Um dos problemas mais desagradáveis que o proprietário de uma dacha ou lote residencial pode encontrar é uma superfície irregular do solo, a presença de um declive. Você pode, é claro, recorrer a especialistas que trarão equipamentos pesados e nivelarão o local ideal, mas esse prazer é caro e, além disso, muitas vezes leva a sérias perdas da camada fértil do solo. Uma maneira mais competente de sair da situação é criar terraços, especialmente porque existem muitas opções para seu design espetacular no paisagismo, que serão discutidas mais adiante.
Vantagens e desvantagens do design do terraço
Como qualquer solução construtiva, o arranjo de terrenos irregulares usando uma paisagem em socalcos tem seus prós e contras. As vantagens do projeto incluem um amplo escopo para a criatividade. Devido às diferenças de altura, é possível criar uma sensação de espaço tridimensional, onde é muito conveniente formar as mais diversas composições de paisagem em estilo, enquanto elas são naturalmente divididas em zonas e separadas umas das outras, não percebidas como falta de gosto.
Suportes feitos adequadamente fornecem proteção adicional contra o vento e permitem a criação de áreas fechadas para recreação, onde será sempre aconchegante e confortável. Para economizar espaço livre, esse suporte pode ser usado como a parede traseira de uma bancada estacionária, resolvendo dois problemas ao mesmo tempo - corrigindo a irregularidade da plotagem e um canto cercado de rascunhos, para os quais nem sempre há espaço suficiente em pequenos dachas.
Importante! Jardins de pedra em estilo japonês e jardins de pedra são os mais fáceis de criar em áreas com terraços. É suficiente usar corretamente a inclinação existente e colocar composições de plantas multiníveis nela.
Outro uso original das transições entre plataformas localizadas em diferentes alturas é a criação de um escorregador infantil para esquiar, uma extensão do suporte de uma torre fabulosa ou a instalação de simuladores esportivos de pequena altura. Se houver mais espaço livre, os terraços podem ser usados para equipar uma cascata e, na sua zona inferior, organizar sua própria piscina ou lago artificial.
Em um local plano, essa composição é muito difícil de executar, exigirá muito trabalho e a compra de bombas caras, e se já houver irregularidades e diferenças iniciais, essas soluções se encaixam literalmente no relevo existente.
Outra vantagem dos terraços é a visibilidade. Nesse caso, vistas magníficas se abrem em diferentes áreas do site, que também podem ser perfeitamente reproduzidas por um especialista talentoso em paisagismo. Flores de baixo crescimento e brilhantes ou plantas de cobertura do solo, na forma de canteiros estampados, estão localizadas na encosta em qualquer uma das combinações mais bizarras, sombreando ou fluindo suavemente ao pé de árvores ou arbustos ornamentais, sem perder a sombra.
Você sabe No coração de Jerusalém, no telhado do prestigiado Mamilla Hotel, é um dos terraços mais bonitos do mundo. O autor do projeto é o famoso arquiteto italiano Piero Lissoni.
Devido aos diferentes níveis nos terraços, é possível plantar uma variedade de culturas, e isso também distingue favoravelmente o terreno irregular do "gramado" padrão: algumas plantas são contra-indicadas em terras baixas, outras, pelo contrário, não podem se desenvolver normalmente em uma área aberta e elevada onde o vento seca a terra e destrói sistema radicular. Os terraços possibilitam combinar perfeitamente as duas variantes de culturas decorativas e de jardim, escolhendo o local mais adequado a ela.
Finalmente, devido ao zoneamento do local com a ajuda de terraços, é possível reduzir significativamente o custo da construção de prédios importantes - casas, um celeiro, uma cozinha de verão, um mirante para churrasco, etc. Em vez de vários andares, por exemplo, existe a opção de equipar instalações residenciais localizadas em níveis diferentes, separadas umas das outras por escadas, o que, por sua vez, é suficiente para instalar em uma encosta existente no relevo.
Se falamos sobre as deficiências do método do terraço de planejar o local, deve-se notar, antes de tudo, a falta de capacidade de equipar um jardim conveniente para o processamento em tal zona, consistindo nas camas lisas e largas habituais plantadas, por exemplo, com batatas ou morangos.
Com um layout competente, o telhado de um edifício se transforma em uma varanda aberta, um suporte entre os dois níveis de terraços atua como uma parede e os resíduos de esgoto são removidos pela fossa por gravidade, o que permite uma boa economia em materiais de construção e mão-de-obra.
A organização da irrigação também causa certas dificuldades, especialmente se for para usar um sistema de irrigação por gotejamento: em vez de fitas diretas colocadas a distâncias iguais entre si, os terraços sugerem a criação de estruturas muito mais volumosas e complexas.
