Nefrolepis é uma samambaia coberta popular, frequentemente encontrada no peitoril da janela de várias instituições e apartamentos. Isso é facilitado pela despretensão da flor e regras simples para cuidar dela. Considere como cuidar dessa samambaia na floricultura de interior e também como propagá-la.
Descrição botânica da planta
Nephrolepis é representado por mais de 30 espécies diferentes. Como todas as samambaias, a planta é perene. Nephrolis é considerada a pátria das florestas tropicais do continente africano, embora cresça, inclusive nos trópicos da Ásia e da América.
A parte aérea da planta consiste em uma roseta de folhas com folhas grandes.
Sistema raiz | Não ramificado |
Caule | Pode haver cerca de 10 peças de 50 a 250 cm de comprimento e 6 a 15 cm de largura |
Forma de folha | Longo, complexo cirros, de cor verde claro. Os segmentos foliares (folhas pequenas localizadas em ambos os lados do tronco) são lanceolados, emparelhados, com até 5 cm de comprimento, com bordas serrilhadas |
Forma da flor | A planta não floresce |
Reprodução | Esporos, folhas e rizomas. Litígios arredondados, 3-5 mm de comprimento |
Tipos principais
Na floricultura de interior, não mais da metade de todas as variedades são comuns.
Considere os principais tipos de nefrolepis:
- Coração de Nephrolepis - Um nativo da Ásia e norte da Austrália. Possui folhas eretas de cor verde escura. A forma dos segmentos das folhas é redonda, lembrando pequenas moedas. Tubérculos cobrem flocos de prata. Cresce bem em uma sala e é considerada uma das espécies mais decorativas. Também é usado no design de buquês. A planta é uma erva daninha prejudicial na Nova Zelândia e nos EUA.
- Nephrolepis sublime - provém das regiões tropicais da América, principalmente Central e Sul. Boston Fern é um nome sinônimo para esta espécie. Cresce em florestas tropicais e pântanos. Possui várias subespécies, entre as quais existem espécimes pequenos e grandes. É o ancestral de muitos outros tipos de nefrolepsia. A roseta de folhas consiste em um grande número de folhas verde-claras que atingem um comprimento de 120 cm. Primeiro, as hastes crescem verticalmente e depois se dobram. Esta é a samambaia mais fácil de cuidar. É conveniente para decorar grandes espaços. Precisa de espaço livre ao redor da panela para o bom desenvolvimento das tampas das folhas. Na floricultura de interior, também é cultivada em cestos pendurados. Talvez crescendo no jardim, em campo aberto.
- Biserato de Nephrolepis - cresce em campo aberto, raramente visto na floricultura de interior. O comprimento das folhas xifóides pode chegar a 2 m e está distribuído em quase todos os lugares: no sudeste da Ásia, na América Central e do Sul, na África e nas Índias Ocidentais. Na Indonésia, os rizomas de nephrolepis bisserat são secos, moídos e comidos. Na ilha de Java, esta samambaia é usada na medicina popular como supressor da tosse.
- Nephrolepis obliterado, ou rainha Kimberly - Samambaia australiana cultivada em todo o mundo, perfeita para cultivo interno. Limpa ativamente o ar de impurezas prejudiciais à saúde. Na natureza, cresce em florestas tropicais, no solo perto de lagos e até em rochas. Vem da Austrália e Nova Guiné. Esta é uma das samambaias mais atraentes. Tem folhas bonitas, verticais e grossas, com escamas esparsas e marrom-avermelhadas.
Condições de cultivo da casa
A samambaia requer bastante espaço livre para o desenvolvimento uniforme das folhas. De tempos em tempos, a planta é rotacionada para garantir um desenvolvimento uniforme. A sala com nefrolepis deve estar fria. As plantas não devem estar à luz do sol.
Nephrolepis também não tolera ar seco. Uma vez por semana, é aconselhável dar-lhe um banho leve sob a forma de spray de um frasco de spray.
Você sabe As primeiras samambaias apareceram 360 milhões de anos atrás. Sua aparência moderna é um pouco mais jovem. — eles têm apenas 45 milhões de anos.
Iluminação
A maioria das samambaias cresce em lugares úmidos e sombreados. Mas isso não significa que eles não precisam de luz. A iluminação certa para eles é irregular, mutável. Para a localização de nefrolepis, janelas orientais ou ocidentais são adequadas. Os raios solares são prejudiciais às folhas, especialmente no verão. A luz solar direta faz com que desapareçam.
Airing
No processo da vida, os nefrolépticos absorvem dióxido de carbono, formaldeído e outros componentes nocivos do ar para os seres humanos. O oxigênio é liberado no ar como resultado da fotossíntese, para que a planta não precise ser ventilada.
Modo de temperatura
Algumas samambaias podem crescer bem em baixas temperaturas. Outros, incluindo nefrolepis, em tais condições, retardam seu desenvolvimento. A temperatura mínima permitida é de +10 ° C.A temperatura recomendada do ar deve estar acima de +21 ° C.
