Representantes da família dos salmões, que até recentemente durante o período de desova literalmente dominavam numerosos rios do Hemisfério Norte, hoje são cada vez menos comuns na natureza e, portanto, muitos dos nomes desses peixes são gradualmente esquecidos e saem do léxico. Assim, por exemplo, com a pronúncia correta da palavra "chum" e seus derivados, algumas vezes surgem dificuldades. Sobre qual sílaba deve ser enfatizada, falando sobre esse tipo de peixe vermelho, discutiremos a seguir.
Qual sílaba deve ser enfatizada na palavra "amigo"
No idioma russo, o nome dessa espécie de salmão veio dos dourados - um dos muitos ramos das tribos Amur Tunguska, também conhecido como hetseni, hodzeny, hezhe ou Nanai. Curiosamente, a tradução de "keta" significa simplesmente peixe. No idioma da fonte, a ênfase foi colocada na primeira sílaba; foi nessa versão que ele migrou para alguns dicionários e enciclopédias.
Como exemplos modernos de tais fontes, vale mencionar o Grande Dicionário Enciclopédico Russo (BRES), cuja primeira edição foi publicada em 2003. Um dos linguistas russos mais famosos A.A. Zaliznyak (1935–2017), o autor do famoso “Paradigma Completo Acentuado”, também considera correto enfatizar a palavra “keta” na primeira sílaba.
Você sabe O maior representante da família do salmão é o salmão Chinook. O comprimento do corpo de um indivíduo pode atingir 2 m, e o peso máximo já fixado foi de 61,2 kg.
Uma posição semelhante pode ser obtida de fontes como:
- Um grande dicionário explicativo de fala russa correta. O autor - L. Skvortsov.
- Spelling Dictionary editado pelo Professor V.V. Lopatin.
- O novo dicionário do idioma russo. Interpretativo e derivacional. O autor é T.F. Fremova.
- Estresse verbal russo. Dicionário de nomes comuns. Autor - M.V. Zarva.
No entanto, apesar disso, o nome de um valioso peixe salmão hoje soa muito mais frequentemente, com ênfase no som da segunda vogal, e isso não é considerado um erro. A maioria dos estudiosos concorda que ambas as variantes de pronúncia são igualmente válidas.Mais interessante é o caso de um adjetivo derivado do nome do peixe e usado, por exemplo, com referência ao caviar - um produto quase mais valioso e amado do que a própria carcaça.
Importante! Na versão russa da palavra "o estresse keta ”pode recair na primeira e na segunda sílabas, o que é confirmado por muitos dicionários de ortografia e explicação. O primeiro método de pronúncia é mais comum no discurso coloquial, mas o segundo está mais próximo da fonte original.
Como a palavra "keta" variante com a letra de choque "o" gera uma certa contradição semântica (não está claro se estamos falando de um produto obtido de chum ou baleia e se as baleias não lançam caviar, então, por exemplo, a carne é como chaleira, e baleia), intuitivamente, parece correto dizer "ketov" com ênfase em "e". De fato, não é assim, e aqui as regras são rígidas e inequívocas: no adjetivo da palavra "keta", a ênfase é colocada apenas na segunda sílaba.
Exemplos na frase
Um chum é um substantivo declinado, usado no singular e no plural.
Na frase, essa palavra é usada em diferentes casos, por exemplo, da seguinte maneira:
Case | Singular | Plural |
Nominativo | Keta é uma espécie de peixe vermelho. | Os Kets vivem, em média, por cerca de 7 anos. |
Genitivo | Chum salmon tem caviar muito saboroso. | Ket não pode ser encontrado na costa da Austrália. |
Dative | Durante o dia da desova, Kete tem que nadar até 50 km contra a corrente. | Kets tendem a proteger seus filhotes. |
Acusativo | Ketu não deve ser incluído na dieta de crianças menores de três anos de idade. | Kets são vendidos refrigerados ou congelados. |
Instrumental | Não importa o quão útil seja esse peixe, você não pode comer um amigo. | Anteriormente, os rios do Extremo Oriente estavam literalmente cheios de keta. |
Preposicional | Muitos versos foram escritos sobre amigo. | É costume falar sobre dois salmões de chum diferentes - o verão, que vive nas latitudes do norte e o outono, encontrados nos mares do sul. |
Como lembrar o estresse correto
Na verdade, problemas para lembrar a pronúncia correta do nome do peixe não devem surgir, porque em uma palavra composta por duas sílabas, ambas as tensões são consideradas admissíveis. Tradicionalmente, como as melhores técnicas para fixar a regra na memória, vale a pena usar poemas ou músicas, onde a palavra pesquisada se encaixa claramente no tamanho e, idealmente, rima com outra.
