Dracaena Deremskaya foi trazida para nossa região dos trópicos. Esta planta é por muitas razões comuns entre os amantes de vasos de flores. Para cuidar adequadamente desta planta, você precisa entender as sutilezas básicas de seu cultivo e manutenção.
Descrição de dracaena Deremskaya
Dracaena Derema vem das zonas tropicais e subtropicais da África e Ásia. Externamente, a planta se parece com uma palmeira com uma extensa parte folhosa em um tronco reto, cuja altura é de até 1,5 m.As folhas da dracaena são longas e estreitas, com estrutura de couro e rígida, mais largas na base e reduzidas até a ponta. A cor da folhagem é verde escuro, com faixas claras paralelas da base ao final da folha.
Você sabe Dracaena como gênero em várias fontes é atribuído à família Agave ou Iglitsov (outros pesquisadores o distinguem como uma espécie separada dos Dracenovs). De acordo com o sistema taxonômico APG III, essa planta deve ser chamada de aspargo.
Se a planta é jovem, sua parte verde é levantada. Dracaena, que já tem mais de 5 anos (e tem até 15 anos), pode ser determinada pelas folhas caídas. Inflorescências da planta estão localizadas nos seios. As flores distinguem-se por uma cor branca no interior e um tom escuro de vermelho no exterior. Frutos de laranja semelhantes a bagas de tamanho médio também são formados.
Propriedades úteis da planta
Essa variedade arbustiva não apenas decora a casa, mas também tem um efeito benéfico no microclima interno. Assim, a dracaena Deremskaya, como outras espécies, limpa o ar de substâncias nocivas. Não é segredo que os materiais sintéticos comuns para painéis de partículas ou linóleo emitem elementos químicos gasosos perigosos na forma de evaporação. Depois de colocar um vaso de flores com dracaena na sala, apenas 30% permanece no ar dessas substâncias.
Alterações no estado de saúde dos moradores da casa onde há uma palmeira e os trabalhadores de escritório não serão despercebidos. Assim, é capaz de neutralizar o formaldeído e o tricloroetileno, emitidos na sala pelos técnicos (computadores, televisões). Os psicólogos dizem que a planta tem um bom efeito em pessoas emocionalmente instáveis e deprimidas.
Você sabe As folhas da dracaena podem ser revestidas com cera líquida para dar uma aparência brilhante.
As regras básicas do crescimento
O cultivo de dracaena Deremskaya consiste na estrita observância das seguintes regras:
- a planta precisa do microclima certo;
- o vaso de flores deve ser protegido de ventos fortes e luz solar intensa;
- a palmeira como habitante dos trópicos precisa de rega e pulverização oportuna de folhagem;
- é importante fertilizar, cortar e transplantar a tempo, pois isso garante crescimento ativo;
- Para garantir uma vida saudável, você precisa identificar os sintomas de possíveis doenças a tempo e tratar a planta.
Crescer e cuidar de casa
Para a dracaena, quando cultivada em casa, tinha uma aparência bonita e saudável, eles falam de cultivo competente, o que significa fornecer um microclima especial, rega e alimentação, além de poda e transplante oportunos.
Condições de detenção
Parte integrante das condições da planta é o regime de temperatura. Como a dracaena chegou até nós de lugares com um clima quente, para continuar vivendo, ela precisa de uma temperatura de +20 ... + 26 ° С. Quando seu nível cai para + 18 ° C (o que é considerado aceitável para a estação gelada), o crescimento diminui ou para completamente.
Importante! Se a temperatura cair para + 12 ° C, a planta não suporta o frio e morre.
Tanto a falta de iluminação quanto a exposição à luz solar direta podem ser prejudiciais para a planta. Por esse motivo, o vaso de flores deve ser colocado em um local com muita luz difusa. Se não houver luz do dia suficiente no inverno, o uso de dispositivos de iluminação especiais é bem-vindo. A umidade deve ser mantida dentro de 70-75%. O solo não deve ficar úmido o tempo todo, é importante deixá-lo atingir o nível de secagem visível.
