As fontes decorativas são um dos elementos comuns do projeto paisagístico de uma residência de verão, jardim e território pessoal. Com ele, você pode decorar praticamente qualquer área. Fazer uma fonte é fácil por conta própria. A seguir, descreve o método de equipá-lo com uma bomba feita à mão.
Tipos de bombas de fonte
Para organizar uma fonte no jardim, casa de veraneio, necessariamente requer equipamentos específicos - uma bomba. Este dispositivo é necessário para o abastecimento de água cíclico. O princípio de seu trabalho é que ele cria uma pressão positiva que empurra o líquido com uma certa força. Esse dispositivo é comprado pronto na loja ou fabricado independentemente de materiais improvisados.
As unidades de bombeamento de água são de dois tipos:
- submersível;
- superficial.
Para instalar cada um dos tipos, você deve se familiarizar com as regras de instalação e operação. A seleção da bomba deve ser realizada de acordo com as dimensões da tigela da fonte, bem como a altura desejada do jato. Antes de dar preferência a qualquer uma das espécies, vale a pena se familiarizar com suas vantagens e desvantagens.
Importante! Escolhendo uma bomba por potência, ela deve ser guiada pelo fato de que a altura do seu fluxo não deve exceder mais que 3 vezes a largura do reservatório.
Submersível
Esse dispositivo está completamente localizado debaixo d'água. Somente o aspersor é visível. O princípio de operação é o seguinte: a água entra no filtro, que limpa detritos, depois flui para a bomba e é jogada fora. Como regra, um modelo submersível é instalado em pequenas fontes, cuja altura não é superior a 2 m.
A - holofotes; B - suporte da lâmpada; C - bico da fonte; D - válvula; E - bomba submersa; F - plataforma de montagem; G - base de concreto.
- As principais vantagens incluem:
- preço razoável;
- trabalho silencioso;
- instalação fácil;
- rentabilidade.
Entre as desvantagens de tais equipamentos está a dificuldade em manutenção. Antes do inverno, o dispositivo deve ser desmontado. Também é necessário limpar periodicamente o filtro e o impulsor.
Você sabe Lápides antigas encontradas por arqueólogos contêm imagens que confirmam o fato de que os moradores do Egito antigo e da Mesopotâmia equiparam seus pátios com fontes. Fontes de água foram usadas para extrair fluido, que foi irrigado por culturas agrícolas e ornamentais.
Superfície
Como fica claro no nome do tipo de bomba, ela é montada na superfície em uma caixa especial. As fontes multiníveis estão equipadas com esse dispositivo.
- Comparado com um dispositivo submersível, a superfície tem várias vantagens:
- é conveniente e fácil de manter e reparar;
- é capaz de trabalhar continuamente por um longo tempo;
- ele tem menos sensibilidade à poluição;
- pode ser conectado a várias fontes de água, por exemplo, uma fonte e uma cachoeira.
Entre as desvantagens da instalação de equipamentos de superfície estão trabalhos barulhentos, baixa resistência à umidade, superaquecimento quando colocados ao sol, preço alto. Essa bomba deve ser protegida da precipitação e da luz solar.
Requisitos de desempenho para equipamentos de bombeamento
Ao escolher uma bomba de fonte, é necessário levar em consideração os parâmetros de uma forma arquitetônica específica, bem como seus desejos em relação à aparência e altura do fluxo. Para a seleção correta, é melhor entrar em contato com um especialista, fornecendo informações completas sobre a fonte de água. Você pode se concentrar nesses indicadores: ao escolher uma fonte submersível com capacidade de 40 V e capacidade de 3000 l / h, o jato aumentará 3,2 m, equipamento de superfície com capacidade de 800 l / h - 1 m, 2000 l / h - 1,5 m.
A potência deve ser selecionada com base no fato de que a altura desejada do jato é alcançada quando a bomba está operando em um nível médio. Portanto, o dispositivo será mais durável. Se bombear constantemente a água com velocidade mínima ou máxima, falhará mais rapidamente. Bombas com capacidade de até 3000 l / h são adequadas para pequenas estruturas. Para estruturas grandes, deve ser mais.
Ao adquirir equipamentos, além de energia, produtividade e altura máxima da subida da água, você também deve se familiarizar com essas características:
- vida de serviço;
- obrigações de garantia.
Importante! O desempenho máximo da fonte diminui proporcionalmente à altura da água.
Fabricação de bombas DIY
Obviamente, criar uma unidade poderosa em casa não funcionará. Você só pode fazer uma bomba simples para uma estrutura modesta instalada em uma sala ou em uma casa de veraneio. Os mestres domésticos com uma certa base de conhecimento e experiência em trabalhar com eletricidade também podem tentar fazer o dispositivo sair da bomba de uma máquina de lavar antiga. Mas deve ser adequadamente isolado para evitar o contato com a água.