Outra desvantagem inevitável do terreno irregular é que o solo nessas áreas é geralmente argiloso e inadequado para a agricultura, uma vez que a camada fértil é lavada juntamente com a água da chuva por um longo tempo. No entanto, é precisamente devido à organização dos terraços que esse problema pode ser resolvido de uma vez por todas, enquanto ao plantar plantas em uma encosta existente, mesmo os chernozem especialmente importados logo se transformarão novamente em argila sólida.
Além disso, os terraços dão grande margem à criatividade, mas ao mesmo tempo impõem obrigações e restrições adicionais ao proprietário do terreno, principalmente relacionadas à necessidade de construir apoios para fortalecer locais e impedir deslizamentos de terra, um grande número de terraplanagens preparatórias, que devem ser feitas principalmente manualmente, e desenho complexo, nem sempre acessível ao ser humano, nem especialista em paisagismo.
Variedades de design de terraço
Como o método do terraço de solucionar o problema de irregularidades de parcelas pessoais é usado com muita frequência e amplamente no projeto paisagístico, existem várias opções para implementar esse projeto. A escolha ideal de um ou outro deles depende de muitos fatores - o tamanho do terreno, o principal objetivo de seu uso (casa de campo, prédio residencial, área do parque, local de descanso, jardim etc.), bem como as preferências de gosto e as capacidades financeiras do proprietário. É possível combinar vários tipos de terraços em um projeto ao mesmo tempo.
Estruturas escalonadas
O tipo mais comum de terraços é escalonado ou, como também é chamado, em forma de banco. Se houver uma inclinação grande, a partir de 12º e acima, esta opção de design é usada. A largura de cada linha, dependendo do layout do site, pode variar de 80 cm a 6 m, mas o intervalo de 2 a 4 m é considerado ideal.A diferença entre as camadas é em média de 70 cm, embora em casos raros possa ser aumentada para 2 m.
Importante! Quanto mais íngreme é a inclinação, mais significativa deve ser a diferença de altura entre as camadas e, portanto, é mais difícil realizar a tarefa. Nesses casos, o trabalho pode ser facilitado pela redução da largura das plataformas horizontais.
Você pode crescer em áreas como culturas de jardim e árvores ou plantas ornamentais. Além disso, às vezes as vinhas são colocadas em terraços escalonados, o que ajuda a proteger o solo da lixiviação.
As camadas são reforçadas ao usar a variante do projeto do tipo bancada com a ajuda de materiais de construção (área cega de concreto, alvenaria ou alvenaria, etc.), bem como de maneira natural - formando uma muralha de terra e plantando grama do gramado ou outras plantas de baixo crescimento com um sistema radicular de superfície bem ramificado.
Terraços da trincheira
Se a inclinação natural do local for insignificante, é possível fazer terraços criando trincheiras ou sulcos. No primeiro caso, as plantas são plantadas em poços longitudinais, previamente preenchidos com solo fértil, removidos da camada superior do espaçamento entre linhas ou trazidos especialmente para o local para esses fins. Solo ruim, extraído durante a escavação de trincheiras, é usado para criar uma muralha de terra ao longo de seu perímetro.
Se a qualidade original do solo for baixa e a camada de nutrientes for fina, o uso de valas pode corrigir parcialmente a situação. A diferença de altura entre as trincheiras e os eixos que as cercam pode ser diferente; no entanto, também é possível criar estruturas de vários níveis com esse método, a diferença total de altura que às vezes atinge 2-3 m.
Terraços de vala são bons para o cultivo de culturas que preferem crescer em terras baixas. Eles também são adequados para áreas com pouca água subterrânea ou locais elevados - nos casos em que é necessário reter água diretamente na cama. Na prática, esse método é utilizado no cultivo de chá, arroz, frutas cítricas e plantas ornamentais, cuja área de distribuição natural é a floresta.
Pente
Um terraço de cume é o oposto da trincheira. Nesse caso, a camada fértil do solo é formada não na cova, mas na “cordilheira” empilhada perto dela - uma muralha de terra com uma altura de 25 a 40 cm. Essas fileiras são dispostas na encosta com um espaçamento de 18 a 50 cm. Ao contrário das trincheiras, as plantas são plantadas na muralha que não toleram o alagamento e o alagamento do solo, portanto, o método é utilizado para elevar leitos.
É nas cordilheiras que as uvas crescem muito bem, assim como muitas árvores frutíferas, mas para as planícies esse método pode ser a única opção possível para o cultivo de batatas e outros tipos tradicionais de vegetais.
