Jardins orientais atraem com seu mistério e beleza. Os truques simples e ao mesmo tempo originais permitem criar um canto aconchegante e pacífico no site.
Variedades de estilo oriental
No jardim japonês, cada detalhe é preenchido com um significado especial. Geralmente, um site nesse estilo se assemelha ao Japão em miniaturapelo menos transmite algumas das tradições e filosofia do país. Este é um lugar para relaxamento, reflexão e meditação, a restauração da força física e mental. Além do bambu e da sakura tradicionais, arbustos e árvores sempre verdes são frequentemente usados.
Na China, desde os tempos antigos, eles honram a filosofia do Feng Shui, que também atrai áreas verdes.
É importante considerar os elementos dos elementos, a harmonia no arranjo de plantas e objetos. Deve ter água e pedra. O jardim chinês é destinado ao autoconhecimento, para conseguir um acordo consigo mesmo. Um canto quieto ajuda a normalizar a condição de energia de uma pessoa.
A Mauritânia é um país dominado por desertos e semi-desertos.. O símbolo da vida aqui é um oásis que fornece proteção contra o sol escaldante. Um jardim de estilo mourisco é melhor montado em áreas com a forma geométrica correta.
As principais cores do design muçulmano:
- azul brilhante;
- branco
- verde
- amarelo
- magenta.
A ênfase principal é um pátio fechado com piscina ou fonte.
Características dos jardins japoneses
A organização do estilo foi desenvolvida durante os séculos VIII - XIII. Os fundadores eram monges budistas.
A formação do estilo foi influenciada por muitos fatores:
- religião
- filosofia;
- arquitetura
- pintura.
A jardinagem ornamental foi inicialmente considerada um privilégio dos aristocratas, nobres samurais. A arte do design recebeu distribuição em massa na sociedade japonesa apenas no início do século XIX. Ao mesmo tempo, o estilo começou a conquistar jardins europeus.
Você sabe Em 1960, as cidades de Nova York, EUA e Tóquio, Japão se tornaram cidades gêmeas. Em homenagem ao 20º aniversário, os japoneses apresentaram à lanterna de Shogun uma história de 500 anos na cidade americana do Jardim Japonês.
Elementos de estilo japonês
É possível realizar o projeto em um terreno de 1 a 8 acres: várias plataformas de formato irregular são divididas. Os itens de interior do jardim são feitos de material natural: pedra, cerâmica ou madeira.
Os principais elementos do estilo:
- uma fonte em forma de tigela;
- pedras e / ou pedrinhas espalhadas por um riacho;
- caminhos pavimentados a partir de placas individuais, multicoloridas, com lacunas;
- pontes de madeira;
- bancos de formas simples;
- Lanternas de estilo japonês;
- cercas ou telas de bambu;
- pequenos mandris para beber chá.
Todas as zonas fluem suavemente uma para a outra, não há lacunas acentuadas. Ligações de conexão - plantas, decoração, esculturas, localizadas sem observar simetria, de diferentes tamanhos, formas e cores. A paleta de cores consiste em tons suaves e quentes, embora acentos brilhantes sejam permitidos.
Tintas de desenho básico:
- castanho
- cinza
- branco
- terracota;
- verde.
Plantas adequadas
Cerca de 2700 espécies de plantas entram no mundo da flora do Japão. Muitos deles são cultivados em nossas latitudes.
Encaixam-se perfeitamente no estilo japonês:
- coníferas - thuja, zimbro, pinheiro, cipreste, abeto, abeto;
- árvores de folha caduca - bordo, amieiro, cryptomeria, cinzas japonesas;
- arbustos ornamentais - Spirea, rododendro, uvas de menina;
- árvores frutíferas e arbustos - aronia chokeberry, cereja, marmelo, ameixa, macieira;
- plantas perenes decíduas - hospedeiro, samambaia, junça, alho-porro selvagem;
- plantas perenes - astilbe, peônia, clematis, íris, lírio do vale, diurno, crisântemo.
Importante! Na cultura japonesa, o número 4 significa "morte"; portanto, em um plantio em grupo, você nunca pode plantar esse número de plantas.
Fazendo bonsai
Literalmente, bonsai significa "uma árvore em uma panela". A arte nasceu na China, no entanto, foi desenvolvida e difundida no Japão, e hoje está associada a ela. Árvores anãs de formas bizarras ou comuns, mas em miniatura, eram populares entre todos os segmentos da população. Ainda existem muitas escolas que ensinam técnicas diferentes.
Entre as famosas tendências em design de jardins, destacam-se os seguintes estilos:
Para formar um bonsai, são usadas podas, enxertos e beliscões. O crescimento das brotações deve ser monitorado com muito cuidado, porque um corte de cabelo planejado que não foi feito estraga toda a idéia.
