Pinhões são pequenas sementes que podem ser obtidas de certas espécies de árvores do gênero Pinus da família Pine. Os grãos dessas chamadas sementes são utilizados em vários campos: cosmetologia, medicina e culinária. As nozes em questão são consumidas cruas e torradas. O tratamento térmico dos grãos deve ser realizado de acordo com certas regras, para não prejudicar o sabor.
Preciso fritar pinhões
Muitas donas de casa, ao comprar este produto, pensam na necessidade de fritá-lo.. Nutricionistas e profissionais de saúde insistem por unanimidade no tratamento térmico de pinhões. Este procedimento neutralizará principalmente o núcleo de microorganismos nocivos.
Existem casos frequentes de envenenamento com o produto em questão, cuja causa é uma derrota do trato gastrointestinal por Escherichia coli, Salmonella ou fungo. Esses microrganismos ficam nozes como resultado da colheita de terras cheias de várias bactérias e quando armazenadas de maneira inadequada.
Importante! Existe também a possibilidade de envenenamento com aflatoxinas, que podem estar contidas nos grãos de cedro se os padrões de umidade e as condições de temperatura forem violados durante o armazenamento do produto. O perigo desse agente cancerígeno tóxico é que ele é bastante resistente ao calor. Portanto, é recomendável comprar o produto de um vendedor confiável.
Deve-se ter em mente que, se você fritar os grãos, eles não apenas mudam de cor e sabor, mas também sua composição química. Durante o tratamento térmico, as nozes perdem umidade, reduzindo assim o peso. O conteúdo de calorias e de gordura é um pouco mais alto para um produto frito do que para um cru, e a quantidade de proteínas e carboidratos é quase idêntica.
Métodos de torrefação de pinhões
Existem várias maneiras de tratar termicamente essas sementes.
Os métodos considerados incluem:
- em uma panela (com e sem casca);
- no forno;
- no microondas.
Nozes descascadas assadas
Recomenda-se que cozinhar grãos sem casca em uma panela sem a adição de óleo vegetal. Isso ocorre porque, por sua natureza, o produto em questão é bastante oleoso, o que não requer gordura adicional.
O procedimento é realizado da seguinte maneira:
- É necessário separar os grãos da casca.
- Panela seca deve ser colocada em um pequeno incêndio.
- Distribua as nozes uniformemente em pratos bem aquecidos.
- Se necessário, os grãos podem ser polvilhados com sal ou outras especiarias.
- As sementes devem ser constantemente misturadas até ficarem completamente cobertas com uma tonalidade marrom. Depois disso, os grãos fritos devem ser derramados em uma tigela limpa.
Inshell Roasting
O tratamento térmico de pinhões com casca em uma panela tem um efeito duplo. Isso contribui para uma limpeza mais fácil dos núcleos da casca externa, que perde sua força devido à exposição a altas temperaturas, além de obter um produto frito acabado com um aroma agradável e sabor de dar água na boca.
O processo de torrefação é acompanhado por essas ações:
- Prepare as nozes, depois de removê-las de detritos. Se houver muito produto, ele deverá ser dividido e fritar em porções.
- Despeje as sementes não refinadas em uma panela seca pré-aquecida.
- Frite em fogo baixo, mexendo sempre, até as sementes escurecerem e um efeito de rachadura aparecer.
Cozinhar no forno ou no microondas
Uma maneira conveniente é considerada um método de assar pinhões no forno. Nesse caso, você precisa saber quanto fritar e monitorar a temperatura. Este método é adequado para grãos descascados e grãos descascados.
A primeira opção envolve as seguintes etapas:
- Lave bem os pinhões em água corrente.
- O forno deve ser aquecido a 160 ° C.
- O produto não seco é uniformemente disposto em uma assadeira coberta com pergaminho.
- Os pinhões são colocados no forno por um quarto de hora.
- Depois disso, retire a panela do forno, dando-lhes tempo para esfriar.
- O produto deve ser colocado sobre uma toalha e, por cima, coberto com um pano grosso e caminhar com um rolo, esmagando um pouco as porcas.
Como resultado de tais ações, a casca deve estourar, permitindo que os grãos se separem bem da casca superior.A segunda opção é preparar grãos descascados no forno.
Para fazer isso, você deve executar várias ações específicas:
- Os pinhões devem ser preparados para o tratamento térmico: limpe os resíduos, remova a casca, enxágue bem os grãos com água corrente.
- Recomenda-se que o forno seja pré-calcinado a 150 ° C.
- Assadeira ou outro recipiente para assar deve ser coberto com pergaminho e despeje grãos de cedro por cima em uma camada.
- Se necessário, várias especiarias ou açúcar podem ser adicionados às nozes.
- O produto leva cerca de 10 a 15 minutos.
- As nozes acabadas são removidas do forno, dando-lhes tempo para esfriar.