Não existem tantas músicas sobre um representante específico da família dos salmões, embora os conhecedores do trabalho de Vladimir Vysotsky possam se lembrar:
"Eu cantei e pensei: aqui está o caviar, e, dizem, o camarão morreu nos rios ..."
Mas em versos este peixe delicioso é mencionado com bastante frequência. Além disso, como regra, também com ênfase na segunda sílaba. Aqui estão apenas alguns exemplos.
Em Fazil Iskander ("Pesca noturna na costa de Kamchatka"):
"... Esmagando a grama com um golpe de rabo, derrama peixe - salmão rosa, amigo ..."
Em Nikolay Zabolotsky ("Peixaria"):
"... Por baixo dela, o camarão queimado com carne, enguias como salsichas, com esplendor e preguiça defumados, defumados dobrando os joelhos ..."
Você sabe A família de salmão inclui 3 subfamílias e 11 gêneros, e o tamanho médio do menor representante desses peixes é de 2,5 cm e o maior - 2 m. Os cientistas acreditam que o salmão vive no nosso planeta por cerca de 100 milhões de anos, enquanto a idade da humanidade não excede 3 milhões.
Alexander Grishin ("Keta"):
“O curso de outono do salmão chum está em pleno andamento. Ela está correndo para as cabeceiras do coro ... Que paixão, que força, por natureza, foi dada a Chum!
Em Takhir Suvkhanov:
“O último caminho para as origens de sua vida é amigo. Ela não pode sair do caminho.
E o poema humorístico de uma criança de Igor Shandra sobre um sonho tornado realidade é muito simples de lembrar. Nele, o peixe-salmão simplório, ao se reunir com uma enorme baleia, reclamou que queria visitar a China. Em resposta a isso, Keith disse que estava indo a essas partes e prometeu satisfazer o desejo de peixes estúpidos. E assim aconteceu, no entanto, o infeliz chegou à China no estômago de um gigante insidioso. Qualquer pessoa interessada pode encontrar livremente este verso curto e um pouco triste na Web, embora na realidade não seja necessário memorizá-lo. Basta lembrar que o nome do peixe rima com um grande mamífero marinho (em um determinado caso), bem como com a palavra que denota o desejo mais estimado. É claro que tanto "baleia" quanto "sonho" com "amigo" só podem ser rimados se você enfatizar a segunda sílaba nesta palavra.
Pelo que é lembrado, a ênfase na primeira sílaba em nome do peixe salmão foi colocada apenas por Andrey Voznesensky.
No poema "Do relatório de Tashkent", existem as seguintes frases:
"Bem, você está com problemas? Espere um pouco do salmão de camarão. Seja igualmente limpo. Ajude Tashkent."
Para lembrar, no entanto, a opção não é a mais bem-sucedida, pois com Tashkent o nome do peixe no caso instrumental rima muito condicionalmente. Mas, em geral, os amantes da poesia podem escolher por si próprios qualquer uma das citações acima como uma espécie de "cábula", porque geralmente são corretas e, ao mesmo tempo, desfrutam novamente do trabalho de grandes poetas. Quem acha esses métodos muito complicados pode aja de maneira diferente, inventando sua própria rima para a palavra que você está procurando.
Importante! Os adeptos da teoria, segundo os quais a única pronúncia correta de uma palavra com sotaque na primeira sílaba, oferece à memorização uma frase rimadora primitiva: pegaram salmão defumado, enrolaram um peixe em um jornal.
