Um mirante de inverno é, de certa forma, outra pequena casa no território de uma área suburbana. Se você equipar completamente a estrutura, poderá se divertir muito aqui, não apenas no verão, mas também nos meses frios do ano. Hoje, está à venda uma grande variedade de materiais e acessórios, com os quais você pode usar suas próprias mãos para construir uma magnífica área de lazer que atenda a todas as necessidades da família.
Tipos de gazebos de inverno e suas características
Existem dois tipos principais de gazebos de inverno - únicos e combinados. O primeiro inclui edifícios localizados separadamente do edifício. Estes são edifícios independentes, equipados com todo o necessário para um passatempo confortável. Eles estão equipados com fiação elétrica, móveis, comunicações.Um único mirante, na verdade, é uma pequena casa isolada na qual um fogão, churrasqueira ou lareira são frequentemente instalados, e com grandes dimensões você pode colocar um conjunto de cozinha, um canto macio para relaxar, etc.
O gazebo de inverno combinado é caracterizado pelo fato de estar incluído no conjunto geral do edifício principal ou fazer parte da casa de banho, sauna. Essa acomodação, à sua maneira, é conveniente e lucrativa. Em primeiro lugar, menos materiais são gastos na construção e organização e, em segundo lugar, o mirante adjacente à casa oferece comodidades adicionais: é mais rápido e fácil transferir pratos preparados na cozinha, em um serviço e no inverno você não precisa se deslocar por caminhos nevados.
O mirante pode assumir várias formas. Se você for construir você mesmo, é melhor escolher um modelo quadrado, retangular, hexagonal ou octogonal. A construção de modelos redondos, triangulares e outros complexos exige habilidades profissionais.Você sabe De acordo com o feng shui, o melhor lugar para um gazebo — local noroeste e sudoeste.
Escolhendo um estilo e criando um desenho
Existem muitos estilos em que você pode construir um mirante de inverno. Se estiver localizado próximo da casa, é desejável que a aparência externa e os recursos arquitetônicos tenham recursos comuns. Nos casos em que o mirante está localizado à distância, na parte de trás do jardim ou perto de um lago, você pode escolher um estilo de construção diferente que melhor se adapte ao projeto da paisagem.
Você sabe Pérgulas eram um local de férias favorito dos faraós do Egito Antigo. Arqueólogos encontraram imagens que demonstram que os governantes tentaram levar esses edifícios ao submundo.
Os mais comuns são os seguintes estilos:
- Modern - Representa a máxima simplicidade de design, entrelaçada com funcionalidade aprimorada. Uma estrutura retangular, um teto plano, um máximo de vidros no design externo complementam detalhes do interior, como churrasqueira ou churrasqueira com ignição automática, lareira elétrica, balcão de bar, etc.
- Provence - Uma característica dos edifícios desse estilo é a onipresença dos elementos da antiguidade: decoração deliberadamente simples, móveis com pintura descascada, tábuas de piso ásperas, cortinas de renda, itens de decoração em ferro forjado. Ao mesmo tempo, o mirante deve ser espaçoso para que possam caber poltronas suficientes, uma mesa enorme e até um sofá. Essa estrutura ficará ótima no centro do jardim francês, com sebes, becos de espíritos atrofiados.
- Russo - essa direção envolve a presença de uma grande quantidade de madeira. O mirante é construído com toras, bancos de madeira, mesas poderosas são integradas ao seu espaço interno. O lugar chave é dado ao forno, que geralmente é revestido com azulejos. Guardanapos de renda, um samovar são adequados para a decoração de interiores e, ao redor da árvore, você pode plantar macieiras, groselhas e framboesas.
- Japonês - O estilo hoje ganhou popularidade considerável no projeto de paisagismo de áreas suburbanas. Para a construção do mirante, é utilizada madeira, os telhados são formados pontiagudos, constituídos por várias camadas. Os móveis devem ser miniatura e funcionais: é permitida uma mesa baixa com bancos, um pódio com tatami, cadeiras de vime, decoração de luminárias de chão, ikebana etc.
- Chalé - o caramanchão no estilo da casa de um pastor nos Alpes envolve uma combinação de dois materiais - pedra e madeira. Além disso, a fundação é feita de pedra e toda a estrutura imponente é de madeira. O recurso de construção é grandes janelas e um visor visivelmente saliente. As paredes do interior são deixadas inacabadas ou cobertas com painéis de madeira clara. Móveis de madeira maciços, sofás macios, peles de animais no chão e, é claro, um fogão decorado com pedra serão apropriados aqui.
