Echinocactus gruzoni - plantas únicas, representantes brilhantes da família dos cactos, parecendo barris com suas formas esféricas. No cenário de outras plantas de interior, os bosques parecem espetaculares e luminosos: o echinocactus não é coberto por folhas incomuns ou flores exóticas, mas é ele quem será o primeiro a chamar a atenção. Leia mais sobre essa suculenta e saiba como cuidar dela.
Descrição botânica
Um exótico esférico nos migrou das terras mexicanas, onde em condições naturais atinge tamanhos impressionantes: seu comprimento e diâmetro podem crescer até 1 m, ou até mais. Em casa, o diâmetro da cultura não excede os 40 cm e o seu caule brilhante assume a forma de um cano com nervuras de cor verde escuro. Bolas pontiagudas, por via de regra, crescem sozinhas, sem ter "filhos" perto delas. Ocasionalmente, os aglomerados de echinocactus formam uma família inteira. Esta espécie foi encontrada no final do século XIX e recebeu o nome do botânico alemão Gruzoni.
Você sabe Cultura espinhosa cacto é uma vida longa: uma planta pode atingir até 500 anos de idade.
As bolas de plantas adultas têm de 30 a 40 costelas. Uma decoração peculiar de cada costela é a aréola firmemente assentada sobre ela com uma borda. Quando você se aproxima do topo da bola, a distância entre as areolas diminui e, no topo, elas fecham, formando algo como um boné. Cada aréola tem uma coluna forte. E as próprias areolas, suas bordas e espinhos são de cor amarela, o que contrasta com o brilho verde-escuro do caule.
Normalmente, na cordilheira do echinocactus, existem quatro espinhos centrais de 5 cm e dez radiais, 3 cm cada. À medida que crescem, novos aréolos aparecem e, consequentemente, espinhos (embora esse processo se torne mais lento a cada ano: após 5 anos de idade, apenas 1-2 aréolos por ano são formados no georgiano).Tendo atingido os 20 anos, a "bola de ouro" floresce. Época de floração - final da primavera - início do verão. Se, na idade indicada, o diâmetro da haste do cacto não atingir 40 cm, ele não florescerá (ou seja, a flor aparecerá apenas com certas dimensões da cultura). As flores se formam na tampa da aréola, formando uma coroa de flores. Sua cor é marrom-amarela, a forma é tubular (feltro-pubescente). O comprimento da flor de echinocactus é de 7 cm, seu diâmetro é de 5 cm As pétalas adquirem uma aparência lanceolada e se reúnem em uma corola. À noite, eles tendem a fechar. As pontas das pétalas são alongadas.
Você sabe A aparência original de echinocactus fez com que seus vários nomes aparecessem. Assim, a planta é chamada de "barril de ouro", "bola de ouro", "bola de ouro", "flor de ouriço". De brincadeira, o povo georgiano chama isso de "cadeira da sogra" ou "travesseiro da sogra".
Sistema raiz | Tipo de superfície. As raízes são curtas. |
Caule | Assume a forma de uma bola, cujo diâmetro e comprimento podem atingir 1 m ou mais |
Forma de folha | Em vez de folhas - agulhas, de 3 a 10 cm de comprimento. |
Cor da folha | As agulhas são de cor amarela e, com a idade, adquirem um bronzeado |
Forma da flor | Eles têm uma forma tubular de feltro pubescente, com pétalas lanceoladas alongadas nas pontas |
Cor da flor | Bronzeado |
Forma de frutas | Pequeno, com cerca de 2 cm de comprimento e coberto por vilosidades brancas. Contêm muitas sementes escuras oblongas |
Cor da fruta | Marrom chocolate, tende a preto |
Gosto | A planta não é comestível. |
Condições de cultivo da casa
Ao criar condições simples, você pode cultivar pomares facilmente no parapeito da janela em casa (principalmente porque ele não apresenta requisitos especiais).
