Atualmente, várias dezenas de milhares de híbridos da senpolia já foram criados. Estas plantas de casa maravilhosamente floridas, dependendo da variedade, diferem principalmente na forma e na cor das flores. Um representante popular da senpolia azul-azul é o dragão azul violeta, com uma descrição, as características do cuidado e reprodução, bem como possíveis problemas com o cultivo que conheceremos neste artigo.
Descrição botânica da planta
A variedade violeta Blue Dragon foi criada pela empresa americana Lyndon Lyon's Greenhouses, que se dedica ao cultivo e cultivo de novos híbridos de senpolis e se concentra nas solicitações dos consumidores. Sua criação foi feita por criadores profissionais. Essa variedade possui tamanhos grandes de roseta (30 a 45 cm) com folhas verde escuro acima e verde vermelho abaixo. Pecíolos de folhas direcionadas para cima.
Você sabe Atualmente, existem variedades em miniatura de senpolia, cuja roseta não ultrapassa 6 cm e as maiores variedades podem chegar a 60 cm.
E ao longo das bordas das placas das folhas, pequenos dentes são observados. Quando os botões aparecem, a folhagem se enrola um pouco e, durante a floração, retorna ao seu estado original. Sob condições favoráveis, uma instância pode produzir até 50 flores. Cada pedúnculo contém de 3 a 5 grandes flores duplas ou semi-duplas, com tamanhos de 5-6,5 cm.
Eles têm uma bela cor azul com olhos azuis e uma borda roxa com bordas onduladas pintadas em verde claro. Com os devidos cuidados, o violeta Dragão Azul floresce quase continuamente. Em uma sala fria, a cor azul é mais pronunciada e, no calor, a borda pode ser perdida, manchas brancas podem aparecer.
As condições para o cultivo de violetas em casa
Para que o violeta Blue Dragon mostre seu melhor lado, você precisa mantê-lo em condições ideais para a variedade.
Localização e Iluminação
Os peitoris das janelas no lado oeste ou leste da casa são mais adequados para o Senpoly Nas janelas da orientação sul, eles precisarão ser sombreados. Em um sol quente, o sombreamento da luz solar direta também é necessário em outras janelas (exceto no norte).
Com a localização norte da senpólia, elas se sentem muito bem no período quente, mas no frio têm pouco sol. A planta requer iluminação com duração de pelo menos meio dia. No inverno, para estimular a floração, ela deve ser iluminada com fitolampos de 11 a 15 horas.
Preste atenção também a outros tipos e variedades de violetas:
Temperatura e umidade
O regime ideal de temperatura para violetas da variedade Blue Dragon está na faixa de + 20 ... + 22 ° C. Mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar devem ser evitadas, especialmente quando se areja no inverno. A umidade deve estar no nível de 50 a 70%.
A pulverização com água deve ser evitada. Permitiu a pulverização fina durante a floração. Para aumentar a umidade, o recipiente com senpolia pode ser colocado em uma bela bandeja com pedras umedecidas decorativas ou uma fonte da sala ao lado. Você pode usar um umidificador.
Regras básicas para atendimento domiciliar
É fácil cuidar de uma violeta Blue Dragon.
Rega
O solo da panela não deve secar, mas o excesso de umidade também não é aceitável. A água não deve cair na parte verde superior da planta, pois isso pode causar o processo de decomposição ou queimaduras do sol. Para irrigação, use água com temperatura ambiente.
No inverno, recomenda-se aquecer um pouco. Água é derramada ao longo das bordas da panela. Por conveniência, use um regador pequeno com nariz estreito ou pêra para duchar. Você também pode fazer um buraco em uma garrafa de plástico comum na tampa e inserir um tubo nela. O excesso de água da panela deve ser drenado.
Importante! Saintpaulia é melhor regar com menos frequência do que inundar. Umidade excessiva provoca deterioração.