Materiais e ferramentas necessários
Primeiro de tudo, você precisa decidir sobre o material a partir do qual o mirante será construído. É necessário que sua condutividade térmica seja mínima - assim será melhor manter o calor em ambientes fechados durante o inverno. Existem várias opções: blocos de concreto de madeira, tijolo e espuma. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens.
As estruturas de tijolo ou pedra são à prova de fogo, o que é especialmente importante se você pretende instalar um fogão ou churrasqueira. Também deve-se notar sua longevidade, baixa manutenção. O menos pode ser chamado de fato de que as estruturas de pedra são pesadas, exigindo a construção de uma base poderosa, o material é bastante caro e o trabalho com ele exige certas habilidades.
Mandris de madeira têm peso mais leve e custo acessível. É mais fácil trabalhar com o material, o que torna possível construir estruturas de várias formas e estilos. A madeira cria um microclima agradável, enchendo a sala com um aroma natural. A desvantagem das estruturas de madeira é que elas requerem processamento periódico, o que impedirá a secagem, o inchaço e a formação de fungos.Para segurança contra incêndio, a árvore é coberta com meios especiais - retardadores de chama.Importante! No caso de colocar o fogão no gazebo, é necessário organizar o isolamento da chaminé das partes de madeira da estrutura.
Lembre-se de comprar janelas e portas. Para instalá-los, você também precisará montar espuma e selante.Todo proprietário é livre para fazer sua própria escolha do que construir. Mas, na maioria das vezes, é dada preferência ao tijolo. Para a construção do mirante, você pode usar vários de seus tipos. Por exemplo, paredes podem ser construídas com tijolos comuns e o revestimento externo pode ser feito com clínquer, que possui um relevo decorativo.
Uma opção interessante é o tijolo vermelho, que é adequado não apenas para a construção civil, mas também para o acabamento de seções do forno que não estão em contato direto com o fogo (tijolos de revestimento de fogo são usados para a câmara de combustão). A propósito, para o fogão, dependendo do seu tipo, você também precisa comprar elementos de ferro fundido: forno, fogão, portas, travas, etc.
Para a construção do edifício, além do material básico, é necessário adquirir areia, cimento, cascalho, além de tecido de reforço e impermeabilização (material de cobertura) para formar a fundação. Preste atenção na seleção de materiais para a disposição do telhado.
Você precisará do seguinte:
- madeira, tábua e madeira compensada para a concepção do sistema e forro de vigas;
- peças para fixação, que podem ser pregos, parafusos autorroscantes;
- material de cobertura (geralmente o teto do mirante é feito do mesmo material do edifício principal para obter um único conjunto arquitetônico).
De grande importância é o isolamento das paredes e telhados da árvore de inverno. Para este fim, vários materiais podem ser utilizados, por exemplo, espuma de poliestireno, painéis de espuma de poliestireno. O melhor material é a lã mineral, vendida em placas e rolos.
Não se esqueça de preparar todas as ferramentas necessárias, porque muitas vezes acontece que o proprietário, começando a erguer o edifício, descobre que ele não tem os meios mais primitivos, portanto, preveja tudo em detalhes.
Você precisará de:
- estacas e cordões para marcação;
- acessórios de medição, como fita métrica, ângulo de construção, nível, prumo, com os quais você pode determinar facilmente a parede vertical;
- pá (para preparação do local);
- betoneira;
- espátula e espátula, com a qual a solução será aplicada e a colocação de tijolos;
- vários martelos, incluindo comum e borracha;
- moedor para cortar pedra, se necessário;
- chave de fenda e furadeira elétrica;
- serra;
- quebra-cabeça elétrico;
- recipientes para sólidos e soluções a granel.
Seleção e preparação do local
O mirante pode ser colocado perto da casa, mas com mais freqüência a área de recreação é equipada à distância, a menos que, é claro, as dimensões do local o permitam. Uma casa na parte de trás do jardim, e melhor ainda - perto de um lago, sentirá plenamente a beleza de estar na natureza. Você precisa estabelecer belos caminhos confortáveis para o mirante. Para um movimento confortável à noite, eles podem ser equipados com uma luz de fundo, que também parece muito impressionante.
Se você tem uma colina no local, será uma plataforma ideal, pois abrirá uma bela vista panorâmica. Às vezes, os proprietários constroem deliberadamente gazebos sobre palafitas para criar a ilusão de elevação. Isso é bom não apenas do ponto de vista estético, mas também do ponto de vista prático, já que o prédio é bem ventilado e o próprio material de construção é menos exposto à umidade das planícies.Importante! Se você planeja levar água ou esgoto para o mirante, escolha um local perto da passagem das rodovias.
