Pissardi, ameixa vermelha ou ameixa roxa, é popular entre paisagistas profissionais e simples residentes de verão que desejam decorar seu local com uma bela árvore com folhas incomuns e frutas originais. Saiba mais sobre esta planta maravilhosa.
História de origem da variedade
Acredita-se que essa ameixa tenha sido criada centenas de anos atrás no Irã, de onde foi trazida para Paris, no final dos anos 70 do século XIX, por M. Pissard, especialista em botânica e jardinagem. Mais tarde, uma árvore com o seu nome tornou-se popular em todo o Velho Mundo.
Caracterização e descrição da variedade
Pissardi (Prunus cerasifera var. Pissardii) - a variedade original de propagação ou ameixa de cereja, mais conhecida sob o nome azerbaijano de ameixa de cereja; ela faz parte de uma grande família de rosáceas. Atualmente, seu habitat natural são as montanhas do Cáucaso, Transcaucásia e Ásia Ocidental. A árvore é tão perceptível e facilmente reconhecível que é muito difícil confundi-la com outra.
Você sabe Há um velho ditado popular: "Ameixa não se elogia, e o caminho para ela é sempre trilhado".
Descrição da árvore
Externamente, parece mais um arbusto com uma coroa vermelha escura enxertada em um toco marrom. A altura da árvore pode variar de 5 a 8,5 m, às vezes atinge até mais de 11 metros. Os galhos podem crescer meio metro em 2 estações. As folhas são elípticas, mais próximas do manjericão vermelho. O comprimento das folhas é de aproximadamente 4-6 cm.
Descrição da fruta
Frutos abundantemente, trazendo um grande número de frutos de vários tons de bordô. Os frutos são semelhantes às ameixas comuns, apenas um pouco menores em diâmetro - até 3 cm. O peso médio de uma ameixa é de 22 a 28 g. Os frutos são bastante comestíveis, no entanto, não diferem no sabor doce, é bastante azedo com um toque perceptível de adstringência.
Você sabe A ameixa cereja pode viver por quase um século, enquanto seu parente mais próximo, a ameixa doméstica, vive não mais da metade desse período e com muito mais frequência - 15 a 20 anos.
No entanto, suas qualidades gustativas têm um número bastante grande de admiradores. Como todas as Rosáceas, elas possuem uma composição rica em vitaminas, minerais e ácidos graxos, o que torna seu uso muito útil. As ameixas amadurecem no final do verão e ficam lindas nos galhos até o meio do outono, após o que caem se não forem colhidas.
Floração e polinização
Pissardi floresce de abril a maio, um tempo mais preciso depende das condições climáticas e do fator geográfico. Antes que os galhos sejam cobertos com folhas, belas flores desabrocham, semelhantes às típicas para todas as variedades de ameixas e outras Rosáceas.
Importante! Para a ameixa em flor é necessário o polinizador Pissardi. Ameixa chinesa, várias variedades de ameixa de cereja (por exemplo, Llama).
A peculiaridade das flores reside em sua bela tonalidade púrpura clara, que escurece com o tempo, tornando-se no final do processo de floração Borgonha. Além disso, a floração é acompanhada por uma fragrância forte. O aroma é tão agradável que, durante o período de floração do jardim, onde crescem várias ameixas, eu não quero sair.
Resistência à seca e ao gelo
A variedade cresce e se desenvolve melhor na zona climática temperada. É normalmente adaptado ao clima seco típico da zona estepe. Mas a alta umidade não reflete da melhor maneira, na costa para cultivar Pissardi é indesejável. A resistência ao gelo também não é um dos pontos fortes da variedade - para que a árvore se sinta bem, ela deve escolher um local bem iluminado e com muita luz solar.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Algumas palavras devem ser ditas sobre algumas das vantagens características da ameixa de folhas vermelhas:
- a aparência bonita torna a árvore adequada para organizar várias composições de paisagens;
- não tenha medo da seca, não se preocupe com a rega;
- imunidade forte, resistência suficientemente forte a doenças e pragas;
- a variedade é bastante despretensiosa, de natureza caprichosa não difere.
- Há várias desvantagens que você deve prestar atenção antes de plantar o Pissardi:
- pouca tolerância ao frio e ao gelo;
- nem todo mundo vai gostar do sabor das frutas;
- essa variedade não gosta de vizinhos (árvores de outras espécies, arbustos, edifícios), eles devem estar a uma certa distância; para uma área pequena, isso pode ser um problema.
Plantar e cuidar da ameixa vermelha Pissardi
A variedade em questão é bastante despretensiosa. Para que uma árvore cresça normalmente, floresça e dê frutos, basta seguir algumas recomendações simples.
