A construção "faça você mesmo" da varanda deve ser tomada com responsabilidade. Primeiro você precisa decidir o que será e elaborar um projeto. É necessário selecionar ferramentas e materiais, escolher a base certa e elaborar a extensão documentada. Posteriormente, você não precisará refazê-lo.
Tipos de varandas
Dependendo do desejo e das possibilidades da extensão, elas podem ser de vários tipos. Nos chalés de verão, varandas leves sem aquecimento sobre uma base colunar são frequentemente anexadas. Se houver um desejo de fazer aquecimento, você poderá escolher entre várias opções. Para a varanda, ponderada com materiais e equipamentos de construção, deve formar uma base de capital.
Pelo aquecimento
A extensão pode ser aquecida sem aquecimento. Normalmente, os edifícios fechados são aquecidos, e os edifícios abertos são usados apenas no Verão. Existem diferentes tipos de aquecimento para a varanda.
Importante! Ao decidir instalar um sistema de aquecimento na varanda, também é necessário cuidar do isolamento de janelas, portas, telhados e pisos. Você também deve verificar se não há lacunas em nenhum lugar.
Considere os principais:
- Água. Para fazer esse aquecimento, é necessário colocar canos. Para fazer isso, você precisará fazer os furos necessários nas paredes. Em seguida, usando uma máquina de solda, conecte-os ao sistema de aquecimento. Obviamente, tudo isso consome bastante tempo, pois você precisa ter habilidades de soldagem. Ainda é necessário drenar a água do sistema. O aquecimento da água pode ser equipado com radiadores, bem como embutido no rodapé ou no piso radiante.
- Gás. Para instalar esse sistema de aquecimento, é necessário estabelecer as comunicações necessárias, bem como coletar todas as permissões. Este tipo é o mais econômico e conveniente de usar.
- Elétrico. Fornece aquecimento com eletricidade. A opção mais comum são os radiadores de óleo. Eles podem ser estacionários e móveis. Eles são fáceis de usar, confiáveis e econômicos. Outra opção para aquecer a sala são elementos de aquecimento e aquecedores, emissores de UV. A última opção produz não apenas calor, mas também luz. Outro tipo popular são os emissores de IR. Tais raios não emitem luz e não transportam calor. Eles aquecem todos os objetos em que caem. Nesse caso, o aquecimento da varanda ocorre de maneira uniforme e sem ruídos. Este tipo de aquecimento elétrico é o mais econômico. Como alternativa, na varanda coberta, você pode usar o sistema elétrico "piso quente". Esta solução economizará espaço porque a fonte de calor estará embaixo do piso.
- Fogão. Para isso deve equipar um fogão ou lareira. Você também precisará de combustível na forma de lenha ou carvão. Agora é popular usar um fogão com lareira embutida. Essa combinação aumenta a eficiência do aquecimento do ar e parece muito esteticamente agradável. Este sistema de aquecimento pode ser feito de metal ou tijolos refratários. No fogão, você pode fazer um fogão para cozinhar.
Por tipo de fundação
Para o arranjo da varanda, eles usam principalmente um tipo de fundação levemente enterrada e não enterrada.
Essa base fundamental é dos seguintes tipos:
- Lado a lado. Normalmente, é escolhido quando o lençol freático subterrâneo está próximo ao solo, bem como ao usar materiais de construção pesados para a construção da varanda. Esta opção será cara e demorada.
- Tape. O tipo mais comum. Isso pode ser feito despejando argamassa de concreto ou usando blocos de concreto pré-fabricados, argila expandida e outros materiais adequados. Essa base é confiável e fácil de instalar. Vale ressaltar que ele não pode ser instalado em solo pantanoso e com uma ocorrência próxima de águas subterrâneas. Embora, nesses casos, a base fundamental da fita possa ser ampliada e mais profunda, além de fortalecê-la com reforço.
- Colunar. O mais fácil de instalar e mais barato pelo preço. Nesse caso, os blocos são colocados em um travesseiro preparado de cascalho (pedra britada) ou em poços especiais. Além disso, é instalada uma churrasqueira, que desempenha um papel de apoio para as paredes. Essa fundação pode ser equipada em qualquer solo. Note-se que este tipo é adequado para varandas mais leves de madeira ou janelas com vidros duplos. Para materiais de construção mais pesados, não é usado. Se você selecionar esta opção, não será possível criar um subcampo.