Para dar à raiz uma forma não natural, use objetos diferentes:
Confira
- carga
- curativo;
- quadro;
- uma moldura;
- um pneu;
- fio para fixação.
O acessório na árvore pode durar anos até que os galhos e o tronco tomem a direção desejada. Não é necessário o uso de uma planta jovem, em cada jardim existe uma árvore que perdeu sua forma, com uma copa fina.
Corte radical do tronco por cima, fixando os galhos laterais paralelos ao chão - e em poucos anos o bonsai estará pronto.
Árvores e arbustos são adequados para esta arte:
- conífero - cipreste, zimbro, pinheiro, thuja, larício, abeto;
- madeira - bordo, carvalho, cereja, espinheiro, macieira.
Projeto da paisagem de estilo chinês
A história do desenvolvimento de jardins no Reino do Meio remonta a séculos. De volta aos anos 200 aC e durante o reinado do primeiro imperador da dinastia Qin, um parque imperial foi criado. Aqui, além da flora e fauna chinesas, foram feitas cópias em miniatura de lagos, montanhas e características da paisagem dos países conquistados.
O parque universal estava cheio de plantas e animais de todos os cantos disponíveis para os chineses na época. Nos séculos 5 e 6, parques e jardins foram criados em todos os lugares - nas casas de cientistas, oficiais, soldados e poetas, comerciantes e plebeus. Uma das tradições que chegaram até os nossos dias é a combinação de pedra e água associada ao oceano do mundo e às montanhas do mundo.
Você sabe Uma das atrações mais populares de Pequim é o Parque Beihai. Os turistas se surpreendem com o vasto território, decorado com base em lendas sobre a ilha dos taoístas imortais, bem como com a culinária imperial, preparada de acordo com as receitas da dinastia Qin.
Regras para registro
No estilo clássico, o território é dividido em zonas separadas com conteúdo diferente. De um canto, uma visão da próxima seção foi aberta. Recepção da "tela", isto é, a incapacidade de capturar toda a imagem cria a impressão de um espaço sem bordas. E no passado, os chineses antigos usavam isso como uma defesa contra os maus espíritos.
A ênfase principal é que água e pedras, árvores, flores e arbustos crescem com mais freqüência naturalmente, passando por intervenções humanas. O corte é realizado conforme necessário, e não para obter determinados contornos.
A primeira regra do planejamento é que todas as peças devem ser organizadas de acordo com o feng shui:
- Sul - o território do amor e do aumento emocional. Necessariamente a presença de elementos de elementos de fogo (lanternas, principalmente vermelhas).
- Norte - carreira, idéias de trabalho e projetos. Ênfase na água, pedras, presença de cores escuras.
- Zona leste personifica a ciência, pensando e aprendendo coisas novas. A ênfase está nas plantas e nos elementos de madeira, no verde.
- Oeste - reuniões amistosas, encontros calorosos. Deve haver mandris, objetos de metal, luz, tons de branco.
Todos os caminhos entre as zonas e os que levam à casa são feitos com curvas, com distorções, o que permite eliminar a energia hostil. O material para as faixas é cascalho, pedra, azulejo.
Importante! Segundo a filosofia chinesa, o movimento da energia no espaço é serpentino. Portanto, linhas retas não são permitidas, elas são negativas.
Elementos principais
Os principais detalhes do jardim:
- Paredes de pedra decorativa dentro do jardim, eles servem de suporte para as plantas, complementam a composição. No lado prático, eles delimitam o espaço.
- Portão da lua. Uma abertura ou arco à altura de uma pessoa revela a paisagem vizinha. Pode ser feito de metal com um padrão de céu aberto, pedra ou madeira.
- Pedras. Idealmente, é aconselhável encontrar pedregulhos torneados pela água por muitos anos, arredondados irregularmente, de forma oval, buracos são bem-vindos. Eles estão localizados individualmente e em grupo.
- Agua. Um mini-lago, uma lagoa, um riacho, uma cachoeira - tudo é bem-vindo. A presença de água parada e água em movimento é importante. Ótimo se houver peixes pequenos e plantas aquáticas.
- Pontes. Qualquer tamanho e forma: 1-2 etapas, retas, curvas. O material para a fabricação é pedra e madeira.
- Pérgulas ou pavilhões. Com um telhado curvo elegante, sem paredes, eles podem ser substituídos por cortinas transparentes ou translúcidas. Geralmente no centro de um corpo de água ou na praia.
- Bonsaki - jardim de pedra. A composição está localizada em um palete grande com areia ou cascalho fino. A partir de materiais naturais (pedra, areia, madeira, penugem de pássaros e penas), crie uma mini-paisagem, por exemplo, um pico de montanha nas nuvens.