Importante! Uma ameixa espalhada normalmente tolera qualquer tipo de solo, se as águas subterrâneas forem profundas o suficiente, mas em mariscos com alta fertilidade e pH 6-7, a planta se sente melhor. Se pH 5,5 ou menos, é adicionada farinha de giz ou dolomita ao solo, pouco antes do plantio.
Datas recomendadas
Uma árvore é plantada na primavera (antes dos botões incharem antes da floração) ou no início do outono. O plantio da primavera, dependendo da localização geográfica específica (montanhas, planícies) e das condições climáticas, é realizado por volta de abril. A segunda década de setembro é geralmente o momento mais favorável para o pouso no outono.
Escolhendo o lugar certo
Ao escolher um local de desembarque, os seguintes fatores devem ser considerados:
- Pissardi ama muito o sol - Um local aberto é adequado para ela, de preferência localizado no lado sul do jardim e protegido do vento;
- a árvore reage mal à alta umidade: o local de aterrissagem não deve estar em uma planície e as águas subterrâneas não devem estar a menos de dois metros da superfície da terra;
- se você for plantar várias árvores, proceda do fato de que a distância entre dois vizinhos deve ser de pelo menos 2 metros;
- tente encontrar um lugar perto do qual não haja outras árvores, arbustos e outras estruturas.
Se você ainda não conseguiu encontrar um local adequado, longe o suficiente de outras árvores, uma vizinhança (a menos de 5 metros) com essas plantas será aceitável:
- macieira;
- framboesas;
- passas de Corinto;
- groselha;
- coníferas.
Seleção e preparação de material de plantio
Antes de começar a procurar mudas de Pissardi, lembre-se de algumas recomendações e tente segui-las:
- compre mudas em viveiros e somente aquelas que cresceram em sua região. Mesmo um bom material de plantio cultivado no sul, o inverno em latitudes mais setentrionais será muito pior e pode não sobreviver nem mesmo a um inverno bastante ameno;
- comprando esta ameixa, lembre-se: para produzir frutos, é necessário polinizadores mencionados acima;
- as crianças de um ano são melhor enraizadas, os rins devem "dormir";
- não deve haver sinais de doença ou ferimentos na árvore. Se você cortar a ponta da raiz, o corte deverá ter uma cor branca.
O intervalo de tempo entre a compra de uma muda e seu plantio deve ser mínimo. Se não for possível plantá-lo em um futuro próximo, o rizoma deve ser embrulhado com um pano levemente úmido. No entanto, deve-se lembrar que a espécie não é hidrofílica; portanto, a água não deve ser abusada - deve ser suficiente apenas para facilitar o umedecimento das raízes, não mais. Quando você pousar, você já deve ter os buracos prontos. Desenterre-os 12 a 15 dias antes da data estimada do plantio.
O procedimento não está cheio de dificuldades:
- Em um local adequado, você deve cavar um furo redondo com um diâmetro de 0,7-0,8 m, uma profundidade de 0,5-0,6 m.
- O fundo do buraco é coberto com substratos férteis, húmus, fertilizantes de potássio e fósforo, regados. Sob o plantio da primavera, esse procedimento pode ser feito no outono, após o qual é coberto com terra; na primavera, você só precisa selecionar o solo e o buraco está pronto.
Plantando Ameixa Vermelha
O próprio procedimento de pouso é bastante simples:
- Um pino de madeira, com cerca de 1 m de comprimento, é enfiado no centro do furo preparado, de forma que se projeta 25-30 cm acima da borda superior do furo.
- A muda é colocada ao lado do pino (é desejável que a estaca esteja localizada ao sul do cabo), o sistema radicular é endireitado. As raízes devem estar livremente localizadas na parte inferior, aproximadamente no mesmo nível.
- Ao instalar uma muda em um buraco, deve-se ter em mente que o colo da raiz após a escavação no buraco deve estar 4-6 cm acima do solo. Se o poço for muito profundo, polvilhe a terra; se for raso, faça uma pequena depressão. Encha o buraco, socando-o periodicamente.
- Amarre a haste no pino, regue e solte o solo.
Freqüência de rega e características do fertilizante
Embora a ameixa vermelha não goste de excesso de umidade, deve ser regado semanalmente. A norma aproximada para cada árvore é de 40 a 45 litros de água. Você precisa regar o solo perto da sede; você pode fazer uma cerca com uma altura de 15 a 20 cm em um raio de 1 m ao redor do tronco e despejar água na piscina redonda resultante. Durante a estação em que a árvore foi plantada, ela não é fertilizada - basta que o fundo do buraco seja fertilizado. A partir do segundo ano, os fertilizantes são aplicados desta maneira: durante o trabalho de inverno - húmus e durante a escavação da primavera - potássio.
Recomendamos que você se familiarize com os recursos do cultivo de variedades de ameixa, como:
Controle de Pragas e Doenças
Algumas palavras devem ser ditas sobre doenças características e possíveis pragas.