- Pilha. Nesse caso, são utilizados tubos de metal ou cimento-amianto, enterrados no chão. As mais populares são as estacas parafusadas adequadas a todos os tipos de solo. Além disso, eles são recomendados para uso se o local para a construção da varanda tiver uma inclinação. As estacas são acessíveis, mas sua instalação requer precisão e, freqüentemente, o uso de equipamentos especiais. As pilhas de parafusos instaladas mais rapidamente. Para tamanhos pequenos, você não precisará de equipamentos caros.
Fase preparatória
Geralmente, com as próprias mãos, uma varanda é construída de madeira. Este é um material acessível e barato que requer uma ferramenta comum. Para a varanda, você precisa escolher o melhor local, determinar seu tamanho e elaborar um desenho detalhado. Então você deve comprar ferramentas e materiais. Antes da construção da varanda, você deve se familiarizar com o design dessa extensão e começar a coletar o pacote de documentos necessário.
Importante! Os materiais e a visão geral do anexo devem corresponder ao edifício principal.
Desenhos e dimensões da extensão
A varanda é geralmente construída em todo o comprimento da parede. Recomenda-se construí-lo do outro lado da casa, de onde se abre a melhor vista. Se você pretende montar um jardim de inverno na varanda, é melhor escolher o muro sudoeste. Na maioria das vezes, essas extensões têm largura de 2,5 a 4 m, paredes de 3 a 6 m. Em qualquer caso, não é recomendável fazer essa extensão com menos de 1,8 m de largura.
Ao escolher os parâmetros do edifício, eles são guiados pelas dimensões do edifício principal e pelo número de pessoas que serão localizadas lá. Se para duas pessoas uma extensão de 2 × 2 m for suficiente, para encontrar 6 pessoas, você precisará de uma área de pelo menos 8 m². Uma varanda com aquecimento ou fogão (churrasqueira) exigirá ainda mais espaço. A forma mais popular da varanda é um retângulo, mas pode ser semicircular ou hexagonal. Às vezes, uma pequena extensão é feita como um vestíbulo.
As aberturas das janelas não devem ser superiores ao nível de 0,6 m. O Windows pode estar sem graça ou aberto. Os profissionais aconselham que eles se alternem.A varanda pode ser com uma porta de entrada e sem ela. Se você decidir fazer uma porta, ela deve estar localizada para não interferir na localização de equipamentos e móveis. Eles devem ser indicados no desenho. Os sistemas deslizantes ajudam a economizar espaço.Há projetos de varandas localizadas no telhado de uma garagem ou de uma casa particular. Isso é feito com falta de território.
Materiais e ferramentas necessários
Para um edifício de madeira, você deve verificar as seguintes ferramentas:
- pá;
- machado;
- serra;
- um martelo;
- roleta;
- quadrado;
- linha de prumo;
- nível de construção;
- cordão com estacas.
Uma extensão de madeira é construída com os seguintes materiais:
- concreto
- pedra britada;
- madeira ou toras;
- pranchas;
- Reiki
- pregos e parafusos;
- óleo de secagem;
- material de cobertura;
- material de cobertura.
O telhado é feito do mesmo material que o telhado da casa. Elementos de madeira devem ser tratados contra podridão e marceneiros. Você pode precisar de uma moldura de porta com uma unidade de porta e janela. A vidraça simples pode ser feita com suas próprias mãos em vidro ou policarbonato. Para varandas aquecidas no inverno, é recomendável encomendar unidades de janela prontas com vidros duplos ou triplos.
Papelada
Um ponto importante é o design correto dessa extensão.
Nesse caso, você deve aderir a:
- código tributário;
- código de planejamento urbano;
- FZ-218, de 13 de julho de 2015, sobre o registro estadual de imóveis.
