O gado é mantido em um estábulo dividido em baias. Para cada indivíduo, uma barraca é seu espaço pessoal onde ela descansa, come. O conforto do animal depende de quão bem este local será equipado e, portanto, de indicadores de produtividade. Hoje falaremos sobre organizar uma barraca de bricolage para vacas.
Requisitos de construção da barraca
Ao planejar a construção de um curral, qualquer agricultor é guiado por suas capacidades, disponibilidade de instalações que podem ser convertidas e tamanho do gado em sua fazenda.
Você sabe Na Europa, houve um tempo em que as vacas estavam em igualdade de condições com as pessoas perante a lei. O julgamento ocorreu com estrita adesão à letra da lei. O castigo mais sério para o animal foi sua excomunhão.
No entanto, você deve sempre considerar as regras básicas para construir uma barraca para gado:
- o local escolhido deve estar em uma colina para que não seja inundado por água derretida;
- o edifício deve ter escoamento superficial e estar localizado longe de prédios residenciais, fontes de água potável;
- você precisa escolher material durável e de alta qualidade;
- ao elaborar um plano de construção, é importante levar em consideração as necessidades do animal;
- é necessário criar condições para fixar o animal durante a ordenha e a alimentação;
- a trela não deve interferir com o animal que bebe, come, se move para baixo / para cima;
- a vaca precisa de entrada / saída gratuita para o estábulo, além de se mover ao longo do estábulo;
- o pessoal de serviço deve ter livre acesso às vacas.
Dimensões para o tipo de conteúdo da âncora (comprimento e largura)
O principal na construção da caneta é levar em consideração as dimensões do animal, porque a vaca deve estar de pé com todos os membros da baia e poder se deitar livremente.
Existem tamanhos padrão de baias, dependendo do tamanho do gado, apresentamos-os na tabela:Normas prescritas para diferentes tipos de animais:
Tipo de animal | Largura da tenda, cm | Comprimento da tenda, cm |
Mortos e lácteos | 100–120 | 170–200 |
Gravidez profunda | 120–200 | 200 |
Novotelnye | 120 | 200 |
Carne | 90–100 | 170 |
Os touros são maiores e mais fortes que as vacas; portanto, seus requisitos são ligeiramente diferentes. O tamanho do estábulo é de 250x200 cm. Se for mantido em um estábulo, suas dimensões são de 350x350 cm. É imperativo instalar cercas de proteção na sala que impeçam o animal de atingir a parede. A trela deve ser forte.
Importante! Qualquer que seja o tipo de bezerro escolhido, o tamanho da sala deve permitir que o bebê se mova livremente.
Dois métodos são usados para manter os bezerros:
- conservador (em uma gaiola em um celeiro quente com piso de madeira - até 1,5 meses, depois em uma sala com uma área de pelo menos 4 metros quadrados);
- frio (em uma caixa quente com um curral na rua, a proporção entre comprimento e largura é 2 para 1).
Fundação
A base é a base de qualquer estrutura - quanto tempo dura a construção depende de sua qualidade.
A fundação precisa suportar o peso de toda a sala. Nesta base, pode ser dividido em vários tipos: fita monolítica, colunar. O peso do edifício de tijolo é melhor mantido com uma base monolítica.
Se a estrutura estiver planejada para ser construída em madeira, o colunar será suficiente. Ao criar a fundação, é necessário equipar o dreno de água e realizar a impermeabilização.
Você pode estender a base do edifício com pedras de entulho ou tijolos queimados e fixá-la com cimento e concreto (você pode simplesmente derramar com concreto).
Pavimentos
Os animais vão andar no chão, então, antes de tudo, deve ser confortável para os cascos.
É muito importante que o piso não permita a passagem de umidade, pois a umidade é prejudicial para os cascos e, se o material absorver resíduos, muito gás nocivo se acumulará na sala. Para os animais, o piso de madeira seria ideal: é fácil de projetar, não permite a passagem de calor, mas rapidamente se torna inutilizável devido à umidade.
Portanto, para tornar o piso impermeável, é feito de concreto e a areia é feita para manter o calor. Além disso, esse piso não se deforma com o peso dos animais e não permite que roedores penetrem no celeiro.O piso deve ser executado com uma inclinação de 2 a 3%, para que o resíduo flua para o armazenamento de esterco. Para drenar os excrementos, são instaladas calhas com 100 mm de altura e 200 mm de largura.
