Hydrangea panicle (Hydrangea paniculata) é uma das poucas espécies desta cultura decorativa, que incorporou os esforços dos criadores para criar uma flor despretensiosa. Atrai jardineiros e fitodesignificadores com a capacidade de suportar temperaturas geladas e florescer por um longo tempo. Infelizmente, o prazer de cultivá-lo pode ofuscar o desenvolvimento de doenças e ataques de insetos.
Por que a hortênsia da panícula começa a doer
A cultura decorativa cresce e floresce bem se o produtor leva em consideração suas preferências em termos de luz, umidade, estrutura do solo, vizinhos e também se importa com isso de maneira regular e qualitativa. Se essas condições forem ignoradas, aumentam os riscos de desenvolver doenças e danos causados por insetos nocivos.
Além disso, o proprietário da planta deve estar sempre alerta e inspecionar as flores com frequência para avaliar sua condição. Se as folhas ficarem marrons ou pretas, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
As principais razões pelas quais a hortênsia da panícula está doente são as seguintes:
- Lugar errado selecionado. As doenças geralmente se desenvolvem nas plantas plantadas em uma área aberta, na maioria das vezes sob a influência da luz solar.
- A flor cresce na área onde a água estagna. A estagnação da umidade é um dos problemas comuns que levam a doenças e morte da cultura. Portanto, é muito importante escolher locais secos e organizar uma boa drenagem no poço de aterrissagem.
- O local de pouso não é preparado de acordo com as recomendações. Hortênsia prefere solos férteis. Portanto, a terra no local de seu cultivo deve primeiro ser fertilizada. Também é importante limpá-lo de detritos de plantas e cavá-lo para evitar a infecção por patógenos e pragas.
- A flor é plantada em solo pesado. O melhor solo para o cultivo de hortênsias é o barro leve e fértil, com alta acidez.
- As datas de chegada recomendadas não foram cumpridas. A cultura descrita em regiões quentes deve ser plantada na primavera ou no início do outono. Em áreas com invernos frios, apenas o plantio de primavera é permitido.
- Material de plantio pobre ou infectado selecionado. Para a compra de mudas, você deve ir a uma loja de jardinagem ou a um viveiro bem estabelecido. Ao adquirir "com as mãos", você pode obter uma planta fraca e doente, além da variedade errada.
- Falta de nutrientes. Hortênsia precisa de aplicação regular de fertilizante.
- Pouca ou muita umidade. A cultura descrita é muito higroscópica, por isso é importante estabelecer um regime de irrigação competente. Ao mesmo tempo, deve-se tomar cuidado para garantir que o solo não esteja molhado.
Doenças e seu tratamento
As doenças podem provocar fungos, bactérias, vírus. Eles são transmitidos através do solo contaminado, água, de planta em planta, usando ferramentas de jardim. As doenças também se desenvolvem devido a condições ambientais adversas.
É importante detectar o problema no estágio inicial de desenvolvimento para iniciar o tratamento o mais rápido possível. Para fazer isso, você deve se familiarizar com uma descrição dos sintomas que permitirão diagnosticar corretamente e escolher métodos terapêuticos.
Você sabe O nome latino para o gênero hydrangea, Hydrangeaceae, supostamente veio de três palavras: hydor - água, angor - saudade, hortis - jardim (em tradução - anseio por água) ou as palavras hydor - água e aggeion - embarcação. Tendo chamado a planta, as pessoas conseguiram exibir a principal característica da planta - a umidade da umidade.
Doenças de más condições
Como resultado da exposição à luz solar agressiva, alta umidade, secas prolongadas ou chuvas prolongadas, podem ocorrer problemas no crescimento, a proliferação de hortênsias. Por exemplo, raios diretos do sol podem causar queimaduras nos órgãos do solo.
A falta de umidade provoca amarelecimento e queda de folhas. Além disso, as folhas podem ficar pretas como queimadas. Muitas vezes, devido ao plantio e cuidados inadequados, a planta se recusa a florescer.
Clorose
A clorose é muito comum. Uma das razões pelas quais se desenvolve é a falta de ferro. Isso acontece se a planta cresce por um longo período na mesma área.