Importante! Durante o tratamento térmico dos pinhões, é necessário controlar a temperatura e a duração do procedimento. Se este produto estiver adequadamente preparado, as gorduras saudáveis contidas nos grãos não oxidarão, formando radicais livres nocivos que podem prejudicar o corpo.
Também o modo bastante conveniente e moderno de tratamento térmico dos pinhões é considerado como a sua torrefação no microondas.
Para se preparar, você deve executar as seguintes etapas:
- As nozes inteiras são limpas de detritos, bem lavadas.
- 60-70 g de grãos úmidos são colocados em um saco de papel, cuja borda deve ser embrulhada.
- A bolsa é colocada no microondas e o modo de fritura é definido (1 minuto).
- Quando o tempo de cozimento terminar, o saco não deve ser removido por mais 2-3 minutos. Isso permitirá que as nozes obtenham seu próprio calor.
- Após esse período, a bolsa é removida e seu conteúdo é derramado em um recipiente limpo.
- Após um quarto de hora, os grãos podem ser descascados e comidos.
Nozes e receitas
Sementes de cedro, tinturas e decocções baseadas nelas são consideradas muito úteis. Este produto pode resolver parcialmente o problema da deposição de sal. Núcleos picados com mel podem ser usados para úlcera péptica, doenças de pele. E também este produto tem uma função de aprimoramento imunológico. Comer pinhões na hora de dormir pode ajudar as pessoas com insônia. Isso é explicado pelo conteúdo de triptofano, que estimula a produção de melatonina. O consumo regular de pinhões ajudará com problemas no trato gastrointestinal e também remove toxinas dos intestinos.
De qualquer forma, é necessário levar em consideração o fato de que este produto é rico em calorias e contém muita gordura (60 g de óleo em 100 g de nozes). Portanto, ao comer demais os grãos considerados, podem ocorrer problemas com o sistema digestivo. Também não é recomendado o uso deste produto para pessoas com colelitíase e colesterol alto.
Você sabe Moradores da Sibéria desde o século XVII colecionam as nozes em questão para serem usadas na medicina e na culinária. Desde então, a planta de coníferas que produz essas sementes saborosas e nutritivas começou a ser chamada de "cedro siberiano".
Devido ao seu sabor agradável, essas nozes são muito comuns na culinária. Este produto é um ingrediente adicional em várias saladas e molhos. Na cozinha mediterrânea, os pinhões são utilizados há muito tempo como tempero nos pratos principais. Os grãos combinam bem com carne, peixe, legumes e queijos gordurosos.
Hoje, este produto faz parte de muitas sobremesas: bolos, biscoitos e doces diversos. Nesse caso, os pinhões também têm uma função decorativa: entre muitas delícias culinárias com o ingrediente em questão, apenas algumas ganharam popularidade em todo o mundo.
Molho pesto com pinhões
6 15 minutos
miolo de pinhões
2 colheres de sopa. eu
manjericão (verde)
1-2 vigas
Valor nutricional por 100 g:
- Queijo cortado em pedaços pequenos.
- Coloque o alho em uma prensa ou pique com uma faca.
- Frite os grãos de pinhões em uma frigideira sem óleo até dourar (também é aceitável usar um produto cru).
- Coloque todos os ingredientes em uma tigela e bata bem até ficar homogêneo.
- O sal deve ser adicionado com extrema cautela, pois o queijo já tem um sabor salgado.
O molho pronto pode ser servido com peixe, pratos de carne e saladas.
Você sabe Como resultado de pesquisas arqueológicas nos países do Mediterrâneo, os cientistas afirmam que as sementes consideradas foram comidas há mais de 7 mil anos atrás. Isso sugere que um pinheiro com pinhões já estava crescendo durante a Idade da Pedra.
Carne de porco com receita de pinhões
4 30-40 minutos
carne de porco desossada (filé)
800 g
miolo de pinhões
4 colheres de sopa. eu
casca de limão ralada
2 colheres de chá
Valor nutricional por 100 g:
- Carne de porco.
- Coloque uma panela com 1,5 litros de azeite em fogo médio.
- Frite a carne dos dois lados por 6 minutos até dourar com sal e pimenta.
- Transfira a carne de porco para outra tigela e cubra.
- Adicione o óleo restante e os grãos de pinhão à mesma panela e frite por 1 minuto. Depois adicione o suco de limão com raspas e mel. Aqueça todo o conteúdo da panela até engrossar, mas não mais que 2 minutos.
- Enxágüe e pique a salsa. Transfira a carne de porco e as verduras para uma panela e cozinhe por mais 2-3 minutos, derramando intensamente a carne no molho de cedro.
Assim, as nozes consideradas, consideradas sementes de alguns representantes da família Pine, devido ao seu excelente sabor, são um ingrediente popular em vários pratos culinários. Apesar do consumo deste produto cru, os especialistas recomendam o consumo de sementes tratadas termicamente. Os pinhões, descascados ou com casca, são fritos em uma panela e no forno ou no microondas.