Curiosamente, o caviar vermelho de uma variedade específica de salmão, ou seja, o adjetivo “keta”, é frequentemente mencionado nos versículos com ênfase na primeira sílaba, que, como foi indicado, é considerada incorreta.
Por exemplo, David Katzman escreve sobre ela assim (poema "Em um concerto"):
"Um milagre aconteceu, o salão separou as paredes. Cheirava a neve, keta caviar, um bom copo de vodka após o turno, chucrute, um lanche de abate".
Ou a magnífica Sasha Black no poema "Um homem de colarinho de papel" descreve esta cadeia de eventos:
"Você entra e pega a polenditsa e o caviar de keta (quarto), se apega à garota gorda, gasta, oferece presentes".
Definição: chum
Como talvez alguém esteja ouvindo falar de um peixe como o chum salmon pela primeira vez, vale a pena dizer algumas palavras sobre ele.O nome latino da espécie é Oncorhynchus keta. Estamos falando do mais numeroso, depois do salmão rosa, representante da família do salmão, que vive no vasto território dos oceanos Pacífico e Ártico.
Você sabe Durante a desova, o salmão não come nada, mas os pescadores às vezes ainda conseguem capturar esse peixe no rio. Acontece que a fêmea se atira à atração não em busca de comida, mas para proteger os ovos de inúmeros predadores, incluindo peixes pequenos, que o mormyshka "nu" é chamado a representar.
Durante o período de desova, Oncorhynchus keta entra nos leitos dos rios de água doce, devido aos quais é encontrado em reservatórios como:
- Cupido
- Lena;
- Caça;
- Indigirka;
- Yana;
- Kolyma;
- Ussuri;
- Bikin;
- Mackenzie (Canadá);
- Columbia (Canadá);
- Yukon (Canadá e EUA, Alasca).
Em tamanho, Oncorhynchus keta é menor que o salmão, mas maior que o salmão rosa. O tamanho médio de um adulto é de 50 a 70 cm de comprimento e a massa varia entre 1400 e 2200 g.Algumas amostras crescem até 7 kg, mas dados diferentes são dados sobre os tamanhos máximos de espécies já registradas: em algumas fontes indicam que o maior Oncorhynchus pesava 15,90 kg e tinha 1 m de comprimento; em outros, diz-se uma massa de 21 kg e 109 cm de comprimento corporal.
Uma característica distintiva característica da espécie são escamas prateadas brilhantes com listras rosa pálidas que aparecem durante a desova.Oncorhynchus é valorizado por sua carne deliciosa, rica em vitaminas, oligoelementos e ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6.No custo, esse peixe é significativamente inferior ao salmão do Atlântico (salmão), mas à frente de seu principal concorrente - o salmão rosa. Para comparação: em Moscou, o preço de uma carcaça de salmão refrigerada é de pelo menos 900 rublos. por 1 kg, enquanto o salmão do Pacífico (chum salmon) pode ser comprado a um preço de 350 a 480 rublos e o salmão rosa - por menos de 250 rublos. Mas de todos os tipos de caviar vermelho, o mais caro é o keta, graças ao tamanho maior e à cor laranja brilhante.
Importante! No ranking das variedades de caviar vermelho, o menor é ovas de salmão, e o mais barato, devido à maior oferta no mercado, é o ovas de salmão rosa.
Além da Rússia, a pesca comercial é realizada na China, Coréia, Japão, Canadá e Estados Unidos (Califórnia e Alasca) .Não há consenso entre os cientistas sobre a pronúncia correta da palavra "chum".
A variante com ênfase na primeira sílaba é definitivamente verdadeira mas também o som da vogal "a" como uma percussão, mais frequentemente usada em discursos coloquiais, é considerado por muitos linguistas como permitido. Mas na palavra "ketovy" deve-se enfatizar a segunda sílaba, embora isso pareça inconveniente devido ao mesmo som com outro adjetivo, também associado ao habitante do fundo do mar.