Ao projetar a paisagem de uma cabana de verão, como alternativa a uma lareira ou fumeiro, os designers aconselham o uso de uma lareira ou fogueira. E se antes apenas alguns moradores de verão podiam pagar, hoje uma "lareira da rua" pode ser organizada na dacha por qualquer pessoa. Quais são as vantagens de uma fogueira no projeto paisagístico e quais materiais você precisará para fazer você mesmo - descubra no artigo.
Vantagens e desvantagens de uma lareira no paisagismo
Pensando no design e no estilo da casa de campo, todos querem ter o lugar mais confortável, multifuncional e prático, onde seria bom descansar todos os membros da família. Portanto, ao projetar um projeto, os especialistas aconselham a pensar com antecedência sobre o local para instalar uma lareira. Este elemento da paisagem é obrigatório se a família gosta de passar algum tempo ao ar livre, cozinhar pratos deliciosos e saudáveis no fogo.
- A lareira tem muitas vantagens, porque:
- pode ser usado como lareira em casa, churrasco ou churrasco;
- se encaixa com sucesso e harmoniosamente no exterior;
- permite refinar o território;
- resolve o problema da reciclagem de detritos de plantas.
Um dos aspectos principais na aplicação de uma fogueira no projeto é a instalação adequada e a seleção de um local adequado. A fumaça proveniente da lareira não deve interferir nos habitantes domésticos e nos vizinhos. Além disso, é muito importante observar as precauções de segurança e incendiar os edifícios residenciais ou comerciais. E, claro, é necessário montar uma lareira, a pelo menos 4 m dos espaços verdes.
A lareira da rua está ganhando cada vez mais popularidade a cada ano. Seu uso no projeto paisagístico praticamente não apresenta desvantagens, pois cada proprietário da dacha deseja criar e equipar uma área de recreação decorativa e admirar o fogo. As desvantagens de instalar uma fogueira estão associadas apenas à não observância das regras de segurança para a instalação do objeto e à escolha errada do local para ele.Você sabe Surpreendentemente, a água quente apaga o fogo muito mais rapidamente e com mais eficiência do que a água fria.
Como escolher o lugar certo para a lareira
Como observado acima, escolher o lugar certo para a lareira não é apenas para resolver a questão da estética e do estilo, mas também para observar sua própria segurança e a segurança das pessoas que moram no bairro.
O local onde a instalação da lareira externa é planejada deve atender aos requisitos de segurança contra incêndio, a saber:
- Afastamento de edifícios e espaços verdes. O surto futuro deve estar localizado a uma distância não inferior a 3-4 m de edifícios residenciais e domésticos, e a menos de 4 m de vegetação, árvores, arbustos e culturas de choro com risco de incêndio.
- Direção do vento. É aconselhável construir uma lareira levando em consideração a direção dos ventos predominantes na região. É muito importante que a fumaça não se espalhe para os edifícios vizinhos, não "alcance" os habitats de animais de estimação ou pássaros.
- Afastamento da fronteira. É proibido organizar uma lareira nas imediações do limite ou cerca vizinhos que separam o local da rua. Também é impossível instalar uma lareira em um local elevado.
O local mais adequado para organizar uma fogueira é considerado plano, espaçoso, não muito profundo e não localizado em uma colina, uma área sem vento, distante de edifícios e espaços verdes. Idealmente, se houver uma lagoa, uma lagoa artificial ou apenas um reservatório de água perto da casa.
Importante! É estritamente proibido montar uma casa perto das áreas de armazenamento de substâncias combustíveis, cilindros de gás, tintas e vernizes ou produtos químicos domésticos.
Tipos de lareira para paisagismo
Os paisagistas oferecem uma grande variedade de fogueiras de verão.
Todos eles podem ser divididos em três categorias:
- aberto;
- fechado;
- em profundidade.
A construção mais simples tem uma lareira. É um "ninho" de forma plana, feito de uma chapa de metal ou de metal, forrado com pedras, tijolos refratários, paralelepípedos, etc. , no meio montam uma jante de aço obtida de um velho barril ou caldeira de metal. A parede da fogueira é erguida por meio de pedras, ladrilhos de cerâmica, blocos de concreto.O espaço entre a borda de aço e a parede decorativa é coberto de areia. Também muito popular é a lareira feita de duas chapas de ferro ondulado, que são torcidas em anéis de diâmetros diferentes e instaladas uma na outra para que os pontos médios coincidam. Incêndios fechados - Modelos com lados altos podem ser construídos na forma de um poço, um fogão russo ou até um tandoor de estilo oriental.Tipo profundo de lareira decorativa envolve a criação de uma depressão especial no solo, localizada significativamente abaixo do nível da área suburbana. Cada morador de verão escolhe o diâmetro de um buraco por conta própria, com base em seus próprios desejos, mas a profundidade é geralmente de 40 a 50 cm. Uma pequena camada de cascalho ou pedra britada é colocada no fundo da cavidade, e as paredes são erguidas usando argamassa de tijolo e argila. As bordas da lareira são revestidas com ladrilhos ou pedras decorativas.
Além disso, os incêndios no campo podem ser divididos:
- em forma: redonda e quadrada;
- na complexidade da manufatura: simples e complexa;
- por material: pedra (estacionária), metal (portátil);
- de acordo com a finalidade funcional: separado ou combinado com a área de churrasco, gazebo.
