Os benefícios das cebolas são conhecidos desde os tempos antigos. Hipócrates também o aconselhou a usá-lo para gota, reumatismo e obesidade. No artigo, você aprenderá como a composição do vegetal muda e se existe algum benefício após o tratamento térmico.
Conteúdo calórico e composição do produto
A composição e os benefícios das cebolas variam de acordo com a forma em que são apresentados - frescos, cozidos, congelados, secos e assados. Vegetais cozidos contêm vitaminas dos grupos B, C, E, K, PP. Dos micro e macro elementos da cebola cozida, 10 minerais estão presentes, entre os quais potássio, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, ferro, manganês, cobre, selênio e zinco. Quanto ao teor calórico e valor nutricional, 100 g de cebola cozida contém 44 kcal, 1,4 g de proteína, 0,2 g de gordura, 8,8 g de carboidratos, 1,4 g de fibra alimentar, 87,86 g de água.
Você sabe Os romanos antigos acreditavam que o arco dá força e coragem aos legionários. Portanto, o vegetal era necessário na soldagem de guerreiros.
Propriedades da cebola cozida para o corpo
A composição química determina o benefício e o dano de uma planta vegetal aos seres humanos. Em primeiro lugar, a peculiaridade deste produto é que ele pode ser consumido por pessoas para as quais a cebola fresca é contra-indicada. Afinal, após o tratamento térmico, a amargura e a pungência no sabor desaparecem.O vegetal fica macio e macio. Nesta forma, é melhor digerido pelo sistema digestivo e não irrita as membranas mucosas. Portanto, pode ser consumido com segurança por pessoas com doenças digestivas.
O que é útil
Aqui estão as propriedades úteis de um produto cozido:
- Efeito positivo nos processos metabólicos.
- Tem um efeito benéfico no sistema digestivo, endócrino, nervoso e imunológico.
- Reabastece o corpo com vitaminas e minerais essenciais.
- Elimina inflamação e cólicas.
- Produz um efeito diurético.
- Normaliza o açúcar no sangue.
- Reduz o nível de colesterol "ruim".
- Previne o desenvolvimento de aterosclerose, deficiência de vitaminas, hipertensão, infecções virais respiratórias agudas e diabetes mellitus.
Importante! Para preservar o máximo possível de vitaminas e minerais na cebola, ela deve ser cozida por não mais que 3-4 minutos.
O que é prejudicial
Apesar do grande número de propriedades benéficas que as cebolas têm, também pode ser prejudicial. Assim, um distúrbio do trato gastrointestinal é possível em caso de consumo excessivo de vegetais ou presença de alergia em uma pessoa, intolerância ao produto. Além disso, depois de comer cebola cozida, a dor de cabeça pode se desenvolver.
Posso usar cebolas cozidas
Sabe-se que cebolas e alho-porros em sua forma fresca são contra-indicados para pessoas diagnosticadas com pancreatite, gastrite e úlcera gástrica. Vamos ver se esses pacientes podem comer legumes cozidos.
Com pancreatite
Os gastroenterologistas podem comer cebolas cozidas com pancreatite. Este produto não está incluído na lista de proibidos, pois não irrita a mucosa gastrointestinal e o sistema digestivo a digere sem problemas. Além disso, a cebola cozida ajuda a normalizar o trabalho do pâncreas, aliviar a inflamação e normalizar o equilíbrio ácido-base. Para melhorar a condição, é recomendável comer 1 cabeça fervida pela manhã com o estômago vazio por um mês.
Importante! A recomendação não se aplica a pessoas nas quais a pancreatite está na fase aguda. Nesta condição, você deve seguir uma dieta terapêutica rigorosa.
Com gastrite
Com a gastrite, que está em remissão, também é possível e até necessário comer cebolas cozidas. Existe uma dieta especial que consiste em primeiros pratos, aperitivos e saladas com a adição de cebola cozida, que cozinhou por vários minutos. Mas o produto nunca deve ser ingerido por quem tem um estágio agudo de gastrite, muita erosão na mucosa gástrica e estágio atrófico.
Com uma úlcera no estômago
É permitido o uso de bulbos cozidos, mesmo com uma doença tão grave como uma úlcera no estômago. O fato é que um vegetal que se tornou macio após o tratamento térmico não leva à liberação de quantidades excessivas de suco gástrico e à irritação da membrana mucosa. É melhor adicionar o produto ao caldo de legumes. Portanto, o benefício para um estômago doente será especialmente grande. O uso deve ser limitado a pequenas porções.