Os principais sintomas da clorose são:
- as folhas ficam claras, amarelas, desbotam;
- botões são deformados.
Para resolver o problema, o tratamento deve ser feito através da preparação dos seguintes meios:
- uma mistura de sulfato de cobre (2 g) com ácido cítrico (4 g) diluído em água (1 l);
- nitrato de cálcio dissolvido (40 g) em água (10 l).
A primeira mistura é tratada com folhas, a solução também é usada para regar. A eficácia contra a clorose foi demonstrada pelas preparações "Anticlorose", "Agricole", "Ferovit".
Escurecimento de folhas
Com o desenvolvimento do escurecimento seco, eles ficam marrons ou enegrecidos e as bordas das folhas secam. A secagem cresce gradualmente e cobre a folha inteira. Você pode prevenir uma doença se sombrear uma flor e regá-la com água fria, água que ficou em pé por vários dias.
Com o escurecimento úmido, as folhas amolecem, perdem a forma, escurecem. Esse fenômeno é provocado pelo desembarque em solos pesados, quedas acentuadas de temperatura e umidade excessiva. É possível curar uma planta se for transplantada para o solo recomendado e estabelecer o regime de rega correto.Importante! Há duas razões para esse problema: regar com água muito dura e exposição prolongada à luz solar direta.
Queimaduras
Se a flor cresce em um local localizado na hora do almoço, sob os raios agressivos diretos do sol, os órgãos do solo podem sofrer queimaduras. Manchas translúcidas brancas se formam nas folhas. Locais de queimaduras tornam-se mais finos e secos. Ao observar esses sintomas, a planta deve ser sombreada.
Falta de floração
Muitas vezes, os proprietários ficam desencorajados pelo fato de que a bela hortênsia deixa de florescer. Há várias razões pelas quais ela não libera botões há muito tempo:
- Poda incorreta.
- Impacto em gomos de temperaturas frias.
- A iluminação é muito clara.
- Falta de umidade ou nutrientes.
Fungo
Na maioria das vezes, a hortênsia é afetada por fungos. Eles se espalham pelo solo e também se desenvolvem sob condições erradas. As doenças fúngicas levam a distúrbios no crescimento e desenvolvimento da planta e a uma diminuição da imunidade. Entre as doenças mais perigosas estão a podridão cinzenta e branca, oídio, septoria e ferrugem.
Podridão cinzenta
Os cogumelos que causam esta doença afetam as folhas. O alagamento e o espessamento das plantações contribuem para o seu desenvolvimento ativo. Quando infectada, a folhagem é coberta com um revestimento cinza.
As partes afetadas devem ser removidas e descartadas por queima, após o que as seções das seções devem ser tratadas com uma solução de permanganato de potássio. Os arbustos de flores devem ser pulverizados com líquido de Bordeaux ou com a preparação "Fundazol". Com uma infecção forte, vale a pena se livrar da flor.
Podridão branca
O fungo começa seu efeito prejudicial a partir do sistema radicular. Como resultado, a nutrição da planta é perturbada, o que leva ao escurecimento dos órgãos do solo, ao apodrecimento das hastes na parte inferior em contato com o solo e ao aparecimento de um revestimento branco na folhagem.
O fungo penetra na cultura ornamental a partir de detritos vegetais não removidos do local, bem como de plantas daninhas.Normalmente, a podridão branca é encontrada em plantas que crescem em estufas, estufas. Raramente aparece em áreas abertas.Importante! Se a doença for diagnosticada em estágio avançado - quando a placa branca já aparecer, será inútil tratá-la. A flor deve ser removida e queimada, o solo desinfetado e as plantas saudáveis tratadas com uma preparação contendo cobre.
Para curar a podridão branca, é necessário remover os órgãos infectados e tratar os locais de corte com uma solução de permanganato de potássio. As plantações de flores devem ser pulverizadas com preparações contendo cobre, por exemplo, sulfato de cobre, líquido de Bordeaux. Na luta contra a podridão branca, uma mistura de vitríolo (1 colher de chá), soro de leite (3 l) e água (6 l) funcionou bem.