Importante! A regra básica para o bem-estar dos nefrolépticos é que a temperatura do ar na sala com a flor não deve mudar.
Humidade do ar
No ambiente natural, a planta cresce em um clima úmido. Em um apartamento comum, o ar é geralmente seco, então a samambaia é instalada em uma panela cheia de seixos e água. Evaporando, o líquido aumenta o nível de umidade ao redor da planta. Não coloque a samambaia ao lado de aparelhos de aquecimento.
Como cuidar em casa
Em casa, são fornecidos rega, pulverização e cobertura periódica das samambaias. Quanto ao transplante, existem 2 pontos de vista sobre sua necessidade.
Alguns jardineiros acreditam que isso não vale a pena, enquanto outros dizem que uma planta precisa ser replantada para dar novo espaço ao seu crescimento e substituir parcialmente o solo empobrecido.
Rega
No verão, as samambaias requerem muita água. Você precisa regar a planta com tanta frequência que o solo da panela esteja úmido, mas não molhado. No inverno, os nefrolites requerem menos líquido.
Um horário de rega típico: no inverno - uma vez por semana, no verão - várias vezes durante a semana, até 3. Siga o horário de rega, pois a planta precisa de umidade estável. Despeje água morna (+30 ... + 35 ° C) para que o solo fique bem saturado.
A água para irrigação deve estar limpa. A água coletada no sistema de abastecimento de água deve ser defendida por 24 horas.
Pulverização
A umidade ideal para samambaias é de 80%. Quanto mais finas as chapas, mais nefrolépicos de ar úmido precisam. Nephrolepis precisa de um pequeno banho para aumentar seu nível de umidade. Pulverize-o no verão em dias quentes da manhã.
Pulverize a umidade do atomizador na planta para que haja uma garoa leve no ar. Não pulverize o arbusto em clima frio.
Você sabe O tempo de vida de uma samambaia depende das espécies. Alguns podem viver até 100 anos.
Top vestir
A composição do solo para nefrolepis é assim: grama, turfa, areia, terra de folha em proporções iguais. Durante o processo de crescimento, o nefrolepis absorve nutrientes do solo e precisa de cobertura periódica.
Durante 4 meses após o plantio em um novo solo, não é realizada a cobertura. A exceção é quando a planta parou de crescer e precisa ser estimulada.
Os principais minerais para fertilizar as samambaias são nitrogênio, fósforo e potássio. O fertilizante ideal é uma mistura equilibrada que contém proporções iguais dos componentes listados. Adubar nefrolépticos de abril a setembro - durante a estação de crescimento, com uma frequência de 1 vez em 2 semanas. No inverno, as samambaias não requerem cobertura.
Os fertilizantes para samambaias são apresentados em grânulos e na forma de soluções líquidas. Os fertilizantes líquidos são diluídos em água, de acordo com as instruções da embalagem, e aplicados ao solo recém-regado. Os fertilizantes em grânulos são aplicados após soltar o solo.
Um excesso de fertilizantes se manifesta na forma de folhas inferiores deterioradas e raízes enegrecidas. Para reduzir a concentração de minerais, umedeça o solo o máximo possível. Isso lavará os minerais "em excesso" na panela.
Poda
Samambaias, especialmente samambaias de interior, não precisam de poda. Uma exceção são as folhas afetadas por pragas ou microflora bacteriana. Nesse caso, a poda é necessariamente acompanhada pelo processamento da samambaia de uma doença ou praga.
Se as samambaias crescem no jardim em campo aberto, elas também não são podadas. As folhas morrem e dão nutrientes ao solo como fertilizante.
Importante! Remova imediatamente as partes mortas ou doentes da planta até que a doença tenha mudado para partes saudáveis da samambaia.
Transplante
Não há dificuldades no transplante de nefrolépios. O desembarque ou transplante é realizado na primavera, de abril a maio. Para fazer isso, use uma mistura padrão de turfa. Um bom solo para nefrolepis é de 60% de turfa e 40% de areia. Nephrolepis também se desenvolve bem no solo do húmus. A panela deve ter drenagem.
Se as raízes da planta enchem o vaso, os nefrolépticos são transplantados para um novo, um tamanho maior. Se você não deseja transplantá-lo para uma panela grande, na primavera você precisa remover os nefrolépios, aparar cuidadosamente as raízes externas, adicionar uma mistura de solo fresco e devolver a planta ao seu lugar.
Reprodução
Samambaias raça por esporos e divisão de um arbusto adulto. No final de abril, um arbusto adulto joga fora várias rosetas de flores jovens. Eles precisam ser separados do sistema radicular da planta principal e plantados em vasos separados. Mas a reprodução de nefrolepis por esporos na floricultura de interior não é usada.
Dividindo o mato
Se você notar uma saída jovem perto do arbusto, precisará de:
- Remova cuidadosamente os nefrolépitos da panela.
- Separe a parte do coma da terra na qual a nova tomada está localizada.
- As raízes do arbusto antigo podem ser aparadas e devolvidas ao seu lugar, depois de encher a nova terra ou transplantadas para uma panela grande.