Com diabetes
Na lista de propriedades úteis mencionadas acima, as cebolas cozidas contribuem para a normalização do açúcar no sangue e impedem o desenvolvimento de diabetes. Portanto, eles precisam comer e pessoas com um diagnóstico existente.
A propósito, os diabéticos podem usar não apenas cebolas cozidas, mas também assadas. Eles reabastecem o corpo com vitaminas e minerais vitais, regulam o açúcar no sangue.
Ao amamentar
Há períodos na vida das mulheres - gravidez e lactação, quando elas precisam monitorar cuidadosamente sua dieta, pois o estado do corpo da criança também depende de quão produtos de alta qualidade estão nela e de quão equilibrada é. Sabe-se que as cebolas quando consumidas frescas podem dar ao leite um sabor picante. Mas, de forma fervida, isso não é observado.Portanto, uma mãe que amamenta pode comer cebolas cozidas com segurança, sem medo da qualidade do leite materno. Mas a introdução deste produto na dieta precisa começar com uma pequena quantidade, monitorando constantemente a condição do bebê. Se uma erupção cutânea aparecer em seu corpo, ocorrerem cólicas e outras reações indesejáveis, o uso de cebola deve ser interrompido.
Outros usos para cebolas cozidas
Na medicina popular, existem várias receitas que são projetadas para se livrar da tosse e tratar fraturas.
Para tosse
Se uma tosse se tornou uma complicação do desenvolvimento de uma infecção viral no corpo, no início de sua ocorrência, você pode usar cebolas cozidas para que a bronquite não ocorra. Contribuirá para a liquefação e a rápida eliminação do escarro, reduzirá a frequência da tosse, enfraquecerá e aumentará as defesas do corpo.
Recomenda-se fazer um remédio de uma lâmpada com a adição de:
- açúcar - 100 g;
- mel - 2 colheres de sopa. l.;
- água fervida quente - 150 ml.
A cebola é moída em um ralador ou moída em um liquidificador até um estado de mingau. Açúcar e água são adicionados a ele. O produto é colocado no fogão, cozido em fogo baixo, mexendo sempre por 3 horas. Após o resfriamento, misture com o mel. Eles comem quente depois de comer 6 vezes por dia até que a condição melhore. Esta ferramenta é muito eficaz para a tosse úmida. Com uma tosse seca, uma composição diferente será necessária:
- cebola - 1 pc .;
- leite - 2 colheres de sopa;
- mel - 2 colheres de sopa. eu
Para fraturas
Para cicatrização rápida de fraturas, é recomendável usar decocção de cebola.
Você sabe Na Idade Média, os guerreiros usavam cebola ou alho em seus corpos como um amuleto, acreditando que isso poderia proteger contra danos causados por armas.
É preparado da seguinte forma:
- Moer 2 cebolas pequenas no liquidificador.
- Despeje na panela 2 colheres de sopa. óleo vegetal e frite a cebola mingau nela.
- Coloque o produto na panela, despeje com 1 litro de água fervente. Ferva em fogo baixo por 10 minutos. Beba um copo por dia.
Você também pode usar outra receita:
- Coloque a cartilagem e o osso da carne ou peixe em uma panela com 3 l de água.
- Ferva.
- Descasque 2 cebolas médias.
- Coloque-os como um todo em uma panela com caldo.
- Cozinhe por 4-5 horas em fogo baixo.
- Moer as cebolas cozidas e colocá-las de volta no caldo.
De que forma a cebola é mais saudável?
Para entender de que forma a cebola é mais útil - fresca ou cozida, apresentamos apenas algumas figuras. Comparado com o visual fresco, a quantidade de ácido ascórbico, que evapora durante o tratamento térmico, é reduzida pela metade em um produto cozido.
100 g contém 5,2 mg de vitamina C, que é 5,8% da ingestão diária para seres humanos, enquanto a mesma quantidade de vegetais frescos contém 10 mg ou 11,1%. Como já foi escrito, o produto fervido contém 10 minerais. Em um vegetal fresco, 21 elementos se encaixam. Assim, podemos concluir que pessoas saudáveis e frescas comem cebolas ainda é mais útil.Para resumir o exposto, observamos que as cebolas cozidas, apesar do tratamento térmico, contêm muitas vitaminas e minerais, o que significa que traz benefícios para o corpo humano. No entanto, é necessário comê-lo em quantidades razoáveis, para não provocar dores de estômago.