As paredes
A tarefa das paredes é proteger o animal dos ventos e criar um certo microclima na sala. Ao construir uma grande barraca, as paredes são melhor erguidas a partir de tijolos de adobe. No fundo, é necessário fazer a orla do edifício a partir de tijolos comuns: feitos de barro e palha, o tijolo retém o calor e seca bem.
Você pode construir uma sala com tijolos queimados, mas a espessura da parede deve ser de 1,5 tijolos.
Se você planeja construir um pequeno celeiro, deve construir paredes de madeira: esse material também retém bem o calor e é ecológico.
Importante! Ao construir paredes, lembre-se de que o celeiro deve ter janelas.
O telhado
O telhado é revestido principalmente de azulejos ou ardósia, às vezes coberto de policarbonato (geralmente nas regiões sul). É melhor que exista um sótão sob o teto - ele funcionará como uma abertura de ar e não permitirá que o calor saia da sala com gelo.
Além disso, no sótão, você pode armazenar o feno e os utensílios necessários.
Itens adicionais
Ao montar a “caixa” do celeiro, é necessário levar em consideração a ventilação obrigatória, o melhor de todo o tipo de suprimento e exaustão. O tubo de escape pode ser feito de tábuas e instalar um obturador na parte superior. O amortecedor impede que a precipitação entre, pois está fechado para o inverno.O berço é iluminado pela luz natural que entra pelas janelas. Eles podem ser de qualquer forma e feitos de qualquer material. É mais conveniente se as janelas tiverem uma estrutura oscilante ou de elevação.
A quantidade de luz natural que entra na sala varia de acordo com a época do ano; portanto, para manter a duração necessária da luz do dia em clima frio, um estábulo deve estar equipado com lâmpadas.
Claro, você precisa cuidar dos alimentadores e das taças. Os alimentadores são feitos de madeira ou tijolo: o material não desempenha um papel especial, o principal é que a superfície do produto é lisa e não pode ferir o animal. A forma ideal é um trapézio invertido.
Esses alimentadores são fáceis de limpar, encher e é conveniente para as vacas obterem comida deles. O lado traseiro deve ter 75 cm de altura e o lado frontal 30 cm. Na parte inferior, devem ter 40 cm de largura e 60 cm na parte superior.O recipiente para alimentos está localizado em frente à barraca e a uma altura de 70 mm do chão.
As taças são colocadas mais alto e no canto oposto. É desejável que o suprimento de água seja realizado automaticamente, para que o animal possa matar a sede a qualquer momento.
Um elemento muito importante do equipamento adicional do celeiro é o lixo. Permite ajustar o microclima na sala e serve de cama para o animal. Geralmente é realizado a partir de corte de palha, geralmente misturado com turfa.
Importante! Para reduzir o número de germes dentro do celeiro, coloque uma caixa com serragem embebida em crioulo ou outro desinfetante na entrada. Ao entrar no estábulo sobre essas serragens, você pode limpar os sapatos.
A cama deve estar seca, portanto, cerca de três quilos de corte de palha para cada indivíduo devem ser adicionados diariamente. Quando a camada de areia atinge um metro de altura, é completamente removida e é colocada uma nova.
Como fazer uma barraca do-it-yourself
Antes de prosseguir com a construção do estábulo, é necessário calcular seu tamanho levando em consideração o tamanho do animal e executar os desenhos - eles ajudarão a posicionar corretamente todos os elementos estruturais.
Esquema de celeiroQuando você concluir o desenho do estol, precisará considerar de que material será produzido. Geralmente use madeira ou metal. O design deve ser forte, seguro para o animal, durável e ao mesmo tempo conveniente para o ajuste do tamanho.
Portanto, é desejável dar preferência ao metal, se houver essa oportunidade, embora seja mais difícil trabalhar com ele do que com madeira.
Você precisará de:
- tubos de metal d = 60 mm (o comprimento e a quantidade dependerão do tamanho do estol, da altura da sala e do design da estrutura);
- argamassa de concreto;
- Fixações para tubos (engates, pernos, porcas);
- máquina de solda;
- madeira 50x50 mm (toras para pisos, escolha o comprimento de acordo com o seu tamanho);
- Placa de 40 mm (selecione o piso, comprimento e largura);
- parafusos auto-atarraxantes para fixação de placas;
- uma plaina para aplainar a placa (se não for processada);
- conservante de madeira;
- escova para aplicação de um anti-séptico;
- nível da régua;
- roleta.