Colocação e iluminação
O Echinocactus gruzoni é um defensor da boa iluminação, que precisa ser fornecida constantemente. É aconselhável colocar uma flor fotófila nas janelas do sul. Apesar do apego à luz solar, após o período de inverno, a cultura deve se acostumar gradualmente à luz solar quente, a fim de se proteger de queimaduras. No verão, será útil levar a Geórgia ao ar livre. Se a "flor do ouriço" receber uma quantidade insuficiente de luz, os espinhos começarão a cair. Os novos crescerão em seu lugar, mas serão muito finos e pálidos.
Modo de temperatura
Ao contrário de muitos representantes da flora, que costumam descansar no inverno, os echinocactus tendem a hibernar tanto no inverno quanto no verão, quando a temperatura sobe acima de +30 ºС. Em tais indicadores de temperatura alta, o crescimento das flores primeiro diminui e depois para completamente. Permitir que ele hiberne no verão é indesejável. No inverno, a "poltrona fina" é o descanso recomendado. Para isso, é aconselhável realocar a planta em um local fresco, cuja temperatura é mantida em + 12 ... + 14 ºС, mas não mais baixa. Os indicadores ideais de temperatura para um cacto desse tipo são + 23 ... + 27 ºС.
Importante! Geladura por cacto não deve ser permitida. Isso pode provocar o aparecimento de manchas marrons em seu caule verde, o que afeta adversamente as características decorativas dos bosques. Tsgalhos podem até morrer.
Humidade do ar
A cultura não é exigente com a umidade do ar, tolera facilmente o ar muito seco na sala. Mas esse recurso não deve ser abusado: de tempos em tempos, recomenda-se pulverizar a flor, tentando imitar o orvalho. No inverno, não é necessário umedecer adicionalmente o ar perto da planta. Para limpar o pó do pó, que muitas vezes se acumula entre as costelas do echinocactus, é recomendável que ele organize um banho quente ou remova o pó com uma escova de dentes. É especialmente útil no verão.
Home Care
Partir envolve regar, alimentar e transplantar. Leia mais sobre cada etapa.
Você sabe Nas vitrines das lojas de flores, você pode admirar as "flores de ouriço" com agulhas pintadas em cores diferentes (vermelho, azul). Essa variedade de cores — resultado do uso de corantes.
Rega
Echinocactus é uma flor ideal para quem se esquece de regar suas plantas de interior: ele não precisa delas. Portanto, no verão, é recomendável umedecer os sulcos apenas uma vez por semana. É necessário monitorar o solo: se não secou completamente, não é necessário regá-lo, pois a umidade excessiva pode causar doenças do sistema radicular (podridão das raízes). Com o início do clima frio, quando a temperatura na sala onde o cacto está localizado cai para +15 ºС, o número de irrigações é reduzido em três vezes.Durante a dormência, a planta não é regada. A melhor água para irrigação é a chuva. Se você usar água da torneira para irrigação, ela deverá ser fervida e defendida. A principal condição é que a água esteja em temperatura ambiente. O líquido que o copo da panela na panela é drenado após meia hora.
Importante! Ao regar o echinocactus da Geórgia, certifique-se de que a água não caia no caule, pois isso pode provocar podridão e muitas vezes a morte de todo o vaso. Despeje água no solo. O melhor método de rega é o gotejamento.
Top vestir
Lembre-se de que durante o período em que a “bola de ouro” cresce ativamente (primavera - verão), ela precisa ser fertilizada a cada 4 semanas. Nas lojas de flores, compre um cacto especial ou uma cobertura suculenta, que contém a quantidade certa de oligoelementos necessários (cálcio, fósforo) e, o que é mais importante para os cactos, tem um baixo teor de nitrogênio. Na lista dos mais populares e eficazes - “Gilea”, “Master Agro”, “Agricola”, “Stimulus”, “Loren”, “Scott Everris”, “Florovit”. No outono e inverno, quando o echinocactus muda para o modo de repouso, não precisa ser fertilizado.