Materiais e ferramentas necessários
Para a fabricação de uma bomba de fonte, você pode usar os meios disponíveis.
Os seguintes materiais serão necessários:
- câmera de um pneu de carro;
- motor elétrico;
- câmara de freio;
- cola epóxi;
- bicos de cobre;
- pequenas bolas de metal;
- anilhas;
- pino rosqueado.
Importante! Como a água e a eletricidade em contato representam uma ameaça à saúde e à vida humana, antes de conectar uma bomba caseira, você deve convidar um eletricista experiente que verificará se o equipamento é seguro.
Instruções passo a passo para criar e instalar
A base da bomba será uma câmara de freio com falha. Se ela não estava em casa, você pode entrar em contato com o serviço de carro.
Para fazer um dispositivo de suprimento de jato de água, as seguintes etapas devem ser seguidas:
- Lave e desmonte a câmara do freio.
- Selar todos os furos, exceto a parte superior, que será usada sob o material.
- No lado oposto, faça 2 furos para a instalação de válvulas.
- Faça tubos com uma espessura de parede de 1 mm.
- Prossiga com a fabricação da válvula de admissão apertando os bicos no torno.
- Faça uma broca correspondente ao diâmetro da bola de metal.
- Perfure o cano até a metade.
- Coloque a bola no bico.
- Solde uma pequena seção de fio até o final.
- Prossiga com a fabricação da válvula de escape, seguindo o princípio da entrada, apenas entre a esfera e o tubo de bloqueio, para colocar a mola.
- Prenda os tubos nos orifícios da câmara de freio.
- Reforçar com cola.
- Na câmera do pneu, faça um círculo do tamanho do diâmetro da câmara de freio.
- Faça um buraco no centro.
- Cole 2 arruelas nos dois lados.
- Coloque a porca na rosca do pino.
- Insira a haste de metal rosqueada no orifício com arruelas.
- Aperte a estrutura com uma segunda porca.
- Cole o círculo cortado na câmara do freio.
Para que a bomba funcione continuamente, ela deve estar equipada com um motor. A unidade pode ser retirada de um ventilador desnecessário. É necessário remover os impulsores dele. Em seguida, faça com que a roda tenha um diâmetro igual ao curso da haste na câmara de freio. Prenda um pequeno pino no aro e conecte-o usando a barra de tração na haste. Depois disso, vale a pena fazer uma carcaça de chapas de metal para a bomba e montar o motor. As costuras devem ser seladas para impedir a entrada de água.
Vídeo: Como fazer uma bomba de água você mesmo
Como instalar
A regra principal ao instalar uma unidade desse tipo é o bom isolamento dos fios. Eles devem ser afogados em uma mangueira de borracha e enterrados no chão. A mangueira deve primeiro ser verificada quanto a danos. Na caixa da qual a tensão será fornecida, um difavtomat deve ser instalado. Para fazer a fonte parecer bonita e espetacular, você pode instalar diferentes bicos nela, que pulverizam o jato de maneiras interessantes.
Como fazer uma bomba para uma fonte de jardim
Para a fabricação de minibombas não são necessárias ferramentas sofisticadas. Basta usar uma broca, um cortador de metal, uma faca de escritório, um ferro de soldar. Mas muitos materiais são necessários.
Você precisará estocar essas coisas:
- um ventilador para o computador;
- fonte de alimentação 12 V, 350 mA;
- capacidade em plástico com tampa;
- uma tigela de plástico;
- uma mangueira para um aquário;
- grampos de cabelo M3, M4;
- porcas e arruelas para pregos;
- parafuso M3;
- caneta gel;
- plexiglás 1,5 mm;
- Folha de alumínio de 0,2 mm;
- Seringa Janet 150 ml.
Para fabricar uma bomba, é necessário realizar essas ações:
Se todas as peças forem fabricadas e conectadas corretamente, a altura do líquido será de aproximadamente 50 cm.
Vídeo: Fonte DIY: mini bomba de água
Regras de cuidados e manutenção
Uma bomba de fabricação própria deve ser limpa periodicamente. Você também precisará verificar sua estanqueidade para evitar o contato com a água. Deve-se entender que esse design não será durável.
Você sabe O jato mais alto de água é a Fonte King Fahd, que pode ser vista no Mar Vermelho. Sua altura é de 260 m e, em um dia calmo e agradável, pode chegar a 318 m.
Assim, uma fonte decorativa pode desempenhar várias funções na dacha - decorá-la, aumentar o nível de umidade do ar e carregar energia positiva dos moradores. Instalar um projeto desse tipo no país é fácil. Você pode fazer isso mesmo usando seu próprio equipamento de bombeamento. Somente neste caso, você pode obter apenas uma pequena fonte com uma corrente subindo vários centímetros.