Muitos cultivadores de flores experientes usam menos rega - eles colocam um vaso de flores em um recipiente com água por 20 a 30 minutos, cujo nível chega a 2/3 do vaso. A irrigação por pavio é considerada a mais aceitável. Para realizar essa irrigação, um pavio do cordão é inserido no orifício da panela, que é baixado para um recipiente de água. É muito conveniente se o proprietário das violetas sair de algum lugar por uma a duas semanas. No verão, a rega é mais abundante e no inverno a intensidade da rega é reduzida.
Aplicação de fertilizantes
A melhor cobertura é feita com fertilizantes líquidos especiais. Espécimes jovens que acumulam massa verde precisam mais de nitrogênio. Senpolia mais antiga, pronta para a floração, requer fertilização com potássio e fósforo. Para fertilizar, fertilizantes líquidos para plantas de interior são perfeitos. Eles devem ser usados 1-2 vezes em 30 dias.
Ao usar fertilizantes, os padrões recomendados nas instruções devem ser respeitados. O excesso de elementos químicos contidos no fertilizante pode afetar adversamente o crescimento e o desenvolvimento da planta.
Ao plantar e transplantar em solo fresco, as violetas não podem ser fertilizadas por 2 meses. Haverá nutrientes suficientes no solo para o seu crescimento. Para se vestir bem, às vezes você pode usar remédios caseiros conhecidos, como chá preto, borra de café, uma solução de fermento de padeiro.
Importante! Saintpaulia é alimentado durante o período de floração. Se a planta não é iluminada no inverno e não floresce, está em repouso e não precisa de cobertura. Não alimente amostras doentes ou afetadas.
Poda
Apare violetas pelos seguintes motivos:
- A remoção do excesso de folhas contribui para uma floração mais abundante.
- Aparar o topo da antiga senpolia rejuvenesce a planta. No cânhamo restante ao longo do tempo, as crianças crescem, usadas para a reprodução.
- É necessário aparar folhetos afetados por várias doenças, a fim de evitar a propagação da doença.
Como crescimento e desenvolvimento devem ser cortadas folhas velhas e estragadas, bem como pedúnculos desbotados. Para uma flor coberta de vegetação, as rosetas laterais devem ser cortadas. A remoção das folhas é fácil. Para fazer isso, pressione uma unha na base e retire o excesso de folhas torcendo. Eles também podem ser simplesmente cortados com uma tesoura afiada. Se, depois de quebrar as folhas inferiores, o tronco estiver exposto, um pouco de solo deve ser adicionado.
Transplante
Violeta, à medida que cresce, é transplantada para uma panela nova cerca de uma vez em 2-3 anos. O processo é realizado quando a planta não floresce. Normalmente, este é o mês de março. Para transplantar esta flor de interior, é usado o método de transbordo de um coma de terra, que permite ferir o sistema radicular o menos possível.
Para isso, pegue uma panela pequena e rasa, pois o sistema radicular das violetas não é particularmente desenvolvido e o excesso de solo pode começar a azedar, o que causará o aparecimento de algumas doenças fúngicas. A panela deve ter uma abertura para liberar o excesso de umidade. No fundo, uma camada de drenagem de 3 cm de argila expandida ou seixo é necessariamente colocada.
Como solo para o plantio, é adequado solo solto nutritivo com uma acidez de 6,5 a 6,7 pH. O solo pronto para transplante pode ser adquirido na loja do jardim ou você mesmo pode prepará-lo. A mistura a seguir é adequada para esse propósito - 5 partes de terra arborizada, 3 partes de turfa e 1 parte de areia do rio.
Carvão e esfagno podem ser adicionados a esta mistura. Antes do uso, a mistura do solo deve ser descontaminada para evitar o aparecimento de vários fungos e bactérias. Para isso, é derramado com água fervente ou calcinado no forno (é possível no microondas).
Você sabe Na linguagem das flores, violeta é um símbolo de inocência e timidez. Na Inglaterra, muitas vezes é apresentado um ao outro pelos amantes no Dia dos Namorados.