Transplante
O transplante é o passo mais difícil para cuidar de uma dor de garganta, pois mover uma planta envolta em agulhas espinhosas de um vaso de flores para outro é bastante complicado e às vezes doloroso. Mesmo usando luvas de tecido grosso e uma camada de jornais, você não pode se salvar da acupuntura de cacto. Apesar desses inconvenientes, é necessário transplantar uma "flor de ouriço" todos os anos até que ele atinja os 4 anos de idade. Depois disso, o transplante é realizado a cada 2-3 anos. Envolvido em tal trabalho é recomendado na primavera.
Importante! Gruzoni se sente excelente em vasos planos e rasos, mais adequados para seu sistema radicular superficial e dimensões esféricas. O diâmetro do vaso deve ser 5–10 cm maior que o diâmetro do caule do cacto.
Alguns cultivadores de cactos, transplantando bosques, usam um design peculiar de arame: eles fazem suportes e laços que passam entre as agulhas. Depois, levantam o equinocacto, segurando os suportes, e o transferem para outra panela. Este procedimento requer atenção e precisão especiais. Não é recomendável transplantar echinocactus em vasos de barro ou cerâmica não vidrados, pois eles têm poros pelos quais a água vaporiza, o ar circula e, como resultado, as raízes da cultura são resfriadas. E a umidade alta e fria são seus principais inimigos.
Ao transplantar, o principal é não danificar o sistema radicular, porque a planta é muito sensível até mesmo aos danos mais inofensivos às raízes, pode ficar doente por muito tempo ou até morrer. Echinocactus é uma flor delicada. Ele não aceita nenhuma manipulação consigo mesmo, mesmo as rotações mais simples do pote: o peso deve sempre ser voltado para a luz da mesma maneira.O solo mais favorável para echinocactus é com um nível de ácido neutro. Você pode comprá-lo, pode cozinhar em casa. Um pouco de cascalho de rio ou lascas de tijolo (10% da massa total de solo) é adicionado à terra adquirida. Para preparar o substrato, o solo do relvado, a parte folhosa, uma porção de areia grossa e o cascalho fino são misturados independentemente (as proporções recomendadas são 2: 1: 1: 05). Como medida preventiva contra a podridão das raízes, 1/10 parte do carvão moído é adicionado ao substrato a partir da massa total da mistura do solo. O solo deve estar solto e respirável.
Importante! Recomendado aos 30–40 minutos para colocar o solo no forno para desinfetar e proteger a planta de doenças e pragas.
A primeira etapa do transplante é a extração do cacto da panela junto com o solo, após o qual deve ser deixado por 2-3 dias para secar o solo nas raízes, e as feridas obtidas durante a extração cicatrizam. O fundo do recipiente para echinocactus deve ser bem drenado. Para este fim, é coberto com argila expandida (1-2 cm). Em seguida, espalhe uma bola de mistura do solo, cuja espessura depende do comprimento das raízes: elas devem estar localizadas livremente no substrato e não abaulamento. Depois de depositar as raízes, polvilhe-as levemente com o solo (polvilhe até que estejam completamente cobertas). Então o solo é compactado. O pescoço da raiz deve ser envolto em areia.
Como crescer a partir de sementes
Graças a quase 100% de germinação, os cultivadores de cactos experientes recomendam o cultivo de sementes da Geórgia a partir de sementes que podem ser compradas na loja de flores mais próxima ou encomendadas on-line.
Importante! Quando o diâmetro das mudas atinge 4-5 cm, elas são mergulhadas uma segunda vez. O substrato já está retirado, assim como nas plantas adultas.
Leia mais sobre os principais estágios da tecnologia de sementes para o cultivo de echinocactus:
- Embebendo sementes. Antes de semear a semente de equinocactus no solo, ela deve ser embebida em água à temperatura ambiente (3-4 horas).