Oídio. A derrota desta doença fúngica é semelhante a um revestimento cor de ferrugem que cobre as pontas e as bordas das folhas. Folhas e ovários secam e desintegram-se. Para o tratamento, "Ditan", "Rovral" e outros fungicidas são usados durante o início da brotação, após a floração e novamente após meio mês. Todas as partes da árvore com vestígios de fungos são removidas e queimadas do jardim.
Como medidas preventivas, as seguintes medidas devem ser tomadas:
- aparar a tempo;
- não se esqueça da cobertura, eles são necessários para resistência normal a doenças;
- realizar pulverizações regulares com inseticidas.
Necrose do tronco. A árvore pode ser salva apenas em caso de detecção precoce da doença, caso contrário, a ameixa deve ser destruída. Se você aprendeu sobre o problema no estágio inicial, deve remover imediatamente todas as partes afetadas da planta.
Podridão de frutas. Os brotos ficam marrons e desbotam. Primeiro, os ramos feridos são afetados e depois o fungo passa para os saudáveis. No estágio seguinte, os frutos começam a apodrecer, esporos do fungo se formam em sua superfície. Para o tratamento, são utilizadas soluções a 1% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux. Polvilhe a árvore antes da floração e depois que a ameixa florescer. Todas as partes afetadas são removidas e queimadas, as seções são tratadas com fluido Bordeaux.
Como medida preventiva, os seguintes procedimentos devem ser realizados regularmente:
- remover e queimar folhas soltas, ameixas, brotos;
- realizar tratamento sazonal com inseticida;
- processar locais de cortes, danos por var;
- branquear stamb e ramos esqueléticos.
A ferrugem. O nome fala por si: manchas cor de ferrugem cobrem a superfície da folhagem. Mais tarde, em vez de manchas, aparecem esporos de fungos, a folhagem desmorona, a árvore enfraquece bastante e se torna praticamente incapaz de inverno. Para o tratamento, são usados fungicidas e Bordeaux. Se você notar o problema a tempo e iniciar o tratamento, poderá se livrar completamente da doença. O processamento é realizado, a partir de 2 a 3 décadas de julho, duas vezes por mês. Por 18 a 20 dias antes da colheita, o processamento é interrompido (se a colheita for consumida).
Mariposa de fruta, vermes. Para controlar pragas, são usados inseticidas como Vertimek, Aktofit, Akarin. Para reduzir a probabilidade de parasitas, as seguintes medidas foram comprovadas:
- no outono, remova e queime folhas caídas, casca seca, galhos danificados;
- cavar e remover (depois queimar) as ervas daninhas;
- no inverno, ninhos de parasitas são removidos; as larvas são sacudidas para um filme espalhado abaixo, após o que são destruídas;
- Não se esqueça de branquear.
Aparar galhos e brotos
A poda de galhos secos, feridos ou doentes é realizada na primavera. Além desses galhos, brotos verdes também são removidos. Isso deve ser feito para que a árvore receba mais luz solar, de que precisa. A poda é feita antes da abertura dos brotos. No caso de a árvore estar doente e precisar desse procedimento, os galhos são cortados a qualquer momento e os pontos de corte são tratados com var.
Vídeo: ameixa de poda de primavera
Terraplenagem
O trabalho de assistência no solo é simples e bastante fácil, mas não deve ser negligenciado. E eles precisam ser realizados dentro do prazo:
- As ervas daninhas devem ser removidas regularmente na área próxima ao tronco.
- Na primavera, a cobertura é realizada para aumentar a temperatura do solo e estimular os processos vitais da árvore. Palha com adubo ou estrume. Durante o período de trabalho de inverno, cobrem com palha e turfa o aquecimento.
- Após a rega e ao remover as ervas daninhas, afrouxe a área do tronco. Este procedimento promove a aeração do solo.
Preparações de inverno
Ao preparar uma árvore para o inverno, deve-se lembrar que a resistência ao frio e ao gelo não é uma das vantagens da ameixa de folhas vermelhas. Durante o trabalho pré-inverno, a terra ao redor do caule é escavada, o fertilizante é aplicado e abundantemente regado (5 a 7 baldes por 1 árvore). Em seguida, a área do tronco próximo é adubada, isolada com palha e turfa. De cima, a cobertura pode ser coberta com ramos de abeto ou papelão ondulado, esmagando-a com pedras. Nas árvores jovens, o shtamb é coberto com papelão ondulado, feltro para telhado, amarrado com uma corda. Nos adultos mais velhos, o tronco e os ramos inferiores são embranquecidos.Apesar do sabor pouco atraente, as frutas Pissardi são usadas, porque são multivitaminas naturais reais. Mas o principal valor da árvore não reside em seus frutos: a ameixa de folhas vermelhas tem uma aparência única e é capaz de decorar qualquer lote pessoal, parque ou praça.