Na véspera de um transplante, uma flor é regada. Se seções de raiz apodrecida são encontradas em uma planta, elas são aparadas e o solo é completamente alterado. Ao transplantar, as folhas inferiores e danificadas são removidas. Uma planta coberta de vegetação é dividida em soquetes. O transplante em si é realizado em um solo suficientemente úmido e não é muito compactado. Então a rega é realizada em 2-3 dias.
Como propagar em casa
Saintpaulia O dragão azul se propaga por folhas e rosetas-filhas.
Estacas
O método mais comum de propagação de violetas são as estacas. Este processo é realizado na primavera. Para fazer isso, corte as folhas e as germine. Note-se que o comprimento do pecíolo deve ser de pelo menos 1,5 cm.
As estacas podem ser enraizadas das seguintes maneiras:
- Na água. Para isso, os talos são colocados em um recipiente com uma pequena quantidade de água. A água deve ser deixada de pé. Após o aparecimento das raízes, o caule é plantado em uma panela preparada com o solo.
- No chão. Para isso, o caule é plantado em um substrato preparado e cria um efeito estufa, cobrindo o plantio com um saco de polietileno. Todos os dias, controle a hidratação e o ar por 15 minutos. Depois que as estacas dão raízes, elas são plantadas em vasos separados.
Dividindo o mato
Quando a violeta cresce bem, a reprodução pode ser feita dividindo-se o arbusto. Isso geralmente é feito com um transplante de flores. Nesse caso, a flor é removida do recipiente e as cavidades filhas são cuidadosamente separadas junto com as raízes. Eles são imediatamente colocados em vasos separados e monitoram o teor de umidade do substrato.
Dificuldades crescentes
Ao cultivar violetas, o Dragão Azul pode encontrar certas dificuldades. Assim, com rega excessiva e outras irregularidades ao cuidar dessas flores de interior, essas doenças fúngicas podem ocorrer:
- Oídio. A doença pode ser detectada pelo aparecimento de um revestimento esbranquiçado nas folhas. Para se livrar desse incômodo, são utilizadas preparações químicas como “Baytleton”, “Topázio”. O pó de enxofre dá um bom efeito. Polvilham uma planta sobre eles e colocam um saco plástico.
- Podridão cinzenta. Com a derrota desta doença, um revestimento cinza é encontrado no senopólio. A infecção geralmente vem de plantas vizinhas. Para combater esse incômodo, usam-se drogas fungicidas (Fundazolum).
Grandes danos ao violeta podem ser causados pelo aparecimento das seguintes pragas de flores no interior:
- Mosca branca. Esses pequenos insetos deixam um revestimento pegajoso no fundo das folhas, onde o fungo da fuligem geralmente começa a aparecer. As larvas dessa praga se alimentam de seiva das plantas. Para combatê-los, eles usam drogas inseticidas e produtos químicos como "Actofit", "Fitoverm".
- Mealybug. É detectado por uma formação semelhante ao algodão nas folhas e no sistema radicular das violetas. Esses pequenos insetos bebem suco pela flor. Para resolver o problema, você precisa limpar a parte verde da planta com uma solução com sabão e, em seguida, aplicar preparações inseticidas como o "Actara". Certifique-se de substituir o solo na panela.
- Carrapato do cíclame. Afeta folhas jovens no centro da planta. Manchas amarelas aparecem nelas e a forma das folhas é deformada. Nesse caso, a flor é limpa com uma esponja umedecida em água com sabão e os produtos químicos Aktellik ou Fitoverm são usados. O tratamento é repetido após 7-10 dias.
Para evitar a ocorrência de pragas e doenças, é necessário levar material de plantio de alta qualidade, desinfetar o solo, observar todas as regras para cuidar de violetas. Para evitar o aparecimento de fungos, recomenda-se que a pulverização seja realizada no período frio a cada 30 dias com o Confidor. Para aumentar a resistência da flor a várias doenças, elas são tratadas com o medicamento imunocitófito.
Assim, observando as regras simples de cuidar desta planta, é completamente possível cultivar e propagar esta flor em casa e desfrutar de sua bela floração.Você sabe Acredita-se que em uma sala em que as violetas crescem e florescem, é necessário criar um quarto ou quarto de criança.