Terraços de vala
Terraços de vala são um termo encontrado em algumas fontes e, de fato, é uma alternativa ao nome do método de vala para a organização de terrenos irregulares.
Como fazer um paisagismo no terraço
Antes de iniciar um projeto, você precisa aprender algumas regras básicas para criar terraços:
- O trabalho é melhor realizado no início da primavera ou no outono. A terra neste momento está bastante úmida e, portanto, é muito mais fácil trabalhar com ela. Além disso, parte integrante do projeto é fortalecer as encostas, e se essa tarefa for resolvida com o plantio nas encostas de aterros, cobertura do solo ou outras plantas adequadas para esses fins, em um verão seco, elas têm muito menos chances de subir.
- Terraços amplos são aceitáveis com uma inclinação inicialmente pequena, suave e uniforme. Se o relevo é complexo e contém muitas irregularidades e elevações, é melhor criar um número maior de áreas compactas e pitorescas do que tentar trazer linhas largas para o mesmo nível.
- Os terraços não devem implicar uma mudança radical no alívio natural inicial; caso contrário, a estrutura com alta probabilidade entrará em colapso em breve, precisamente sob a influência das forças que formaram o local em sua forma original.
- Se for planejado colocar estruturas de capital no local, sua localização e recursos de design devem ser previstos com antecedência no projeto geral. O mesmo se aplica ao local de entrada e estacionamento de veículos pessoais.
- Os terraços, curiosamente, se alinham de cima para baixo, e não vice-versa. O terreno removido da camada superior é transferido para as linhas inferiores e assim por diante.
- Ao organizar um local de vários níveis, não se deve esquecer o ralo da tempestade. Se você não fornecer um sistema pelo qual o excesso de umidade saia das camadas superiores, após um curto período de tempo, a água destruirá toda a cascata de leitos e removerá os restos de solo fértil.
- Na zona inferior, é igualmente importante organizar a drenagem; caso contrário, as lavouras cultivadas aqui serão inundadas e, por sua vez, levarão ao desenvolvimento de podridão das raízes e outras infecções.
- Ao colocar as camadas, é preciso levar em consideração a orientação da inclinação para os pontos cardeais e, consequentemente, o movimento do sol durante o dia. O desenvolvimento das culturas plantadas nos canteiros depende disso, porque não apenas o fato de estar ao sol ou à sombra, mas também a hora do dia em que a iluminação total e, inversamente, o sombreamento, são importantes para eles.
Importante! As melhores dicas para o arranjo adequado dos terraços estão no relevo do site. A tarefa de um bom designer é reconhecê-los e usá-los corretamente ao projetar zonas, plataformas e composições decorativas.
É mais fácil avaliar o projeto proposto (ou próprio) para a colocação de terraços no local de acordo com um critério principal: quanto mais irregularidades iniciais forem levadas em consideração e envolvidas no plano, praticamente inalteradas, melhor o trabalho, mais fácil será a implementação do plano e mais confiável será o sistema acabado.
Preparação do solo
Ao usar terraços em projetos de larga escala, são utilizados quatro métodos principais de formação de áreas planas:
- plantioquando, com a ajuda de um arado especial, a partir do ponto superior da trama, as ranhuras são primeiro lavradas com uma profundidade de 20 cm; depois, na linha seguinte, 40 cm e assim por diante, enquanto o excesso de terra é deslocado das camadas superiores;
- escavadoraem que o solo é cortado e movido para o lugar certo usando equipamento pesado (este método, com simplicidade externa, tem várias desvantagens, pois destrói a estrutura do solo, não garante seu afrouxamento total e, posteriormente, requer toda uma gama de trabalhos para cultivar a camada fértil);
- passatempoenvolvendo o uso de um arado de trator convencional;
- gradualquando o alinhamento do local é realizado por vários anos e cada vez é fixado com o plantio de "colheitas em linha" - gramíneas ou culturas.
A última opção pode ser usada ao organizar terraços com as próprias mãos em uma pequena área pessoal, mas se você deseja criar o alívio desejado imediatamente, precisa estar preparado para a realização inevitável da tarefa principal - remoção e separação simultânea das camadas superiores do solo argiloso e fértil em duas grandes partes, seguidas de usando o primeiro para a formação de áreas nas quais as plantas serão plantadas e o segundo para aterros de terra entre as camadas.
É possível que o chernozem disponível para resolver esse problema não seja suficiente. Nesse caso, a saída mais fácil, mas não a mais barata, é comprar a quantidade necessária de terra fértil. Como alternativa, você pode adicionar composto, adubo, cobertura podre e outras matérias orgânicas às camas.