- Tempo de semeadura - Meio ou final da primavera.
- Sementeira Método: as sementes são simplesmente espalhadas no substrato, sem recessos. Como substrato, é melhor levar areia comum.
- Sementeira: o recipiente com sementes plantadas deve ser coberto com uma película de polietileno e colocado em uma sala bem iluminada.
- Sementeira consiste em arejar as mudas e pulverizá-las com permanganato de potássio para fins preventivos (para evitar a formação de mofo putrefativo). A rega da sementeira não é recomendada.
- Brotos Você precisa esperar 10 a 30 dias.
- Mergulho. A primeira colheita é feita imediatamente após a germinação (antes que as mudas sejam cobertas com espinhos).
Possíveis dificuldades crescentes
A principal dificuldade no cultivo de cactos é o risco de que eles adoeçam ou sucumbam a ataques de pragas.
As principais pragas do echinocactus incluem:
- insetos de cacto. Eles parecem pequenas placas que cobrem as plantas. A ameaça dos insetos escamados é que eles secretam substâncias que se tornam um ambiente favorável para a propagação do fungo. Para eliminar a sarna, a planta precisa ser escovada com uma escova de dentes com cerdas duras. O procedimento deve ser realizado com cuidado para não danificar a superfície da haste;
- ácaros, que formam uma teia fina no corpo da panela. A atividade das pragas provoca o aparecimento no caule do equinocacto de manchas marrons com tecido morto. Para eliminá-los, pulverizar com infusão de camomila ou tabaco com sabão ajudará. Após 2 dias após a pulverização, os esfoliantes são lavados com água morna. Realizando os procedimentos, o solo deve ser coberto para que a umidade não caia sobre ele;
- vermes. A praga pode ser reconhecida pela placa branca que se forma no corpo da planta. Os vermes drenam a flor, tornam-se fracas e secam logo. Remova esses parasitas com um cotonete molhado.
Importante! Se os inseticidas listados não ajudarem, você poderá usar soluções de inseticidas (por exemplo, «Actellic» (0,15%)).
A planta pode sofrer de doenças e anormalidades na saúde:
- escurecimento das agulhas. Isso é possível quando a flor é muito antiga;
- enrugamento do tronco. Ocorre como resultado da falta de umidade. A saída é regar;
- se o georgiano não é luz suficiente, suas espinhas ficam finas, pálidas, esticam-se e começam a cair. A bola em si assume a forma de um pepino. Nesse caso, o cacto deve ser realocado imediatamente para uma sala onde haja mais luz;
- manchas marrons no corpo da flor podem indicar podridão, hipotermia e queimaduras. Quando hipotermia, o cacto deve ser reorganizado em um local quente; se ele se queimou, está um pouco sombreado. Se a "bola de ouro" é danificada pela podridão, apenas um tipo de "intervenção cirúrgica" pode salvá-la: é necessário cortar as áreas apodrecidas e polvilhar as feridas com cinza de madeira, o que contribui para a cicatrização rápida. Tal procedimento afetará negativamente a aparência da flor, mas ela viverá;
- o retardo do crescimento ocorre quando o echinocactus está muito quente. Deve ser realocado para condições mais frias;
- o alagamento do solo e a rega excessiva causam podridão das raízes. Esse diagnóstico é um sinal para um transplante imediato de cacto. Nesse caso, é necessário inspecionar as raízes, remover as podres e polvilhar as feridas com cinza de madeira;
- a unilateralidade do barril de cacto indica que está alcançando calor. Para alinhar a flor, ela deve ser girada de tempos em tempos, embora não aceite tais manipulações.
Echinocactus gruzoni é uma flor encontrada para aqueles que não têm tempo para prestar muita atenção aos representantes da flora. Ele não precisa de cuidados especiais. Tudo o que ele precisa para uma vida plena é luz suficiente.