Para a extensão de capital, com a qual a casa antiga é expandida, você precisa coletar o seguinte pacote de documentação:
- documentos confirmando a propriedade da terra e da casa;
- um certificado da IPV e uma nova folha de dados;
- extrair do livro da casa sobre viver na casa;
- plano de construção e desenhos;
- reconstrução do projeto da casa, aprovado pelo departamento de arquitetura das autoridades locais;
- documentos do sistema de aquecimento, abastecimento de água, inspeção de incêndio e gás, posto sanitário e epidemiológico, todos em conformidade com os padrões existentes;
- você precisa pagar a taxa do estado e visitar o Rosreestr para o registro oficial do edifício;
- foto de toda a terra e casa;
- licenças dos vizinhos para a construção do edifício.
Importante! Se a conclusão violar os direitos e interesses dos vizinhos e de outros proprietários, então, através do tribunal, eles poderão forçá-los a serem removidos.
Documentos recentes devem ser emitidos somente quando a construção ocorrer perto do local vizinho. Além disso, se houver prédios sem documentos, pode ser difícil vender uma casa. Quando todo o pacote de permissões for concluído, você poderá prosseguir com o próprio processo de construção. Se o edifício não for capital, basta visitar a IPV e obter permissão de outros proprietários da casa para construção.
Instruções passo a passo para construir uma varanda
Depois de escolher um local para a varanda, é necessário limpá-la e marcar o perímetro da extensão. Então eles fazem uma fundação adequada para o tipo de solo e estrutura. Para a varanda de inverno, é necessário um bom isolamento. Na última etapa, eles fazem um arranjo interno.
Fundação
Depois de elaborar o projeto e o desenho da varanda, você deve decidir sobre o tipo de fundação. O tipo mais popular para pequenas varandas leves é colunar. É feito para varandas não aquecidas (ou aquecidas temporariamente). Se a extensão for usada para pessoas que vivem o ano todo, uma fundação de faixa deve ser feita e ligada ao edifício principal. Para ele, eles cavam uma vala abaixo da profundidade de congelamento do solo. Em seguida, a cofragem é instalada e a mistura de concreto é derramada.
Na maioria dos casos, as varandas leves usadas temporariamente são construídas em chalés em chalés em uma base de coluna. Ao escolher uma fundação, deve-se levar em consideração o tipo de solo, a profundidade do congelamento, a localização das águas subterrâneas. Não custa perguntar qual é a base da estrutura principal.
Instruções passo a passo para a construção de uma fundação de coluna:
- Cavar as marcas do poço um pouco mais do que a profundidade calculada pelo tamanho da almofada de cascalho e areia. Para uma pequena varanda leve, eles são feitos nos cantos do edifício e em grandes extensões são executados com mais frequência, com uma etapa dependendo do peso do edifício. Em média, é de 1,5 a 2,5 m.
- No fundo dos caroços, faça um travesseiro de pedra britada com 10 a 15 cm de espessura e, em cima, areia previamente molhada.
- Instale a cofragem e coloque o reforço dentro.
- Faça uma mistura de concreto e preencha com o local preparado. Inserir pregos no concreto para fixação com grelha.
Quando o concreto endurece, uma viga de madeira, desempenhando o papel de uma grelha, é anexada aos elementos de fixação. O tamanho do feixe mais comum é 200 × 150 mm.
Você sabe Um exemplo vívido da construção malsucedida da fundação é a famosa Torre Inclinada de Pisa, na Itália. Devido à estrutura macia do solo da terra e à fundação não muito profunda, essa estrutura se desviou do eixo reto durante a construção do terceiro andar.
Pavimentos
O piso da varanda de madeira é feito de madeira e tábuas de seção transversal. Primeiro, as defasagens são instaladas ao longo do chicote. A uniformidade de sua instalação é verificada pelo nível. Em seguida, faça o piso das tábuas. Seu acabamento consiste em pintura com verniz ou tinta. A maioria prefere vernizes de proteção especiais, pois enfatizam perfeitamente a estrutura da árvore. Se uma placa irregular foi usada para o piso, ela deve ser lixada antes de aplicar tintas e vernizes. Os materiais de madeira da varanda devem ser tratados contra insetos e podridão.
Recomenda-se fornecer isolamento em uma varanda fechada. Isto é especialmente verdade para dependências de inverno aquecidas. Materiais a granel (argila expandida, escória), lã mineral, poliestireno e cortiça podem ser usados como isolamento. Eles são colocados após a instalação do lag e depois fazem o revestimento. Entre o isolamento e o piso, deve haver vários milímetros de uma camada para circulação de ar. Isso impedirá o apodrecimento das placas.