Oídio
Oídio, em regra, se instala em plantas jovens, ainda imaturas. As razões para sua propagação são muito nitrogênio no solo e falta de umidade.As áreas afetadas precisam ser cortadas e queimadas. Os desembarques devem ser tratados com Fitosporin-M, Topaz.
Sintomas característicos do oídio:
- a formação de manchas verde-amarelas na placa frontal superior;
- revestir a parte inferior da folha com um revestimento cinza ou roxo;
- queda de folhagem.
Você sabe Para obter cores diferentes da hortênsia, você pode adicionar certas substâncias ao solo antes da floração. Molhar uma solução de alumínio ou amônia alum torna as pétalas brancas em azul, as rosa em roxo e a introdução do azul de ferro.
Peronosporose ou míldio
O desenvolvimento desta doença é promovido por alta umidade e altas temperaturas. Nos estágios iniciais da infecção, manchas escuras oleosas se formam na folhagem. No futuro, eles aparecerão nas hastes. O tratamento deve começar assim que os primeiros sintomas aparecerem. Caso contrário, a planta terá que se despedir.
É necessário tratar a peronosporose com a ajuda de tais medidas:
- Remoção de áreas doentes.
- Processamento de pontos de corte com uma solução concentrada de permanganato de potássio.
- Pulverizar com uma solução de líquido de Bordeaux (1%) significa "Optimo", "Kuproksat".
Septoria
A doença se desenvolve durante os verões chuvosos e frios. Primeiro, afeta a parte inferior da planta, espalhando-se gradualmente para a parte superior.
É possível entender que a hydtoria foi superada pela septoria pelos seguintes sinais:
- Pequenas manchas de até 5 mm de tamanho, com um centro brilhante e franjas marrons, apareceram nas folhas e caules.
- As folhas enrolam e secam.
- A cultura decorativa tem uma aparência deprimida.
Cortar os fragmentos doentes, tratar seções com permanganato de potássio e pulverizar o Rodomil Gold e o Pofit Gold salvarão a planta no estágio inicial do desenvolvimento da doença.
Ferrugem
A doença fúngica, que, como a fitofitora, está se desenvolvendo ativamente em muitas plantas, incluindo hortênsias. Seu desenvolvimento ocorre quando a flor cresce em alagamentos e é superalimentada com nitrogênio no solo. No estágio inicial da lesão, pequenas manchas amareladas aparecem nas folhas.
Posteriormente, crescimentos enferrujados ou marrons são formados sobre eles, nos quais os esporos amadurecem. Como resultado, a folhagem seca e se desfaz.O tratamento deve começar com a remoção dos órgãos afetados pela ferrugem. Depois disso, os arbustos de flores devem ser tratados com cloróxido de cobre, "Topázio", "Falcão".
Doenças virais
As doenças causadas por vírus são especialmente perigosas porque não podem ser tratadas. Eles só podem ser avisados. Os métodos de prevenção podem ser encontrados em uma seção separada abaixo. O mais importante é plantar material de plantio saudável e de alta qualidade, para evitar danos mecânicos nos órgãos das plantas.
Importante! Ao usar preparações químicas para o tratamento, deve-se preocupar com as medidas de segurança pessoal, protegendo o corpo com um traje especial, palmas com luvas, trato respiratório com máscara, olhos com óculos.
Mancha de anel
Você pode descobrir que a flor foi afetada pelo vírus da mancha no anel pela formação de anéis na forma de anéis. À medida que se desenvolvem, as folhas começam a perder forma, enrolar e desintegrar-se. Nas plantas doentes, a floração está ausente ou brotos fracos são formados. Tendo encontrado os sintomas característicos, o arbusto da flor precisa ser removido e queimado.
Câncer
A doença afeta plantas com baixa imunidade ou espécimes danificados. Manifesta-se como manchas marrons nas folhas e caules. As úlceras se formam sob as manchas na placa traseira. Existe apenas uma maneira de combater o câncer - removendo e queimando espécimes doentes.
