A decoração exterior por revestir uma casa particular, dependências e varandas pode realmente decorar sua aparência e, às vezes, transformar a fachada em uma criação de design exclusivo. O principal nesta questão é confiar no conhecimento existente, na experiência dos profissionais e ouvir suas idéias internas sobre o que você deseja obter como resultado.
Vantagens e desvantagens do material
O tapume tem seus fãs e oponentes, porque é caracterizado por forças e fraquezas.
- As vantagens deste material incluem:
- singularidade, a capacidade de embainhar superfícies de qualquer qualidade;
- design leve;
- não é necessário reforço adicional das paredes e fundações;
- baixo custo comparativo, disponibilidade;
- durabilidade, longo período de operação (período de garantia não inferior a 50 anos);
- simplicidade e velocidade de instalação, a capacidade de terminar superfícies de forma independente;
- falta de dificuldade em mais cuidados, superfície autolimpante;
- nenhuma pintura adicional é necessária;
- a oportunidade de dar ao prédio um visual atraente sem antes preparar as paredes;
- função protetora, resistência à podridão, insetos, fatores ambientais adversos;
- a presença de ventilação adequada da superfície da estrutura;
- uma variedade de tipos, formas e cores.
- As desvantagens do material incluem:
- falta de resistência absoluta ao impacto: propenso a danos com impactos fortes;
- durante o uso prolongado, com o tempo, começa a perder a saturação da cor.
Você sabe O fato de cientistas canadenses terem provado recentemente que a naturalidade da textura da madeira e sua cor quente podem causar uma sensação de conforto e calor é a favor de enobrecer a casa com o revestimento de madeira.
Escolhendo um tipo de tapume
Tipos modernos de tapume:
- De plástico - fabricado em polímeros acrílicos e vinílicos, caracterizado por excelente desempenho. Resistente à decomposição e ao fogo, não racha sob a influência do sol, vento e umidade, mas pode não suportar choques elétricos.
- De metal - o material mais durável, mas também caro, obtido de uma chapa de espessura mínima galvanizada durante a estampagem a frio. Resistente a choques, incêndios, mas também mais pesada, portanto, requer muito mais tempo e custos de energia durante a instalação.
- De madeira - material menos utilizado para revestir edifícios no exterior. Pertence a tipos de revestimento caros, mas não duráveis, exigindo cuidados adicionais adequados. Parece bonito, possui altas características de isolamento acústico, além de reter o calor. Ideal para o refinamento de edifícios de madeira.
- Fibrocimento - o material menos utilizado. É caracterizada pela resistência absoluta aos efeitos do fogo, umidade constante e aparência do mofo. Mas se distingue pelo peso e pelo curso complexo de instalação, realizado com uma sobreposição usando fixadores.
Regras de poda
O corte lateral é um estágio que requer cuidados especiais e conformidade com algumas regras básicas:
- obrigatória é a presença de óculos, equipamentos especiais e conhecimento das regras de segurança;
- ao usar uma serra circular para aparar o revestimento de vinil, é necessário instalar um disco com dentes finos na direção oposta para suavidade e limpeza do corte; para trabalhar com outras variedades de revestimento, esse método não é relevante;
- o painel deve ser cortado da parte superior onde está o suporte;
- ao cortar com uma tesoura para metal, você precisa usar uma lâmina com apenas três quartos do seu comprimento para um trabalho mais preciso;
- para quebrar corretamente parte do painel, você deve primeiro fazer um sulco com uma faca e depois dobrar-dobrar alternadamente até que ocorra uma quebra perceptível.
Vídeo: Como cortar o revestimento de metal
Materiais e ferramentas necessários
O acabamento da varanda ou de outros edifícios da casa com revestimento é necessário com um conjunto de ferramentas, alguns materiais e peças.
Importante! Para que o trabalho com o revestimento não demore muito tempo e energia, não faça cortes, pois você pode facilmente quebrar o painel ao longo do recesso marcado por uma faca.
Isso exigirá:
- serra;
- moedor;
- broca;
- broca de martelo;
- tesouras para cortar metal (para revestimento de metal);
- quadrado;
- chave de fenda;
- chave de fenda;
- nível de construção;
- roleta;
- um martelo;
- andaimes;
- escada de mão;
- parafusos revestidos de zinco (para montagem);
- cantos externos;
- cantos internos (para adjacência efetiva do tapume nos locais onde a cornija se une à parede e o design das aberturas das portas e janelas);
- holofotes e pranchas de vento;
- guarnições de janela;
- Perfis J (se necessário, vários compostos);
- Perfis em H (para unir tiras laterais);
- tiras de drenagem.
Não é recomendável que os painéis laterais sejam montados em locais em níveis diferentes para evitar a perturbação de um componente estético.
Preparação de superfície
Primeiro, você precisa preparar passo a passo a superfície da estrutura para a instalação do tapume:
- Para remover portas, faixas, elementos de treliça - tudo o que sobressai acima da parede.