A preparação do local começa com a limpeza do local: aqui você precisa remover o lixo, arrancar arbustos e, possivelmente, árvores. Não se apresse em jogar fora ou queimar árvores desnecessárias - elas podem ser usadas ainda mais para equipar o espaço interno do mirante e não apenas. A partir de galhos poderosos, são produzidas lâmpadas com ótima aparência nos estilos de loft, eco, chalé etc., e os tocos podem ser lixados, envernizados e usados como móveis. A partir dos cortes, as cercas magníficas dos caminhos do jardim acabarão.
Importante! Você também pode providenciar a colocação de uma pequena área em frente à casa - no verão quente, você pode colocar uma mesa com uma capa e relaxar ao ar livre.
Construção passo a passo DIY
A construção do mirante de inverno deve ser realizada de acordo com uma certa sequência de ações. Tudo começa com a colocação da fundação, após a qual a estrutura é erguida e o isolamento é realizado.
Colocação de fundações
Para um mandril de inverno, é melhor construir uma base de tijolos a partir de um tijolo, o que proporcionará resistência e estabilidade de uma estrutura pesada. A base colunar é adequada para uma estrutura de madeira leve e placas monolíticas, apesar de diferirem em excelente resistência, mas o processo de assentá-las é bastante demorado e caro.
Ao longo do perímetro do mirante, cavar uma vala de até meio metro de profundidade. É preenchido com areia por 20 cm, umedecido e compactado. Depois disso, a pedra britada é colocada com uma camada de 10 cm. Agora você precisa formar a cofragem e, a partir do reforço de 12 mm, conectar a estrutura. Depois disso, você pode preencher a vala com argamassa de cimento. Quando endurece, a cofragem é retirada.
Na fundação acabada, que deve durar cerca de 4 semanas, coloque um material de impermeabilização (material de cobertura), após o qual você poderá prosseguir com o design das paredes. Ao colocar a fita de fundação, lembre-se de que, embaixo do fogão ou churrasqueira, será necessário equipar uma base separada.
Moldura e paredes
Para formar o quadro, você pode usar uma malha de reforço ou barras de metal. No segundo caso, as hastes devem ser conectadas juntas por torção do fio. Eles precisam ser assentados a cada 3 camadas de alvenaria. Nos cantos, hastes verticais são instaladas, às quais a malha de reforço da estrutura também é anexada.
A alvenaria deve ser projetada para que as costuras nas linhas tenham as mesmas dimensões. Usando o nível do edifício, verifique constantemente a suavidade da alvenaria. Não se esqueça de formar a janela e a porta.
Montagem no chão
O sexo pode ser feito de maneiras diferentes. Mais frequentemente, eles fazem uma mesa de concreto ou uma base de madeira. Para fazer um revestimento de cimento, é necessário remover a camada superior do solo em cerca de 20 cm, nivelar a superfície, preenchê-la com areia e compactá-la.
Depois disso, é colocado um material impermeabilizante, sobre o qual são colocadas a pedra britada e a camada de reforço. Agora o local está cheio de argamassa de concreto e nivelado usando a regra. O piso de madeira é feito da seguinte forma: primeiro, são instaladas defasagens embainhadas com pranchas na parte superior.Telhado e telhado
A forma do telhado dependerá em grande parte da configuração do mirante. Por exemplo, um edifício hexagonal terá um telhado de seis inclinações e um telhado retangular ou quadrado pode ser plano, único ou empena. A impermeabilização é aplicada nas paredes e postes construídos. Uma viga ou tábuas de madeira de 50 × 150 mm são instaladas sobre ela.
Fixe-os com fixadores de ancoragem. Em seguida, as vigas são instaladas - elas são conectadas usando cantos de metal. Sobre as lingas, coloque a caixa de tábuas com um degrau de cerca de 30 a 40 cm. Se você quiser usar material de cobertura macia, a caixa deve ser sólida.O material para o telhado pode variar, variando de metal a ardósia. Ao escolher, vale a pena começar pelo material com o qual o telhado do edifício principal é coberto - para que os edifícios pareçam mais harmoniosos. Colocando folhas de cobertura com uma sobreposição. Como fixadores, podem ser utilizados parafusos autoatarraxantes ou outras peças recomendadas pelo fabricante.