Como fazer uma lareira em paisagismo com pedras no gazebo com suas próprias mãos
Uma lareira decorativa no país é um elemento-chave da área de lazer, que combina estética e praticidade. Apesar da aparente complexidade de seu design, torná-lo com suas próprias mãos não é difícil. Isso exigirá: desenhos preparatórios, alguns materiais de construção e um enorme desejo.
Materiais Necessários
A organização de um local de pedra sob um incêndio requer a preparação de alguns materiais de construção:
- Concreto da marca M100, na ausência de concreto, cimento, pedra britada e areia, pode ser usado;
- pedra natural de tamanhos grandes e pequenos;
- cavilhas de madeira ou aço.
Das ferramentas do processo, você precisará de: uma pá, fita métrica, linha de pesca ou barbante.
Algoritmo de construção
Antes de iniciar os trabalhos de construção, é necessário determinar o desenho da futura lareira, o que permitirá calcular a quantidade necessária de materiais. Por meio de um dispositivo de medição, linha de pesca e barbante, as marcações devem ser transferidas para um local previamente preparado para a futura fogueira. Durante o procedimento, todos os pontos importantes são marcados com pinos.
Importante! Os especialistas não recomendam o uso de conchas ou calcário para erguer uma tigela da lareira. Esses materiais têm a capacidade de absorver a umidade, o que leva à rápida destruição da fogueira.
Quando a marcação é aplicada, você pode prosseguir para a construção do quadro:
- Cavar um recesso para o tamanho desejado.
- A argamassa de concreto é misturada a partir de: 15 kg de cimento, 35 kg de pedra britada e 45 kg de areia.
- A composição é vertida no poço para formar uma camada de 10 cm na superfície.
- As cavilhas fazem vários furos na camada de concreto, o que subsequentemente permitirá que a umidade não fique estagnada.
- Espalhe a chaminé com a ajuda de pedras grandes e pequenas, prendendo-as com argamassa de cimento.
- Depois que a estrutura de concreto endurece, os espaços entre a tigela e a parede externa são cobertos com terra.
- Ao redor da lareira, é feita uma área cega de 10 a 15 cm de altura: uma camada de concreto é derramada ao redor da circunferência da lareira, e então pedras planas (pedras) de aproximadamente o mesmo tamanho são embutidas nela.
Instalação de iluminação
Fazer uma cabana para uma fogueira é apenas uma das etapas da organização de um site. É muito importante tornar a sua localização acolhedora, confortável e prática para todos os membros da família e convidados.
Ao redor da lareira, os designers aconselham a instalação de iluminação adicional ou a organização de luzes de rua movidas a energia solar. Durante o anoitecer ou a noite, essa iluminação não apenas permite que você se oriente no espaço e continue suas férias, mas também cria uma atmosfera festiva, calorosa e aconchegante.
Drovnik, copa e outros elementos
A instalação do lenhador, um dispositivo decorativo para o armazenamento ordenado de lenha, permite decorar a área próxima à fogueira. Sua organização permite resolver dois problemas ao mesmo tempo: prático, porque agora você não precisa ir muito longe para matérias-primas de madeira e estética, uma vez que uma pilha de lenha bem empilhada parece atraente e original. Alguns moradores de verão sobre a lareira montam coberturas da chuva ou do sol escaldante.Esse dispositivo tem o direito de ser, no entanto, em termos de funcionalidade e segurança, não é totalmente apropriado. O fato é que descansar na chuva, mesmo que esteja sob um dossel, não trará muito prazer. E se você cobrir a lareira em si, terá que chocar fumaça em um clube, que não é apenas não confortável, mas também perigoso. Ao mesmo tempo, a própria manta articulada será defumada, o que não está de acordo com os padrões de segurança contra incêndio.
Você sabe Ao queimar vários produtos químicos, a cor do fogo muda. Assim, por exemplo, o alumínio acende uma chama branca, madeira - uma laranja, carbono - azul, potássio - roxo-rosa, cálcio - vermelho.
Decoração
Para que o local da lareira seja transformado em uma verdadeira obra de arte, ele pode ser decorado com vários objetos, móveis de jardim, pequenas obras de arte e formas arquitetônicas. Uma excelente adição ao exterior serão cadeiras e bancos, que devem ser colocados ao redor da fogueira. Para maior comodidade e beleza, você pode cobrir móveis com travesseiros e colchas.Uma opção incomum para organizar um local de descanso será um banco circular com encosto, complementado por tapetes e tapetes. O "chip" original do site pode ser várias figuras decorativas. Pode ser personagens únicos ou conjuntos inteiros de heróis de contos de fadas, filmes de animação, lendas. Você pode traçar um belo caminho para a casa de campo, feito no mesmo estilo da própria lareira.
Qualquer morador de verão, mesmo sem as habilidades de um designer, pode equipar uma lareira em sua própria área com as próprias mãos. O principal é preparar os materiais de construção necessários, fazer desenhos competentes e erguer um incêndio de acordo com todas as regras de segurança contra incêndio. Um local semelhante para o incêndio, construído por si próprio, muitas vezes se torna um elemento-chave na casa de campo e um objeto de grande orgulho de seu dono.