Fertilizantes e irrigação
Como fertilizante, os produtos de consistência líquida, que podem ser adquiridos em lojas especializadas, são excelentes. Dracaena Dracaena é alimentada apenas no período primavera-verão, quando a planta entra na fase de crescimento ativo. Aplicação de fertilizantes - a cada 7 dias.A frequência da rega depende da estação. Nas geadas, é melhor não umedecer muito o solo, é melhor esperar até que esteja completamente seco. Com o início do calor, a planta precisa ser regada a cada 3-4 dias. O indicador ideal de que uma planta precisa de rega é a secagem da parte superior da superfície do solo. Também é importante pulverizar as folhas diariamente (ou em dias alternados), especialmente no calor.
Importante! Após cada rega, é necessário drenar a água da panela e remover a umidade dos seios nasais entre as folhas após a pulverização.
Poda
Você precisa cortar a palma da mão quando a perna ficar muito comprida. Para fazer isso, remova parte da planta na linha de formação de estacas.
Datas e tecnologia de transplante
A planta é transplantada imediatamente após a compra e além disso - à medida que o sistema radicular aumenta. A melhor opção é plantar dracaena em uma panela maior a cada ano na primavera. A compra de um contêiner com orifícios de drenagem, cujo diâmetro será 2 cm maior que o anterior, também é uma etapa importante de preparação para este procedimento. Umedecer o solo após o transplante deve estar no modo moderado.
A tecnologia de transplante é a seguinte:
- No fundo da nova panela, despeje uma camada de drenagem de 1,5 a 1,7 cm de espessura.
- Retire a dracaena do recipiente antigo, escovando levemente o substrato das raízes.
- Coloque a planta em um novo recipiente.
- Preencha o espaço vazio com o solo e distribua-o uniformemente.
Vídeo: transplante de dracaena deremskaya
Métodos de criação
A reprodução de Deremskaya dracaena implica o uso de um dos três métodos principais:
- Semeando sementes. A semente é plantada em um substrato na primavera. Após 45 dias, os primeiros rebentos aparecem.
- Estacas. Corte o topo da planta de 10 a 15 cm, para que o corte fique em ângulo agudo, sem rebarbas e irregularidades. Enquanto o talo está secando, é necessário colocar um fragmento da planta na água assentada com uma fatia para baixo. A cada 3-4 dias, a água é trocada. Após 55 a 65 dias, a planta cria raízes, após as quais deve ser plantada no solo.
- Estacas com uma ponta fraca. O talo é dividido com uma faca afiada, ao nível das cicatrizes decíduas, em fragmentos de 10 a 15 cm de comprimento e depois colocados na areia. As estacas devem ser umedecidas ativamente da pistola de pulverização e mantidas em condições normais de temperatura para a planta.
Período de floração de Dracaena
A planta, apesar de despretensiosa nos cuidados e tolera o cativeiro, mas nessas condições raramente floresce. Com o conteúdo certo, você pode esperar que as inflorescências floresçam (isso acontece não mais de uma vez em 7 a 10 anos).
Doenças e Pragas
Na lista de pragas que mais frequentemente afetam o pote, estão:
- nemátodo;
- escudo de escala;
- ácaro;
- tripes;
- pulgões.
Das doenças, podem ser distinguidas as seguintes:
- cogumelos fuliginosos;
- podridão da raiz.
- oídio.
Como medida preventiva, é importante aderir a todas as condições de cuidado. O nível de umidade é especialmente controlado lavando as folhas diariamente com água morna de um frasco de spray. Se os primeiros sintomas de danos causados por pragas são detectados, é necessário tratar a palma com inseticidas. Quando se trata de infecções por fungos, a planta é tratada com fungicidas. Os remédios adequados para a dracaena são Topázio ou Oxychom.
Dracaena Deremskaya é uma planta despretensiosa que pode atualizar o interior de qualquer ambiente. Com os devidos cuidados e uma atitude enxuta, seu proprietário poderá esperar por uma flor rara, mas tão bonita.