- Para uma nova saída, em uma panela separada, você precisa colocar a drenagem (1/4 de volume), despejar a mistura do solo e plantar a saída, sem desconectar o solo existente das raízes.
- A planta precisa ser regada e um microparison para o filme deve ser criado para ele. A alta umidade contribuirá para um melhor enraizamento.
Você sabe Samambaias não têm flores e sementes. Eles se multiplicam por esporos que se desenvolvem em estruturas chamadas esporângios. Esta é uma série de manchas marrons na parte inferior das folhas.
Scions
Se não houver rosetas para nefrolépios, ele poderá ser propagado por processos.
Para fazer isso:
- Prepare uma nova panela com drenagem e mistura do solo.
- Instale-o próximo à planta principal.
- Pegue um dos galhos de samambaia e polvilhe com o solo em uma panela nova.
- Para pressionar o ramo, você pode usar um gancho de cabelo ou seixo especial.
- Molhe o solo.
- Após 1-2 semanas, o ramo enraíza-se bem e começa a crescer.
- Corte o galho e desconecte a nova planta.
Dificuldades crescentes
As samambaias, como outras plantas, podem ser atacadas por pragas e adoecer.Os principais problemas com o crescimento de nefrolepis:
- a planta diminuiu o crescimento;
- as folhas ficam amarelas e morrem;
- manchas apareceram nas folhas;
- podridão das folhas ou raízes é observada;
- pragas detectadas.
Quando perguntados sobre o que fazer se o nefrolepis secar, os jardineiros experientes respondem da seguinte maneira: inspecione cuidadosamente a planta para apodrecer as raízes, nemátodos ou outras pragas. Nephrolepis morre se as folhas secarem, então trate a planta assim que encontrar uma parada no desenvolvimento ou outros sinais da doença.
Confira as características especiais das samambaias em crescimento, como adiantum e asplenium.
Pragas
O principal perigo para as samambaias são as pragas das folhas.
Entre eles estão:
- mosca branca;
- pulgões;
- tripes;
- nemátodos;
- ácaros;
- verme;
- escudo de escala.
Entre as pragas do solo estão podura branco e nematóides.
Para controlar pragas, geralmente são usados inseticidas, que devem ser pulverizados nas folhas da planta estritamente de acordo com as instruções da droga. Os inseticidas paralisam o sistema nervoso do inseto, privando-o de sua capacidade de comer.Como resultado, depois de alguns dias, as pragas morrem.
Você sabe A maior samambaia do mundo cresce nas ilhas do Pacífico Sul. Sua altura é de 18 m e o comprimento das folhas atinge 4 m.
Doença
O excesso de umidade ou a influência de pragas de insetos contribuem para a infecção de nefrolépios com microflora patogênica. Reconheça o problema pela cor das folhas ou pelo tipo de manchas que aparecem.
As principais doenças das samambaias:
- Grandes manchas marrons apareceram nas folhas - isto é antracnose de samambaia. As folhas danificadas devem ser removidas e a planta tratada com fungicida.
- Apodrecimento das raízes - sinaliza excesso de umidade. Nesse caso, as folhas ficam pequenas e levemente frondosas. Para melhorar a condição, reduza a quantidade de fluido que entra na planta.
- Manchas translúcidas que se desenvolvem ativamente nas folhas são o resultado da ação da bactéria Blight Asplenium. As manchas mais tarde ficam marrons e a folha morre.
- As folhas ficaram cinza - esta é podridão cinza. As folhas danificadas devem ser removidas e a planta tratada com fungicidas. Podridão pode ser o resultado de gotas caindo nas folhas ao regar ou correntes de ar. Verifique também as raízes quanto a nematóides e podridão das raízes.
- Se as folhas ficarem amarelas e morrerem - isso é sinal de excesso de fertilizantes. Reduza a quantidade de fertilização e regue a planta em abundância.
Sinais e superstições
A samambaia é mencionada nas lendas de muitas nações. A lenda mais popular da mitologia eslava diz que a flor da samambaia floresce no local onde o tesouro está escondido. Isso acontece apenas uma vez por ano - na noite de Ivan Kupala.Na Inglaterra, a samambaia é uma planta intimamente associada a fadas. Acreditava-se que suas disputas ajudavam as fadas a se tornarem invisíveis. Os britânicos acreditavam que a samambaia que crescia ao redor da casa a protege de feitiçaria e feitiços.
O século anterior e o uso de plantas em instituições de paisagismo deram novos sinais e superstições. Portanto, acredita-se que os nefrolepis possam crescer bem na empresa, mas em casa trarão infortúnios e doenças. É impossível confirmar cientificamente esse ponto de vista, nem traçar suas origens.
Se você não é supersticioso, pode escolher os nefrolepis como planta doméstica. É cuidadoso e despretensioso, lida com a paisagem da sala e limpa o ar de substâncias nocivas à saúde. Com os devidos cuidados, a planta irá deliciar-se invariavelmente com sua excelente aparência.