Quem gosta de arbustos de jardim, vendo flores de hortênsias uma vez florescendo, certamente desejará plantar esta bela planta em seu jardim. No final da primavera, o verão é adequado para a reprodução de uma flor. Mas muitos jardineiros iniciantes estão interessados em como propagar hortênsias no outono. É por isso que vale a pena descobrir qual é a maneira mais ótima e eficiente de obter exatamente o tipo de hortênsia que você gostou.
Métodos de criação
Se você escolher o tempo e as condições ideais para a propagação da hortênsia, os arbustos jovens criarão raízes rapidamente. Propagar hortênsia não é fácil. Isso requer conhecimento, paciência, atenção e tempo.
As plantas de reprodução de outono ajudarão a executar os seguintes métodos:
- estacas em setembro;
- divisão do mato com boa proteção contra geadas de inverno;
- camadas no início do outono;
- brotos jovens (crianças).
É melhor produzir hortênsia a partir de sementes na primavera. Este método requer mais cuidado e esforço. Mas mesmo o jardineiro inexperiente irá lidar com outros métodos.
Posso cortar no outono
O método mais acessível e produtivo de cultivo - usando estacas. Permite obter a quantidade certa de mudas de um arbusto. O outono é a hora certa para as estacas, como a primavera e o verão.
Como propagar estacas de hortênsia
Se você cortar a hortênsia em setembro, precisará plantá-la em recipientes. Mais cuidados são realizados em casa. Mas as estacas da primavera ou do verão podem ser enraizadas diretamente em campo aberto.
Importante! Ao cortar estacas, escolha apenas brotos saudáveis. Instâncias com sinais de doença, danos, pragas não são adequadas para estacas.
Como escolher e preparar um talo
Metade do sucesso será se você cortar a peça corretamente. É melhor abordar esse evento pela manhã ou com tempo nublado. Para estacas, use apenas brotos anuais que ainda não foram lignificados. O seu assistente neste ramo será tesoureiro ou cortador. Corte os brotos selecionados obliquamente a uma distância de 10 a 15 cm da parte superior. Retire a folhagem inferior, deixe apenas a parte superior e os primórdios. Encurte as folhas esquerdas pela metade.
Como propagar estacas de hortênsia na água
Não deixe estacas colhidas de hortênsia sem água nem por um instante. Depois de picado, coloque-os imediatamente na água ou em uma solução pré-preparada com um agente de enraizamento. É melhor fazer isso em uma jarra de vidro transparente. Para isso, o estimulador de raiz “Kornevin”, “Zircon”, “Heteroauxin” é adequado. Mergulhe as estacas na solução para que as folhas superiores não toquem no líquido.
Defina os espaços em branco em um local claro, pois a formação das raízes dependerá disso. Se você não possui uma ferramenta de root, use 1 colher de chá. querida. Troque a água no banco todos os dias para que não fique com mofo. Após 3-4 semanas, as estacas liberam raízes com até 2 cm de comprimento.
Como enraizar estacas de hortênsia no solo
Muitas vezes usado criação por estacas no chão. Para fazer isso, primeiro coloque os preparativos para um dia no estimulador de formação de raízes. Para fazer o enraizamento, use uma mistura de turfa e areia na proporção de 2: 1 ou compre uma composição de barro especial. Se você tiver muitas estacas, amarre-as em 4 pedaços. Aprofundar os espaços em branco no substrato acabado a uma profundidade de 5 cm e pulverizar as mudas por alguns dias seguidos.
Você sabe A hortênsia de guarda-chuva mais resistente ao gelo. Ela recebeu esse nome por causa das pequenas flores coletadas em inflorescências na forma de um guarda-chuva. Também é mais longo que outras hortênsias na água quando cortada.
Cubra as estacas com frascos de vidro ou copos de plástico transparente. A cada 5-6 dias, abra-os para ventilação. Remova completamente as tampas quando as estacas se enraizarem. Depois disso, você pode plantar as mudas em vasos separados e aguardar a primavera quando tiverem que plantar em campo aberto.
Como propagar dividindo o arbusto
É mais fácil criar no outono dividir o mato em várias partes. O transplante de primavera tem menos efeito sobre o estado de dividendos, e o transplante de outono exige cuidadoso abrigo contra geadas. Isso deve ser feito antes da terceira década de setembro, para que sejam suficientemente enraizados e fortalecidos.
