Em todo o cinturão agrícola dos EUA, o valor das terras aráveis permaneceu estável pelo quinto ano com preços baixos de commodities e, como resultado, apóia o desempenho financeiro dos agricultores.
O valor da terra no centro-oeste central, que geralmente é estável em 2018, deve permanecer forte na temporada de desembarque este ano, de acordo com banqueiros consultados pelo Federal Reserve de Chicago. O custo de terras “boas” no distrito aumentou 1% nos últimos meses de 2018.
O St. Louis Federal Reserve, que inclui o leste do Missouri, sul de Illinois e sul de Indiana, diz que uma pesquisa realizada por seus banqueiros revelou um aumento de 3,4% no valor das terras agrícolas de "qualidade" no quarto trimestre de 2018. Os credores estavam menos otimistas este ano, esperando uma queda no primeiro trimestre, como nos primeiros meses de 2018.Segundo o Fed de Kansas City, a demanda por terras agrícolas nas planícies era alta e os compradores eram agricultores em três de cada quatro vendas. No final de 2018, o valor da terra "caiu apenas 3%", apesar da pressão de uma economia agrícola fraca. "O valor das terras agrícolas continuou a fornecer apoio contínuo ao setor agrícola e permaneceu um fator de monitoramento fundamental em 2019".
O economista-chefe do Departamento de Agricultura dos EUA, Robert Johansson, diz que baixas taxas de juros e inflação moderada ajudaram a manter a equidade com o alto custo das terras agrícolas.