Alocasia de raiz grande - nativa de florestas tropicais. Na natureza, a planta cresce até 3 m e os habitantes locais usam suas folhas como abrigo contra a chuva. Em nossas latitudes, a alocasia é cultivada em casa e serve como decoração de interiores.
Descrição botânica da planta
Alocasia de raiz grande refere-se a gramíneas perenes gigantes da família aróide, que crescem até 4 m de altura. Haste - até 1,5 m ereta e depois alojada. As hastes terminam com folhas grandes. Pecíolos de até 1,3 m em 1/2 entram na vagina.
As folhas são ovais em forma de flecha, com dimensões de 120 x 50 cm, e a parte marginal é ligeiramente ou fortemente ondulada. As chapas estão manchadas uniformemente.
Você sabe Alocasia, que é frequentemente regada, pode produzir chuvas leves. A umidade, caindo no chão, sobe ao longo do caule e é excretada através de placas frondosas. Em espécimes selvagens, esse fenômeno é praticamente imperceptível.
As inflorescências emergem dos seios decíduos. Inflorescências são combinadas com cataphillas escamosas. O estame é de forma cônica-cilíndrica, com 1 a 2 cm de comprimento, o pistilo é cilíndrico, de 3 a 7 cm, e as flores são pequenas, discretas, reunidas em uma espiga grande, emoldurada por um véu verde-amarelado ou branco.
Externamente se assemelha a fezes, mas muito maior. Após a polinização, os ovários se formam no local das flores, que eventualmente se transformam em frutos vermelhos.Sistema raiz | Tuberosa |
Caule | Ereto a 1,5 m, depois alojando |
Forma de folha | Oval em forma de seta |
Cor da folha | Verde claro |
Forma da flor | Cônico |
Cor da flor | Branco |
Forma de frutas | Arredondado |
Cor da fruta | Vermelho |
Sabor a fruta | Torta |
As propriedades
As hastes de alocasia contêm suco leitoso com um sabor específico picante. Contém o aroma volátil do composto, que possui propriedades medicinais, além de riboflavina, tiamina e antioxidantes.
Além de compostos úteis, a planta contém venenosas:
- cianeto;
- oxalato de cálcio;
- cloreto de mercúrio.
Você sabe O aróide possui um sistema excretor altamente desenvolvido. Alguns deles, como plantas predadoras, secretam um segredo com um odor podre durante a floração para atrair moscas e besouros de carniça. Assim que um inseto se senta em uma flor, ele se torna prisioneiro até o momento da polinização completa.
Apesar dessa composição, após o tratamento térmico nas regiões de distribuição natural, as raízes das plantas são comidas. Durante o tratamento térmico, todos os compostos nocivos se desintegram. Brotos e raízes frescos vão para a produção de álcool e também são usados na medicina.
Médico (a)
Para fins terapêuticos, use hastes e rizomas de alocasia. O valor energético do rizoma é 300 kJ.
As tinturas são usadas no tratamento de:
- resfriados;
- pneumonia;
- oncologia;
- lesões cutâneas ulcerativas;
- doenças articulares.
Nocivo
Quando usados internamente, medicamentos à base de alocasia apresentam alto risco de intoxicação. Ao cultivar em casa, deve-se tomar cuidado especial ao trabalhar com a planta. O suco de leite, secretado por folhas e brotos, se aplicado à pele, causa queimaduras químicas.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Para que a alocasia de raízes grandes se torne uma decoração de interiores, ela precisa organizar condições próximas ao natural:
- escolha o local certo no apartamento;
- observe as condições de temperatura e umidade.
Localização
As plantas não toleram correntes de ar e, portanto, são colocadas longe das janelas e portas das sacadas em salas semi-sombreadas. A melhor opção é a parte sudeste do apartamento. Considere as dimensões da planta ao colocar. Prepare uma prateleira de flores para alocasia com antecedência e instale-a a 1-2 metros da janela.
Importante! Dieffenbachia, samambaia e monstera são adequados como vizinhos para a alocasia. Ao lado de outras plantas, ela se sentirá desconfortável ou deprimente.
