. Antes de tudo, remova todas as partes danificadas da planta. Se isso não for suficiente, você terá que pulverizar a flor com uma solução de sabão ou inseticidas. O principal: para prevenir doenças e o aparecimento de pragas, e para isso você precisa seguir todas as regras de atendimento, além de exames preventivos oportunos e poda sanitária da planta.
Por que as folhas de jasmim ficam amarelas
As folhas amareladas do jasmim interior são um problema bastante comum, mas podem ser eliminadas. O principal: saber quais fatores contribuem para a sua ocorrência.
As principais causas de amarelecimento das folhas de jasmim:
- Iluminação inadequada, que afeta a diminuição do brilho da cor verde, que no futuro pode até levar à deterioração das folhas. Para evitar esse problema, é necessário colocar a flor em um local ensolarado e em dias nublados para fornecer iluminação artificial.
- Excesso de luz solar direta, causando queimaduras. Para proteger a flor na hora mais quente do dia, é necessário removê-la em um local menos iluminado.
- Inconsistência das condições de temperatura com os requisitos da planta. A temperatura na sala onde o jasmim cresce não deve exceder + 25 ° C e não deve ser inferior a + 15 ° C.
- Água muito dura usada para regar a flor. Deve ser substituído por macio, assentado ou filtrado.
- Água estagnada na panela, que é facilmente eliminada através da criação de uma camada de drenagem no fundo do tanque.
- Baixa umidade no quarto. É eliminado por pulverização regular da planta com água fervida quente.
- A presença de pragas, o que ajudará a se livrar de ferramentas especiais.
Para evitar o amarelecimento do jasmim em ambientes fechados, é necessário inspecioná-lo regularmente, realizar podas sanitárias de brotos e folhas secas e seguir também todas as regras para cuidar desta planta.
Razões para a queda de botões
As razões para a queda de botões internos de jasmim são iluminação insuficiente, solo muito alcalino, água dura, não conformidade com as condições de temperatura e pragas.
Para evitar esse problema, você deve seguir estas regras simples:
- Mantenha a temperatura na sala onde a flor cresce ao nível de +15 ... + 24 ° C.
- Quando os primeiros botões aparecerem, coloque a panela em um local com luz difusa.
- Durante a floração, regue e pulverize as plantas com mais frequência.
- Realize exames preventivos regulares de folhas e brotos de pragas.
- Umedeça o ar na sala onde o jasmim cresce.
- Defenda a água para irrigação ou use água da chuva.
- Compre substrato e mudas em lojas especializadas.
- Evite diminuir a acidez do solo.
- Com o tempo, inicie o controle de pragas e remova as partes doentes da planta.
Você sabe Nos tempos antigos, o jasmim era chamado de "impostor" porque não era possível determinar a que tipo de plantas pertence.
Como transplantar jasmim caseiro
Todos os anos, apenas plantas jovens são transplantadas, mas os adultos precisam de um transplante uma vez a cada 2-3 anos. O procedimento em si é simples e consiste em fazer uma espessa camada de drenagem e derramar sobre uma camada de solo adequada para acidez e composição.
Você pode comprar um substrato especial ou fazer uma mistura de turfa, turfa e solo foliar, além de areia. Todos os componentes são tomados em proporções iguais e, em seguida, são necessariamente desinfetados. Após o plantio, é necessário manter a umidade alta na sala onde o jasmim cresce.
Ao transplantar uma flor, o diâmetro do recipiente não deve ser aumentado em mais de 2-3 cm.
Quando há muito espaço livre na panela, o solo pode começar a azedar devido a distúrbios na respirabilidade e estagnação da água. Mas se as raízes da planta trançam completamente o substrato - ela se sente bem e se desenvolve corretamente.
Propagação de jasmim
A propagação do jasmim interno pode ser feita de forma independente em casa, com a ajuda de estacas, estratificação e método de sementes. O método mais simples e mais eficaz são as estacas, mas outras vezes também são usadas.
Sementes
A propagação de sementes não garante que a flor esteja exatamente do jeito que você deseja, porque as sementes de variedades híbridas de jasmim não preservam as características de uma planta adulta. Mas se a variedade não é tão importante para você, você pode experimentar. Nesse caso, é aconselhável comprar sementes em lojas especializadas já processadas e totalmente preparadas para o plantio.
Estacas
Na primavera, são cortadas mudas de brotações lignificadas, poderosas e sem flores. Deixe pelo menos 3 internódios do ápice. No verão, as mudas são retiradas de brotos verdes jovens, que também não têm flores, como na primavera. Das fatias deve ser oblíqua. As estacas são plantadas em uma mistura do solo, que inclui turfa e areia em proporções iguais, imersas no solo por cerca de 2 cm.
Para um melhor enraizamento, é aconselhável tratar as seções com um estimulante de crescimento. Também é necessário manter a temperatura na sala a + 20 ° C. Cerca de um mês depois, quando as estacas se enraízam, elas podem ser plantadas em recipientes separados com até 5 cm de diâmetro.
Você sabe Há uma lenda de que esta flor veio das cinzas da princesa Jasmine, que morreu devido a um amor não correspondido pelo deus do sol.
Em seguida, você precisa esperar até que as raízes trançem completamente todo o substrato. Depois disso, será possível mudar o tanque primário para um vaso maior (cerca de 10 cm). Um transplante adicional é realizado todos os anos. E após 3 anos, a flor pode ser cultivada como uma planta adulta e replantada no máximo uma vez a cada 2-3 anos.
Vídeo: plantio de mudas de jasmim
Camadas
Para obter camadas de jasmim para interior, é necessário fazer cortes oblíquos nas brotações nos entrenós. Depois disso, as incisões são envolvidas com musgo úmido ou substrato. E então você precisa manter constantemente a umidade, e após cerca de um mês as primeiras raízes aparecerão.
Você também pode colocar uma panela com solo adequado ao lado da flor e cavar uma ou várias brotações nela, depois de fazer cortes nelas. É aconselhável cortar as pontas dos brotos enterrados, deixando apenas algumas folhas acima do solo.
Em seguida, você precisa derramar e cobrir com filme plástico. Para um melhor enraizamento, as camadas requerem água e calor constantes. É aconselhável, neste momento, colocar as panelas em um peitoril quente da janela para que sejam aquecidas por baixo.
Depois que os brotos jovens se enraizarem em um novo local, será possível cortar cuidadosamente as tesouras de podar da planta mãe e transplantar em vasos separados de tamanho adequado.
Jasmine indoor tem muitas variedades que diferem na aparência e propriedades. Mas todos eles têm uma coisa em comum - um aroma agradável. Essa cultura é despretensiosa ao sair, portanto, não é difícil cultivá-la.O principal: lembre-se das regras de plantio, propagação e transplante para um novo vaso, bem como os requisitos para o solo e as condições de cultivo.