- Selar todos os recessos nas paredes, perto das aberturas das portas e janelas com uma solução de cimento ou espuma de poliuretano.
- Limpar uma superfície de paredes de partículas de poluição e poeira, elementos de gesso e tinta.
- Limpe as áreas em decomposição e trate o mofo.
- Sature todas as superfícies com preparações anti-sépticas, um primer de penetração profunda.
Estágios de revestimento
O revestimento do revestimento é realizado em várias etapas. Sem nenhum deles, o processo não pode ser considerado concluído e a estrutura não terá uma aparência estética.
Tais ações seqüenciais incluem:
- instalação de caixas;
- instalação de réguas de acabamento;
- instalação de tapume;
- instalação de focos.
Instalação da caixa
É inaceitável montar painéis laterais diretamente nas paredes, primeiro você precisa instalar a caixa: um perfil galvanizado é adequado para revestimento de metal, pode ser usado em placas de gesso para plástico, ripas secas com um nível de umidade não superior a 20%, pré-tratado com anti-séptico, para madeira.
Antes de tudo, usando o nível e a fita métrica, você deve marcar as linhas retas na superfície para formar um contorno. Todos os tamanhos, desde os cantos da casa até essas linhas, devem ser medidos com cuidado. É necessário encontrar a menor distância até a linha de base e definir a primeira barra, que deve ser tomada como base e ponto de referência para o seguinte. A fixação do perfil J inicial deve ser realizada sob a linha inferior dos painéis.
Sua instalação é realizada horizontalmente em todo o perímetro da estrutura, mas 4 cm acima da borda inferior do painel lateral. Recomenda-se iniciar a instalação de perfis a partir do canto do edifício com a ajuda de parafusos auto-atarraxantes e fixadores em forma de U, que devem ser montados com um ajuste firme na superfície da parede. Para conseguir isso, você também pode usar blocos de madeira ou pedaços de espuma. A distância entre os perfis deve ser de 30 a 40 cm, em locais onde é necessário, a distância pode ser reduzida. Nas paredes, a fixação da caixa deve ser vertical, na base - horizontalmente.
Você sabe A tecnologia de revestimento de paredes apareceu no século 19 na América, quando as paredes das casas foram decoradas com tábuas pintadas de madeira polida, localizadas em ângulo.
Instalação de guarnições
O uso de acabamentos para revestimentos laterais ajuda a dar ao edifício uma aparência esteticamente acabada. Cantos externos e internos são anexados à caixa nos cantos de todas as aberturas nas paredes, juntamente com o perfil inicial. Em seguida, insira os painéis laterais. Porém, na maioria das vezes, as tiras externas são fixadas após a instalação dos painéis de acabamento. Esta opção é mais simples e adequada para iniciantes, mas a escolha é sempre a principal.
As tiras internas necessárias para eliminar as folgas entre as paredes e o revestimento da cornija são sempre fixadas antes da instalação dos painéis de acabamento. A fixação das tiras em H é semelhante à instalação de ângulos externos e internos e é realizada quase sempre antes da montagem do próprio revestimento. Eles são colhidos em comprimento e na quantidade necessária com antecedência, também anexados ao caixote. Ao usar esses perfis, o encaixe vertical dos painéis parece esteticamente agradável.
Os perfis verticais não devem ser interconectados, para não impedir a ventilação natural sob os painéis laterais e evitar o aparecimento de fungos. Se a localização do isolamento for assumida sob o revestimento, isso deve ser levado em consideração ao instalar a caixa.
Instalação de tapume
Após a fixação de todos os perfis, a instalação de painéis laterais deve ser realizada. O primeiro deles deve ser montado na barra inicial, até que um clique abaixo ocorra. Os painéis são fixados na parte superior com parafusos autorroscantes, a uma distância de 20 a 40 cm. Posteriormente, a capa é instalada em fileiras da mesma maneira que a primeira, subindo gradualmente até o topo da parede ou abertura. O tapume não é recomendado para ser puxado à força ou com muita firmeza, deve estar um pouco solto. No topo, a última fila de painéis é emoldurada por uma tira de acabamento.
Você sabe Uma casa completamente transparente foi construída no Japão pelo arquiteto Su Fujimoto, que procurou criar um edifício capaz de «combinar» todos os vizinhos. A vantagem de um edifício assim é a abundância de luz, mas é problemático esconder-se de olhares indiscretos.
Instalação de focos
Anteriormente, a cornija de extensão era revestida com todos os meios disponíveis. Os artesãos modernos finalizam a base do telhado com holofotes prontos para uso e completam-no com uma barra de vento. Antes de instalar esses elementos, você também precisa primeiro fixar os perfis da caixa ou guia, que se tornarão a base para a instalação de refletores com orifícios existentes para parafusos.
Para melhorar a casa, anexos, alpendres, mandris com painéis de revestimento são benéficos tanto financeiramente quanto esteticamente. Não é difícil realizar todas as etapas do trabalho, e o resultado com uma abordagem competente será sempre agradável.