- Lanternas chinesas. Feito de metal, vidro, madeira, papel pesado. Hieróglifos são retratados nos rostos, a cor principal é tradicionalmente vermelha.
- Portão de entrada. Na forma de um retângulo, complementado por um telhado estampado, pintado em marrom ou vermelho.
- Escultura de um leão feito de pedra. Certifique-se de emparelhar localizado no portão de entrada. Sua função é proteger o proprietário da energia negativa.
O complexo possui diversos itens de interiores, esculturas e composições de paisagens.
Seleção de plantas
No jardim chinês, deve haver necessariamente bambu - um símbolo de resiliência, pinho - a personificação da longevidade. Entre outras plantas, flores e árvores frutíferas, como pêssegos ou ameixas, trazem alegria.
Confira
Representantes adequados da flora:
- jasmim
- uma rosa;
- uma tulipa;
- salgueiro;
- abeto;
- magnólia;
- flox;
- íris
- lírio d'água;
- lótus.
Jardins mouros
O estilo mourisco é um excelente exemplo da cultura muçulmana. Seu design foi influenciado por muitos países do leste antigo.
O Jardim Mourisco é uma mistura de muitas culturas, e não apenas islâmica:
- Persa
- Sírio
- Indiano
- Egípcio
- Barbary
- Chinês
O estilo mourisco na paisagem e arquitetura na Idade Média começou a se espalhar graças à Espanha. Tendo conquistado a Alhambra, capital do Emirado de Granada, os espanhóis integraram as tradições orientais na cultura do Mediterrâneo.
Importante! Esculturas de animais ou pessoas, imagens de rostos e figuras — tabu para o Islã. No resumo do jardim mouro, são permitidos ornamentos florais.
Elementos principais
A recepção clássica é a instalação de uma fonte no centro da trama, da qual os fluxos de água serão direcionados em quatro direções. Deve-se levar em conta que a água no mundo muçulmano é sagrada, não pode ser entediada sem pensar. Portanto, não há jatos batendo, mas um murmúrio silencioso de um fluxo calmo.
O atributo imutável no jardim mouro é o pátio no centro, perto da fonte ou perto das paredes da casa.
Deve haver um pavilhão, melhor estilizado como uma cabana, com cortinas opacas. Tem móveis que favorecem o relaxamento, o consumo de chá. Luxo e uma profusão de cores fornecem objetos brilhantes - pratos, almofadas para sofás, tapetes, vasos e muito mais.
Um espetacular movimento de design - galerias de tábuas de madeira encaracoladas entrelaçadas com uvas bravas, abundância de arcos, divisórias a céu aberto. Um lugar igualmente importante é ocupado por caminhos de jardim. Mosaico de azulejos coloridos, dispostos à maneira de ornamentos orientais, parece vantajoso no contexto de ervas verdes de cobertura do solo.
Recursos de design
A idéia principal do design do jardim é a divisão do território em quatro seções, subordinadas aos elementos:
- Água;
- Fogo
- Terra
- Ar.
Tudo aqui está sujeito às formas geométricas corretas. Áreas que se assemelham a salas abertas ou terraços são claramente delimitadas, possuem linhas rígidas. Plantas simples e pequenos grupos são plantados no centro de figuras pavimentadas com azulejos coloridos. Na maioria das vezes, são formas angulares - quadrados, retângulos ou polígonos, menos frequentemente um círculo.
Plantas para jardim mourisco
O jardim oriental não pode prescindir de árvores frutíferas (amêndoas, pêssegos) e ervas (qualquer que ame a umidade). O ponto de referência vertical é cereja e damasco. As flores perenes são selecionadas de acordo com o momento da floração para garantir sua continuidade. O jardim deve ser perfumado durante toda a temporada.
Para cada canto, há uma lista de culturas adequadas:
- para um reservatório - lírio, lírio d'água, pistia, aguapé (eichornia);
- mixborder - lavanda, jacinto, papoula, narciso;
- gramado - trevo de prado, prímula, saxifragem, festuca, bluegrass;
- canteiro de flores com especiarias - tomilho, perilla, hissopo, manjericão, manjerona;
- faixas de enquadramento - linho, malmequeres, flores, nimesia.
Certifique-se de criar um jardim de rosas no jardim mourisco. As flores são escolhidas com cuidado, dada a altura, cor, aroma e combinação entre si. Também é aconselhável escolher variedades com diferentes períodos de floração.
Você sabe Na cultura muçulmana, uma rosa é um símbolo de beleza e grandeza. Segundo a lenda, a flor cresceu em um lugar onde uma gota de suor do Profeta caiu durante uma caminhada.
O estilo oriental pode ser contido, conciso ou saturado com objetos e cores. Ao criar um parque com design asiático ou árabe, tente seguir o básico para não obter uma pilha caótica em vez de uma combinação harmoniosa.