Os especialistas observam que, com uma combinação competente desse método, usando solo de alta qualidade das camadas superiores, o terraço pode ser realizado sem a compra adicional de chernozem, e esse método é o mais moderno e ecológico, pois atende às últimas tendências da construção - o desejo pelo chamado "equilíbrio zero".
Tomada de terraço
De uma forma padrão, cada terraço é composto por quatro partes - um terreno plano, declive externo e interno, além de uma zona intocada que separa uma área da outra (a chamada berma).
Você sabe Um exemplo do uso de terraços na antiguidade é uma das sete maravilhas do mundo - os jardins suspensos da Babilônia.Estamos falando de uma estrutura de engenharia na forma de uma cascata de plataformas de vários níveis, onde várias espécies de plantas foram plantadas.
A produção em etapas dos níveis é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- Criação do projeto e verificação visual do mesmo com o terreno.
- Marcando sites futuros com pinos na direção de cima para baixo. Inicialmente, a designação é executada verticalmente e, em seguida, as linhas horizontais são alinhadas em frente a cada uma das primeiras linhas de pinos.
- Sites de escavação e roupas de cama. Os especialistas aconselham a formar leitos com uma inclinação “reversa” de 8 a 10º, ou seja, para deslocar o plano de cada terraço em direção à inclinação principal do relevo, elevando ligeiramente a borda da inclinação. Isso fornecerá estabilidade adicional à estrutura e não permitirá que a terra desmorone ou drene após a primeira chuva.
- Formação nas paredes do sistema de drenagem - acima ou abaixo do solo. Como opção mais simples, aberturas de filtro para drenagem de água também podem ser fornecidas nas pistas.
- Reforçar a inclinação.
A estabilidade e a durabilidade de toda a estrutura dependem da correção do último estágio; portanto, vale a pena insistir nela com mais detalhes.
Reforço de taludes
Para que o eixo a granel que envolve as áreas em camadas não escorregue, ele geralmente é reforçado com uma parede de suporte. Se a altura entre os terraços exceder 30 cm, é necessária uma base confiável para esse apoio; em outros casos, basta cavar a estrutura no chão e fixá-la com uma mistura de areia e cascalho. O aumento da estabilidade das paredes de suporte é feito tornando-as não retangulares, mas na forma de um trapézio, afunilando na parte superior, e a borda de um plano desse tipo deve subir pelo menos um pouco acima do nível da cama, isso manterá o solo com segurança. Um pré-requisito para a durabilidade do suporte também é a colocação de drenagem entre a parede e o eixo de terra.
Como um material de suporte pode servir:
- pedra decorativa;
- acessórios;
- tijolo;
- estruturas de concreto;
- placas de revestimento;
- tábuas ou toras;
- galhos entrelaçados de árvores frutíferas ou trepadeiras;
- pneus de carro.
O dispositivo de retenção de tijolo: 1 - pedra britada; 2 - alvenaria; 3 - orifício de drenagem na alvenaria; 4 - fundação de concreto.
Alternativamente, em vez da parede de suporte, pode ser feita uma estrutura multicamada de madeira sobre a qual plantas ampolas espetaculares devem ser colocadas e medidas devem ser fornecidas ao longo das bordas para um movimento conveniente entre terraços.
Uma maneira especial de fortalecer as encostas é o gabião (traduzido literalmente do francês, este termo significa "uma grande cesta com pedras") ou um pergon ("corredor da grade"). No que diz respeito ao terraço, ambas as opções envolvem a fabricação de uma gaiola de arame ou reforço, preenchendo-a com pedras, cascalho ou serra de árvores e instalando uma construção pesada, mas ao mesmo tempo muito eficaz entre as linhas para separar as camadas e fortalecer a inclinação.
Os gabiões têm muitas vantagens: são fortes, confiáveis, duráveis, resistentes à umidade, passam bem pelo ar, mudam facilmente de forma, adaptando-se a terrenos irregulares, além de serem ecologicamente corretos, baratos e fáceis de fabricar.
Você sabe Os gabiões foram inventados no século XVI como um elemento de uma guerra defensiva: com a ajuda de densamente recheado de cestas de terra e pedras de vime, os soldados foram protegidos de tiros e durante as marchas eles transportaram equipamentos sem muito esforço.
Se a distância entre camadas não for alta e a muralha de terra entre os terraços não for íngreme, mas suave, poderá ser reforçada usando o sistema radicular das plantas. Porém, mesmo ao usar paredes de suporte, uma cerca viva pode encontrar uma aplicação adequada - a grama do gramado ou outras coberturas do solo podem ser semeadas diretamente entre pedras ou outros elementos da encosta, e com o tempo a construção assumirá uma aparência muito pitoresca. Esta opção é particularmente adequada nos casos em que as inclinações foram fixadas com geogrelhas ou geotêxteis - estruturas poliméricas modernas preenchidas com solo ou areia.
