Segundo o serviço de imprensa Rosselkhoznadzor, nos primeiros quatro meses deste ano, eles conseguiram retirar das vendas no varejo no mercado russo mais de cinco mil lotes de carne e produtos.
Estamos falando de quarenta e quatro toneladas de carne, cuja qualidade pelo menos deseja deixar o melhor, mas no máximo - pode levar a sérias patologias no corpo humano ou até a morte.
No total, mais de 28 mil amostras de vários produtos à base de carne, vendidos em pequenas e grandes lojas de varejo do país, foram retiradas do volume de negócios.
Uma verificação das características microbiológicas, bem como dos indicadores físicos, químicos, sanitários e veterinários em condições de laboratório, com base no Rosselkhoznadzor, mostrou que pelo menos mil amostras não atendem aos requisitos e normas de bacteriologia estabelecidos na Federação Russa. Trezentas amostras a mais “demonstraram” outros desvios em relação aos padrões de qualidade.
Como resultado das inspeções nos pontos de venda e nas empresas de produção, os funcionários do serviço de supervisão federal emitiram pelo menos mil e meio protocolos administrativos para infratores - tanto para fabricantes quanto para implementadores.
Vale ressaltar que o total de multas pela liberação de carne de baixa qualidade no mercado no primeiro trimestre deste ano foi de vinte e três milhões de rublos.