Temperatura
No verão, a temperatura ambiente deve ser mantida na faixa de +22 ... + 28 ° C. No inverno, o indicador não deve cair abaixo de +18 ° C.
Humidade do ar
O regime ideal de umidade para alocasia é de 70 a 80%. Uma planta tropical geralmente sofre com a falta de umidade em nossas latitudes. Limpe as folhas com mais frequência com um pano úmido para melhorar o processo respiratório e limpar o pó dos poros.
Home Care
Para desenvolver uma parte frondosa poderosa e brotos, a planta precisa de cobertura regular e rega abundante. Sob condições naturais, as plantas tomam todos os nutrientes do solo. Em casa, eles são privados dessa oportunidade devido a limitações de espaço.À medida que o solo se deposita na panela, ele é adicionado. Se necessário, para manter a umidade, o solo é coberto após cada rega. Para isso, pedras decorativas são bem adequadas, dispostas na superfície do solo e removidas antes da rega.
Rega
Rega no verão é realizada 3-4 vezes por semana sob a raiz. A água é usada à temperatura ambiente. À medida que a poeira se deposita nas folhas, elas precisam ser limpas com um cotonete úmido e irrigadas de um frasco de spray.
Importante! Em calor extremo, é melhor colocar a panela com alocasia em um recipiente cheio de água, depois de colocar pedras estáveis no fundo. Portanto, as raízes não entrarão em contato diretamente com o líquido e serão capazes de absorver a quantidade necessária. No inverno, é melhor abandonar a pulverização em geral, a fim de evitar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
No inverno, a regularidade da rega é reduzida para 2 vezes por semana. Se aparecerem gotas de água nas folhas, a rega é reduzida para 1 vez por semana.
Top vestir
O primeiro curativo é introduzido no início da primavera. Posterior - uma vez por mês durante a estação de crescimento. Dado o fato de a planta ser cultivada como uma folhagem decorativa, serão necessários fertilizantes nitrogenados. A este respeito, a uréia é bem adequada.
Torná-lo na forma de um pó à taxa de 5-7 g por planta adulta. Faça isso 1-2 horas após a rega. Após a introdução da uréia, a terra deve ser solta. Ao entrar em contato com o ar, o medicamento é convertido em um composto volátil; portanto, sem soltar a alimentação, não haverá sentido.Eles o trazem na primavera e antes de descansar em setembro-outubro. A uréia pode ser substituída por cinzas de madeira em proporções semelhantes.
Ao longo da temporada, fertilizantes minerais contendo cálcio são adicionados. A farinha de dolomita provou-se bem. Contém uma gama completa de substâncias essenciais que causam crescimento rápido e sustentam a imunidade da planta.
A vantagem do uso da farinha de dolomita é sua capacidade de neutralizar reações oxidativas no solo que ocorrem após a introdução da fertilização nitrogenada. As proporções para uma planta são de 5 a 20 g, dependendo da idade.
Poda
Ao cultivar alocasia, somente a poda sanitária é realizada quando as folhas velhas começam a morrer ou a planta está infectada com a doença. Estacas e folhas verdes não cortam. Eles são muito suculentos e, quando podados, a planta perde muita força, da qual pode morrer.
Transplante
O transplante é realizado no início da primavera, antes do início da intensificação do crescimento intensivo. Após a compra, o transplante é um evento obrigatório, pois nas lojas eles vendem flores em pequenos contêineres, insuficientes para o pleno desenvolvimento, e utilizam turfa com alta acidez.
A acidez da mistura do solo não deve exceder 6 pH.Você pode misturar um solo inteiro por conta própria, combinando nas proporções de 1: 1: 1: 1/4:
- terra de folha;
- terra de coníferas;
- turfa;
- areia grossa.
Faça vários furos no fundo da panela para permitir a circulação de ar. Encha o recipiente com argila expandida de 2 cm. Em seguida, coloque parte da mistura do solo. É melhor transplantar usando o método de transbordo. Isso reduzirá o risco de lesões no sistema radicular.
Importante! O sistema radicular da alocasia se desenvolve em comprimento e não em largura; portanto, escolha longas e altas capacidades para o plantio.