Vidros
A melhor opção para envidraçar serão as janelas de vidro em um perfil de PVC, que podem ser decoradas para qualquer material natural. Em termos de funcionalidade, excede o metal e a madeira, pois não cede a mudanças de temperatura, precipitação, não decai e não desmorona. É melhor comprar modelos de várias camadas de vidro para garantir o armazenamento máximo de calor no mirante.A vidraça de perfil será apropriada como uma estrutura de entrada, criando excelente visibilidade.
Janelas e portas de plástico estão equipadas com todos os elementos de fixação necessários. Durante a instalação, use espuma, que proporcionará rigidez e isolamento térmico adicionais à estrutura. Durante a instalação, é necessário usar o nível do edifício para nivelar.
Isolamento adicional
O edifício de inverno deve ser isolado - isso aumentará suas qualidades de isolamento térmico.Será muito mais fácil aquecer o ar aqui artificialmente, e uma temperatura positiva permanecerá por um longo período de tempo.
Sten
As paredes podem ser isoladas externa e internamente. A lã mineral do tipo ladrilho é reconhecida como o melhor material moderno. O material não é exposto à umidade, não apresenta risco de incêndio, é resistente a fungos e bactérias. É muito fácil colocá-lo em qualquer superfície, seja de tijolo ou madeira. Isso é feito usando cavilhas especiais.
Como o algodão possui boa densidade, sua instalação é realizada sem folgas, o que, por sua vez, minimiza a perda de calor. Após a instalação, a superfície é revestida com material facial. Se o isolamento foi feito do lado de fora, a lã mineral pode ser coberta com uma barra ou tapume. Para decoração de interiores, o revestimento é mais usado.
Telhados
O isolamento do telhado deve receber atenção especial, pois é no inverno que ele se torna a principal fonte de perda de calor. Como aquecedor, é usado algodão de basalto. Suas pinturas são colocadas no telhado sob a caixa.
Opções de aquecimento
O mirante pode ser aquecido de várias maneiras. Se ele se unir a um prédio residencial com uma parede, a opção mais simples é instalar radiadores nele na fase de construção, conectando-os a um sistema de aquecimento comum. Aquecedores, churrasqueiras, fogões e lareiras também podem ser usados - esses itens de interiores não apenas desempenham uma função prática, mas também acrescentam apelo estético à decoração de interiores, enfatizam o estilo.
Aquecedor
Aumentar a temperatura do ar no mirante com o aquecedor no menor tempo possível é a opção mais fácil. Mas tem uma desvantagem significativa: sem eletricidade, o aquecedor não poderá funcionar. A gama de dispositivos no mercado é simplesmente enorme, para que você possa escolher um modelo que seja adequado para características de custo, estéticas e práticas. Convectores demonstram boa confiabilidade. Além disso, muitos modelos possuem um sensor embutido, com a ajuda da qual a temperatura é controlada, o dispositivo é ligado e desligado.
Os aquecedores a óleo também são bastante eficazes - aquecem o ar uniformemente, mas não o secam. Mas esses dispositivos têm dimensões sólidas, portanto, são bons para instalação em salas espaçosas. A melhor opção é um aquecedor infravermelho. Uma característica do dispositivo é que seus raios não aquecem todo o ar como um todo, mas o objeto específico a que se destinam.
Churrasco
O principal objetivo do churrasco é servir como acessório para fritar carne, peixe, legumes, etc. Tendo esse equipamento no gazebo, você pode ter certeza de que um delicioso churrasco é cozido em qualquer clima. Quanto à questão do aquecimento, deve-se notar que o calor gerado pelo fogo é suficiente para uma pequena sala e, desde que seja suficientemente isolado durante a construção.
Forno
O fogão no gazebo é a escolha dos proprietários práticos. Em primeiro lugar, o processo de cozimento pode ser movido para mais perto da mesa, em segundo lugar, o fogão servirá como um excelente elemento decorativo e, em terceiro lugar - essa é uma ótima maneira de aquecer a sala na estação fria. Dependendo da área da sala, você pode construir um fogão dimensional, equipado com caldeirão, chaminé e outros detalhes. O interior de um pequeno mirante comporta uma mini versão com churrasqueira ou churrasqueira.
Lareira
A lareira no gazebo servirá como uma excelente decoração e fornecerá aquecimento de alta qualidade. É desejável que seja equipado com uma grande lareira que encante todos os visitantes. Se você deseja simplificar sua vida, pode comprar um modelo elétrico que não pareça menos estiloso, que ofereça aquecimento de alta qualidade, mas que não precisa mais mexer na madeira.
O gazebo de inverno é um lugar maravilhoso para relaxar. Construído com suas próprias mãos, ele irradia uma energia especial, dando aos proprietários o prazer de um passatempo agradável.