As nozes são um armazém de nutrientes e vitaminas e também são ricas em fibras e proteínas. Para aumentar o valor útil deste produto, é habitual mergulhá-lo em água por várias horas. Sobre o porquê, quanto e como fazê-lo corretamente, mais adiante neste artigo.
Por que mergulhe nozes na água
Todos os tipos de nozes, incluindo cajus, contêm uma porcentagem bastante grande de ácido fítico. Por si só, é um dos meios de proteção das plantas: animais e pássaros não tocam nos frutos que contêm esse ácido e podem amadurecer normalmente. Mas o ácido fítico tem o seguinte efeito no corpo humano - diminui significativamente o processo de assimilação dos alimentos.
No momento do amadurecimento total, o caroço de caju contém relativamente pouca fitina, mas o consumo regular de nozes cruas nos alimentos levará necessariamente ao acúmulo de substâncias no organismo. Cedo ou tarde, isso pode se manifestar como problemas digestivos.
A água usada para embeber a noz é um inibidor que impede as enzimas nas quais o ácido fítico se decompõe. Assim, as nozes são digeridas muito melhor. A pré-imersão do caju na água também contribui para a rápida penetração de elementos benéficos e vitaminas no sangue humano, o que significa sua absorção.Você sabe Embeber cajus é muito conveniente do ponto de vista técnico: às vezes é muito difícil remover a casca das nozes e, sob a influência da água, ela começa a descascar sozinha. Além disso, quanto mais quente a água, mais rápido é esse processo e mais fácil é limpar a porca.
Muitos nutricionistas também não recomendam comer nozes torradas com frequência. O caju embebido é muito parecido com o amaretto no sabor e no aroma, e é semelhante ao maçapão na maciez. O produto frito não só não tem esse sabor, mas também prejudica a saúde humana. Ao fritar, os taninos e a fitina reagem com os óleos e oxidam gradualmente. Isso leva ao fato de que, depois de comer um punhado de cajus fritos, a pessoa sente um peso e desconforto severos no abdômen.
Importante! Os especialistas não recomendam consumir mais de 300 g de nozes por dia, porque contêm uma alta porcentagem de gordura. Para quem perde peso, a norma, em média, não excede 30-50 g de cajus.
Como enterrar
O processo de imersão de nozes é bastante simples:
- É necessário encher a tigela com cajus com água morna para cobrir todas as frutas. É aconselhável que o nível da água esteja 4-5 cm acima das porcas.
- Agora você precisa adicionar um pouco de sal ao tanque e misturar o conteúdo para que o sal seja distribuído uniformemente na água. De acordo com a receita, para 4 copos cheios de nozes, basta uma colher de sopa de sal (da mesma forma que você pode embeber avelãs, sementes e legumes).
A adição de sal à água com nozes é percebida de maneira muito positiva por especialistas, pois isso ajuda a remover a poeira e os taninos acumulados na superfície. Vale a pena prestar atenção ao fato de que muitas fontes contêm informações sobre a utilidade dos taninos. Eles funcionam como elementos anti-sépticos e anti-inflamatórios.
Mas seu uso deve ser extremamente limitado se uma pessoa tiver problemas com o funcionamento do trato gastrointestinal, por exemplo, sofre de constipação. Também são os taninos que dão amargura desagradável ao comer nozes. Molhar o caju com sal ajudará a se livrar desse problema.
Quanto tempo manter na água
Muitas pessoas embebem todas as nozes, independentemente do tipo, por quase um dia, para que o resultado seja certamente alcançado. Isso é absolutamente desnecessário: se as amêndoas realmente precisam ser mantidas em água por até 12 horas, então para os cajus essa norma é a metade. Para maximizar o resultado em 6 horas, coloque a tigela com nozes cheias de água em um local fresco e escuro, por exemplo, na geladeira.
Secagem após imersão
Após 6 horas, despeje o caju em uma peneira e lave-o com água corrente fria. Isso removerá completamente os restos de poeira e substâncias nocivas que se depositaram em uma tigela de água. Após a lavagem, as nozes devem ser dispostas em um papel ou toalha comum para remover a umidade residual.
Para ter certeza do resultado da secagem, é melhor usar um dispositivo especial chamado desidratador. Você só precisa colocar as porcas na bandeja e ligar o dispositivo a uma temperatura de 65 ° C. Cozinhar caju dessa maneira custa 12 horas, para que fiquem crocantes e permaneçam frescos na geladeira por um longo tempo.
Na ausência de um desidratador, você pode usar o forno para secar. Para fazer isso, basta colocar as nozes em uma bandeja ou panela especial e definir a temperatura mais baixa possível. A secagem das nozes dessa maneira leva de 2 a 3 horas, após as quais verifique a disponibilidade e, se necessário, continue cozinhando.As nozes secas devem ser armazenadas em um recipiente hermético para que a umidade e os odores não entrem.Você sabe Muitos especialistas insistem nas qualidades benéficas do Himalaia rosa e sal marinho: eles contêm um grande número de elementos minerais. É por isso que ao embeber nozes, é muito útil adicionar esses tipos à água, e não ao sal comum da mesa.
Você pode usar o mesmo método de secagem que no caso de merengues de cozimento: abra levemente a porta do forno. Nesse caso, o tempo de cozimento dos cajus pode aumentar um pouco, mas eles não queimam. Você pode comer nozes sem desidrogenação, mas esse produto pode ser armazenado na geladeira apenas por um dia.
Importante! Não compre nozes se forem vendidas em embalagens transparentes. A exposição à luz solar afeta negativamente a vida útil deste produto.
Por que o caju escurece após a imersão
Às vezes, depois de um longo banho de castanha de caju, ocorre uma situação desagradável: o caroço conseguiu escurecer e, às vezes, é coberto de pontos pretos. Pode haver várias razões para isso:
- As nozes ficaram encharcadas por muito tempo - se foi decidido deixar as sementes na água por mais de 6 horas, por exemplo, durante a noite, as regras devem ser seguidas. Nesse caso, é recomendável trocar a água várias vezes. Se isso não for feito, os cajus simplesmente começarão a cobrir com um revestimento e escurecerão.
- Os cajus eram originalmente velhos ou começaram a se deteriorar - essas frutas são bastante secas, têm pontos escuros em toda a superfície.
- As nozes não foram bem secas após a imersão e começaram a se deteriorar sob a influência da umidade.
Para evitar o escurecimento da porca após a imersão, é necessário abordar cuidadosamente a escolha das mercadorias na loja. Os cajus cobertos com manchas e bolhas obscuras não devem estar no carrinho de compras. Isso pode indicar que os frutos são afetados por uma doença fúngica. Não é recomendável comprar nozes com vestígios de placa na superfície, bem como amostras enrugadas com uma película oleosa pronunciada.
Para evitar que o caju estrague na geladeira, você deve controlar o prazo de validade deste produto. Os cajus podem ser armazenados no congelador por um ano e na geladeira por até seis meses.
Acontece que embeber nozes antes de comer não é apenas útil, mas também necessário. Isso ajudará a manter a saúde e a nutrir o corpo com a quantidade máxima de elementos benéficos.