Pragas e a luta contra eles
Não menos perigoso para a hortênsia da panícula são os insetos nocivos. Eles se instalam na planta, bebem suco, danificam as raízes ou roem as folhas, brotos. Promoveu a disseminação de pragas em áreas desarrumadas, ignorando o afrouxamento.
Pulgões, carrapatos, nematóides, lesmas, caracóis e besouros de folhas são os mais perigosos para a hortênsia. É importante notar a invasão de pragas quando não há tantas. Nesse caso, a luta contra eles pode durar pouco e ser eficaz.
Vídeo: Pragas e doenças da hortênsia
Pulgão da folha
Um inseto microscópico que se multiplica rapidamente e causa graves danos à cultura das flores, levando rapidamente ao seu enfraquecimento e morte. Os pulgões se alimentam de sucos de plantas. Sugando nutrientes, a praga provoca amarelecimento e secagem das folhas. Pulgões podem ser encontrados na placa traseira.
No assentamento em massa de pragas, são usados inseticidas, por exemplo, Iskra, Fitoverm, Aktofit, Calypso. Para impedir que os pulgões entrem no local ou se livrem dele mais rapidamente, é necessário atrair seus inimigos naturais - joaninhas, amarras.
Com um pequeno número de insetos, eles recorrem à pulverização com uma solução de sabão ou à irrigação com um jato forte de uma mangueira.
Ácaro aranha
Este inseto sugador muito pequeno pode causar enormes danos aos plantios de flores. Clima quente e baixa umidade contribuem para a sua propagação.
No curso de sua atividade prejudicial, o carrapato forma uma teia, que envolve a parte do solo. Primeiro, pequenas manchas marrons ou avermelhadas aparecem nas folhas e caules. Posteriormente, a folhagem se enrola e seca. Livrar-se do ácaro é bastante problemático. É necessário o uso de acaricidas, por exemplo, "Aktofita", "Akarina".Nematóide da bílis
Este parasita vive na terra e infecta o sistema radicular. Suas secreções tóxicas envenenam a planta e levam à formação de galhas vermelhas, semelhantes às bolhas, nas raízes e na parte inferior do caule. No futuro, eles são afetados pela podridão e morrem. A flor para de crescer e morre.
Com a derrota dos plantios de flores, o nematóide terá que se livrar das plantas doentes. É importante impedir que esse inseto entre no local, para isso é necessário tratar o solo com Fitoverm antes de plantar as mudas.
Lesmas e Caracóis
Lesmas se alimentam de folhas e topos de brotos. Sua distribuição é facilitada por plantações espessadas, locais sombreados e alta umidade.
Essas pragas são coletadas à mão. Os desembarques são tratados com moluscocida. Ao redor dos canteiros de flores havia cascas de ovos esmagadas.Importante! Como regra, os parasitas podem ser encontrados nos seios das folhas, sob as pedras.
Besouros de folha
Este inseto roe buracos nas folhas, se move nos caules, danifica as raízes. A luta contra esse parasita é complexa. Eles são coletados manualmente. Eles também cavam bem no canteiro. Para destruir, recorra a tratamentos com inseticidas sistêmicos.
Prevenção de Doenças e Pragas
Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar. A prevenção de doenças é possível se forem tomadas medidas preventivas anuais e regulares.
- Todo outono, limpe completamente a área de detritos das plantas.
- Cavar profundamente o local de crescimento na baioneta de uma pá.
- Escolha mudas saudáveis para o plantio.
- Defina o regime de rega correto.
- Fortalecer o sistema imunológico, aplicando suplementos minerais.
- Cuide do solo em tempo hábil.
- Remova ervas daninhas a tempo.
- Inspecione as flores regularmente.
- Apare exclusivamente com ferramentas de jardim desinfetadas.
Assim, uma planta bonita com hortênsia em panículas com flores exuberantes e plantio e cuidados inadequados pode prejudicar e ser afetada por pragas. Para evitar problemas de saúde, é importante seguir medidas preventivas. Se não foi possível evitar a doença, continue com o tratamento da flor o mais rápido possível. Em casos avançados, a terapia pode ser em vão.