Segundo a Organização dos Produtores de Batata do Noroeste da Europa (NEPG), a área cultivada com batatas nos cinco maiores países do noroeste, onde as batatas são cultivadas, aumentou 2,2%, atingindo um recorde de 611.190 ha.
Com exceção do Reino Unido, a área cultivada com batatas de mesa aumentou em todos os países membros. O maior crescimento foi registrado em 3,6% na Alemanha, onde a área foi aumentada, especialmente na Baixa Saxônia. Não houve aumento na área no Reino Unido devido à disponibilidade limitada de boas sementes.
O plantio começou a tempo e em boas condições no noroeste da Europa, mas as primeiras semanas de crescimento da batata foram muito frias. A condição das plantas é boa, mas depende da quantidade de chuva, nível das águas subterrâneas, calor e eficiência da irrigação. Na Bélgica, apenas 3-4% da área total de cultivo de batata pode ser irrigada.
Os primeiros estudos mostram rendimentos médios na Alemanha e acima da média na Bélgica, onde os primeiros rendimentos são de 38 toneladas / ha. sem irrigação.
Na Alemanha, as áreas principalmente irrigadas têm um rendimento médio de 42 toneladas / ha. Acredita-se que variedades especialmente precoces produzam bons rendimentos, enquanto os rendimentos das principais variedades podem estar abaixo da média devido à seca.
No entanto, a associação enfatiza que o clima nas próximas três semanas é crucial. Se não houver chuva, é improvável que o rendimento médio seja alto.
No que diz respeito a doenças e ataques de pragas nos Estados-Membros, o fitotor não é um grande problema em condições climáticas bastante secas. Países Baixos, Bélgica e norte da França relatam um aumento no número de besouros.