O Conselho Agrário da Ucrânia (YOU) escreve sobre casos de ataques a empresas agrícolas na região de Odessa em seu próprio site, com base nos dados de seus participantes e parceiros.
Então, na noite de 21 de abril, os atacantes entraram nos armazéns da Novator LLC, localizados perto da vila de Shelekhovo, distrito de Ananyevsky, região de Odessa e roubaram cerca de 4 mil kg de sementes de girassol e milho, além de 900 l de herbicidas. A fazenda foi danificada em mais de 1,5 milhões de UAH. Segundo o chefe da empresa, na manhã de 22 de abril, a empresa começaria a semear.
Era necessário plantar girassol e milho em 350 hectares. Como as sementes não estão mais lá, a empresa as empresta de outros agricultores que responderam a um pedido de ajuda. A semente emprestada deve durar de 2 a 3 dias. Provavelmente, houve um vazamento de informações, pois os bandidos estavam bem cientes de onde e o que levar, informam os relatórios agrários.O caso do roubo de sementes e herbicidas foi abordado pelas agências policiais. Eles descobriram que os atacantes levavam a pilhagem através do portão e do território comum da empresa - cavando uma escavação sob a parede, onde foram encontrados vestígios de carros de pneus.
Mikhail Parovik afirma que possui informações sobre quatro assaltos semelhantes. O agricultor Alexander Radzilevich relata que, na semana passada, foram registrados pelo menos 7 roubos de empresas agrícolas. No total, existem mais de 25 casos de roubo de agricultores na região de Odessa. O próprio empresário ferido estima suas perdas em 3,6 milhões de UAH.O agricultor acredita que as agências policiais estão bem cientes de quem está realizando atividades criminosas, mas são inativas, pois elas próprias estão envolvidas em crimes. Os agrários da região de Odessa se uniram e começaram a procurar os infratores por conta própria, ligam e compartilham informações, diz o agrário. Os agricultores relatam casos semelhantes de assalto a agricultores nas regiões de Nikolaev e Vinnitsa.