Empurre cuidadosamente a panela de alocasia de todos os lados e comece a puxar a planta junto com o pedaço de terra. Coloque a alocasia no centro da panela preparada, alinhe com o pescoço da raiz e polvilhe o vazio nas laterais com o solo.
Durante os primeiros 3 anos de vida, as plantas precisam de um transplante anual. Após o procedimento, é realizado a cada 3-5 anos, dependendo da taxa de crescimento.
Reprodução
Alocasia se multiplica de várias maneiras:
- por sementes;
- estacas;
- divisão.
Sementes
Esse método de reprodução é raramente usado, porque em casa a alocasia praticamente não produz frutos. Se houver frutas, elas são colhidas e, depois de separadas as sementes, são plantadas imediatamente no solo. O substrato é preparado como para uma planta adulta. Profundidade de semeadura - 0,5–1 cm.
A panela com as culturas é coberta com um filme e instalada em uma sala escura e quente.
A temperatura ideal para germinação é +22 ... + 25 ° C. Todos os dias, o solo é ventilado por 20 a 30 minutos. e hidratar por pulverização. Após o surgimento das mudas, elas são mergulhadas 2 vezes e depois colocadas em recipientes separados com um diâmetro de 7 cm.
Importante! Todas as manipulações devem ser realizadas com luvas estéreis e roupas fechadas para evitar que o suco leitoso entre na pele exposta.
Estacas
As estacas são realizadas na primavera antes do início do fluxo ativo de seiva na presença de brotos de 7 a 10 cm de comprimento.Prepare uma faca afiada com antecedência, desinfecte-a com álcool. Corte em um ângulo mais próximo da raiz. Trate a superfície da ferida com carvão ativado em pó.
Os brotos preparados são colocados em uma solução de "Kornevin" e incubados por um dia. Em seguida, colocado em um substrato solto e pulverizado diariamente para acelerar a formação do sistema radicular.
Divisão
O método mais simples de reprodução é dividindo o mato. Realizado em paralelo com um transplante. Depois de puxar a planta para fora da panela, as raízes são sacudidas do chão e separadas com uma faca afiada, para que cada broto tenha um rim cheio.Os brotos são colocados em um substrato solto e mantidos em local escuro a uma temperatura de +25 ° C. Antes do surgimento de novos rebentos, é observado um regime aprimorado de rega e pulverização. Em seguida, as plantas são reorganizadas no local preparado para elas e continuam os cuidados de acordo com o esquema padrão.
Você sabe Todos os aróides, devido ao processo respiratório acelerado, são capazes de liberar calor para a atmosfera. Este fenômeno é especialmente observado claramente durante a floração. A temperatura da flor é muito mais alta que a temperatura do ar circundante.
Dificuldades crescentes
Todas as deficiências no cuidado afetam negativamente a imunidade da planta, como resultado do desenvolvimento de doenças e propagação de pragas.
Os problemas mais comuns no cultivo da alocasia:
- Palidez da folhagem - aparece como resultado de iluminação insuficiente. Você pode resolver o problema alterando a localização da flor.
- Observa-se amarelecimento e secagem das folhas ao regar com água de baixa qualidade. Ao usar a água da torneira, ela é defendida preliminarmente por 24 horas e depois é conduzida pelo filtro.
- Manchas pretas nas folhas indicam congelamento. Nesse caso, você precisa alterar a localização ou aumentar a temperatura na sala.
- Murchar folhas com rega excessiva ou insuficiente. No primeiro caso, para evitar a cárie radicular, é melhor realizar um transplante não planejado com uma substituição completa do substrato. No segundo - você precisa ajustar o modo de rega.
- pulgões;
- escudo de escala;
- ácaro.
Os insetos se alimentam da parte decídua da planta, o que leva à secagem e à morte. Eliminá-los manualmente com um cotonete embebido em água e sabão. Depois disso, o solo e a planta são polvilhados com cinzas ou pó de tabaco.
Alocasia é uma bela planta ornamental que veio até nós das florestas tropicais. É caracterizada pelo rápido crescimento e despretensiosidade nos cuidados. Adapta-se perfeitamente a qualquer interior.