Importante! O revestimento de madeira é necessário quando o piso é concreto ou quando é feito sem inclinação.
Suponha que seu celeiro seja projetado para duas vacas e cada uma precise de seu próprio estábulo.
Fazendo uma barraca para uma vaca: vídeo
Considere os estágios de fabricação dessa barraca:
- Dividimos a sala em duas metades e desenhamos uma linha no centro.
- Cavamos três furos na linha para que o primeiro fique perto da parede, o segundo a uma distância de 80 cm e o terceiro a 170 cm do primeiro.
- Da mesma forma, cavamos buracos ao longo das paredes laterais.
- Nós inserimos tubos de metal nas cavidades, que suportam carga, e os enchemos de concreto.
- Os nove tubos resultantes devem ser presos ao longo do topo, se não repousarem no teto da sala e no fundo. Se você pegou canos com uma altura menor que a altura do berço, é aconselhável que o comprimento seja de 150 a 160 cm. Nessa altura, é conveniente prender a trela. Os tubos devem ser soldados.
- As partições laterais podem ser feitas na horizontal ou conforme mostrado no primeiro desenho.
- Por trás do espaço marcado para o estábulo, é necessário colocar uma calha com 30 cm de largura e 15 a 20 cm de profundidade.O lixo líquido fluirá para dentro e o lixo sólido cairá.
- Se o piso não estiver inclinado, prepare um piso de madeira. Com a ajuda de barras para o tronco, inclinamos em direção à sarjeta 2-3 cm.
- De cima para os troncos, alinhamos a placa e a fixamos com parafusos auto-perfurantes. Se necessário, processamos uma plaina.
- Cobrimos o piso acabado com um anti-séptico.
- Em frente ao estábulo, temos uma calha de alimentação de 1,5x0,65 M. A altura da frente é de 30 cm.
Como amarrar uma vaca em uma barraca?
Em uma trela, uma vaca é mantida, se necessário, por uma longa estadia no estábulo. O animal pode ser preso à cerca ou parede usando uma corda ou corrente forte, mas macia, com cerca de 150 cm de comprimento - isso permitirá que a vaca se mova para baixo / para cima e alcance a calha de alimentação.Uma extremidade da corrente é presa a um anel acionado na parede ou fixada no alimentador e a outra extremidade é fixada ao colar. A corrente livre deve permanecer na ordem de um metro. Para touros, é necessária uma corrente mais curta para que sua face fique próxima ao alimentador.
Você sabe A ONU acredita que as vacas prejudicam a ecologia do planeta mais do que carros e aviões, pois emitem cerca de 18% da quantidade total de gases de efeito estufa. O principal gás liberado por esses animais e seus excrementos é o metano. Aquece o planeta 20 vezes mais rápido que o CO2.
Disposição de um pátio para caminhadas
Um pátio ambulante é um elemento indispensável de qualquer agricultura. Permite caminhar gado na estação quente, durante o dia.
O pátio geralmente é anexado ao lado sul do presépio, para que os ventos frios não assoprem os animais. É desejável que o local tenha um dossel, uma boa cerca e um portão.
A área é determinada com base em que para uma vaca e novilhas são necessários 15 metros quadrados de espaço, os animais jovens precisam de 10 metros quadrados, os bezerros precisam de 5 metros quadrados.
Se o pátio de caminhada tiver piso duro, então 2 metros quadrados de território por bezerro jovem, 5 metros quadrados para animais jovens e 8 metros quadrados para uma vaca e novilhas.
Considerando que os animais andam por 4 a 6 horas no pátio no inverno e 12 a 14 horas no verão, devem ter acesso a comida e água. Para fazer isso, coloque alimentadores e taças no local.A construção de um estábulo não é muito complicada nem cara, é muito mais difícil construir uma sala no início, na qual um curral de gado será construído. Porém, por mais difícil que seja a execução da construção, ela deve ser concluída, pois a caneta certa para o animal é a chave para sua saúde e produtividade.