O melhor de tudo, plantas de prado, como:
- saxifragem de jardim;
- hera comum;
- Barbear
- Lubelia
- stonecrops;
- sedum;
- tabaco
- pervinca;
- ervilhas doces;
- Hypericum cálice;
- rastejamento tenaz;
- heterogêneo heterogêneo;
- chagas;
- samambaia-da-rocha;
- surfinia.
Os principais requisitos para tais culturas são a despretensão, a nanismo, a resistência à seca e um sistema radicular superficial.
Como projetar um terraço
Ao projetar terraços, é muito importante tentar evitar mudanças bruscas de altura: quanto mais suave a elevação, mais confiável e durável o layout. Se o relevo dado não permitir que você fique dentro de uma pequena encosta, é melhor encurtar encostas íngremes e direcioná-las através dos terraços, mas ao mesmo tempo dê preferência a caminhos longos que percorrem a encosta, não cruzando o local, mas como se o envolvesse por um grande arco ou em forma de serpente. .
Você também não deve economizar no número de etapas ao organizar as escadas. O cuidado com as camas envolve um movimento constante pelo local com uma carga pesada ou grandes ferramentas de jardim; portanto, uma escada suave e confortável é um requisito básico de segurança. As proporções ideais entre a largura e a altura dos degraus são de 35 a 40 e 10 a 14 cm, respectivamente (degraus mais íngremes e estreitos são permitidos na casa). O número máximo de degraus nas escadas que conectam os terraços é de 12 a 15, após o qual é necessário fornecer uma plataforma suave.
Por outro lado, é necessário planejar os níveis de forma que os elevadores que os conectem contenham pelo menos três etapas; caso contrário, a fabricação de estruturas complexas, como uma escada, simplesmente não se justificará. Além de escadas ou mesmo em vez delas, você pode conectar camadas com rampas suaves. É mais fácil mover o equipamento de jardim por cima deles, especialmente carrinhos de mão, escadas ou macas de construção. Construir uma casa em um terraço também é uma arte.
Aqui é importante levar em consideração, além dos códigos de construção usuais, esses pontos adicionais:
- não é recomendado que os alojamentos sejam situados no nível das camadas mais baixas, pois nesse caso o prédio de um lado ficará muito frio devido às massas de ar frio que, movendo-se de cima para baixo, colidirão com uma barreira na parede;
- quando o porão está enterrado no chão, a presença de uma inclinação aumenta a probabilidade de desgaste rápido da fundação devido à distribuição desigual de calor e umidade, e, portanto, o sistema de isolamento hídrico e térmico deve ser executado especialmente com cuidado.
Instalação de sistemas de irrigação
Os modernos sistemas de irrigação por gotejamento envolvem uma enorme variedade de configurações e formas de elementos de conexão. Ao usá-los corretamente, você pode, como um projetista, montar um sistema adequado para qualquer terreno. É importante lembrar que a água não deve se mover por gravidade na presença de uma encosta; caso contrário, uma extremidade do leito permanecerá sempre seca e a outra forma um pequeno pântano. Existem opções alternativas de irrigação por gotejamento projetadas especificamente para uso em terrenos inclinados.
Esquema: sensor de 1 chuva, 2 tanques de armazenamento, 3 painéis de controle; 4-pipeline; Aspersor de 5 rotores; Válvula solenóide 6; Acessórios para conexão de 7 tubos; 8 - aspersor de ventilador.
Por exemplo, um sistema de tubulação de distribuição é instalado no local, ao qual as fitas de irrigação estão conectadas para fornecer água diretamente às plantas. Ao mesmo tempo, são fornecidos reguladores de fluxo de água na junção e no final de cada correia existem dispositivos especiais de derivação. A saída de água é colocada na vertical e representa a capacidade do volume variável com um orifício calibrado na parte inferior, garantindo assim uma distribuição uniforme da água em toda a área irrigada, e sua quantidade é ajustada levando em consideração a inclinação natural do relevo.
Com uma abordagem competente, um terreno irregular pode ser facilmente transformado de um problema sério em um verdadeiro presente do destino. A maneira mais fácil e popular de usar o terreno é o terraço. Com sua ajuda, as decisões de design mais incomuns são implementadas, incluindo aquelas que não podem ser trazidas à vida em uma tela simples, maçante e perfeitamente alinhada.