Como dividir um arbusto
Para a divisão, escolha um arbusto grande. Cavar com cuidado em torno de um círculo com um raio de 50 cm. É melhor usar um forcado para isso, pois você danificará menos as raízes da planta. Inspecione cuidadosamente a condição do arbusto, preste atenção a sinais de doenças e danos. Se você precisar dividir o sistema raiz em mais de duas partes, verifique se há pelo menos 2 botões de renovação em cada divisão.
Como plantar depois de dividir o arbusto
Polvilhe as pontas danificadas das raízes com carvão ou mergulhe no verde. Prepare os poços para transplante, fertilize-os com uma mistura de adubo, turfa e fertilizantes minerais. Cubra as partes resultantes com terra, água, adicione cobertura de turfa ou serragem.
Como propagar camadas corretamente
No outono, é apropriado fazer mudas a partir de camadas. Realize um procedimento semelhante após inflorescências da floração. Você pode combinar esse processo com hortênsia para o inverno. Na primavera, cada ramo polvilhado dará uma planta jovem e enraizada. Não use brotos lignificados para este método.
Você sabe Se você trouxe para casa um buquê de inflorescências de hortênsias da sua casa de verão, pode reanimá-lo com ácido cítrico na ponta de uma faca. Basta adicioná-lo a um vaso com água.
Em seguida, siga este plano:
- Afrouxe o solo completamente ao redor do arbusto, apenas não danifique o sistema radicular.
- Nivele a terra.
- Faça algumas ranhuras (1,5 cm de profundidade), dependendo de quantos galhos você precisar enraizar.
- Corte levemente a casca da camada em locais que entrarão em contato com o solo com uma faca em círculo e trate com um estimulador de enraizamento.
- Cada haste é bem pressionada no chão no lugar de ranhuras.
- Polvilhe-os com terra e coloque-os em uma pequena pedra para fixação.
- Verifique se o topo da camada é o mais vertical possível para o solo. Para fazer isso, você pode amarrá-lo a um pino.
- Os locais onde os galhos tocam o chão podem ser regados em clima seco.
- Quando você faz esse procedimento no final de setembro, no final de outubro, as estacas criam raízes. Melhor ainda, deixe-os nessa posição até a primavera.
Se você é novo no cultivo de hortênsias, esse método de criação é melhor para você.
Apresenta reprodução de diferentes espécies
Hydrangia é famosa pela diversidade de suas espécies e variedades. Hortênsia de folhas grandes e folhas em forma de árvore é mais frequentemente usada. Eles são fáceis de cuidar e não são tão difíceis de reproduzir.
Panícula
Os tempos de reprodução para este tipo de hortênsia são mais curtos do que para outros. O melhor momento para isso seria o final de junho - no início de agosto, era então que o mato estava suficientemente saturado com água. O material para estacas é melhor retirar dos brotos nos quais não há botões de inflorescências. Durante a colheita, você não pode usar uma tesoura de podar ou faca, é melhor retirar as estacas com as mãos. Isso ajudará a melhorar a hortênsia da panícula radicular. Uma característica distintiva desta espécie é que ela não pode ser enraizada na água, apenas no solo. Para mudas jovens, o abrigo de inverno é obrigatório.
Vídeo: Reprodução de hortênsia em panículas
Folha grande
Este tipo de hortênsia pode ser cultivado por qualquer um dos métodos acima. Só que é menos resistente ao gelo, portanto, a reprodução no outono deve ser realizada um pouco mais cedo do que em outras espécies.
Importante! Ao colocar botões de flores, a hortênsia é muito semelhante ao lilás. Eles surgem na própria base da escova florescente; portanto, não arranque inflorescências desbotadas, mas corte-as cuidadosamente logo acima do ovário.
Você pode fazer isso em agosto. Os arbustos também devem ser divididos com muito cuidado, porque a planta é muito sensível. Hortênsia de folhas grandes, especialmente suas mudas jovens, exigem um bom abrigo para o inverno.
Árvore
Todos os métodos de criação são adequados para esta espécie, exceto para dividir o mato. A hortênsia das árvores tem um sistema radicular maciço que responde dolorosamente a qualquer intervenção. Se você não tocá-lo, a floração será mais abundante. Divlenki, se eles se enraizarem, podem não florescer por vários anos. A melhor maneira de multiplicar é enraizar as camadas, porque a planta tem galhos bem dobrados.
Antes da propagação das hortênsias no outono, os jardineiros precisam ser pacientes e seguir rigorosamente todas as dicas. Uma planta jovem enraizada em um ano agradará com inflorescências brilhantes.