Walling
Uma varanda de madeira geralmente é construída de madeira com uma seção transversal de 100 × 100 mm e acima. A primeira linha é anexada à grelha da fundação. Os cantos da viga são conectados pelo método de cauda de andorinha. É melhor reforçar a fixação com pregos.Para a varanda com vidros significativos, primeiro instale suportes da viga sobre a qual o telhado repousará. Em seguida, o espaço entre eles é preenchido com molduras de janelas. Os elementos de suporte próximos à parede são elevados para criar uma rampa.
Uma boa técnica seria o uso de um arnês de fundo duplo, no qual serão instalados toras de piso e postes de suporte.A instalação dos suportes e cada linha da parede devem ser verificadas por prumo e nível. Para alinhar as paredes e os suportes, são instalados suportes temporários. Os pilares ou paredes da varanda podem ser construídos de tijolos. Para uma parede de tijolos, você precisará fazer uma fundação de tira.
Telhado e telhado
Primeiro, uma estrutura de viga de acordo com os desenhos é montada a partir de uma barra de madeira. Na maioria das vezes eles fazem um telhado de galpão, então essa opção será a mais simples. Em seguida, faça uma caixa de tiras, coloque o isolamento e, por cima, o material de cobertura selecionado.
Você sabe A palavra "tijolo" veio ao idioma russo a partir do idioma turco. Consiste nas palavras "kyr" e "pesh", que se traduzem como "face" e "forno".
Decoração de interiores e acessórios
Se a varanda não aquecer, é necessário equipá-la para que muitas vezes não faça reparos devido ao frio ou à umidade. Nesse caso, você precisa usar material de alta qualidade e resistente a influências externas para decoração.
Para cobrir o piso, você pode usar um laminado ou lajes. É melhor fechar as paredes da varanda de madeira com uma ripa, o que criará um conforto adicional na sala. Este material é bastante resistente a fatores externos e durará muito tempo. Pode ser pintado em qualquer cor adequada ao interior. Paredes feitas de blocos de espuma enfrentam melhor o material adequado para ocultar as costuras.
O teto pode ser acabado com drywall, madeira compensada ou equipar uma opção articulada. É importante escolher materiais mais leves para que não haja carga desnecessária na fundação.
Quanto ao design de interiores, aqui você pode escolher um estilo para todos os gostos - oriental, clássico, ecológico, provence e muito mais. Móveis e todos os outros elementos são selecionados para o design selecionado. A única regra é que ele deve ser resistente a mudanças de umidade e temperatura. Pode ser plástico, madeira, forjado, vime. O mobiliário de vime parece muito bom. Uma opção interessante e conveniente é a mobília modular em uma estrutura rígida. A partir dele, à vontade, você pode montar um sofá ou cama.Os designers recomendam o uso dos seguintes elementos decorativos:
- travesseiros e cobertores fofos para cadeiras, sofás e outros assentos;
- toalhas de mesa bordadas sobre a mesa;
- cortinas ou persianas nas janelas;
- flores em vasos incomuns (podem ser externos);
- para dar uma nota de romance, você precisa colocar velas em belos castiçais, lâmpadas de aroma;
- pinturas, fotos de família em molduras bonitas para pendurar nas paredes.
Algumas pessoas preferem organizar um jardim de inverno na varanda, enquanto outras são uma área de comida e relaxamento. Nas varandas grandes, eles gostam de fazer festas e receber convidados; portanto, nas varandas, eles costumam preparar um churrasco. Pode ser combinado com um fogão ou lareira.
Uma varanda bem projetada e bem construída será um ótimo lugar para lazer. Se desejado, pode ser feita uma estrutura de capital, mas, neste caso, serão necessárias mais permissões e materiais de construção.Você sabe Nos tempos antigos, o estado do fogão era determinado pelo clima. Se um calado forte aparecer nele, será geada, e um mais fraco significa que choverá. Frost também irá prever fogo vermelho e rachar lenha. Mas se a chama estiver branca e a árvore em chamas não se partir, logo haverá aquecimento.